3 Introdução o que é Internet?



Baixar 178.04 Kb.
Página1/2
Encontro29.07.2016
Tamanho178.04 Kb.
  1   2



Unidade 3



INTRODUÇÃO A INTERNET:

A Internet Como Ferramenta de Trabalho
Gildásio Guedes

Liana Rosa

SUMÁRIO
UNIDADE 3. A Internet como ferramenta de trabalho
Sumário

Resumo

3.1. Introdução

3.2. O Que é Internet?

3.3. Início da Internet

3.3.1 As Principais Datas Relacionadas a Internet



3.4 A Internet Não Tem Dono

3.5 Recursos e serviços básicos da Internet

3.6 Recursos da Internet que serão abordados

3.7 Uso e Aplicação da Internet

3.7.1. World Wide Web (WWW)

3.7.2 Browsers

3.7.3 Abrir o Mozilla Navigator

3.7.4 Ícones da Barra de Ferramenta do Navigator

3.7.5. Links (Chamados Também de vínculos, ponteiros, âncoras)


3.7.6 Copiando Textos Internet

3.7.7 Copiar Uma Imagem da Internet Para Seu Computador

3.7.8 Busca Web

3.7.9 Como Copiar Uma Página da Internet

3.7.10 Para Abrir Uma Página em uma Nova Janela do Browser

3.8 Correio Eletrônico (e-mail)

3.8.1 Vantagens do e-mail

3.8.2 Desvantagens do e-mail

3.8.3 Como Surgiu o e-mail

3.8.4 Como obter um Endereço Eletrônico

3.8.5 Endereço Eletrônico

3.8.6 Como Encontrar um Endereço Eletrônico de Alguém

3.8.7 Programas de Correio Eletrônico

3.8.8 Ferramentas do Ferramentas

3.8.9. Barra de Ferramentas

3.8.10 Como Enviar Mensagens Pelo Correio Eletrônico

3.8.11 Para Enviar Arquivos Através do Correio Eletrônico

3.8.12 Para Ler Mensagens

3.8.13 Classificando as Mensagens

3.8.14 Para Visualizar as Mensagens Enviadas

3.8.15 Cuidados Com Seu e-mail



3.9 Newsgroups – Grupos de Notícia

3.9.1 Como Posso entrar uma News



3.10 Chat

3.10.1 O Mirc


3.10.2 O MSN.

3.10.3 File Transfer Protocol (FTP)

3.11 WEB 2.0

3.12. Alguns endereços interessantes.

3.13. Sobre a autora

3.14 Referências Bibliográficas

RESUMO

O presente texto não tem a pretensão de abordar exaustivamente o vasto mundo da Internet, seria preciso um texto mais extenso para tanto. De forma que este capítulo visa somente, introduzir aos nossos parceiros uma pequena parte desse ciberespaço, possibilitando, enfim, aos alunos da modalidade de EaD uma perspectiva, mesmo que não seja completa, de como usar esta ferramenta, de forma a contribuir para o nosso carente processo de ensino e aprendizagem.


Assim sendo, além das principais funções mais utilizadas pelos aprendizes de EaD que podem contribuir para um melhor aproveitamento da aplicação das potencialidades dos Ambientes Virtuais de Educação apresentamos também um pequeno histórico da implantação da rede no mundo.

UNIDADE 3. A INTERNET COMO FERRAMENTA DE TRABALHO

3.1 INTRODUÇÃO


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm evoluído extraordinariamente nos últimos anos. O uso das TIC se torna cada dia mais fácil e rápido e a comunicação e o acesso às informações estão cada vez mais baratos. A educação não pode ficar indiferente às portas que são abertas pelo homem através dessas tecnologias.
É oportuno esclarecer que esses dispositivos tecnológicos: o computador, a Internet e os softwares educacionais em geral, não constituem a salvação para os problemas do sistema educativo. Sem trabalho, disciplina, entusiasmo, empenho, talento e orientação do educador e do aprendiz de nada servirá lápis, livros, quadro-negro, carteira e muito menos o computador para o ensino, mesmo em conjunto com a grande rede, a internet.
A
GLOSSÁRIO
Ciberespaço é o espaço das comunicações por rede de computador. Sua comunicação acontece de forma virtual. Faz uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o

s ferramentas tecnológicas são antes de tudo aliadas, são ferramentas que aplicadas com uma pedagogia adequada podem ajudar o professor em suas atividades profissionais. “O computador não substitui o homem na maioria de suas atividades, mas um homem que use o computador pode substituir outro que não o use...”.
A Internet, como parte das TIC, e em conjunto com outros recursos computacionais, pode constituir-se num motivador para os alunos e no incremento da qualidade do que se ensina e do modo como se quer ensinar e aprender.
O presente texto não tem a preensão de abordar exaustivamente o vasto mundo da Internet, seria preciso um texto mais extenso para tanto. Dessa forma este capítulo visa somente, introduzir aos nossos parceiros uma pequena parte desse ciberespaço, possibilitando, enfim, aos alunos da modalidade de EaD, uma perspectiva, mesmo que não seja completa, de como usar esta ferramenta de forma a contribuir para o nosso carente processo de ensino e aprendizagem.

3.2. O QUE É INTERNET?


Basicamente a Internet é “A rede das redes”, um conjunto de redes de computadores interligadas entre si proporcionando acesso a informação através de várias maneiras de comunicação. Esta possui uma linguagem (protocolo) própria que todos os computadores conectados devem “aceitar e entender”. É importante saber como funciona a Internet, e saber como podemos compartilhar informações com outros computadores.


SAIBA MAIS

Para saber mais sobre internet acesse a página da Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet



3.3. INICIO DA INTERNET

A rede de computadores, Internet, remonta ao final da década de 60, nos Estados Unidos da América, como um projeto de defesa, frente ao perigo de interrupção das linhas de comunicação a um possível ataque atômico de outro país. A primeira rede deste gênero chamava-se ARPANET. Depois dos militares, foram as universidades, tendo como objetivo principal aumentar o intercâmbio de mensagens (correio eletrônico) na comunidade científica.





Data

Acontecimentos Importantes

1969

Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas em Defesa do EUA (ARPA) inicia o projeto ARPANET (Conexão dos computadores do seu departamento de pesquisa).




1985



National Science Foundation ( NFS ) interliga seus supercomputadores (NFSNET).


1986

Interconexão da ARPANET com a NSFNET.




1988


Adanced Network and Service (ANS), consórcio da IBM, MCI e Universidade de Michigan, passa a manter a NFSNET.



Internet chega ao Brasil (FAPESP, UFRJ).


1989

Criada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no Brasil.




1992

A ANSNET passa a ser o primeiro backbone da internet nos EUA (PSI, UUNET, SPRINT,...).




1995

Serviço comercial da internet através da Embratel.




1997

A RNP disponibiliza acesso a Internet a todas as capitais dos estados brasileiros.



3.3.1. As principais datas relacionadas a Internet




DICA
Em 1987 a internet foi aberta ao público, primeiramente nos EUA e em alguns países europeus e por fim no mundo inteiro.

Hoje milhões de computadores estão conectados na internet. Sua expansão se intensificou após o advento do protocolo World Wide Web (WWW) ou (www) que tornou a Internet mais simples e mais atraente e mais adequada para arquivos com imagem, som e animação.

3.4. A INTERNET NÃO TEM DONO


A Internet como foi dito, é uma gigantesca rede de computadores que se comunica entre si, o incrível é que não há uma hierarquia ou dono. Existe em determinados serviços, para o acesso a certas informações, o pagamento prévio. Também se paga ao Provedor de Acesso (são empresas que fornecem conectividade à internet) para desfrutar do Ciberespaço.

3.5. RECURSOS E SERVIÇOS BÁSICOS DA INTERNET


D
DICA ?
Via programas aplicativos de desenvolvidos para este fim como plataformas virtuais, e ambientes compatíveis de comunicação.

estacamos algumas dos principais serviços que poderão ser proporcionados com o uso das tecnologias de informação e comunicação:

  • Compartilhar informações, por exemplo: professores e alunos podem divulgar ou receber trabalhos escolares, projetos e informações diversas na internet.

  • Trabalho colaborativo, em que grupos de professores e alunos de várias escolas do município, estado ou país possam discutir e construir algo em comum.

  • Conhecimento atualizado sobre vários assuntos e sobre o que acontece no mundo e na sua aldeia.

  • Visitas virtuais a Museus, bibliotecas, instituições tecnológicas, embaixadas, órgãos públicos, empresas, universidades, escolas particulares e públicas etc. em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

  • Acesso a mais, melhor e bem organizada informação.

  • Ganho de tempo para produção de conhecimento.



3.6. RECURSOS DA INTERNET QUE SERÃO ABORDADOS





  • World Wide Web (www) “Teia de alcance mundial” – trata-se de documentos hipertextos (texto com recursos de poder navegar para outras páginas) e multimídia (textos, gráficos, fotos, músicas, vídeos, etc, juntos em um mesmo documento)

  • e-mail (“correio eletrônico”) – de fato este serviço funciona como uma agência de correios. Neste sistema cada usuário possui uma “caixa postal eletrônica”, através da qual pode-se enviar e receber mensagens de e para qualquer parte do mundo.

  • Newsgroups (grupo de notícias ou simplesmente News) – são como “murais virtuais” dispostos por assunto, postados e lidos via correio eletrônico.

  • I
    GLOSSÁRIO
    Plataformas Ferramentas de fácil manuseio.

    Ex. O e-ProInfo,

    plataforma utilizada pelo EaD em grande parte das Universidades, inclusive na Universidade Federal do Piauí.
    nternet Relay Chat
    (IRC) e MSN - transmissão de bate-papo pela rede Internet serviço que possibilita pessoas de todas as partes do mundo se comuniquem via Internet em tempo real (ao vivo) – utilizando-se do teclado e outros recursos multimídia como vídeo e som.


  • File Transfer Protocol (FTP- Protocolo de transferência de arquivo) – com este recurso é possível “baixar” (copiar) para nosso computador softwares educativos, textos, FAQs (Respostas a questões mais freqüentes sobre um determinado assunto), imagens, músicas, etc.

  • WEB 2.0 – Programas compatíveis com o Sistema operacional com ferramentas de fácil manuseio para facilitar a comunicação entre usuário e o sistema desenvolvido.


ATENÇÃO

Observe, o objetivo desta apostila é somente introduzir e motivar os professores para futuras explorações ao Ciberespaço.




3.7. USO E APLICAÇÃO DA INTERNET

3.7.1. world Wide Web (WWW)


O
GLOSSÁRIO
Link: Meio para chamar outra página ou texto. Pode-se usar um ícone, uma imagem ou um texto sublinhado.

protocolo www foi criado em 1992 no The European Laboratory for Particles Physics como meio de distribuição de anotações científicas. A world wide web ou w3 ou simplesmente web – “Teia de Alcance Mundial”, constitui-se em um conjunto de páginas multimídia (figuras, texto, som, filmes) ligados por hipertexto (Texto vinculado - linkado - a um determinado texto por termos-chaves na mesma página ou em uma outra página na internet).
A linguagem padrão que a web usa para criar e reconhecer documentos de hipermídia é o HyperText Markup Language (HTML), que traduzindo é Linguagem de Marcação de Hipertextos.
Exemplo de página web:


Este serviço integra todo um conjunto de informações digitais. Trata-se de uma associação de texto, imagem, som e vídeo, disponível a qualquer momento e disposto num formato que vulgarmente se designa por hipermídia.


Os documentos hipermídia são de manuseio agradável e amigável. Um simples clique no mouse numa expressão sublinhada ou em um pequeno ícone, transportará o usuário para outras fontes de informação ou mesmo para outros locais (sites) da rede.
Existem programas específicos que visualizam documentos www, são os chamados Browsers ou paginadores. Para visualizar uma página basta escrever o endereço chamado de Uniform Resource Locator (URL) do arquivo ou página que desejamos visualizar.

Uma URL é utilizada através de um browser e este é definido abaixo.

3.7.2. Browsers


B
Internet Explorer

rowser é um programa que permite visualizar documentos WWW. Ou seja, permite navegar na internet. Um dos primeiros browsers foi o Mosaic criado pela NCSA (National Center for Supercomputing Applications). O importante é que uma vez conectado à internet, você pode usar o browser para exibir uma enorme variedade de informações nela disponível. Os browsers mais conhecidos e utilizados são: Internet Explorer, Netscape Navigator e como software livre temos o mozilla (Mozilla Firefox).




SAIBA MAIS

Os browsers mais usados são o Internet Explorer e o Mozilla Firefox.




Mozilla Firefox




3.7.3. Abrir o Mozilla Navigator

N
A janela do navegador (Browser) Internet Explorer


ormalmente os softwares de acesso a internet funcionam da mesma forma, para abrir o Mozilla, por exemplo, clique no ícone do programa por duas vezes e o mesmo será executado e ficará a sua disposição para você digitar a URL que desejar pesquisar. Para abrir o Internet Explorer – geralmente o Ícone do Internet Explore se encontra na Área de Trabalho do windows dê um duplo clique neste ícone. Depois de iniciado o navegador, aparecerá a página inicial (também chamada de Home Page ou página de apresentação).




3.7.4 Para visualizar uma determinada página na Internet.

Para visualizar uma determinada página na internet você precisa saber o endereço desta página, é como em uma ligação telefônica que para você se conectar com alguém é preciso o número telefônico desta pessoa. Na internet você precisa da URL (Uniform Resource Locator localizador - uniforme de recursos), que é o endereço exclusivo da página da Internet que se deseja buscar, visualizar.




DICA
Ao lado direito do Endereço (URL), existe uma setinha preta. É só clicar na mesma e serão listados os últimos endereços visitados.


Observe que não são apenas as páginas que possuem um URL exclusivo, mas também todas as imagens e molduras em uma página. Você pode acessar uma página, imagem ou moldura individualmente ao fornecer o respectivo URL.
Como proceder:

Digite a URL diretamente no campo de texto Endereço. Tecle Enter, ou clique na seta para abrir os endereços gravados.





Alguns exemplos de URL`s:

Página do MEC - http://www.mec.gov.br/

Página do Moodle - http://moodle.org/

Página do CNPq - http://www.cnpq.br/




DICA

No final da apostila há uma lista de endereços de sites (lugares) interessantes para visitar.


Após digitar a URL aguarde a página ser montada, o que em algumas situações pode demorar, principalmente se nela houver muitas imagens. Veja: navegar na Internet requer tempo e disposição, tenha, portanto, um pouquinho de paciência. Quando pronta aparecerá a mensagem “Documento: pronto” na barra de status juntamente com o símbolo parado do navegador:








3.7.4. Ícones da Barra de Ferramenta do Navigator



Barra de ferramentas


Para Trás
Clique neste botão para exibir a página anterior do histórico (Um histórico contém páginas que você já exibiu).
Para Frente

Clique neste botão para exibir a próxima página do histórico.

Atualizar

Clique neste botão para reexibir a página atual do Navigator, refletindo quaisquer alterações feitas desde o carregamento original.


Inicio

Clique neste botão para exibir a página inicial designada no painel de preferências do Navegador. Para modificar a página inicial proceda da seguinte forma: Clique em Editar no Menu, em seguida Preferências... Depois Página Inicial e por fim digite o novo endereço.


Pesquisar

Clique neste botão para exibir uma página que contém um catálogo de serviços e sites de mecanismos de pesquisa na Internet.




Histórico

Clique neste botão para exibir um menu com as páginas acessadas, elas ficam armazenadas por tempo de acesso, de duas semanas até a página atualmente visitada.



Imprimir

Clique neste botão para imprimir a área de conteúdo da página exibida no momento. Será exibida uma caixa de diálogo que permite que você selecione as características da impressão.


Favoritos

Neste botão são armazenadas as páginas que foram adicionadas como favoritas, elas podem ser divididas por pastas.


Parar

Clique neste botão para interromper qualquer transferência de informações da página, que esteja em andamento.


A barra de ferramenta em questão é do Navegador do Internet Explorer. O Mozila firefox, e os outros Browsers são relativamente parecidos quanto aos comandos de navegação, havendo apenas pequenas diferenças no desenho dos ícones.
A título de exemplo eis a barra de ferramenta do Mozila Firefox.



3.7.5. Links (Chamados Também de vínculos, ponteiros, âncoras)

As páginas que são exibidas no browser na grande maioria das vezes utilizam links (ligações) para outras páginas do mesmo site, como também para sites alheios. Mas, como reconhecer um link?

R
Página do MEC

http://portal.mec.gov.br/


ealmente o link pode se apresentar como um texto, imagem ou um objeto gráfico qualquer.
Ex.:

Para saber se um texto ou um objeto qualquer é um link, basta observar que quando a seta do mouse passa por cima de um destes, a seta se transforma em uma mão com o indicador apontando, bastando clicar neste objeto/texto para que uma nova página apareça.


3.7.6. Copiando textos da Internet

Você pode copiar qualquer imagem, figura ou texto das páginas da Internet. Este recurso é muito útil para professores e alunos fazerem cópias de mapas, fotos, trecho de livros, poesia, etc.


Para fazer uma cópia, selecione o texto que você deseja copiar e utilize as teclas de atalho (Ctrl+C) ou clique sobre o texto selecionado usando a tecla de atalho do mouse (botão direito), clicando em seguida em Copiar ou ainda clicando no Menu Editar/Copiar.
Para colar o texto utilize as teclas de atalho do teclado (Crtl+V) ou Menu Editar/Colar.
Ex.:



DICA

Arrastar e soltar: Você pode arrastar texto para, por exemplo, o Word. Depois de selecionado o texto, arraste-o para o ícone do Word na barra de tarefas, espere que a janela abra automaticamente, e por fim solte a tecla do mouse após escolher o local do texto.


3.7.7. Copiar uma imagem da Internet para seu computador


Você não pode copiar imagens para a área de Transferência como no caso dos textos. Copie a imagem como um arquivo, bastando clicar com a tecla direita do mouse sobre a imagem que deseja salvar. Selecione salvar imagem como...




E pôr fim escolha um novo nome (opcional) para a imagem e o local (pasta) onde ficará gravado o arquivo.







DICA

Como os textos, as imagens e outros objetos que estão nas páginas dos Browsers Internet Explorer e o Netscape podem ser arrastados para os aplicativos do windows (Word, PowerPoint, Excel), bastando seguir o mesmo procedimento descrito anteriormente para texto na Dica arrastar e soltar.




3.7.8. Busca Web



Acredite, na web há hoje milhões e milhões de documentos hipermídia, quantidades e diversidade inimagináveis de informações, tornando-se uma fonte inesgotável de informações para professores e alunos. Porém, para se encontrar uma determinada informação neste universo de páginas, é necessário a utilização de sites especiais denominados "Busca web" ou sites de busca, que servem como verdadeiros catálogos digitais dos quais destacamos alguns dos mais utilizados:



Ex.:

http://www.google.com.br/

www.altavista.com;

www.cade.com.br;

www.excite.com;

www.yahoo.com;

http://radaruol.uol.com.br/index.html;

http://www.live.com/.
Hoje, alguns sites de busca estão sendo chamados de Portais por oferecerem diversos serviços além dos de procura, tais como: serviços de e-mails (correio eletrônico), donwloads (copiar, carregar arquivos da Internet para seu computador), chats (bate-papo em tempo real), além de abrigar também, home pages (página de apresentação), etc, que atualmente, na maioria das vezes, são oferecidos gratuitamente.

Ex.:

http://geocities.yahoo.com,

www.altavista.com,

www.lycos.com,

www.radar.uol.com.br,

www.yahoo.com


DICA

Alguns “Busca web” utilizam vários outros sites de busca para fazer uma pesquisa, são chamados de Metabusca. Exemplo: www.metacrawler.com


Atualmente, o mais conhecido site de busca é o Google. Para realizar uma pesquisa nesta ferramenta siga os passos seguintes. No campo de texto Endereço do browser, digite: www.google.com.br e tecle Enter.





Interface do site de busca Google, http://www.google.com.br/





Se você escreveu o endereço correto e o acesso para Internet estiver ok, então provavelmente aparecerá a página ilustrada acima.
No campo de texto consulta digite a palavra ou frase que você deseja pesquisar. Quando escrever uma frase coloque-a entre aspas, exemplo: “Independência do Brasil” e por fim dê um clique no botão busca para começar a procura.

Seguindo o exemplo, o “Google” mostrará a seguinte página:


O “Google” mostrará o número de ocorrência e os links para as páginas sobre o assunto desejado.

Se o número de ocorrência for muito grande para caber em uma única página (geralmente são 10 links por página), o site de busca apresentará no final da página o número das outras páginas ou simplesmente o link da próxima (Mais).

3.7.9 Como copiar uma página da Internet


Podemos copiar uma página da Internet como arquivo para lê-lo posteriormente fora da rede. Este recurso é interessante quando estamos fazendo uma pesquisa, levantando dados para que posteriormente possamos lê-los com mais calma. Para tal, proceda da seguinte forma:
Clique em Arquivo no menu do seu browser e escolha salvar como.


Escolha um novo nome (opcional) e o local, e finalmente clique em Salvar.


3.7.10 Para abrir uma página em uma nova janela do Browser


Clique sobre o link com a tecla de atalho do mouse (tecla direita) e escolha Abrir em uma nova janela.ou abrir em uma nova aba (no Mozila Firefox).


Este recurso é interessante quando se deseja ler uma página ao mesmo tempo que carregamos uma outra (já que as vezes demora um pouco).


  1   2


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal