362h divididas em 03 semestres (18 meses)



Baixar 28.69 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho28.69 Kb.
A Pós-graduação lato sensu Dinâmicas Corporais Expressivas e Terapêuticas tem uma carga horária de 362h divididas em 03 semestres (18 meses).

As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 17h30.



Componentes curriculares (disciplinas) / carga horária:
 

Núcleo Temático 1 – Alfabetização do Corpo

Carga horária

Alfabetização do Corpo - Eutonia

Desperta, cultiva e refina a consciência da unidade psicofísica que cada um é, por meio da observação minuciosa dos processos que ocorrem no corpo humano e da atenção dirigida, promovendo a regularização do tônus e ampliando as possibilidades de contato consigo mesmo e com o entorno. Desenvolve a conscientização superficial e profunda da pele e dos ossos por meio de vivências e reflexões sobre o tema.

33

Reflexões sobre Saúde e Doença

Desenvolve o conceito de Saúde/ Doença/ Processo de Adoecimento/Cura e a conscientização da unidade psico-físico-espiritual. Promove reflexões e inter-relações entre o sintoma físico e as emoções pela visão da Homeopatia e da Medicina Chinesa.

12

Fisiologia do Movimento

Propõe a compreensão das alterações fisiológicas decorrentes da prática do movimento do corpo. Inclui fisiologia do sistema muscular, controle neural do movimento e movimento voluntário, fisiologia do sistema neuro-endócrino e cardio-vascular.

16

Questões Metodológicas em Arte – Saúde – Educação

Possibilita a compreensão dos princípios que norteiam a pesquisa científica. Apresenta metodologias que se relacionam com as três áreas de interesse do curso: arte, educação e saúde. Promove experiências do exercício da escrita científica.

12

Proposições Coreológicas - Dança-Arte-Movimento

Apresenta princípios da teoria de Rudolf Laban. Amplia os conhecimentos na área de dança, estabelecendo uma nova compreensão do movimento humano que favoreça a reflexão sobre a sua prática pedagógica e terapêutica.

33



Núcleo Temático 2 – Diálogos Sobre o Corpo

Carga horária

Corpo na Filosofia

Apresenta o universo da filosofia ocidental, a partir da perspectiva da filosofia da imanência, oferecendo subsídios para a problematização do modo de vida contemporâneo, além de prover instrumental conceitual como auxilio nas criações. Enfatiza a distinção entre pensamento e modo ético, e moral de vida.

24

Corpo na Psicologia

Introduz a concepção e o pensamento da psicologia profunda (psicanálise) e a integração desta com o corpo a partir do trabalho de Wilhelm Reich. Recupera a função educativa natural: princípio da vida ligada à prevenção natural e ao encouraçamento infantil e seu funcionamento bioenergético.

24

Corpo na Comunicação

Possibilita a conscientização sobre a diversidade e a multiplicidade de linguagens que constituem a comunicação, estudando a instância primeira de todo processo comunicativo, o corpo, e a multiplicidade de linguagens, desde as táteis, gustativas e olfativas, de que se compõe a comunicação de proximidade, até os visuais e auditivas que compõem a comunicação de distância.

24

Proposições Coreológicas - Dança e Alquimia

Estimula a criatividade por meio da percepção das imagens simbólicas. Propicia a compreensão do movimento, interação com sentimentos, sensações, pensamentos e intuições, assim como a reflexão sobre os aspectos simbólicos da interação corpo-mente. Estuda os conceitos da psicologia analítica, relacionados com as qualidades de movimento de R. Laban.

33

Mitos e Símbolos do Corpo

Propõe a investigação sobre o corpo articulando dois eixos: horizontal, num levantamento dos mitos que a cultura humana vem criando em torno do corpo (feio e belo, juventude e velhice, feminino e masculino, sexualidade e erotismo, saúde e doença, consciência e inconsciência, sagrado e profano); e outro, vertical, abarcando a investigação, os símbolos do corpo, isto é, componentes do imaginário que partem do corpo e que chegam ao corpo no cotidiano atual, como vestuário, gestos, danças, e as imagens do corpo nas diversas mídias.

21

Contato e Movimento Consciente – Eutonia

Permite a investigação e a experiência do diálogo corporal a partir do intercâmbio ativo e consciente que se estabelece consigo mesmo, com objeto e com outra pessoa (contato consciente). Amplia e desenvolve o dinamismo corporal e o repertório de movimentos por meio da experiência e ampliação das possibilidades da execução dos movimentos conscientes.

33

Metodologia de Projeto

Instiga a pesquisa, organiza o pensamento e sintetiza experiências. Subsidia a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC incluindo diferentes formas de expressão (escrita oral e corporal). Permite a apreciação e vivência de variadas propostas para a elaboração dos objetos comunicantes (dinâmicas corporais).

12




Núcleo Temático 3 - Laboratórios de Criação: Cênico e Sonoro

Carga horária

Composição Coreográfica - Eutonia

Possibilita a prática, o desenvolvimento criativo do jogo dinâmico do movimento em grupo com consciência do próprio espaço interior, a relação com o espaço exterior e o espaço corporal dos outros. Propõe a elaboração e apresentação de composições coreográficas individuais e em grupo a partir do processo de trabalho em Eutonia. Promove a compreensão da comunicação meta-corporal.

20

Corpo Cênico

Apresenta aspectos das dimensões expressivas do corpo nas Artes Cênicas, especialmente Dança -Teatro, por meio de técnicas e recursos de preparação, criação e atuação cênica. Possibilita a experimentação da improvisação e da atuação cênica como território de criação, interação e comunicação. Fornece, por meio de recursos da neurociência, da arte-terapia e dos jogos teatrais, ferramenta teórico-prático na utilização da linguagem corporal como forma de aperfeiçoar relações e maior qualidade de comunicação. Permite desenvolver um processo reflexivo crítico para encontrar condições de articular os conteúdos desenvolvidos na disciplina à sua área de interesse e pesquisa

25

Corpo Sonoro

Propicia a tomada de consciência de todas as possibilidades de expressão sonora, visando desenvolver a habilidade de improvisar e expressar os mais variados temas usando corpo e voz.

25

Pensar o Corpo

Promove e amplia reflexões sobre os conceitos prático-teóricos elaborados no decorrer do curso. Estimula a elaboração de projetos que demonstrem as interfaces do curso. Prevê a participação conjunta de docentes, alunos e profissionais convidados. Incentiva a elaboração e a publicação dos objetos-comunicantes.

15


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal