8. Plano de Qualidade



Baixar 17.8 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho17.8 Kb.
8. Plano de Qualidade
Tem como objetivo especificar as políticas e meios que a organização e a equipe tomarão como parâmetro para garantir não apenas a qualidade final do produto, como também a qualidade do processo de desenvolvimento do projeto. Esta seção apresenta o plano de qualidade do projeto do jogo Der Bauernhof.
8.1 Políticas
As políticas de qualidade adotadas para este projeto seguem as políticas de qualidade da Ludusware, sendo apresentadas abaixo:


  • Utilização sistemática dos processos, com técnicas de medição, acompanhamento e aperfeiçoamento;

  • Garantir meio eficientes de comunicação entre os membros da equipe;

  • Proporcionar a equipe o suporte necessário para o desenvolvimento do jogo, seja em questão de ferramentas como de instalações adequadas;

  • Todos da equipe devem estar cientes de suas responsabilidades sobre a qualidade do jogo;

  • Manter a equipe sempre motivada, treinada e reconhecida profissionalmente;

  • Manter os clientes sempre informados sobre o andamento do desenvolvimento;

  • Buscar o progresso no sentido de ter cada vez um jogo mais harmônico, em questão de gráficos, jogabilidade, som e etc.


8.2 Padrões
É importante o uso de padrões de desenvolvimento de software reconhecidos, pois estes garantem ao produto uma confiabilidade maior perante seus clientes e assim ganha mais espaço nos mercados de jogos que cada vez é mais disputado.

Nesse quesito, o projeto deverá seguir as diretrizes cobertas pela serie ISO 9000, que é considerado um dos alicerces do sistema de qualidade, pois, com ele, o cumprimento dos requisitos estabelecidos é evidenciado, a informação sobre como desenvolver cada atividade é de conhecimento dos colaboradores da empresa e, além disso, os processos de trabalho da empresa contam com um ambiente propício para sua melhoria contínua.


8.3 Responsabilidades
Todos os membros da equipe devem estar cientes de suas responsabilidades para garantir a qualidade do projeto e do jogo final. Assim sendo, todos os integrantes da equipe devem estar informados e comprometidos com as políticas e os padrões de qualidade adotados pela organização, sendo então responsáveis por sua aplicação e checagem durante o processo de desenvolvimento.

A tabela a seguir traz as principais responsabilidades atreladas aos membros da equipe de projeto.



Função

Responsabilidades


Gerente de Projeto

  • Garantir a qualidade do projeto como um todo;

  • Estimular a comunicação entre os membros da equipe;

  • Realizar reuniões periódicas para avaliar o andamento do projeto.

Storyteller

  • Garantir uma história coerente e interessante.

Engenheiro de Som

  • Garantir efeitos sonoros condizentes com as situações;

  • Introduzir músicas que transmitam momentos condizentes com a história;

  • Cuidar para que as músicas e efeitos sonoros em geral sejam agradáveis aos jogadores.

Artistas

  • Garantir que a parte visual do jogo esteja de acordo com o enredo;

  • Cuidar para que os gráficos não apresentem falhas estruturais (poligonais) visíveis;

  • Garantir que possuam fidelidade aos elementos as quais estão querendo representar.

Programadores

  • Produzir diretamente os seus artefatos de código;

  • Testar módulos e subprodutos do projeto para garantir as funcionalidades desejadas e sua corretude;

  • Entregar relatórios periódicos dos artefatos produzidos por eles;

  • Seguir padrão de documentação de código.

Tabela X – Responsabilidades dos membros da equipe
8.4 Procedimentos
O principal procedimento de monitoramento de qualidade é realizado pelo gerente de projeto, por meio de reuniões periódicas num trabalho conjunto com todos os envolvidos no projeto, e assim garantir que os processos estão sendo seguidos e ter a oportunidade de analisá-los para identificar possíveis problemas e as formas de melhorias, seguindo as padronizações dos procedimentos previamente definidas.

Abaixo são descritos alguns procedimentos para construção de processos padronizados:




  • Diagnóstico de cada processo para conhecer passo a passo, como o mesmo está sendo executado;

  • Definir, para cada processo, a ferramenta computacional adequada e a padronização da documentação;

  • Garantir que os softwares selecionados para utilização contribuirão para a integração dos vários processos e para a qualidade dos resultados;

  • Padronizar toda a documentação do software para atender aos requisitos ISO9000-3 para software.



8.5 Recursos

Os recursos necessários ao controle de qualidade do projeto precisam ser fornecidos e disponibilizados pelo gerente de projeto, pelo patrocinador e por qualquer outra organização envolvida. Esses recursos podem ser tanto os recursos materiais como os intelectuais.

É de grande importância disponibilizar de forma prioritária os recursos de pessoal para que o cronograma seja seguido de acordo com o planejado e a qualidade do projeto e do produto atinja o nível desejado. Deve-se ressaltar também que a dedicação dos membros da equipe deve ser integral.

A divisão dos recursos entre os membros da equipe é feita de acordo com as atividades pelas quais os mesmos são responsáveis. Dessa forma, não haverá problemas com recursos desperdiçados ou alocados erroneamente, nem com a falta dos mesmos para os membros que realmente precisam.


8.6 Controle da Qualidade
O controle da qualidade no projeto tem com o objetivo identificar falhas no processo seguido pela empresa, juntamente com os seus pontos fortes e fracos mais importantes. Além disso, a implantação de processos de controle de qualidade serve para demonstrar o interesse da empresa pela qualidade, o que aumenta o empenho da equipe do projeto em mantê-la.

A qualidade deve ser observada e controlada durante toda a realização do projeto para minimizar os riscos de resultados insatisfatórios ocorrerem. É necessário verificar se o processo de qualidade está realmente sendo seguindo de acordo com o planejado e identificar onde esse processo está ocorrendo de forma falha a fim de tomar as providências necessárias. O controle da qualidade deve, então, verificar se os procedimentos operacionais e os padrões estabelecidos estão sendo seguidos e se os padrões técnicos, as ferramentas e os equipamentos estão atualizados.



Para se garantir um feedback dos stakeholders, deve-se fazer uma pesquisa de opinião rotineira com os mesmos através de entrevistas. Mas, além de coletar essas informações, é importante armazená-las de forma catalogada para que se possa pesquisar e manter essas informações durante todo o desenvolvimento do projeto.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal