1. Objectivos da unidade curricular de Laboratório de Projecto V



Baixar 11.7 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho11.7 Kb.
Laboratório de Projecto V

Mestrado Integrado em Arquitectura

Semestre 10º . Ano lectivo de 2008-2009

Turma F. Docentes:

Manuel C. Teixeira

Cristina Veríssimo

1. Objectivos da unidade curricular de Laboratório de Projecto V.
O desenvolvimento do exercício de projecto neste semestre, no contexto do Processo de Bolonha, deverá ser enformado por uma pesquisa a desenvolver sobre um tema específico. Essa pesquisa fará parte integrante do trabalho a desenvolver pelo aluno na unidade curricular de Laboratório de Projecto V, e será com base nas conclusões da sua investigação que o aluno deverá justificar as suas opções de projecto.

2. Objectivos do exercício proposto:
O objectivo do exercício de Laboratório de Projecto V, a desenvolver na turma F do 10º semestre do Mestrado Integrado em Arquitectura tem por objectivo fazer uma reflexão sobre a organização dos espaços da cidade, nas suas componentes de habitação, trabalho, equipamentos e infra-estruturas.
As formas de organização urbana que prevaleceram ao longo dos tempos foram profundamente alteradas em meados do século XX, com a adopção de princípios modernista de organização da cidade.
Apesar dessas propostas do modernismo já terem demonstrado a sua inadequação, e terem sido criticados, elas continuam a ser a referência para a organização da cidade de hoje. Entre outras razões, as estruturas económicas de desenvolvimento da cidade e o quadro legal existente favorecem objectivamente a construção da cidade de acordo com tais modelos.
Em consequência, o urbanismo encontra-se hoje numa situação de impasse. A cidade actual descaracteriza-se, os novos espaços urbanos não se constroem em continuidade com o tecido existente, não têm estrutura coerente, nem hierarquias definidas, nem elementos reconhecidamente estruturantes. A localização de equipamentos e de funções urbanas centrais é muitas vezes aleatória, sem relação com a estrutura urbana e a relação entre a arquitectura e o plano urbano é deficiente.
Por outro lado, os velhos modelos pré-industriais já não podem ser aplicados literalmente, pela natureza diversa das funções da cidade de hoje e as novas necessidades da vida urbana. É neste contexto que se impõe uma revisitação das formas tradicionais de fazer cidade, para compreender os seus princípios básicos e os reinterpretar à luz das necessidades contemporâneas.
O objectivo do exercício é a invenção da nova malha urbana para a cidade do século XXI, e o tema de investigação genérico é a estrutura do quarteirão, as suas múltiplas formas de organização em diferentes momentos históricos e geográficos, a sua substituição por outras formas de organização urbana, e a sua possível reinvenção. Essa reflexão deverá incidir sobre as implicações da organização urbana na arquitectura dos fogos e dos equipamentos

3. Proposta de tema de investigação:
O aluno deverá definir o seu tema de investigação especício, o estado da arte relativamente a esse tema, as suas hipóteses de trabalho, as metodologias a adoptar, e uma proposta de faseamento do trabalho. São propostas de temas a abordar na componente de investigação:
. as malhas urbanas tradicionais da cidade portuguesa

. a malha urbana pombalina

. as malhas urbanas oitocentistas, em Portugal e na Europa

. as tranformações do quarteirão nas primeiras décadas do século XX,

Amsterdão e Frankfurt

. as propostas do CIAM

. a reconstrução europeia no pós-guerra e a adopção de princípios modernistas

. a crítica ao modernismo e a reinvencção da malha urbana tradicional

. as experiências dos anos 80

. o novo urbanismo



. a situação contemporânea

4. Metodologia:
A cada aluno será fornecida uma folha da Planta da Cidade de Lisboa de Filipe Folque, de 1856, à escala 1:1000. Sobre esse território, o aluno deverá desenvolver uma malha urbana – composta por habitação e um equipamento – em continuidade com o tecido existente e tendo em atenção as hierarquias e as lógicas de organização urbanas pré-existentes.
Será em torno deste projecto concreto que o aluno deverá desenvolver a sua reflexão sobre a estrutura de quarteirão, e desenvolver o projecto de um equipamento. As fases do projecto, a sua calendarização e grau de pormenorização, e a bibliografia de referência serão oportunamente detalhados.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal