2º Trabalho de História do 2º semestre – parte da 2ª nota parcial (Valor 2,0)



Baixar 10.59 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho10.59 Kb.


2º Trabalho de História do 2º semestre – parte da 2ª nota parcial (Valor 2,0)

Trabalho de Português


NOME: __________________________ Número: _____________ Turma: ________


  1. Leitura e interpretação do livro “O vampiro que descobriu o Brasil” de Ivan Jaf.

  2. Resolução das atividades propostas abaixo (individual) e entrega no dia 16/10/2013 (não serão aceitos trabalhos depois desta data)




  1. A vida de Antônio Brás e a do Brasil se encontram em vários momentos. O desejo de salvar-se leva o personagem a testemunhar muitos fatos importantes, pois o Velho poderia estar envolvido neles.

Indique quem eram os personagens escolhidos pelo Velho para participar da História do Brasil: (Valor 0,5 – cada resposta correta equivale a 0,1)

    1. Durante o descobrimento do Brasil: ________________________________________

    2. Resistência de Matias Albuquerque: ________________________________________

    3. Na Inconfidência Mineira: ________________________________________________

    4. Na chegada da Família Real ao Rio de Janeiro: ________________________________

    5. Na Proclamação da República: _____________________________________________




  1. Seguindo a trajetória de Antônio, acompanhamos diversos eventos da História do Brasil e nos envolvemos com suas trapalhadas na caçada ao vampiro. Mas o livro não conta todos os fatos de nossa história. Dentre os acontecimentos históricos relacionados a seguir, ASSINALE COM UM “X” aqueles que não são focalizados no livro: (Valor 0,3)

2.1- ( ) A chegada de Cabral

2.2- ( ) As lutas pela expulsão dos franceses na Guanabara

2.3- ( ) As lutas contra o Quilombo dos Palmares

2.4- ( ) A repressão à Inconfidência Mineira

2.5- ( ) A proclamação da República

2.6- ( ) A Guerra de Canudos

2.7- ( ) A “Era Vargas”

2.8- ( ) A revolução paulista de 1932




  1. Para manter-se no encalço do Velho, Antônio dispõe de algumas pistas que lhe foram dadas por Domingos, no primeiro encontro dos dois em 1500 e no reencontro, já no século XVIII.

3.1- Qual é a pista mais importante, aquela que vai permitir a Antônio localizar o Velho e, ao mesmo tempo, permitir ao narrador apresentar a História do Brasil? (Valor 0,2)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.2- Quais os sinais ou indícios, revelados por Domingos, de que o Velho pode estar possuindo um corpo humano? E quais os testes realizados por Antônio? (Valor 0,3)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



  1. Para a pesquisa histórica, é muito importante conhecer diversas versões do mesmo fato. Neste exercício, como se fosse um historiador, você vai comparar versões diferentes da Inconfidência Mineira. O texto abaixo foi extraído do livro História do Brasil para principiantes, de Carlos Eduardo Novaes:

“Vários conspiradores são condenados à morte ou ao degredo. O processo judicial se arrasta por dois anos e a rainha Maria I acaba transformando todas as penas capitais em exílio. Menos para Tiradentes, que é enforcado em abril de 1792 no campo de Lampadosa, Rio de Janeiro.”

Releia o trecho das páginas 51 e 52 de “O vampiro que descobriu o Brasil” que trata do mesmo assunto. Agora faça uma comparação entre a maneira com que as obras focalizam o mesmo assunto, apontando em que elas se assemelham e em que elas diferem. (Valor 0,5)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Num dos reencontros dos dois amigos vampiros, Domingos comenta com Antônio: “O verdadeiro vampiro é o tempo... ele suga a vida. Mesmo a nossa, Antônio, que parece eterna, mas que pode acabar.” O que você pensa sobre esse comentário de Domingos? Você concorda com ele? Por quê? (Valor 0,2)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal