13ª Mostra da Produção Universitária



Baixar 12.79 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho12.79 Kb.

13ª Mostra da Produção Universitária

.

Rio Grande/RS, Brasil, 14 a 17 de outubro de 2014.


AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS

EM SUEÑOS Y REALIDADES, DE JUANA MANUELA GORRITI

BORBA, Cecília de Souza (autora) FURG

VAZ, Artur Emilio Alarcon (orientador) FURF

cecilia.souza@furg.br
Evento: Encontro de Pós-Graduação

Área do conhecimento: Letras

Palavras-chave: representação feminina, literatura, Juana Manuela Gorriti.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende fazer uma análise do livro de contos Sueños y realidades, da escritora argentina Juana Manuela Gorriti (1816-1892), buscando mostrar a importância das representações femininas e seus desdobramentos frente a momentos de conflito, como as guerras civis sul-americanas ocorridas no século XIX, ressaltando a importância da presença da mulher como personagem na literatura de autoria feminina e suas contribuições para a história da literatura.
2 REFERENCIAL TEÓRICO

Originado do projeto de pesquisa “Juana Manuela Gorriti: análise e tradução”, coordenado pela professora Daniele Corbetta Piletti, este trabalho tratará de questões sobre a biografia da autora de acordo com Leonor Fleming (2010) e Félix Luna (1999) com o objetivo de trazer informações sobre a mesma para os brasileiros. Será abordado o contexto histórico, como os conflitos sul-americanos no século XIX, com base nas teorias de Mariano Baptista Gumucio (1989), Antonio Zinny (1987) e Vicente Fidel López (1954) e também serão analisadas as representações femininas na literatura de acordo Mary Louise Pratt (1994), bem como questões sobre a história da literatura argentina pela perspectiva de Ricardo Rojas.


3 MATERIAIS E MÉTODOS (ou PROCEDIMENTO METODOLÓGICO)

Os materiais utilizados no trabalho são artigos e livros teóricos sobre Juana Manuela Gorriti e sua obra e também teorias sobre a representação feminina na literatura, sobre a história da Argentina e sobre a história da literatura. Os procedimentos são: a releitura dos materiais teóricos, análise do contexto histórico abordado nas obras, bem como as questões femininas que permeiam o livro Sueños y realidades de Juana Manuela Gorriti.


4 RESULTADOS e DISCUSSÃO

Os resultados alcançados foram à publicação da tradução de um dos contos pertencentes à obra na revista on-line Mafuá, da UFSC. No foco proposto, já se percebeu que há uma tendência da representação feminina nos contos de Gorriti, relacionada aos períodos de conflitos como as guerras civis sul-americanas, desta forma percebemos que esta temática, presente no decorrer da obra, representa uma discussão importante acerca da representação da mulher na literatura de autoria feminina, que é de suma importância para a análise e revisão das histórias da literatura.


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos perceber que pesquisas sobre a representação feminina na literatura são muito importantes para entendermos questões ligadas à tradição da literatura escrita por mulheres e a visão das mesmas sobre o universo feminino, principalmente, em tempos conflituosos, como se tem em mente a imagens dessas mulheres. Também é de muita relevância a divulgação da obra da autora Juana Manuela Gorriti, para o Brasil, e assim, enriquecer cada vez mais os estudos de literatura hispânica no país, disseminando este tipo de literatura para que a população tenha contato e possa desfrutar desta leitura aumentando seus horizontes de conhecimento.

REFERÊNCIAS
BAPTISTA GUMUCIO, Mariano. Otra Historia de Bolivia. La Paz, 1989.
FLEMING, Leonor. Juana Manuela Gorriti: El Pozo de Yocci y otros relatos. Madrid: Cátedra, 2010.
LÓPEZ, Vicente Fidel. História de la República Argentina. Buenos Aires: Sopena, 1954.
LUNA, Félix. Grandes Protagonistas de La História Argentina: Juana Manuela Gorrit. Buenos Aires: Planeta,1999.
PRATT, Mary Louise. Mulher, literatura e irmandade nacional. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.) et al. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. P 127-157.
ROJAS, Ricardo. Historia de la Literatura Argentina. Vol. II, Buenos Aires: Roldán, 1925.
ZINNY, Antonio. Historia de los Gobernadores de las Provincias Argentinas. Buenos Aires: Hyspamérica, 1987.




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal