6º Ano Atividade de História – Cap. 15 e 16



Baixar 25.72 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho25.72 Kb.
6º Ano - Atividade de História – Cap. 15 e 16

  1. Pesquisar sobre as seguintes civilizações e seus aspectos abaixo relacionados. A seguir completar o quadro.

Civilização

Aspectos





Árabe




Bizantina

Política


Eram composto por tribos, mas após as pregações de Maomé unificou em um Império.


Império

Cidades principais



Meca e Medina

Constantinopla, Esparta, Atenas, Alexandria

Característica própria




Viviam numa região de deserto e em tribos, defendem a guerra santa, na escrita não possui alfabeto.

Formado por várias culturas, criou uma religião subordinada ao imperador.

Economia




Comércio, pecuária, agricultura e artesanato.

Comércio, agricultura e artesanato

Organização social




Califas, ricos latifundiários e comerciantes, pequenos comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

Havia a aristocracia, formada por banqueiros, mercadores, donos de fábricas, grandes proprietários de terras, havia também os artesãos (trabalhadores das oficinas e do comércio), os servos e por fim tinham os escravos

Tipo de religião e principal (is) deus(es)

Monoteísta - Allah

Monoteísta - Deus

Legado cultural




Na astronomia fundaram observatórios, elaboraram calendário. Na matemática desenvolveram a álgebra, trigonometria, e propagaram o sistema numérico, os chamados “algarismos arábicos”. Na química descobriram várias substancias e compostos, como: álcool, ácido nítrico e sulfúrico. Na física fizeram experiência sobre velocidade, transmissão e refração da luz. Na Medicina descreveram diversas doenças nervosas, descobriram que as doenças podem propagar-se pela contaminação da água, do solo e das vestes, diferenciaram varíola e sarampo. Na literatura escreveram o Alcorão, e vários contos e lendas, como As mil e uma noites.


Conservou e espalhou a cultura grega, manteve as relações culturais entre ocidente e oriente por meio do comércio. A cidade de Constantinopla, hoje Istambul, tornou-se importante metrópole cultural. A religião Católica Ortodoxa foi preservada.

Localização



Península Arábica

Entre o sul da Europa e o leste da Ásia.


Atividade de História
As questões a seguir se referem ao legado do Império Bizantino. Leia e responda.

  1. Quais características diferenciam o Império Bizantino dos reinos que se formaram no Ocidente da Europa?

  2. Quais povos contribuíram para a formação da sociedade bizantina? E qual era o idioma oficial do Império?

  3. Quais foram às conquistas realizadas por Justiniano?

  4. Explique os termos: cesaropapismo, patriarca, Cisma do Oriente, mosaicos e ícones.

  5. Cite as atividades econômicas que predominavam no Império Bizantino.

  6. Quais outras camadas sociais havia na sociedade?

  7. Qual foi a contribuição da cultura bizantina para com as sociedades do Oriente e do Ocidente?


Respostas – Império Bizantino

  1. Império Bizantino – governo centralizado, crescimento das cidades e manutenção do comércio. Reinos Ocidentais (bárbaros) – economia rural, pouco comércio, despovoamento das cidades, e poder político descentralizado.

  2. Foram os povos gregos, sírios, judeus, armênios, egípcios, persas, eslavos, mongóis, germanos. Até o século VII foi o latim, a partir dessa data foi substituído pelo grego.

  3. Justiniano desejava recuperar o Império Romano, por isso, retomou o norte da África dos vândalos, reconquistou a Península Itálica dos ostrogodos, no Oriente derrotou os persas e após sua morte foi retomada dos visigodos, a Península Ibérica.

  4. Cesaropapismo – é o poder ou supremacia que o imperador tem sobre a religião e o papa. Patriarca – é o bispo de Constantinopla e religioso com maior poder no Oriente. Cisma do Oriente – foi o movimento que aconteceu em 1054, e ocasionou a divisão do Cristianismo e a formação de duas igrejas: Igreja Católica Romana, presidida pelo papa e Igreja Católica Ortodoxa, presidida pelo patriarca. Mosaicos – são desenhos feitos com a combinação de muitas pedrinhas de formato e cores diferentes. Ícones – são as imagens de santos, como Jesus Cristo, Maria, pintados em telas e painéis, ou esculpidas em superfícies planas.

  5. A pesca, manufatura (produção de tecidos), fabricação de armamentos, a mineração (extração de minérios) e a cobrança de impostos sobre os produtos produzidos e comercializados.

  6. Havia a aristocracia, formada por banqueiros, mercadores, donos de fábricas, grandes proprietários de terras, havia também os artesãos (trabalhadores das oficinas e do comércio), e por fim tinham os escravos.

  7. Conservou e espalhou a cultura grega, manteve as relações culturais entre ocidente e oriente por meio do comércio. A cidade de Constantinopla, hoje Istambul, tornou-se importante metrópole cultural. A religião Católica Ortodoxa foi preservada.


Atividade de História

As questões a seguir se referem ao legado do Império Islâmico. Leia e responda.



  1. Por que podemos afirmar que a Península Arábica não era uma região propicia a formação de uma civilização?

  2. Diferencie os beduínos dos coraixitas.

  3. Como se caracterizava a religião árabe antes das pregações de Maomé?

  4. Explique o que é Caaba, Meca, Islã, muçulmano, mesquita, Corão, Hégira, Pedra Negra.

  5. Descreva sobre a vida de Maomé antes de se tornar profeta.

  6. Cite características comuns entre o Islamismo, Cristianismo e Judaísmo.

  7. Cite e explique os pilares do Islã.

  8. Por que o império islâmico cresceu tão rápido?

  9. Por que podemos afirmar que a cultura islâmica é uma das mais ricas e cheia de conquistas intelectuais?

  10. Destaque as principais contribuições dos muçulmanos.

  11. Quais foram às contribuições dos islâmicos na Europa?

  12. Em quais grupos se divide o islamismo? E o que mais diferencia o islamismo das outras religiões?


Respostas – Império Árabe:

  1. Porque é uma região pobre, de difícil acesso, sem atrativos, desprovida de vantagens naturais, como rios e terras férteis.

  2. Beduínos – as tribos de beduínos eram nômades e dedicavam-se ao pastoreio de carneiros e cabras, ao comércio com outras regiões fora da península. Comercializavam produtos derivados da agricultura e animais. Coraixitas – as tribos eram sedentárias e habitavam cidades próximas do Mar Vermelho, viviam basicamente do comércio e do fornecimento de produtos para as tribos nômades.

  3. Era politeísta, os árabes cultuavam mais de trezentos deuses. Em Meca ficava o templo sagrado, chamado Caaba, que abrigava a imagem dos deuses e a Pedra Negra, que os árabes acreditavam ter sido enviado do céu.

  4. Caaba – templo sagrado que abrigava a imagem dos deuses e a Pedra Negra. Hoje é o principal templo do Islã. Meca – é a cidade sagrada para os muçulmano e nela fica a Caaba. Islã – nome da religião fundada por Maomé, e significa “submissão absoluta à vontade de Deus”. Muçulmano – é o crente da religião Islâmica, e significa “aquele que se entrega a Deus”. Mesquita – nome dado aos templos islâmicos, local de oração dos muçulmanos. Corão – também chamado de Alcorão, é livro sagrado do Islã, nele contém a palavra de Deus revelada a Maomé pelo anjo Gabriel. Hégira – significa “partida”, aconteceu em 622 e marca o inicio do calendário islâmico. Devido a perseguições e tentativas de assassinato a Maomé, ele e seus seguidores fugiram de Meca para Yathrib (Medina). Pedra Negra – é um meteorito, os árabes acreditam que essa pedra foi enviada dos céus por Deus ao seu povo. No inicio ela era branca, mas devido aos pecados da humanidade ela escureceu.

  5. Ele nasceu em Meca, e aos sete anos ficou órfão e foi criado pelo seu tio, um comerciante. Na juventude tornou-se caravaneiro e casou-se com uma rica viúva. Como caravaneiro entrou em contato com os judeus e cristãos e foi influenciado pelas crenças religiosas deles. Dizendo ter sido visitado pelo anjo Gabriel defendia que havia um só Deus, Alá e um único profeta, ele, Maomé.

  6. Acreditam em um único Deus, julgamento final, no paraíso e inferno.

  7. – acreditar em um único Deus, Alá. Oração – rezar a Alá cinco vezes ao dia, entre a aurora e o anoitecer. Esmola – praticar a caridade. Jejum – jejuar durante o mês do Ramadã. Peregrinação – visitar a cidade de Meca pelo menos uma vez na vida.

  8. Devido à tolerância e ao respeito aos costumes dos povos dominados. Os povos tinham suas crenças respeitadas e eram tratados com moderação. Eram obrigados a entregar suas armas e pagar os impostos.

  9. Porque os árabes respeitavam e assimilavam a cultura dos povos com que entravam em contato. E depois enriqueciam com sua própria cultura.

  10. Na astronomia fundaram observatórios, elaboraram calendário. Na matemática desenvolveram a álgebra, trigonometria, e propagaram o sistema numérico, os chamados “algarismos arábicos”. Na química descobriram várias substancias e compostos, como: álcool, ácido nítrico e sulfúrico. Na física fizeram experiência sobre velocidade, transmissão e refração da luz. Na Medicina descreveram diversas doenças nervosas, descobriram que as doenças podem propagar-se pela contaminação da água, do solo e das vestes, diferenciaram varíola e sarampo. Na literatura escreveram o Alcorão, e vários contos e lendas, como As mil e uma noites.

  11. Sistema de irrigação, introdução de vários produtos agrícolas, como: arroz, algodão, cana-de-açúcar. Conhecimento da bússola, do astrolábio, da produção de papel, da fabricação da pólvora e introduziram várias palavras, como: alfinete, alcunha, açougue, açúcar.

  12. Em sunitas, xiitas. Ela se propõe a regular integralmente todos os aspectos do dia-a-dia das comunidades que seguem os ensinamentos de Maomé: há uma profunda ligação entre vida social, política e religiosa.



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal