8 atividades permanentes



Baixar 21.63 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho21.63 Kb.
8. GRUPO DE ESTUDOS
GRUPO DE ESTUDO SOBRE TRANSDISCIPLINARIDADE E DIÁLOGO ENTRE CULTURAS E RELIGIÕES

8.1. ATIVIDADES PERMANENTES:

       ENCONTROS PESSOAIS OU EM GRUPO COM O COORDENADOR

No gabinete E2 do 8º andar do Espaço Executivo da UNICAP (ramal 4029):

Nas terças-feiras, das 15 às 18 horas.

Temos quatro mestrandos em Ciências da Religião, Sandro e Esdras, Marconi e Avellar, além de um estudante de Iniciação Científica da Teologia, Berivaldo, envolvidos com a nossa pesquisa “Do Transdisciplinar ao Transreligioso: a lógica do Terceiro Incluído e a metodologia do diálogo inter-cultural e inter-religioso”. Junto com eles, os quinze participantes do Grupo são convidados à partilha das suas inquietações, leituras e descobertas, de maneira personalizada, com o coordenador, em seu gabinete de pesquisa. Tais encontros visam a uma maior adequação dos estudos aos interesses e capacidades pessoais dos interessados, bem como à repartição eqüitativa de tarefas complementares na construção de um saber coletivo. Por meio desses encontros são feitas propostas de estudo da bibliografia e se realiza o acompanhamento desse processo.

 

       REUNIÕES PRESENCIAIS DO GRUPO



Na sala B 107 da UNICAP:

Quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 17 às 19 horas.

Os encontros presencias visam o debate dos estudos e pesquisas realizados a partir da bibwebliografia partilhada sobre o tema, seguindo a seguinte dinâmica: exposição introdutória e contextualizadora do professor; partilha das leituras/experiências realizadas pelo grupo de estudantes/pesquisadores; e debate avaliativo e provocativo. A temática se distribui em assuntos subseqüentes nesta ordem: uma viagem entre religião e ciência, teologia e física; resgate do método científico transdisciplinar (física e níveis da realidade, teoria da complexidade, lógica do terceiro incluído); modo de usar a transdisciplinaridade na teologia (lógica formal e diálogo na tradição cristã, metodologia transdisciplinar e atitude transreligiosa, transdisciplinaridade e metodologia teológica); sobre os santos e os orixás, pontes entre religião e cultura no Recife.

 

       REUNIÕES VIRTUAIS DO GRUPO NA INTERNET



Pela Sala de bate-papo do Grupo no TELEDUC/UNICAP e/ou MSN Messenger:

Quinzenalmente, nas quartas-feiras, alternando com as reuniões presenciais, das 21 às 22 horas.



O nosso grupo deu início a um ambiente virtual de ensino no TELEDUC, que é um sistema de salas de aula virtuais utilizado, entre outras, pela Universidade Católica de Pernambuco. Através deste sistema, em regime de parceria e cooperação com todos os envolvidos, é possível publicar documentos, compartilhar materiais didáticos e agendar atividades com alunos, criando uma extensão dos encontros presenciais na Web. A sala virtual do grupo está ativa e interativa no endereço: http://www.dei.unicap.br:5000/~teleduc/pagina_inicial/mostra_curso.php?&cod_curso=2&tipo_curso=A&extremos=

8.2. ARTIGOS RELEVANTES:





Resumo: A partir da concepção da arte “como oração de viver”(Lisboa, 2001), o trabalho levanta algumas indagações sobre como realizar o encontro religião/ arte, religião/ subjetividades, com base na concepção de que a arte poderia constituir o caminho que leva a diálogos sobre e entre diversas ciências, em busca de nuances e novas formas para aprofundar um encontro que sempre existiu entre religião, arte e filosofia. A Religião e as Ciências da Religião são discutidas e conceituadas sob a ótica de Greschat, Russel, Barbour, Faustino, Geffré, alguns autores, seguindo uma metodologia comparativa e fenomenológica. Aborda questões relacionadas ao hibridismo religioso na sociedade contemporânea, fruto do passado histórico do país e das inquietações do homem moderno, face às rápidas e contínuas modificações/ transformações às quais precisa se adaptar. Apresenta os motivos que levam a buscar respostas nessa área do conhecimento, qual o problema, a realidade e o contexto histórico atual, bem como os objetivos a serem alcançados, justificativas para a escolha do tema a ser investigado, considerações conceituais e o método que se pretende seguir para obter as respostas às questões delineadas no trabalho.

Palavras-chave: religião, arte, metodologia.

Para baixar o artigo clique aqui (txt 8.1)


  • ENCONTROS PARA A NOVA CONSCIÊNCIA, por Vanderlei Lain

Resumo: O Encontro para a Nova Consciência de Campina Grande (PB) torna-se palco de um atrativo e intrigante acontecimento, nada igual visto em outras partes do mundo, atualmente. Ao observarmos as particularidades marcantes desta experiência religiosa, em tamanha diversidade, permite-nos caracterizá-lo como um fenômeno religioso pós-moderno. Estudando os elementos relevantes do evento, a partir das contribuições de teóricos contemporâneos do fenômeno religioso, buscaremos apresentar esta experiência como um espaço significativo da vivência religiosa dentro da cultura pós-moderna. Se a secularização e pluralismo religioso conferem indicações sobre a religião na modernidade, as características deste Encontro, marcados pela subjetividade que lhe confere identidades flutuantes, denotam indícios de uma religiosidade que se configura na pós-modernidade.

Palavras Chave: Nova Consciência, Pós-modernidade, Identidades Flutuantes.

Para baixar o artigo clique aqui (txt 8.2)


  • TRANSDISCIPLINARIDADE E DIÁLOGO ENTRE CATÓLICOS E XANGOZEIROS, por Gilbraz S. Aragão

Resumo: Apresenta-se aqui a “lógica do Terceiro Incluído” e busca-se um modo de usar essa epistemologia transdisciplinar na teologia e no seu aporte ao diálogo entre culturas e religiões. Indicam-se caminhos pelos quais os Encontros de Irmãos podem começar o diálogo com os Xangôs do Recife e através dos quais a perspectiva cristã da Criação pode fecundar estruturalmente a teologia do diálogo inter-religioso.

Palavras-chave: Lógica teológica, transdisciplinaridade, sincretismo, diálogo inter-religioso.

Para baixar o artigo clique aqui (txt 8.3)

8.3. EVENTOS ESPECIAIS:

       TRÍDUO TRANSDISCIPLINAR.: A BUSCA DO SAGRADO, ENTRE E ALÉM DAS RELIGIÕES

No auditório do CTCH, 1º andar do bloco B:

De 15 a 17 de agosto/06,

Dia 15 de agosto, 17 às 19 horas: FRONTEIRAS DA TEOLOGIA, palestra com os professores Degislando Nóbrega e Gilbraz Aragão.

Dia 16 de agosto, 17 às 19 horas: HISTÓRIA E RELIGIÃO: LEITURA INTERDISCIPLINAR DO CÓDIGO DA VINCI, debate com os professores Paulo Valério (teologia), Alexandre Figueiroa (comunicação social), Luis Manoel (história), Luiz Marques (ciências da religião).

Dia 17 de agosto, 14 às 17 horas: FÍSICA E ESPIRITUALIDADE: VISÃO TRANSDISCIPLINAR DO FILME QUEM SOMOS NÓS?, exibição e debate com os professores Gilbraz Aragão (teologia) e Ivan Leitão (física).

Percebendo que o cinema, meio de comunicação que fascina as novas gerações, tem polemizado o espaço público com temas que se prestam a uma abordagem inter e transdisciplinar, quais sejam o da religiosidade e o do conhecimento, o Laboratório TransD. da UNICAP acoplou à Terça Teológica acerca das Fronteiras da Teologia dois cine-debates sobre os filmes Código da Vinci e Quem Somos Nós?

        SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA CIENTÍFICA E TRANSDISCIPLINARIDADE

No auditório do 3° andar do Espaço Executivo da UNICAP:

Dias 1 e 2 de setembro/06, com Américo Sommerman (do Centre International des Recherches et Études Transdisciplinaires-CIRET-Paris e Centro de Educação Transdisciplinar-CETRANS-São Paulo),

O conhecimento transdisciplinar remete a um diálogo constante entre sujeito e objeto, a parte e o todo. Ele busca encontrar a realidade entre e além das disciplinas científicas, como também levantar princípios convergentes entre todas as culturas, para que uma visão transcultural e transreligiosa possa emergir. Isso leva à relativização radical de cada olhar, mas sem cair no relativismo, uma vez que a Transdisciplinaridade nos permite vislumbrar o mundo comum ou a concordia mundis e o terceiro incluído entre cada par de contraditórios. Como levar tal epistemologia à fecundação das práticas educativas e da pesquisa científica? Para refletir sobre essa temática e dar impulso à evolução transdisciplinar da universidade, ensejada pela UNESCO, o nosso Grupo de Estudo esteve empenhado na articulação do primeiro Seminário Transdisciplinar na UNICAP,  perfazendo 15 h/a e envolvendo os mestrandos da Católica e demais pesquisadores interessados. Américo Sommerman, que ministrou o seminário, é grande articulador do movimento transdisciplinar no Brasil e autor do livro Inter ou transdisciplinaridade? da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes, pela PAULUS. Os certificados foram oferecidos pelo Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP.

        PALESTRA SOBRE IMAGINÁRIO E RELIGIÃO

No auditório do CTCH, primeiro andar do bloco B:

Dia 16 de maio/07, com a Profa. Dra. Danielle Pitta (do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário da UFPE),

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário, criado em 1975, na Fundação Joaquim Nabuco, sob o nome Centro de Pesquisas do Imaginário, funciona desde o ano de 1992 no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Sob coordenação da Professora Dra. Danielle Perin Rocha Pitta, o Núcleo e suas iniciativas contam com apoio integrado de instituições internacionais como o Centre de Recherches sur l'Imaginaire, Université Paris-V e o GRECO-CRI (Groupement de Recherches Coordonnées), ambos inscritos no CNRS - França. A professora Danielle veio conversar com o nosso Grupo de Estudos, em palestra aberta aos estudantes dos mestrados da UNICAP, sobre Imaginário e Religião, Religião e Transdisciplinaridade.








©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal