1. Introdução Sacerdócio Universal uma Definição Bíblico-teológica



Baixar 13.69 Kb.
Encontro04.12.2019
Tamanho13.69 Kb.
1. Introdução
2. Sacerdócio Universal uma Definição Bíblico-teológica.

3. Sacerdócio Universal na Reforma Protestante

2.1 Desvio Eclesiológico (problema)
2.1.1 Implicações pertinentes ao desvio
2.1.2 centralizacao do poder, dependencia espiritual,
2.2 Argumento Teológico (solução)
4. Exegese 1ª Pe 2:9-10

5. Exegese Êxodo 19:

6. Sacerdócio Universal como vontade primeva de Deus

7. Considerações finas


Sacerdote é aquele que interpola, intermedia Deus e o povo, tem a função de representar este a esses e vice-versa. O adjetivo universal determina que cada crente é representante de Deus diante de toda a humanidade.

Portanto o Sacerdócio Universal dos crentes, teologia essa resgatada por Martinho Lutero na reforma protestante, pode ser neste documento analisada de maneira bíblico teológica. Percebe-se nesse estudo dos textos propostos de Êxodo e 1ªPe que essa teologia não fora somente idealizada pelo reformador, mas era algo praticado pelos apóstolos, pela igreja primitiva e que muito antes disso teria sido idealizado por Deus para que seu povo pudesse viver e praticar.

Fora proposto pelo criador desde o momento de formação da nação de Israel, desde o momento da aliança, mas por receio de se relacionarem com jm Deus santo, esses escolheram a Moises como intermediador.

Assim a vontade primeva de Deus era gerar para si um reino de sacerdotes, ou seja, um reino que pudesse ser os intermediários entre ele e o restante dos povos da terra. Um reino de pessoas santas, separadas para servir a Yahweh, e honrar ao seu nome. A princípio Deus idealizara e propusera que o relacionamento com a nação fosse igual ao de Moises, mas o temos os acorrentou, surgindo assim os intermediadores que foram instituídos como sacerdotes perante o povo.



A nova aliança porém, a morte e ressureição de Cristo restaura essa vontade primeva de Deus colocando seus filhos em comunhão plena com o criador, não mais precisando de sacerdotes terrenos para fazer a intermediação, mas podendo agora entrar no Santo dos Santos, na presença de Deus.

Cabe aos protestantes entenderem biblicamente, historicamente e teologicamente a teologia do sacerdócio universal viver e aplicar a mesma ao cotidiano, proporcionando a aqueles que estão distantes de Deus terem a oportunidade de o conhecer através de Cristo Jesus pelo serviço sacerdotal de seus filhos.

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal