INTRODUÇÃO
O Mistério Pascal de Cristo é o centro da proclamação e celebração cristã, porque ele é o núcleo da História da Salvação, é origem e fundamento da Igreja, é a luz que ilumina a vida do cristão e a História dos homens.
A Liturgia da Tempo Pascal é a ressonância e o desenvolvimento do que foi celebrado na Vigília Pascal:
-
A Páscoa Cósmica, na Liturgia da Luz, que assume os símbolos cósmicos da “obscuridade da noite”: o fogo, o círio como a luz que brilha nas trevas, o Povo de Deus como “coluna de fogo” guiado pela Luz de Cristo.
-
A Páscoa da História, na Liturgia da Palavra; porque a História da Salvação só pode ser compreendida à luz do mistério pascal de Cristo.
-
A Páscoa dos Baptizados, na Liturgia do Baptismo; pois a Páscoa é a “primavera da Igreja”, que se rejuvenesce e cresce com os novos filhos.
-
A Páscoa Escatológica, na Liturgia Eucarística, que é o momento mais alto da Liturgia da Vigília Pascal, a celebrar o Cristo presente no Memorial da Sua morte e Ressurreição.
Estruturado para fazer uma catequese e meditação sobre os mistérios pascais, a celebração da Liturgia do tempo Pascal é a manifestação pública da santidade da Igreja:
-
É o clamor que brota do seu coração até ao Pai, pela acção do Espírito Santo, para ser identificada com Cristo.
-
É a adoração de Deus em espírito e verdade, por Cristo e em Cristo, que purifica e santifica os homens.
-
É a pedagogia com que a Igreja forma e instrui os seus filhos na dimensão pascal da vida.
-
É a luminosa e saborosa contemplação do Cristo Senhor, Luz da Igreja e do Mundo.
-
É antecipação da Páscoa eterna do mundo Novo e da Nova Humanidade.
Compartilhe com seus amigos: |