14-1 Ciclo de conversão de caixa



Baixar 211.63 Kb.
Página1/5
Encontro18.07.2016
Tamanho211.63 Kb.
  1   2   3   4   5

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Administração – Gestão Financeira

UFRRJ /CEDERJ

PROBLEMAS – 14-1 à 14-51

14-1 Ciclo de conversão de caixa

A American Products está preocupada com a gestão eficiente de seu caixa. Em média, as duplicatas a receber são cobradas em sessenta dias, e os estoques têm uma idade média de noventa dias. As duplicatas de fornecedores são pagas aproximadamente trinta dias após sua emissão. A empresa gasta $30 milhões ao ano, a uma taxa constante, em investimentos no ciclo operacional. Supondo um ano de 360 dias.

a) Calcule o ciclo operacional da empresa

b) Calcule o ciclo de caixa da empresa.

c) Calcule o montante de financiamento negociado, necessário para sustentar o ciclo de caixa.

d) Discuta como a administração poderia reduzir o ciclo de caixa



14-2 Modificação do ciclo de conversão de caixa

A Camp Manufacturing gira seu estoque oito vezes por ano, tem prazo médio de pagamento de 35 dias e prazo médio de recebimento de 60 dias. Os gastos totais anuais da empresa com investimentos no ciclo operacional são de $ 3,5 milhões. Suponha ano de 360 dias.

a) Calcule os ciclos operacionais e de conversão de caixa da empresa.

b) Calcule o gasto diário com o ciclo operacional. Que proporção desses recursos deve ser ap1ica para sustentar o ciclo de conversão de caixa?

c) Se a empresa estiver pagando 14% por esses recursos, em quanto seu lucro poderá aumentar w puder alterar favoravelmente o ciclo de conversão de caixa em 20 dias?

14-3 Modificações múltiplas do ciclo de conversão de caixa

A Garrett Industries gira seu estoque seis vezes por ano, tem prazo médio de recebimento de 45 dias e prazo médio de pagamento de 30 dias. O investimento anual no ciclo operacional é de $3 milhões. Suponha um ano de 360 dias.

a) Calcule o ciclo de conversão de caixa da empresa, seu gasto diário com o ciclo de caixa e o de recursos necessários para sustentar seu ciclo de conversão de caixa.

b) Determine o ciclo de conversão de caixa e o investimento exigido da empresa para sustentá-lo, caso sejam feitas as seguintes modificações simultaneamente:

(1) Reduzir a idade média do estoque em cinco dias.

(2) Acelerar a cobrança das contas a receber em dez dias, em média.

(3) Alongar o prazo médio de pagamento em dez dias.

c) Se a empresa estiver pagando 13% pelos recursos aplicados, em quanto ela poderá aumentar lucro anual, se isso for possível, em conseqüência das modificações citadas no irem b?

d) Sendo o custo anual para atingir o lucro do item c igual a $35.000, que decisão você recomendaria à empresa? Por quê?

14-4 Estratégias de financiamento sazonal agressiva e conservadora

A Dynabase Tool previu seguintes necessidades totais de fundos para o próximo ano, da maneira indicada na tabela:



Mês

Montante

Mês

Montante

Janeiro

$2.000.000

Julho

$12.000.000

Fevereiro

2.000.000

Agosto

14.000.000

Março

2.000.000

Setembro

9.000.000

Abril

4.000.000

Outubro

5.000.000

Maio

6.000.000

Novembro

4.000.000

Junho

9.000.000

Dezembro

3.000.000

a) Divida as exigências mensais de financiamento em (1) um componente permanente e (2) um componente sazonal e determine a média mensal para cada um deles.

b) Descreva os volumes de financiamento de longo prazo e de curto prazo utilizados para atender às necessidades totais de fundos (1) em uma estratégia agressiva de financiamento e (2) em uma estratégia conservadora de financiamento. Suponha que, na estratégia agressiva, os fundos & prazo financiem necessidades permanentes e os de curto prazo sejam usados para financiar necessidades sazonais.

c) Supondo que os fundos de curto prazo custem 12% ao ano e que os de longo prazo, 17% ao ano, use as médias encontradas no item a para calcular o custo total de cada uma das estratégias no item b.

d) Discuta as relações entre rentabilidade e risco associadas às duas estratégias de financiamento.

14-5 Análise EOQ

A Tiger Corporation compra 1.200.000 unidades de um componente por ano. O custo fixo por pedido é $25. O custo anual de carregamento do componente é igual a 27% de seu custo unitário de $2.

a) Determine o lote econômico de acordo com as seguintes condições: (1) nenhuma alteração nos dados, (2) custo de pedido igual a zero e (3) custo de carregamento igual a zero.

b) O que sinalizam suas respostas sobre o modelo do lote econômico? Explique.



PROBLEMAS – 14-6 à 14-152

14-6 Lote econômico, ponto de pedido e estoque de segurança

A Alexis Company utiliza 800 unidades de um produto por ano, em ritmo contínuo. O produto tem custo fixo de $50 por pedido e seu custo de carregamento é de $2 por unidade, por ano. São necessários cinco dias para receber um lote, após a emissão do pedido, e a empresa deseja manter um estoque de segurança equivalente a dez dias de consumo.

a) Calcule o lote econômico.

b) Determine o nível médio de estoque. (Nota: considere um ano de 360 dias para calcular o consumo diário).

c) Determine o ponto de pedido.

d) Indique quais das seguintes variáveis se alterariam caso a empresa não mantivesse o estoque de segurança: (1) custo de pedido, (2) custo de carregamento, (3) custo total de estoque, (4) ponto de pedido, (5) lote econômico. Explique sua resposta.



14-7 Variação de contas a receber sem perdas com clientes

A Tara’s Textiles vende atualmente o equivalente a $360 milhões por ano, a prazo, e seu prazo médio de recebimento é de 60 dias. Suponha que o preço de venda dos produtos da Tara’s seja de $60 por unidade e que o custo variável unitário seja igual a $55. A empresa está analisando a possibilidade de introduzir uma modificação em sua gestão de contas a receber que causará aumento das vendas em 20% e a elevação do prazo médio de recebimento em 20%. Não se espera variação das perdas com clientes. O custo de oportunidade da empresa nos investimentos em contas a receber é igual a 14%.

a) Calcule a contribuição ao lucro esperada com as novas vendas que a Tara’s conseguirá se fizer a mudança proposta.

b) Qual será o investimento marginal resultante em contas a receber?

c) Calcule o custo do investimento marginal em contas a receber.

d) A empresa deve implantar a mudança proposta? Que outras informações seriam úteis em sua análise?



14-8 Variação de contas a receber com perdas com clientes

Uma empresa está avaliando uma mudança em suas contas a receber que aumentaria as perdas com clientes de 2% para 4% das vendas. As vendas atuais são de 50.000 unidades, o preço unitário de venda é de $20 e o custo variável unitário é igual a $15. Em conseqüência da mudança proposta, espera-se que as vendas cresçam para 60.000 unidades.

a) Qual é o valor monetário das perdas atuais com clientes? Qual seria seu valor de acordo com a mudança proposta?

b) Calcule o custo das perdas marginais com clientes para a empresa.

c) Ignorando a contribuição das vendas adicionais ao lucro, caso a mudança proposta economize $3.500 e não provoque alteração do investimento médio em contas a receber, você a recomendaria? Explique sua resposta.

d) Considerando todas as alterações de custos e benefícios, você recomendaria a mudança proposta? Explique sua resposta.

e) Compare e discuta suas respostas aos itens c e d.
14-9 Relaxamento de padrões de crédito

A Lewis Enterprises está analisando a possibilidade de relaxar seus padrões de crédito com a intenção de aumentar as vendas, atualmente fracas. Em conseqüência do relaxamento proposto, espera-se que haja uma expansão de 10% nas vendas, de 10.000 para 11.000 unidades, no próximo ano, que o prazo médio de recebimento cresça de 45 para 60 dias e prevê-se que as perdas com clientes aumentarão de 1% para 3% das vendas. O preço unitário de venda é igual a $40 e o custo variável é de $31 a unidade. O retorno exigido pela Lewis em investimentos com o mesmo risco é de 25%. Avalie a proposta e faça uma recomendação à empresa.


14-10 Introdução de um desconto por pagamento rápido

A Gardner Company faz atualmente todas as suas vendas a prazo e não oferece desconto algum por pagamento rápido. A empresa está pensando em oferecer um desconto de 2% para pagamento em 15 dias. Atualmente, o prazo médio de recebimento é de 60 dias, as vendas totalizam 40.000 unidades, o preço de venda é de $45 a unidade e o custo variável unitário é $36. A empresa espera que a mudança dos prazos de crédito resulte em aumento de vendas para 42.000 unidades, que 70% das vendas sejam pagos com o desconto e que o prazo médio de recebimento caia para 30 dias. Sendo a taxa exigida de retorno da empresa igual a 25% em investimentos com o mesmo risco, o desconto proposto deve ser oferecido?


14-11 Redução do prazo de crédito

Uma empresa está pensando em encurtar seu prazo de crédito de 40 para 30 dias, acreditando que, em conseqüência dessa alteração, o prazo médio de recebimento diminuirá de 45 para 36 dias. Espera-se que as perdas com clientes diminuam de 1,5% para 1% das vendas. A empresa está atualmente vendendo 12.000 unidades, mas acredita que, em razão da mudança proposta, as vendas cairão para 10.000 unidades. O preço unitário de venda é de $56, e o custo variável unitário é igual a $45. O retorno exigido em investimentos com o mesmo risco é de 25%. Avalie essa decisão e faça uma recomendação à empresa.


14-12 Ampliação do prazo de crédito

A Parker Tool está pensando em ampliar seu prazo de crédito de 30 para 60 dias. Todos os clientes continuarão a pagar na data final do prazo. A empresa atualmente fatura vendas de $450.000 e seus custos variáveis totais são de $ 345.000. Espera-se que a alteração do prazo de crédito aumente as vendas para $510.000. As perdas com clientes subirão de 1% para 1,5% das vendas. A taxa exigida de retorno da empresa é igual a 20%, em investimentos com o mesmo risco.

a) Qual será a contribuição das vendas adicionais ao lucro em decorrência da mudança proposta?

b) Qual é o custo do investimento marginal em contas a receber?

c) Qual é o custo das perdas marginais com clientes?

d) Você recomenda a mudança do prazo de crédito? Explique sua resposta.


14-13 Float

Os recebimentos diários da Simon Corporation são de $65.000. Uma análise recente de seus recebimentos revelou que os pagamentos efetuados pelos clientes ficavam no correio 2,5 dias, média. Uma vez recebidos, levavam 1,5 dia para ser processados. Após o depósito dos pagamentos, são necessários três dias, em média, para ser compensados pelo sistema bancário.

a) Qual é o float atual de recebimento (em dias) da empresa?

b) Caso o custo de oportunidade da Simon seja igual a 11%, seria economicamente recomenda ela pagasse uma taxa anual de $16.500 para reduzir o float de recebimento em 3 dias? Explique sua resposta.


14-14 Sistema de caixa postal

A Eagle Industries acredita que um sistema de caixa postal poderá reduzir seu prazo médio de recebimento em três dias. As vendas a prazo totalizam $3.240.000 por ano e são faturadas continuamente. A empresa faz outros investimentos com o mesmo risco, que rendem 15%. O custo do sistema de caixa postal seria de $9.000 por ano.

a) Que volume de caixa se tornará disponível para outras aplicações se o sistema de caixa for implantado?

b) Que benefício (custo) líquido será obtido pela empresa se ela usar o sistema de caixa postal? A Eagle deve adotar o sistema de caixa postal proposto?


14-15 Conta de saldo nulo

A Union Company está examinando a possibilidade de criar uma conta de saldo nulo. Atualmente, a empresa mantém um saldo médio de $420.000 na conta usada para efetuar pagamentos. Como compensação ao banco pela manutenção da conta de saldo nulo, ela pagará uma taxa mensal de $1.000 e manterá um depósito de $300.000 sem juros. No momento, não possui outros depósitos nesse banco. Avalie a conta de saldo nulo proposta e faça uma recomendação à Union, supondo que seu custo de oportunidade seja de 12%.



PROBLEMAS DE AUTO-AVALIAÇÃO3

AA 14-1 Ciclo de conversão de caixa

A Hurkin Manufacturing Company paga suas contas a pagar no décimo dia após a compra. O prazo médio de recebimento é de 30 dias e a idade média do estoque é de 40 dias. A empresa investe atualmente $ 18 milhões em seu ciclo operacional.

Ela está analisando um plano que estenderia o prazo médio de pagamento em 20 dias. Se estiver obtendo 12% ao ano em suas aplicações, que economia anual poderia ser obtida com esse plano? Suponha que não exista desconto por pagamento rápido de contas a receber e considere um ano de 360 dias.

AA 14—2 Análise EOQ

A Thompson Paint Company usa 60 mil galões de pigmento anualmente. O custo de pedido de pigmento é de $ 200, e o pedido e o custo de carregamento do pigmento em estoque valem a $ 1 por galão, por ano. A empresa usa o pigmento a uma taxa diária constante durante o ano.

a) Calcule o EOQ.

b) Supondo que sejam necessários 20 dias para receber um pedido após ele ter sido feito, determine o ponto de pedido em termos de número de galões de pigmento. (Nota: considere um ano de 360 dias.)



AA 14 – 3 Relaxamento de padrões de crédito

A Regency Rug Repair Company está decidindo se deve ou não relaxar seus padrões de crédito. A empresa conserta 72 mil tapetes por ano, a um preço unitário médio de $32. As perdas com clientes representam 1% das vendas, o prazo médio de recebimento é de 40 dias e o custo variável unitário é igual a $28.

A Regency espera que, caso relaxe seus padrões de crédito, o prazo médio de recebimento suba para 48 dias e prevê que as perdas com clientes crescerão para 1,5% das vendas. Estas, porém, aumentarão em 4 mil consertos por ano.

Supondo que a empresa tenha uma taxa de retorno exigida de 14% em investimentos com o mesmo risco, o que você recomendaria à Regency? Use sua análise para justificar sua resposta.




RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

14-1 Ciclo de conversão de caixa

Dados básicos:




Idade média de estoques (IME)

90 dias

Período médio de recebimento (PMR)

60 dias

Período médio de pagamento (PMP)

30 dias

Investimento anual no ciclo operacional = $30.000.000

01 ano = 360 dias




a) Cálculo do ciclo operacional da empresa

Ciclo operacional (CO) = IME + PMC

CO = 90 + 60 = 150 dias

b) Cálculo do ciclo de conversão de caixa da empresa

CCC = IME + PMC - PMP

CCC = 90 + 60 - 30 = 120 dias

c) Cálculo do volume de recursos, necessários para sustentar o ciclo de conversão de caixa da empresa.

Investimento anual no ciclo operacional = $30.000.000

Dispêndios diários (volume diário do investimento) = $30.000.000/360 = $83.333,34

Volume de recursos, necessários para sustentar o ciclo de conversão de caixa = $83.333,34 x 120 = $10.000.000,00

d) Discuta como a administração poderia reduzir o ciclo de conversão de caixa

A resposta deve conter entre outras:



1- Administração eficiente do estoque-produção

2- Aumentando giro de matéria-prima (tendo cuidado para não ocorrer falta de insumos e interrupções na produção) – negociando junto aos fornecedores menor volume de insumo por entrega, usando rapidamente e de forma mais eficiente os insumos;

3- Reduzir ciclo de produção (veja a disciplina Gestão da Produção) – adotar novas formas de produção, reduzir desperdícios e retrabalhos, modernizar os equipamentos, treinamento e novas formas de trabalhos,

4- Aumento do giro de produtos acabados (evitando a falta de estoques, que poderia resultar na perda de vendas) – oferecendo desconto para compras em grandes quantidades, mais opções de pagamento;

5- Alterar as condições de crédito – Mudanças no prazo, maior restrição cadastral;

6- Acelerar o processo de cobrança – oferecendo descontos para pagamento antecipado, cobrando no 1º dia após o vencimento (prática comum para vendas entre empresa);

7- Ampliar o período de pagamento de duplicatas (sem prejudicar o conceito de crédito da empresa) – negociando junto aos fornecedores novas formas de pagamentos, mais prazos e condições de entregas.

8- O que você acrescentaria?

Obs.:

Algumas dessas alternativas necessitam de estudos sobre a estrutura de mercado da empresa (monopólio, oligopólio, etc). Outras são internas, como treinamento. Normalmente as empresas implementam as mudanças internas antes das mudanças que envolvem a estrutura de mercado (crédito, por exemplo). Sobre estrutura de mercado vide o anexo 1.


14-2 Modificação do ciclo de conversão de caixa

Dados básicos:




Idade média de estoques (IME)

360/8 = 45 dias

Período médio de recebimento (PMR)

60 dias

Período médio de pagamento (PMP)

35 dias

Investimento anual no ciclo operacional = $3.500.000

01 ano = 360 dias




a)

CO = 105 dias

CCC = 70 dias

b)

Gasto diário = $9.7222,2222



Proporção ±19,45%

c)

Aumento no lucro = $27.222,22



14.3 Mudanças múltiplas no ciclo de caixa

Giro do estoque = 6

PMP = 30 dias

PMC = 45 dias


Investimento anual no ciclo operacional = $3.000.000

IME = 360 / giro de estoques  IME = 360 / 6 = 60 dias

a)

CCC = IME + PMC – PMP  60 + 45 – 30 = 75 dias



Investimento anual no ciclo operacional = $3.000.000

Dispêndios diários = $3.000.000/360 = $8.333,33

Montante necessário para sustentar o ciclo de conversão de caixa = $8.333,33 x 75 = $625.000

b)


Ciclo de caixa inicial




75 dias

Redução em virtude de:







Menor idade do estoques (de 60 para 55 dias)

5




Menor período de recebimento (de 45 para 35 dias)

10




Maior período de pagamento (de 30 para 40 dias)

10




(-) Redução total no ciclo de caixa




25 dias

Novo ciclo de caixa




50 dias

  1   2   3   4   5


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal