01 “A responsabilidade social e ambiental passa a ser uma prioridade das empresas que buscam a permanência em seus mercados de atuação, pois:”



Baixar 35.4 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho35.4 Kb.
01) “A responsabilidade social e ambiental passa a ser uma prioridade das empresas que buscam a permanência em seus mercados de atuação, pois:”


  1. Caso contrário podem ser consideradas organizações não-lucrativas e poderá ocorrer desvalorização das suas ações no mercado.

  2. Garante que suas atividades estejam dentro da lei, evitando penalizações com multas por desrespeitar o meio ambiente.

  3. A consciência das pessoas com que se relacionam aumentou, e elas não admitiriam empresas predadoras, poluidoras e irresponsáveis com o meio ambiente em que atuam.

  4. As empresas devem praticar a filantropia, para permitir o desenvolvimento e a sobrevivência da sociedade.



02) Assinale a alternativa INCORRETA quanto a Abordagem Sistêmica e Contingencial do estudo da Administração:


  1. A Abordagem Contingencial se baseia em regras rígidas e é estruturado por sistemas de controle e hierarquias, subjugando os indivíduos às regras de uma máquina impessoal.

  2. A Abordagem Sistêmica resulta da adoção dos princípios da Teoria Geral de Sistemas de Ludwig Von Bertalanffy, aplicáveis a diferentes ramos das Ciências.

  3. A Abordagem Contingencial visa administrar sobre imprevisibilidades do mercado, convivendo com a incerteza e a dúvida, situação comum na época atual.

  4. A Abordagem Sistêmica estuda a organização como um todo, abrangendo: ambiente, finalidade, estrutura e os recursos disponíveis para as ações empresariais.

03) Assinale a complementação INCORRETA da frase:


“As associações, parcerias e terceirizações...”




  1. Formatam cadeias e redes de empresas e de parceiros, composta de indivíduos e/ou firmas especializadas em cada parte dos produtos e serviços a ser entregues ao mercado.

  2. São criadas para estabelecer novas configurações de relacionamento, pelas exigências de agilidade, flexibilidade e excelência operacional, necessárias às empresas.

  3. São a somatória das competências dos especialistas em cada uma das partes, determinando a qualidade final do produto/serviço, aumentando seus custos e retardando sua entrega ao mercado.

  4. Resultam da constatação da impossibilidade de uma empresa obter e manter isoladamente a excelência em todas as atividades e componentes necessários para viabilizar um produto ou serviço.

  5. Resultam do crescente grau de sofisticação exigido em cada etapa, aplicando os princípios de divisão do trabalho de Taylor ao conjunto de processos e componentes envolvidos.



04) Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( )

Planejar não é uma das funções administrativas.

( )

Planejamento Estratégico é o processo de elaboração da estratégia, projetando os objetivos e resultados esperados em longo prazo.

( )

Estratégia de Diferenciação é aquela que busca tornar um produto igual a outro.

( )

A estratégia é um modo de pensar o futuro de forma integrada dentro do processo decisório, por meio de um procedimento formalizado e articulador de resultados.

( )

A estratégia deve considerar os seguintes aspectos: o negócio em que a empresa está inserida, as tendências do mercado, as decisões, o nicho competitivo e as características da linha de produtos e serviços.

  1. F, V, V, V, V

  2. F, V, F, V, V

  3. F, F, V, V, F

  4. V, V, V, F, F



05) Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( )

Arranjo físico ou layout corresponde à disposição dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização; além da preocupação em melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho.

( )

Os manuais são importantes em organizações com muitas unidades ou com grande rotatividade de pessoal, pois permitem que sejam estabelecidos padrões de execução das atividades, mantendo a operacionalização da empresa como um todo.

( )

O fluxograma é uma representação gráfica e sintética de uma organização, cujo objetivo é apresentar de forma direta seus departamentos.

( )

Todas as organizações devem adotar o mesmo modelo de departamentalização.

( )

Departamentalização por clientes – divisão da estrutura para atender a tipos diferentes de clientes, como masculino, feminino, infantil, esportivo, social, existentes em lojas de confecções e calçados.




  1. V, F, V, F, V

  2. F, F, V, V, F

  3. F, V, F, V, F

  4. V, V, F, F, V



06) Associe os termos ou expressões da primeira coluna com as frases da segunda coluna:

I. Departamentalização por processos

( ) Documento que foi reproduzido por algumas técnicas de impressão, possuindo determinados campos delineados para a coleta de informações e dados necessários a um ou mais sistemas administrativos.

II. Fluxogramas

( ) Representação gráfica que apresenta seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou as unidades organizacionais envolvidos no processo.

III. Organograma tradicional, linear, militar, piramidal

( ) Uma representação gráfica que identifica empresas que possuem diversas unidades inter-relacionadas, combinando suas funções às estruturas com base em projetos, filiais e outros. Tem como principal característica ser multidimensional.

IV. Formulário

( ) É a ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo e um fim, com entradas e saídas claramente identificadas.

V. Organograma Matricial

( ) Representação gráfica que tem como características a direção única e a chefia como fonte de autoridade, com cada subordinado recebendo ordens de um único chefe. Há diversas formas de representação desse tipo de organograma, que é simples e de fácil compreensão.




  1. IV, II, V, I, III

  2. V, III, II, IV, I

  3. III, V, IV, II, I

  4. I, II, III, IV, V

07) Assinale a alternativa INCORRETA:


  1. Os processos de coordenação e chefia de pessoas exigem um elevado nível de troca de informações.

  2. A direção é a essência da administração e proporciona a realização harmoniosa do esforço de cada um para a obtenção dos objetivos do grupo.

  3. O poder para exercer funções é derivado da delegação de autoridade, isto é, direito legítimo de tomar decisões.

  4. É importante compreender as necessidades humanas e as teorias de motivação para coordenar pessoas.

  5. A padronização de funções e tarefas é secundária na coordenação de pessoas.



08) Associe os termos ou expressões da primeira coluna com as frases da segunda coluna:

I. Controlar

( ) Princípios de controle.

II. Barreira Pessoal

( ) Diferença de tempo entre a obtenção de informações e as conclusões foram substancialmente reduzidas.

III. Objetivo BSC

( ) Competências Pessoais.

IV. BSC

( ) Determinação de medidas de desempenho que possibilita comparar as metas estabelecidas.

V. Taylor

( ) Norton e Kaplan.




  1. V, II, IV, I, III

  2. V, III, II, I, IV

  3. IV, III, I, V, II

  4. I, II, III, IV, V


09) Marque a definição correta para Produtividade:


  1. Os níveis de exigência do mercado e dos consumidores crescem com a comparabilidade possibilitada pela disseminação de informação.

  2. Velocidade e versatilidade de decisão e ação cada vez maior, devido à aceleração do ritmo e simultaneidade dos acontecimentos.

  3. Facilidade de adaptação das estruturas a novos contextos pela variação de exigências de mercado.

  4. Produzir mais com cada vez menos, decorrente da competitividade de mercados e pelo próprio aumento quantitativo da população mundial.



10) Quanto a Avaliação do ambiente externo, assinale a alternativa correta:


  1. Levantamento dos pontos positivos e negativos da empresa, definindo e detalhando-os imparcialmente.

  2. Levantamento e análise do meio onde a empresa atua, explicitando todas as entidades intervenientes e suas influências.

  3. Efetuar as ações planejadas, com monitoração periódica dos seus resultados parciais.

  4. Comparar sistematicamente o planejado com o executado, efetuando as correções necessárias.

  5. Estabelecimento de objetivos, estratégias, projetos e linhas de ações viáveis para atingi-los.

GABARITO


01

C

02

A

03

C

04

B

05

D

06

A

07

E

08

B

09

D

10

B


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal