3° período Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil



Baixar 28.68 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho28.68 Kb.



QUADRO COMPARATIVO DO ENTÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Objetivo: Planejamento interdisciplinar

Componentes Curriculares (3° período)




  • Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil

  • Fundamentos Teóricos Metodológicos da Língua Português

  • Prática na Dimensão Político-Social




FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Educação Infantil: fundamentos e políticas. Criança de 0 a 3 anos: o cuidado. Criança de 4 a 5 anos: o processo de alfabetização. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. A dimensão lúdica na criança. Tendências atuais no processo de alfabetização. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. Proposta Pedagógica do Estado do Maranhão para a Educação Infantil. Organização curricular na educação infantil. Avaliação no contexto da educação infantil.





FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

C.H.: 60 horas



EMENTA:

A Língua materna. Teorias do desenvolvimento da linguagem. Fundamentos sociolingüísticos, psicolingüísticos. O processo de leitura e de produção textual. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria de Estado do Maranhão para o Ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental.




P. 21 PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Historicidade da prática de ensino/Estágio supervisionado como componente curricular. Relação teoria e prática e suas implicações na formação do educador. Relação sociedade e escola. Diagnose da escola. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição dos trabalhos produzidos.







QUADRO COMPARATIVO DO ENTÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Objetivo: Planejamento interdisciplinar

Componentes Curriculares (4° período)




  • Fundamentos Teóricos Metodológicos da Matemática

  • Fundamentos Teóricos Metodológicos da Geografia

  • Fundamentos Teóricos Metodológicos das Ciências

  • Estágio Supervisionado: Docência na Educação Infantil




FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA

C.H.: 60 horas



EMENTA:

História da Matemática. Filosofia da Educação Matemática. Psicologia, educação e matemática. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos numa perpectiva construtivista. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em matemática.



FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Geografia: conteúdos e conceitos básicos. Geografia na sala de aula. Os pilares básicos da Geografia. O papel do professor de Geografia. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão ambiental e o ensino de Geografia. Avaliação em Geografia.



FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA

C.H.: 60 horas



EMENTA:

História: conteúdos e conceitos básicos. História na sala de aula. O papel do professor de História. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. Fontes: documentos, depoimentos, entrevistas. História oral na reconstituição da história local. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da História nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em história.



FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Ciências: conteúdos e conceitos básicos. Ciências na sala de aula. O papel do professor de Ciências. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino das Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Avaliação em Ciências.



ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Estágio curricular na educação infantil. Estudos e análise global e crítica de situações da prática docente na escola especialmente na educçaão infantil. O processo de alfabetização. Atividades orientadas e supervisionadas no contexto da educação infatil. Observação e participação no planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem na educação infantil. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição de trabalhos produzidos.







QUADRO COMPARATIVO DO ENTÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Objetivo: Planejamento interdisciplinar

Componentes Curriculares (5° período)





  • Fundamentos Teóricos Metodológicos de Jovens e Adultos (EJA)

  • Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Especial

  • Estágio Supervisionado: Docência Ensino Fundamental – Anos Inicias




FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Abordagem teórica multidimensional: histórica, política, social, filosófica, psicológica, com ênfase na dimensão pedagógica. O legado de Paulo Freire. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem na educação escolar de jovens e adultos e possibilidades de reconstrução de conhecimento. Diretrizes para uma educação de jovens e adultos.




FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Estudo dos elementos filosóficos, históricos, sociológicos, psicopedagógicos que norteiam o atendimento educacional dos portadores de necessidades educativas especiais. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. A educação inclusiva. Papel da escola na integração social dos portadores de necessidades educativas especiais. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para a Educação Especial. Procedimentos didáticos metodológicos.




ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Estágio curricular no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Estudos e análise global e crítica de situações da prática docente na escola especialmente no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). O processo de alfabetização no 1º ano. Atividades orientadas e supervisionadas no contexto do Ensino Fundamental. Observação e participação no planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição de trabalhos produzidos.







QUADRO COMPARATIVO DO ENTÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Objetivo: Planejamento interdisciplinar

Componentes Curriculares (5° período)





  • Planejamento Educacional

  • Currículos e Programas

  • Estágio Supervisionado: Disciplinas Pedagógicas




PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Concepções de planejamento educacional. O planejamento educacional no Brasil. O planejamento participativo na escola. O processo de planejamento e desenvolvimento de ensino. Planejamento estratégico. Tipos de plano: componentes básicos. Ações interdiciplinares.



CURRÍCULOS E PROGRAMAS

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Currículo: tendências e filosofia. Origens do currículo no Brasil. O ensino de currículos e programas. Desafios curriculares para o novo milênio. Currículo e interdisciplinaridade. Estudo contextualizado dos parâmetros curriculares nacionais. Fundamentação teórica das diretrizes que norteiam a Organização de Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos.




ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

C.H.: 60 horas



EMENTA:

Estágio supervisionado nas disciplinas pedagógicas da Educação Básica e Profissional. Participação nas atividades da escola: planejamento, reuniões pedagógicas, formação continuada. Apresentação do relatório final. Avaliação da experiência e exposição de trabalhos produzidos.





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal