1º período (vespertino e noturno)



Baixar 74.2 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho74.2 Kb.





1º PERÍODO (vespertino e noturno)

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA

Andréa

C.H.: 60 horas

EMENTA: A construção do conhecimento pedagógico. A Pedagogia como ciência. Os grandes teóricos da Pedagogia. Objeto de estudo e métodos em Pedagogia. O Curso de Pedagogia: História e Diretrizes. As Ciências da Educação. A Pedagogia contemporânea. Atuação do pedagogo: áreas, atribuições e princípios éticos.


INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Artur Alexandre

C.H.: 60 horas

EMENTA: A Construção do pensamento filosófico. Mito. Os grandes Filósofos. Objeto de estudo e método filosófico. As etapas da Filosofia na história. Noções de Filosofia Oriental. Sobre o que trata a filosofia (os conteúdos da Filosofia).


INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

Christiano(vespertino) e Ducilene(noturno)

C.H.: 60 horas

EMENTA: A construção do conhecimento sociológico. Os clássicos da sociologia. Objeto de estudo e métodos em sociologia. As grandes correntes da sociologia. As instituições sociais. A sociologia contemporânea.


INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

Rosilene

CH: 60 horas

EMENTA: A construção do conhecimento psicológico. Os grandes sistemas psicológicos: estruturalismo, funcionalismo, behaviorismo, gestaltismo, humanismo, psicanálise, interacionismo, teoria de campo de Lewin. Objeto de estudo e métodos em Psicologia. Aspectos contemporâneos.


ANTROPOLOGIA

Rosyjane

C.H.: 60 horas

EMENTA: A construção do conhecimento antropológico. Os grandes teóricos da Antropologia. O objeto de estudo e métodos em Antropologia. Antropologia sócio-cultural: noções fundamentais. Antropologia contemporânea.


INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA

Dawdson(vespertino) e Rai(noturno)

C.H.: 60 horas

EMENTA: Métodos de estudo. O conhecimento científico. A formação do espírito científico. Fundamentos da investigação científico-metodológica. Pesquisa: conceitos, tipos, etapas e enfoques. Comunicação formal e organização do trabalho científico (As normas da ABNT e da FEST).


LINGUA PORTUGUESA I

Cleide

C.H.: 60 horas

EMENTA: Princípios básicos do estudo da Língua Portuguesa. A reforma ortográfica. Tipologia textual: narração, descrição e dissertação. As classes gramaticais. Ortografia e dificuldades no uso da língua.



2º PERÍODO (noturno)

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

James

C.H.: 60 horas

EMENTA: Filosofia e educação. Educação e política. Filosofia da educação. As concepções de Educação. Os novos pensadores em educação.


SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Christiano

C.H.: 60 horas

EMENTA:Sociologia e Educação. Educação e poder. Sociologia da Educação. Educação como objeto de reflexão sociológica. Educação e mudança social. Teorias sociológicas contemporâneas e a educação não-formal.


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Valdenice

C.H.: 60 horas

EMENTA: Aspectos históricos. Principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrado na infância, adolescência e vida adulta.


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Nelson

C.H.: 60 horas

EMENTA: A dimensão histórica do fenômeno educativo. As etapas da educação no Ocidente: fases, representantes e características. Noções de educação oriental. Condicionantes sócio-econômico e político da educação contemporânea.


MATEMÁTICA BÁSICA

Zélia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Construção histórico-pedagógica da prática e do pensamento matemático. Conjuntos: naturais, inteiros e racionais. Situação-problema.


INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Mônica

C.H.: 60 horas

EMENTA: Conceituação básica. Evolução do pensamento econômico. Funcionamento de mercado. Estrutura de mercado. Agregados macroeconômicos. Política econômica. Mercado monetário. Sistema financeiro nacional. Setor externo. Setor público. Economia brasileira recente.


LÍNGUA PORTUGUESA II

Inácia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Leitura do mundo e leitura de textos: compreensão e interpretação. Fatores responsáveis pela textualidade. Análise Morfológica: afixos e radicais latinos. Literatura Portuguesa.


3º PERÍODO (vespertino e noturno)

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Valdenice

C.H.: 60 horas

EMENTA: História da psicologia da educação no Brasil. Aprendizagem. Concepções atuais de aprendizagem. Teorias psicológicas da aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem.


DIDÁTICA

Ana Claudia (vespertino) Iolanda(noturno)

C.H.: 60 horas

EMENTA: Retrospectiva histórica da Didática. O papel da Didática na formação de educadores. Abordagens alternativas para o ensino da Didática. Tendências pedagógicas na prática escolar. O planejamento da ação didática.


ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Nelson

C.H.: 60 horas

EMENTA: Ética: conceito e objeto. Ética dos valores. Fundamentos éticos nas relações pessoais e profissionais. Doutrinas éticas fundamentais. Consciência, virtude e vontade ética.


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Nilson

C.H.: 60 horas

EMENTA: Retrospectiva Histórica da Educação Brasileira: fases, representantes e características. A Educação no Maranhão.


FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andréa

C.H.: 60 horas

EMENTA: Educação Infantil: fundamentos e políticas. Criança de 0 a 3 anos: o cuidado. Criança de 4 a 5: o processo de alfabetização. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. A dimensão lúdica na criança. Tendências atuais no processo de alfabetização. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. Proposta Pedagógica do Estado do Maranhão para a Educação Infantil. Organização curricular na educação infantil. Avaliação no contexto da educação infantil.



FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Inácia

C.H.: 60 horas

EMENTA: A Língua materna. Teorias do desenvolvimento da linguagem. Fundamentos sociolingüísticos, psicolingüísticos. O processo de leitura e de produção textual. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria de Estado do Maranhão para o Ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental.


PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL

Luciléia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Historicidade da prática de ensino/Estágio supervisionado como componente curricular. Relação teoria e prática e suas implicações na formação do educador. Relação sociedade e escola. Diagnose da escola. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição dos trabalhos produzidos.


4º PERÍODO (noturno)

SUPERVISÃO ESCOLAR

Fátima

C.H.: 60 horas

EMENTA: Supervisão escolar: evolução histórica e perspectivas. Formação do supervisor escolar: uma opção política. Paradigmas de avaliação emancipatória e a ação supervisora: cidadania e espaço público. Atuação do supervisor educacional: áreas, atribuições e princípios éticos.


FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA

Zélia

C.H.: 60 horas

EMENTA: História da Matemática. Filosofia da Educação Matemática. Psicologia, educação e matemática. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos numa perspectiva construtivista. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em matemática.


FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA

Valdenice

C.H.: 60 horas

EMENTA: Geografia: conteúdos e conceitos básicos. Geografia na sala de aula. Os pilares básicos da Geografia. O papel do professor de Geografia. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão ambiental e o ensino de Geografia. Avaliação em Geografia.


FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA

Regina Célia

C.H.: 60 horas

EMENTA: História: conteúdos e conceitos básicos. História na sala de aula. O papel do professor de História. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. Fontes: documentos, depoimentos, entrevistas. História oral na reconstituição da história local. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da História nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em história.


FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS

Veríssima

C.H.: 60 horas

EMENTA:Ciências: conteúdos e conceitos básicos. Ciências na sala de aula. O papel do professor de Ciências. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino das Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em Ciências.


PESQUISA EDUCACIONAL

Francisco

C.H.: 60 horas

EMENTA: A produção científica na área de educação: tendências e perspectivas. Enfoques. Métodos. Elaboração do pré-projeto de monografia (Portaria FEST).


ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Cláudia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Estágio curricular na educação infantil. Estudos e análise global e crítica de situações da prática docente na escola especialmente na educçaão infantil. O processo de alfabetização. Atividades orientadas e supervisionadas no contexto da educação infatil.

Observação e participação no planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem na educação infantil. Apresentação do relatório final. Avaliação da expe-riência e exposição de trabalhos produzidos.



5º PERÍODO (vespertino e noturno)

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Regina Célia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Retrospectiva político-educacional brasileira. Sistemas educacionais no Brasil. Educação comparada. Financiamento da Educação Básica. Desafios atuais para a Educação brasileira.


TÉCNICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Dawdson

C.H.: 60 horas

EMENTA: Os pré-requisitos lógicos do trabalho cientifico. Fundamentos da organização de dados. Procedimentos didáticos. Coleta de informações. Tratamento estatístico de dados. Planejamento, redação e divulgação do trabalho de investigação. Aprimoramento do pré-projeto de monografia. (ABNT e Portaria Fest)


FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Veríssima

C.H.: 60 horas

EMENTA: Abordagem teórica multidimensional: histórica, política, social, filosófica, psicológica, com ênfase na dimensão pedagógica. O legado de Paulo Freire. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem na educação escolar de jovens e adultos e possibilidades de reconstrução de conhecimento. Diretrizes para uma educação de jovens e adultos.


FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Nádia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Estudo dos elementos filosóficos, históricos, sociológicos, psicopedagógicos que norteiam o atendimento educacional dos portadores de necessidades educativas especiais. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. A educação inclusiva. Papel da escola na integração social dos portadores de necessidades educativas especiais. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para a Educação Especial. Procedimentos didáticos metodológicos.


INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

Dorgival

C.H.: 60 horas

EMENTA: Estudos e Definições. Dos métodos estatísticos em modelos teóricos e práticos em análise do processo econômico estabelecendo normas e regras. Distribuições de freqüência. Medida de posição. Medidas de dispersão. Medidas de assimetria e curtose.


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Andréa

C.H.: 60 horas

EMENTA: A orientação educacional: evolução histórica e perspectivas. Abordagens da orientação educacional. Atuação do orientador educacional: áreas, atribuições e princípios éticos. Plano de orientação educacional. Organização do serviço de orientação educacional. Noções de orientação vocacional e profissional. Técnicas de medida e de avaliação em orientação educacional.


ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Gilvânia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Estágio curricular no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Estudos e análise global e crítica de situações da prática docente na escola especialmente no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). O processo de alfabetização no 1º ano. Atividades orientadas e supervisionadas no contexto do Ensino Fundamental. Observação e participação no planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição de trabalhos produzidos.


6º PERÍODO (noturno)

GESTÃO EDUCACIONAL

Fátima

C.H.: 60 horas

EMENTA: Introdução ao estudo da administração. Evolução histórica. O processo administrativo. Nações gerais de planejamento, coordenação e controle. A ação administrativa. Centralização e descentralização. Variáveis comportamentais e ambientais na organização. Fundamentos da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas. Pressupostos científicos para implementação democrática do projeto político-pedagógico da escola. Análise da sistemática de elaboração, aprovação e financiamento de projetos educacionais pelos órgãos governamentais e por agências internacionais.


TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Marcelo Ribeiro

C.H.: 60 horas

EMENTA: Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas. Tecnologias na formação do professor. As novas tecnologias aplicadas à educação. Informática como recurso administrativo-pedagógico.


PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Concilda

C.H.: 60 horas

EMENTA: Concepções de planejamento educacional. O planejamento educacional no Brasil. O planejamento participativo na escola. O processo de planejamento e desenvolvimento de ensino. Planejamento estratégico. Tipos de plano: componentes básicos. Ações interdiciplinares.


CURRÍCULOS E PROGRAMAS

Ana Cláudia

C.H.: 60 horas

EMENTA: Currículo: tendências e filosofia. Origens do currículo no Brasil. O ensino de currículos e programas. Desafios curriculares para o novo milênio. Currículo e interdisciplinaridade. Estudo contextualizado dos parâmetros curriculares nacionais. Fundamentação teórica das diretrizes que norteiam a Organização de Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos.


MONOGRAFIA I

Rai

C.H.: 60 horas

EMENTA: Consolidação do projeto de pesquisa. Execução da proposta da monografia: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, consulta as fontes para construção da fundamentação teórica.


ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

Janeth

C.H.: 60 horas

EMENTA: Estágio supervisionado nas disciplinas pedagógicas da Educação Básica e Profissional. Participação nas atividades da escola: planejamento, reuniões pedagógicas, formação continuada. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição de trabalhos produzidos.


Direito Administrativo I

Sergio

C.H.: 60 horas

Noções preliminares de direito administrativo. Regime jurídico administrativo. Organização da atividade administrativa. Poderes e deveres do administrador público. Atos administrativos. Controle da administração pública. Serviços públicos.



7º PERÍODO (vespertino e noturno)

ARTE / EDUCAÇÃO

Iron

C.H.: 60 horas

EMENTA: Arte e educação: concepções teóricas. Histórico do ensino de arte no Brasil e perspectivas. Conteúdos de arte no ensino fundamental. Processo de criação e expansão através da integralização das linguagens: artes plásticas, música, teatro e dança. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Estado do Maranhão para o ensino da arte.


EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Marcelo Ribeiro

C.H.: 60 horas

EMENTA: Os paradigmas econômicos: contribuição para educação à distância. Educação à distância: aspectos histórico-filosóficos. Tecnologias e as alterações no espaço e tempo de ensinar e aprender. A nova lógica do ensino na sociedade da informação. Fundamentos legais da educação à distância no Brasil.


HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA

Gildete

C.H.: 60 horas

EMENTA: Noções de história dos povos indígenas brasileiros. Cultura indígena brasileira e suas manifestações. Os indígenas no Maranhão: etinias, localização e características. A legislação indígena brasileira. Educação indígena tendências e perspectivas.


MONOGRAFIA II

C.H.: 60 horas

EMENTA: Orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Adriana

C.H.: 60 horas

EMENTA: Concepção de linguagens de sinais. Linguagem de sinais brasileira. O código de ética. Resolução do encontro de Montevidéu. A formação de intérprete no mundo e no Brasil. Língua e identidade: um contexto de política lingüística. Cultura surda e cidadania brasileira.


ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL

Ana Cláudia(vespertino e noturno – Turma A) e Janeth(vespertino e noturno – Turma B)

C.H.: 60 horas

EMENTA: Estágio supervisionado em Gestão Escolar. Análise da organização e funcionamento escolar, coordenação pedagógica e outras práticas administrativas. Gestão democrática. Participação nas atividades de planejamento, reuniões pedagógicas com docentes e com pais. Elaboração de proposta de desenvolvimento escolar. Estágio supervisionado em orientação e supervisão escolar: estudo e análise global e crítica de situações de orientação e supervisão. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição de trabalhos produzidos.


Direito do Trabalho II (Turma A e B – vespertino)

Luis Fernando

C.H.: 60 horas

Segurança e Medicina do Trabalho. Estabilidade. Direito Administrativo do Trabalho. Direito Internacional do Trabalho. Relações Coletivas do Trabalho Associação Profissional e Sindicato. Liberdade Sindical. Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho no Direito Positivo Brasileiro e no Direito Comparado. A Greve e o “lockout”. Solução dos Conflitos de Trabalho. Dissídios Coletivos. A Flexibilidade do Direito do Trabalho. Cooperativismo e Cooperativas de Trabalho. Perspectiva para o Futuro do Direito Sindical no Brasil. Noções Introdutórias sobre Direito Processual do Trabalho.



Direito do Trabalho I (Turma C – noturno)

Luis Fernando

C.H.: 60 horas

Introdução ao Direito do Trabalho. Origem e Evolução do Direito do Trabalho. Teoria das Normas Jurídica Trabalhistas. Direito Individual do Trabalho. Contrato de Trabalho. Relações Individuais de Trabalho. Sujeitos do Contrato de Trabalho. Conteúdos do Contrato de Trabalho: Salário e Remuneração, Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados da Empresa, Duração do Trabalho, Repouso Semanal Remunerado, Férias, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Estruturas da Relação de Emprego. Proteção ao Trabalho. Alteração das Condições dos Contratos de Trabalho.


Direito Administrativo I (Turma D – noturno)

Sergio

C.H.: 60 horas

Noções preliminares de direito administrativo. Regime jurídico administrativo. Organização da atividade administrativa. Poderes e deveres do administrador público. Atos administrativos. Controle da administração pública. Serviços públicos.




8º PERÍODO(noturno)

ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL II

Edvonéria

Orientação individual e grupal aos estagiários sobre a problemática da administração da escola de Ensino Médio, viabilizando a participação do aluno em situações concretas que o conduzam a associar e aplicar seus conhecimentos teóricos na habilitação para identificação de alternativas que facilitem a solução de problemas e impulsionem medidas de aprimoramento do Sistema Escolar.




PRÁTICA DE ENSINO VII

Antônia Márcia

Processo de aprendizagem na gestão, na escola e sala de aula: vivência e análise.




SEMINÁRIO TEMÁTICO III

Gilvânia

O conteúdo dos seminários serão definidos a partir da realização das diversas disciplinas e da identificação dos temas que merecem ser priorizados para aprofundamento teórico e metodológico como sistemática de avaliação, ou ainda como trabalho final de curso.



Monografia II




______________________________________________________

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, 116 - PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99) 2101-0880



www.fest.edu.br - fest@fest.edu.br - CEP. 65.916-290 - IMPERATRIZ - MARANHÃO


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal