2. 3 – a construção da Democracia II actividades da aula – Resolução das questões aula 4 1



Baixar 13.81 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho13.81 Kb.
2.3 – A Construção da Democracia

II - ACTIVIDADES DA AULA – Resolução das questões
AULA 4
1.1 As crianças trabalhavam de sol a sol, sem condições físicas apropriadas; executavam trabalhos muito duros e ganhavam mal.

1.2 As condições de trabalho dos operários do século XIX eram desumanas e, como tal, muitos pensadores sociais levantaram as suas vozes, denunciando-as. De facto, princípios como os da liberdade, igualdade e independência não podiam ser compatíveis com a exploração do ser humano ao serviço do seu semelhante.

1.3 Por exemplo: Saint-Simon (séculos xviii-xix); Marx e Engels (século xix); Agostinho Neto, Amílcar Cabral e Nelson Mandela (século xx).
2. A realizar pelo aluno.

Resumo

Com o desenvolvimento do capitalismo as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores eram desumanas. Contra esta situação muitos filósofos sociais levantaram a voz e defenderam sociedades mais justas. Charles Fourier, Saint Simon, Proudhon, entre outros, assim como Marx e Engels inspiraram os movimentos sociais. As lutas sociais possibilitaram a conquista de direitos como, por exemplo, os políticos, económicos e sociais.

O movimento de descolonização desenvolveu-se, após a Segunda Guerra Mundial e deu origem às independências das colónias europeias.


IV - LEITURAS COMPLEMENTARES (consulta on-line)
I have a dreamMartin Luther King

http://www.usconstitution.net/dream.html
Biografia de Rosa Parks

http://www.infoescola.com/biografias/rosa-parks/
Biografia de Nelson Mandela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela


V – PROPOSTAS DE FILMES

Gandhi (1982)


O galardoado épico de Richard Attenborough conta-nos a vida de Gandhi, um dos maiores líderes e pensadores políticos do século XX, que lutou pela não-violência, pela tolerância religiosa e pela liberdade.

Invictus (2009)

Fime realizado por Clint Eastwood, em 2009, relata uma história verídica sobre o verdadeiro sentido da palavra «democracia». Recentemente eleito Presidente, Mandela sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto do apartheid. Acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto, Mandela apelou à equipa de rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.



A Lista de Schindler (1993)
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazi, tanto que era membro do próprio Partido (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contactos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Reds (1981)
Filme, realizado e interpretado por Warren Beatty, relata a história verdadeira ( mas um pouco romanceada ) do jornalista e activista norte-americano John Reed ( 1887-1920 ) e da sua mulher, a escritora feminista, Louise Bryant ( 1885-1936 ) no período da revolução bolchevista em 1917. John Reed fez a cobertura dos acontecimentos que publicou na obra imortal «Os dez dias que abalaram o mundo». O seu corpo foi enterrado no Kremlin, ao lado do mausoléu de Lenine.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal