1º período história da psicologia ementa



Baixar 87.01 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho87.01 Kb.
1º PERÍODO

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Ementa:

A história das idéias psicológicas. A psicologia filosófica ou pré-científica. A constituição da psicologia como ciência: características do contexto social, político e científico e seus impactos nesse processo. Fechner e Wundt: a fundação da psicologia científica. Os sistemas teóricos que marcam os primórdios da psicologia científica: Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Humanismo, Gestalt e Psicanálise. A psicologia no Brasil: processo histórico de constituição como campo científico e profissional.


INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

Ementa:

Psicologia enquanto campo de conhecimento. A psicologia e seus fundamentos conceituais. Objeto e área de aplicação. O pensamento psicológico, sua evolução e suas mudanças epistemológicas. Principais correntes dos pensamentos psicológicos e seus principais marcos de construção. Visão da psicologia enquanto profissão. Regulamentação, orientação e fiscalização profissional. Atribuições do psicólogo. Áreas de atuação. As múltiplas alternativas de inserção profissional. Rumos do mercado de trabalho.



BASES SÓCIO-ANTROPOLÓGICAS DA PSICOLOGIA

Ementa:

Sociedade e ser humano: dimensões essenciais. Modernidade, capitalismo e o surgimento da sociologia. Clássicos da sociologia: Karl Max, Émile Durkheim. A sociologia de Weber: Racionalização e História. A Escola de Frankfurt: teoria crítica da ciência e da cultura. Sociologia e sociedade contemporânea. Histórico e definição da antropologia. A relação entre antropologia e psicologia. Conceito de cultura. Principais abordagens teóricas da antropologia contemporânea no estudo dos processos sócio-culturais



ANATOMIA HUMANA

Ementa:

Anatomia humana. Conceito de anatomia com as diversas classificações. Conceito de normal, variação anatômica, anomalia e monstruosidade. Fatores gerais de variação. Planos e eixos de construção do corpo humano. Terminologia anatômica e abreviaturas. Sistemas orgânicos do corpo humano: sistema esquelético; sistema articular; sistema muscular; sistema respiratório; sistema circulatório; sistema digestório; sistema urinário; sistemas genitais feminino e masculino; sistema nervoso; sistema endócrino; sistema sensorial; sistema tegumentar.



METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Ementa:

Investigação acerca do conhecimento, em particular da ciência. Análise dos procedimentos técnicos e metodológicos de preparação, execução e apresentação da pesquisa científica. Estudo das formas de elaboração dos trabalhos acadêmicos, especialmente das normas técnicas neles utilizadas. Estudo de metodologias de pesquisa em Psicologia: noções epistemológicas e éticas. As abordagens qualitativas e quantitativas. Reflexão sobre os métodos de pesquisa: tradicionais, emergentes e de interface.



2º PERÍODO

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA I

Ementa:

Contexto histórico e bases epistemológicas do Behaviorismo. Watson e o nascimento do behaviorismo. O Behaviorismo radical de Skinner. As contribuições de Hull e Tolman. O behaviorismo cognitivista (Bandura): proposta do determinismo recíproco. Tendências atuais: a teoria cognitivo-comportamental.



FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA

Ementa:

Passagem do mito e da tragédia à filosofia. Sentido e alcance da filosofia. Conceitos e métodos nos pensadores da Grécia Antiga e dos Modernos. A atitude e o pensamento críticos. O desafio nominalista e o problema moderno da fundamentação. Descartes: o dualismo e o método. O ceticismo de Hume e o criticismo de Kant. Hegel e Marx: Dialética e História. Nietzsche e a crise da razão. A herança moderna: fenomenologia e existencialismo. A problemática filosófica no século XX.



GENÉTICA E EVOLUÇÃO

Ementa:

A base celular da hereditariedade. Conceitos básicos: gene, genótipo, fenótipo, cromossomo, cromátide, gene recessivo e dominante, cariótipo e principais síndromes genéticas. Mutação e diversidade genética. Seleção natural e comportamento: a diversidade humana. As leis de Mendel. Herança poligênica do comportamento. Os métodos de estudo genéticos. Questões atuais no campo da genética humana e a discussão dos seus aspectos éticos. A teoria da evolução: origem e síntese neo-darwinista. Princípios de evolução e comportamento: seleção natural e adaptação. A linhagem primata e a evolução humana: bipedismo, neotenia e cultura. Instinto: questão nature-nurture na ontogenia. Comunicação animal. As contribuições da psicobiologia, da etologia e da sociobiologia. A síntese da psicologia evolucionária.



NEUROFISIOLOGIA HUMANA

Ementa:

Anatomia fisiológica da fibra nervosa. Os componentes do neurônio, potencial de ação, condução nervosa, circuitos neuronais e a fisiologia da contração muscular. Sistema nervoso central. Sinapses, circuitos neuronais básicos, sensações somestésicas, dor, vias de transmissão eferentes e aferentes. Funções motoras da medula espinhal e do tronco encefálico. Atividade muscular do córtex cerebral, dos gânglios e do cerebelo. Sistema nervoso autônomo e sistema nervoso central. Bases neurofisiológicas do sono e vigília, pensamento e memória. Processos intelectuais e funções comportamentais. Sistema sensorial. Neurofisiologia do sistema visual, auditivo, gustativo e olfativo.



ESTATÍSTICA

Ementa:

Conceito e utilização da Estatística. Conceitos básicos (variáveis -- discretas, contínuas, dependentes, independentes --, constantes, amostra, população). Organização dos dados em tabelas e gráficos. Distribuição de freqüências (histograma, polígonos de freqüência). Medidas de posição (média aritmética, ponderada e, mediana, moda, e as separatrizes: quartis, decis e percentis). Medidas de dispersão (desvio médio, variância, desvio padrão). Noções básicas de probabilidade, amostragem, tipos de variáveis, correlação e regressão. Utilização de pacote estatístico para análise de dados.



3º PERÍODO

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA II

Ementa:

Os fundamentos filosóficos e teóricos do humanismo. A fenomenologia e o existencialismo como a Terceira Força dentro da ciência psicológica. A influência de Husserl e Kieerkgard. O método fenomenológico. A Psicologia da Gestalt. A abordagem centrada na pessoa de Rogers. A Psicologia topológica de Kurt Lewin. A concepção de homem como Ser-no-Mundo e dos fenômenos envolvidos no processo de existir.


PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I

Ementa:

Aprendizagem: o campo de estudo em uma perspectiva histórica. A perspectiva comportamental de análise e investigação dos processos de aprendizagem. Comportamento, antecedentes e conseqüentes. Comportamento eliciado e emitido. Comportamento respondente e condicionamento clássico. Comportamento operante: reforço e extinção. Procedimento de modelagem. Esquemas de reforçamento. O controle aversivo: reforçamento negativo, fuga, esquiva e punição. O controle pelo estímulo: discriminação. A teoria da aprendizagem social. Modelação.



PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

Ementa:

Caracterização da Psicologia do Desenvolvimento como campo de estudo dos processos psicológicos. Conceitos básicos. Estratégias de investigação de estudos da área. Discussão das características desenvolvimentais da concepção até a infância.



INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA

Ementa:

Os diferentes conceitos de saúde e doença. As principais instituições de assistência à saúde e sua funções: a influência das mudanças sociais, aspectos legais, econômicos e éticos dos limites da assistência à saúde. Níveis de saúde: saúde individual e saúde coletiva. Dimensão da saúde: saúde geral e saúde mental. O Sistema Único de Saúde. Políticas de saúde no Brasil. Programas federais, estatais e municipais de atendimento básico à saúde da população. Assistência à saúde no nível primário, secundário e terciário. Funções de uma Unidade Básica de Saúde, Hospital Secundário e Terciário. O psicólogo e sua profissão inseridos no contexto da saúde pública.



ÉTICA EM PSICOLOGIA

Ementa:

Os fundamentos da Ética juntamente com a natureza e a extensão do seu estudo. Origens históricas e contribuições teóricas para o estudo da ética. Reflexões éticas acerca de problemas contemporâneos relativos à Psicologia e também aqueles pertinentes à atuação do profissional em Psicologia: compromisso subjetivo, relacionamento interpessoal, sigilo profissional e perfil da categoria. Regulamentação da profissão de Psicólogo: suas entidades, normas e código de ética.



4º PERÍODO

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA III

Ementa:

Contexto histórico do surgimento da Psicanálise. O sujeito freudiano. Aparelho psíquico: primeira e segunda tópicas. Conceito de Inconsciente. Conceitos fundamentais: desejo, pulsão, recalque, angústia, narcisismo e repetição. Formações do Inconsciente. Os sonhos. Complexo de Édipo. Os pós-freudianos: escola americana, escola inglesa e escola francesa.



PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II

Ementa:

Percepção e Cognição. O campo de estudo dos processos cognitivos: evolução histórica. Sensação e Percepção. Os estudos clássicos da Gestalt. Os sistemas sensoriais e suas bases neurofisiológicas: Construção da imagem visual. Percepção da forma e do movimento. Percepção da cor. Atenção: funções e teorias. Consciência e inconsciente: teorias psicológicas e bases neurofisiológicas. Memória: teorias tradicionais e novas perspectivas. Os processos de memória. Bases biológicas da memória. Formação de conceitos e a organização do conhecimento. Representação do conhecimento: redes semânticas e mapas cognitivos. Linguagem, pensamento e solução de problemas.



PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II

Ementa:

Estudo do processo da adolescência numa perspectiva desenvolvimentista. Identificação dos comportamentos característicos do adolescente e suas relações com fatores biológicos e culturais: desenvolvimento intelectual e social; construção da identidade; relação com os grupos – família, amigos e escola; desenvolvimento moral – delinqüência e contextos socioculturais; sexualidade. Caracterização das dificuldades típicas do adolescente: físicas, intelectuais, emocionais e morais.



PSICOLOGIA SOCIAL

Ementa:

Evolução histórica, problemas e métodos em psicologia social, em suas duas principais vertentes: a matriz anglo-americana e franco-germânica. Temas básicos de investigação: socialização, percepção social, atribuições sociais, atitudes: formação e mudança. A questão da coerência: teoria da dissonância e do equilíbrio. Cognição social. Teoria dos Schemas Sociais. Estereótipos e preconceitos. Abordagem sócio-histórica em Psicologia social. Representação social. Psicologia social no Brasil. Implicações para atuação junto a grupos, instituições e comunidades.



PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Ementa:

O processo de aprendizagem conforme: cognitivismo, comportamentalismo, psicanálise, humanismo, construtivismo. Análise da aprendizagem: cognitivismo e epistemologia genética de Piaget. Vigotzky e tendências atuais para a compreensão da aprendizagem.



5º PERÍODO

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS III

Ementa:

Motivação e Emoção. Conceitos: instinto, incentivo e necessidade. Abordagens teóricas da motivação. Teorias cognitivas. Teorias do instinto. Teorias do impulso. Abordagem ecológica. Relações entre motivação e comportamento. Classificação dos motivos. Hierarquia de motivos. Conceitos de emoção. Componentes da emoção: fisiológica, psíquica, comportamental. Emoções e expressões faciais. Indicadores de emoção. Estruturas e funções cerebrais envolvidas no processo emocional. Diferenças Sexuais.



PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III

Ementa:

A perspectiva do ciclo vital sobre envelhecimento. Os estágios da vida adulta: caracterização física, sexual, intelectual e psicossocial. O adulto e seus diversos papéis sociais – família e trabalho. Crises previsíveis da idade adulta e transições. O processo de envelhecimento. Aspectos biológicos, psicológicos e sociais ligados ao idoso. O envelhecimento, a família, o trabalho, a aposentadoria, o lazer. A institucionalização do idoso. Questões específicas de sexualidade, saúde e doença Modelos de intervenção em contextos institucionais e comunitários, de trabalho e saúde.



PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

Ementa:

História do conceito de personalidade. Os três grandes campos das teorias da personalidade: o comportamento, a consciência e o inconsciente. O ponto de vista comportamental / cognitivista. O ponto de vista existencial / fenomenológico. A abordagem psicanalítica – Freud, Escola Inglesa, Lacan. A abordagem analítica – Jung. Análise crítica de temas implicados com o campo da psicologia da personalidade. Premissas das abordagens psicanalíticas.



DINÂMICA DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS

Ementa:

Definição de grupo. Interação indivíduo-grupo. Fenômenos da vida grupal. Procedimentos de dinâmica de grupo. Diferentes formas de atuação em situações de intervenção clínica, escolar e na comunidade.



PSICOPATOLOGIA I

Ementa:

Psicopatologia e Psiquiatria: histórico, conceitos, princípios, diferentes abordagens teórico-prática. Significado e evolução dos conceitos de normalidade e patologia (saúde/doença). Principais fenômenos psicopatológicos padrões. Classificação dos fenômenos psicopatológicos.



ESTÁGIO BÁSICO I

Estágio Supervisionado Básico I – Desenvolvimento Psicossocial de crianças e adolescentes: a importância do brincar

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia. Atividade profissional experienciando o processo de desenvolvimento psicossocial de meninas de 7 a 16 anos, ampliando habilidades sociais acerca da observação como processo importante no psicodiagnóstico. Desenvolvimento de atividades lúdicas.

Estágio Supervisionado Básico I – Psicologia Escolar e Educacional – A importância da atuação do psicólogo na escola

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia Escolar e Educacional. Realização de atividades em situações reais de trabalho junto à comunidade escolar, com o objetivo de aprendizagem profissional e sócio-cultural. O estágio funciona como problematizador da realidade, privilegiando tanto a aprendizagem do exercício profissional quanto o levantamento de questões importantes para pesquisa. Desenvolvimento de diagnóstico institucional e propostas de intervenção.

Estágio Supervisionado Básico I – Psicologia Hospitalar – A importância da escuta no Hospital e o papel do psicólogo

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia Hospitalar. A importância do psicólogo na humanização da saúde. Desenvolvimento de atividades individuais e grupos terapêuticos para pacientes e acompanhantes, enfatizando a importância do sigilo e da ética no exercício da profissão, bem como a postura do psicólogo no ambiente hospitalar.

6º PERÍODO

PSICOPATOLOGIA II

Ementa:

Semiologia e anamnese psicopatológica – exame mental. Classificação dos fenômenos psicopatológicos. Psicopatologia clínica. Conduta terapêutica e critérios de cura de fenômenos particulares da psicopatologia: distúrbios da atenção, concentração, consciência, percepção, memória, afetividade, psicomotricidade, inteligência, linguagem, pensamento, impulsos e vontade. Sinais e sintomas das síndromes culturais. Aspectos éticos e trabalho em equipe multiprofissional.



MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I

Ementa:

Estudos de métodos e técnicas de avaliação psicológica. Histórico dos testes psicológicos, conceitos básicos, requisitos científicos, utilização, tipos e características. Entrevista psicológica: tipos, técnicas e manejos. Instrumentos psicométricos de: aptidões, desempenho escolar, interesses, atitudes e personalidade. Técnicas para avaliação das funções cognitivas da memória, atenção e inteligência: Bender Guestáltico Visomotor, Figuras complexas de Rey e Escalas de Inteligência Wechsler.



PSICOLOGIA DA SAÚDE

Ementa:

Psicologia da Saúde: fundamentos e aspectos históricos, teóricos e metodológicos da Psicologia na saúde. Diversidade de contexto e de variáveis nas relações entre saúde e doença e no funcionamento e dinâmica das instituições de saúde. Abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde.



PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Ementa:

Diferentes abordagens da Psicologia Comunitária. Metodologias de pesquisa e intervenção e avaliação. O papel do psicólogo comunitário e sua relação com a comunidade. Níveis de ação comunitária. Promoção de saúde, cidadania e qualidade de vida. Elaboração de projetos de intervenção e trabalho comunitário.



ESTÁGIO BÁSICO II

Estágio Supervisionado Básico II – O papel do Psicólogo na avaliação da dificuldade de aprendizagem.

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia. Atividade profissional de um Psicólogo na avaliação da dificuldade de aprendizagem, ampliando habilidades sociais acerca da observação como processo importante no psicodiagnóstico. Desenvolvimento de atividades lúdicas.

Estágio Supervisionado Básico II – Psicologia Escolar e Educacional – A importância da atuação do psicólogo na educação escolar.

Ementa

Desenvolvimento de trabalhos terapêuticos para alunos com problemas comportamentais e familiares. Com temas inicialmente propostos e demandas percebidas ao longo do estágio.


Estágio Supervisionado Básico II – Psicologia Escolar E Educacional – A Importância da Atuação do Psicólogo na Educação Infantil

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia Escolar e Educacional. Realização de atividades em situações reais de trabalho junto à comunidade escolar, com o objetivo de aprendizagem profissional e sócio-cultural. O estágio funciona como problematizador da realidade, privilegiando tanto a aprendizagem do exercício profissional quanto o levantamento de questões importantes para pesquisa. Desenvolvimento de diagnóstico institucional e propostas de intervenção.

7º PERÍODO

PSICOFARMACOLOGIA

Ementa:

Psicofarmacologia: conceitos básicos, campo de estudo e métodos de investigação. Estudo das interações entre Farmacologia e Psicopatologia. Estudos experimentais e clínicos dos principais agentes psicofarmacológicos. Questões éticas em pesquisas e terapias farmacológicas. Principais drogas psicotrópicas de uso médico e respectivas implicações na atuação das equipes multidisciplinares. Conhecimentos relativos à ação e efeito de fármacos que agem sobre o sistema nervoso, influindo na sensibilidade, atividade muscular somática voluntária e involuntária, sistema visual, psiquismo e comportamento.



MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II

Ementa:

Bases teóricas das técnicas projetivas. Descrição e considerações gerais sobre a administração, interpretação e indicações das técnicas gráficas e aperceptivas ou de contar histórias.



PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Ementa:

Organização: conceitos e evolução das teorias organizacionais. Diferentes perspectivas para compreensão do fenômeno organizacional. Organização e Instituição. Organizações: estrutura e ambiente. A dinâmica interna das organizações: cultura, poder, política e conflito. O indivíduo e a organização. As diferenças individuais e diversidade: percepção social, valores e significado do trabalho, motivação e comprometimento. Campos de atuação: recrutamento e seleção de pessoal, job design, avaliação de desempenho, treinamento. Diagnóstico e intervenções na vida da organização – a mudança organizacional. Programas globais de intervenção: Qualidade de vida no Trabalho, Qualidade Total.



PSICOLOGIA AMBIENTAL

Ementa:

Conceito e história da Psicologia Ambiental. Paradigmas da Psicologia Ambiental. Espaço público e privado: Implicações psicológicas. A organização espacial: a experiência familiar, a experiência urbana, a experiência organizacional. Vida urbana e rural. Gerenciamento dos ambientes naturais. A perspectiva interdisciplinar para a abordagem coletiva, diagnóstico, planejamento e monitoramento de resultados. O ambientalismo. Educação ambiental.



ESTÁGIO BÁSICO III

Estágio Supervisionado Básico III – Psico-oncologia no HJ VIVER

Ementa


Aspectos teóricos da Psico-oncologia. Atividade profissional de um Psicólogo junto ao paciente oncológico e seus familiares, ampliando seus conhecimentos acerca da doença e seus aspectos emocionais. Desenvolvimento de grupos terapêuticos e visitas domiciliares.

Estágio Supervisionado Básico III – Desenvolvimento Psicossocial de crianças e adolescentes

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia. Atividade profissional experienciando o processo de desenvolvimento psicossocial de meninos de 7 a 16 anos, ampliando habilidades sociais acerca da observação como processo importante no psicodiagnóstico. Desenvolvimento de atividades lúdicas.

Estágio Supervisionado Básico III – A importância da atuação do psicólogo na 3° Idade.

Ementa

Aspectos teóricos da Psicologia. Desenvolvimento de atividades terapêuticas para pacientes institucionalizados, com temas inicialmente propostos e demandas percebidas ao longo do estágio, enfatizando a importância do sigilo e ética no exercício da profissão.



8º PERÍODO

PSICODIAGNÓSTICO

Ementa:

Diagnóstico psicológico. Utilização de entrevista como instrumento de diagnóstico. Uso de técnicas projetivas no diagnóstico psicológico de crianças, adolescentes e adultos.



ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Ementa:

História e os desenvolvimentos atuais na teoria e prática do aconselhamento psicológico. Diferentes perspectivas teóricas do aconselhamento. A teoria e a prática da entrevista no processo de aconselhamento psicológico. Diversos tipos de aconselhamento. O desenvolvimento e os resultados do aconselhamento psicológico. Questões éticas envolvidas na prática do aconselhamento psicológico.



TEORIAS E PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS – Terapia Comportamental Cognitiva

Ementa:

Psicoterapia: conceito e objetivos. O processo terapêutico: estrutura, contrato, relação terapêutica. As especificidades da Psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos e família. Diferentes enfoques em Psicoterapia. Aspectos éticos envolvidos na prática da Psicoterapia. Bases fenomenológicas. O modelo do behaviorismo radical aplicado a Psicoterapia: análise funcional do comportamento como estratégia de atuação em diferentes contextos. A Terapia Comportamental aplicada a crianças, adolescentes e adultos. Utilização dos princípios da Análise do Comportamento em psicoterapia: estratégias de intervenção para lidar com diferentes problemas comportamentais. O modelo cognitivo-comportamental: análise cognitivo-comportamental como perspectiva de trabalho clínico; o processo psicoterápico cognitivo-comportamental; estratégias, etapas e implicações. Questões éticas. Análise de casos clínicos.



TEORIAS E PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS - Psicanálise

Ementa:

Noções teóricas sobre o funcionamento do atendimento psicoterápico numa perspectiva que utiliza a técnica psicanalítica. Características do método psicanalítico de Freud. O processo psicanalítico: reconhecimento e manejo da transferência e da contra-transferência, defesas, angústia e mecanismos explícitos numa terapia, manejo da interpretação dos sonhos, contrato de trabalho. A psicoterapia analítica aplicada à criança, ao adolescente e ao adulto. Contextos diversos de aplicação da psicanálise: clínica, hospital e instituições. Funções da psicoterapia analítica para a atuação do psicólogo clínico em contextos individuais, institucionais e em quadros psicóticos. Questões éticas. Análise de casos clínicos.



ESTÁGIO PROFISSIONAL I

Estágio Profissional I – Psicodiagnótico dos Transtornos de Personalidade na Abordagem Cognitivo – Comportamental.

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia Clínica na Abordagem Cognitivo–Comportamental. A entrevista comportamental. O modelo cognitivo. Uso de técnicas terapêuticas. Psicodiagnóstico de transtornos de Personalidade. Aspectos éticos envolvidos na prática da Psicoterapia.

Estágio Profissional I – A Psicanálise como Método Terapêutico.

Ementa

Bases teóricas das técnicas psicanalíticas e sua aplicação na prática clínica dos alunos estagiários. Descrição e considerações gerais sobre a observação, psicodiagnóstico, indicações técnicas, interpretação e intervenção psicológica. Vivenciar e desenvolver uma escuta analítica que auxiliem na solução das demandas, ajudando as pessoas a atingirem a maturidade emocional.



Estágio Profissional I – A importância do grupo terapêutico na Psicologia com ênfase na saúde do indivíduo.

Ementa


Aspectos teóricos: Grupo, Orientação Vocacional, Motivação, Auto-Estima, Grupo de Gestantes, Fumantes, Crianças, adolescentes, adultos dentre outros temas correlatos. Desenvolvimento de grupos terapêuticos para pacientes com dificuldade social, com temas inicialmente propostos e demandas percebidas ao longo do estágio, e atendimento individual de acordo com o “problema”, enfatizando a importância do sigilo e ética no exercício da profissão, bem como a postura do psicólogo no trabalho clínico e em grupos terapêuticos.

9º PERÍODO

TERAPIA SEXUAL

Ementa:

A sexualidade e a constituição do sujeito. A história da sexualidade humana. Contribuições da psicanálise, antropologia e da biologia no estudo da sexualidade humana. Sexualidade e sua relação com a Cultura. Sexualidade, questões de Gênero e papéis sexuais. Política e repressão sexual. Sexualidade e políticas públicas.



PSICOLOGIA JURÍDICA

Ementa:

Psicologia Jurídica: Definição, objetivo, área de atuação, relação com outras áreas da Psicologia e com outras ciências e profissões, metodologias de pesquisa e intervenção e considerações éticas. As relações intersubjetivas entre o indivíduo, a família e a lei; motivações psicológicas para o ato delituoso; representação psicológica do ato delituoso e das penas. Análise das tentativas de tratamento e de re-inserção social do sujeito infrator.



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

Ementa:

Definição do tema, especificação do problema, revisão da literatura da área e definições metodológicas. Elaboração do projeto de pesquisa.



ESTÁGIO PROFISSIONAL II

Estágio Profissional II – A Terapia Cognitivo – Comportamental para crianças e adolescentes.

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo – Comportamental. A entrevista comportamental. O modelo cognitivo. Uso de técnicas terapêuticas para crianças e adolescentes. Orientação de pais. Principais transtornos infantis. Aspectos éticos envolvidos na prática da Psicoterapia.

Estágio Profissional II – A importância do grupo terapêutico na Psicologia com ênfase na saúde do indivíduo

Ementa


Aspectos teóricos: Grupo, Orientação Vocacional, Motivação, Auto-Estima, Grupo de Gestantes, Fumantes, Crianças, adolescentes, adultos dentre outros temas correlatos. Desenvolvimento de grupos terapêuticos para pacientes com dificuldade social, com temas inicialmente propostos e demandas percebidas ao longo do estágio, e atendimento individual de acordo com o “problema”, enfatizando a importância do sigilo e ética no exercício da profissão, bem como a postura do psicólogo no trabalho clínico e em grupos terapêuticos.

Estágio Profissional II – A Psicanálise como Método Terapêutico.

Ementa

Bases teóricas das técnicas psicanalíticas e sua aplicação na prática clínica dos alunos estagiários. Descrição e considerações gerais sobre a observação, psicodiagnóstico, indicações técnicas, interpretação e intervenção psicológica. Vivenciar e desenvolver uma escuta analítica que auxiliem na solução das demandas, ajudando as pessoas a atingirem a maturidade emocional.



10º PERÍODO

PSICOLOGIA DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Ementa:

Conhecimento teórico-prático do desenvolvimento orgânico e psicológico da pessoa que apresenta necessidades especiais. Tecnologias e procedimentos básicos para o trabalho com pessoas que apresentam necessidades especiais. Âmbitos de atuação do psicólogo. Inclusão social. Noções básicas de libras.



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Ementa:

Desenvolvimento do projeto de pesquisa: aplicação metodológica, tratamento e discussão dos dados, redação. Apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.



ESTÁGIO PROFISSIONAL III

Estágio Profissional III – A Terapia Cognitivo – Comportamental para crianças e adolescentes.

Ementa


Aspectos teóricos da Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo – Comportamental. A entrevista comportamental. O modelo cognitivo. Uso de técnicas terapêuticas para crianças e adolescentes. Orientação de pais. Principais transtornos infantis. Aspectos éticos envolvidos na prática da Psicoterapia.

Estágio Profissional III – A importância do grupo terapêutico na Psicologia com ênfase na saúde do indivíduo

Ementa


Aspectos teóricos: Grupo, Orientação Vocacional, Motivação, Auto-Estima, Grupo de Gestantes, Fumantes, Crianças, adolescentes, adultos dentre outros temas correlatos. Desenvolvimento de grupos terapêuticos para pacientes com dificuldade social, com temas inicialmente propostos e demandas percebidas ao longo do estágio, e atendimento individual de acordo com o “problema”, enfatizando a importância do sigilo e ética no exercício da profissão, bem como a postura do psicólogo no trabalho clínico e em grupos terapêuticos.

Estágio Profissional III – A Psicanálise como Método Terapêutico.

Ementa

Bases teóricas das técnicas psicanalíticas e sua aplicação na prática clínica dos alunos estagiários. Descrição e considerações gerais sobre a observação, psicodiagnóstico, indicações técnicas, interpretação e intervenção psicológica. Vivenciar e desenvolver uma escuta analítica que auxiliem na solução das demandas, ajudando as pessoas a atingirem a maturidade emocional.



DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DA ÊNFASE I

PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

PSICOLOGIA E SISTEMAS DE SAÚDE

Ementa:

Modelos de atuação em Psicologia da Saúde no Brasil, na América Latina e no mundo. Os sistemas de saúde público e privado. As políticas públicas em saúde. O psicólogo em trabalho multidisciplinar com áreas afins: médico, nutricionista, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo. A relação paciente-profissional. Prática da psicologia nos sistemas de atenção à saúde.



SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Ementa:

Saúde e qualidade de vida. Áreas predominantes de intervenção da saúde pública e da medicina curativa. Preservação e promoção de saúde. Prevenção e superação de doença. Reabilitação. Programas de educação para saúde.



SAÚDE MENTAL

Ementa:

A saúde mental como área do conhecimento da Psicologia. Os movimentos de luta antimanicomial no mundo e no Brasil. As contribuições da Psiquiatria, da Psicanálise e da Psicologia Social no campo da saúde mental. Estratégias individuais e coletivas de promoção da saúde mental. Instrumentos de mediação simbólica como promotores de saúde mental. Perspectiva multidisciplinar na promoção da saúde. A saúde mental e os modelos comunitários de atendimento psicológico. A intervenção psicológica no contexto interdisciplinar.



PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA COMUNIDADE

Ementa:

O processo saúde-doença na dinâmica da comunidade. Subsídios teóricos para ações de promoção e prevenção junto à comunidade. Estratégias individuais e coletivas de promoção e prevenção da saúde mental na comunidade. A função do psicólogo na comunidade. Perspectiva multidisciplinar.



PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL NAS INSTITUIÇÕES

Ementa:

O processo saúde-doença na dinâmica das instituições. Subsídios teóricos para ações de promoção e prevenção junto às instituições. Estratégias individuais e coletivas de promoção e prevenção da saúde mental nas instituições. A função do psicólogo nas instituições. Perspectiva multidisciplinar.



DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DA ÊNFASE II

PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

FUNDAMENTOS DA CLÍNICA PSICOLÓGICA

Ementa:

O conceito de clínica. A história da clínica e de seus fundamentos. As diferentes concepções de sujeito e de sofrimento psíquico e as diversas práticas no campo da psicologia clínica. A clínica, as formas de lidar com a alteridade e suas conseqüências na atuação profissional do psicólogo.



PSICOTERAPIA BREVE

Ementa:

A psicoterapia breve e a evolução dos seus métodos. O processo de psicoterapia breve e suas fases. Características da entrevista psicológica. A relação entrevistador-entrevistado e seus fenômenos emergentes. Principais abordagens teórico-técnicas e suas áreas da aplicação. Relação terapeuta-paciente.


CLÍNICA PSICOLÓGICA DE BASES COMPORTAMENTAL-COGNITIVA

Ementa:

Evolução histórica das técnicas de modificação do comportamento até o paradigma cognitivo em psicologia clínica. Estruturação do processo psicoterápico na terapia cognitiva. Eixos psicopatológicos de transtornos mentais. Integração de pressupostos teóricos com a prática clínica.



CLÍNICA PSICOLÓGICA DE BASES FENOMENOLÓGICAS

Ementa:

Fundamentação teórica da Gestalt. Teoria e técnica da Gestalt-terapia. Modalidades de atendimento clínico. A utilização do método fenomenológico e a estruturação das Escolas de Wurburg e Berlim. As pesquisas e as construções teóricas de Kohler, Koffka e Wertheimer. A perspectiva de Kurt Lewin.



CLÍNICA PSICOLÓGICA DE BASES PSICANALÍTICAS

Ementa:

História da psicanálise. Conceitos fundamentais da teoria freudiana. Modelos freudianos do psiquismo: estruturas e processos. A clínica psicanalítica freudiana. A psicanálise aplicada. Relações entre psicanálise e psicologia. A formação em psicanálise. Inconsciente e as leis da linguagem. Estrutura e cadeia significante. Demanda e Desejo. A transferência e o campo do outro. As estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. A direção da cura em psicanálise.



DISCIPLINAS OPTATIVAS

Consultoria e Desenvolvimento Organizacional

Ementa

Conceitos, ferramentas e tecnologias da consultoria interna e externa. O papel do consultor nas empresas. Riscos e oportunidades no processo de consultoria. A função do consultor no processo de mudança. O papel dos diferentes estilos comportamentais em situações de negociação e no trabalho em equipe. Variáveis intervenientes no processo de consultoria.



Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS

Ementa

Familiarização lingüística com a Língua Brasileira de Sinais e outros processos visuais espaciais de comunicação. Aspectos lingüísticos da Libras.



Orientação Vocacional

Ementa

Importância da orientação profissional: sua necessidade e o problema da escolha profissional. A entrevista psicológica: uso da técnica para coleta de dados e sua aplicação no processo de orientação profissional. Testes psicológicos: sua construção, aspectos éticos na sua utilização e a interpretação dos fatores que influenciam na escolha profissional: inteligência, aptidões e interesses. Integração de resultados: avaliação do perfil do orientando, a entrevista final e aconselhamento profissional.



Psicologia da Terceira Idade

Ementa

Visão geral do contexto social e cultural para o estudo do envelhecimento. Métodos usados para estudar os efeitos do envelhecimento. Mudanças no funcionamento cognitivo, afetivo e social. Atuação do psicólogo nas equipes multiprofissionais de programas, projetos e atividades voltados para a pessoa idosa.



Psicologia do Trânsito

Ementa

Definição, objetivos e a área de intervenção. Atitudes de desajuste social. Correlação com outras áreas da Psicologia. Mudança de comportamento. Avaliação psicológica. Avaliação e orientação de condutores acidentados e infratores.



Seleção, Orientação e Treinamento de Pessoal

Ementa

O contexto organizacional e sua relação com os processos de recursos humanos. O processo de provisão: recrutamento e seleção de pessoal. Aprendizagem organizacional: programas de treinamento e desenvolvimento como fator chave para o sucesso organizacional. Desenvolvendo programas de treinamento e desenvolvimento. Novos contextos de trabalho em treinamento e desenvolvimento.



Técnicas de Mediação de Conflitos

Ementa

Princípios e valores da mediação. O papel do mediador. Técnicas de mediação. Formação do mediador. A etiologia do conflito e os vários métodos de resolução. Mediação, negociação e conciliação. Modelos de mediação.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal