8ª Série (E) 1º dia avaliaçÃO/2012/4º bimestre



Baixar 48.85 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho48.85 Kb.


8ª Série (E) 1º dia AVALIAÇÃO/2012/4º BIMESTRE________________



GEOGRAFIA


O continente asiático abriga a cidade mais populosa do mundo e também lugares onde vivem poucas pessoas. A região mais populosa do mundo e a mais inóspita - em se tratando de Ásia, são:

a) China e Índia

b) Palestina e Israel

c) Himalaia e Maldivas

d) China e Maldivas



Atualmente existem no mundo, aproximadamente, 7 bilhões de pessoas. Desses bilhões 3,7 estão no continente asiático. Os principais aglomerados urbanos são:

a) China, Mongólia e Japão

b) China, Índia e Japão

c) Japão, Himalaia e China

d) Indochina, Japão e Paquistão



Os Estados Unidos da América ocupam a 1ª colocação no ranking de países mais desenvolvidos do globo. O segundo país mais desenvolvido está na Ásia e é:

a) Japão

b) China


c) Calcutá

d) Delhi


O governo da China adota um rígido programa de controle de natalidade sem o qual a população cresceria de forma alarmante comprometendo, entre outras coisas, os recursos naturais do país. Acerca dessa política chinesa, podemos afirmar que:

a) trata-se da adoção da norma de um filho por casal, independente de quaisquer fatores políticos, econômicos, sociais, previdenciários ou familiares.

b) é uma norma de um filho só por casal, desde que a família resida na zona rural.

c) trata-se de uma política que limita os casais a terem um filho apenas, independente de sexo ou condição social.

d) diz respeito a uma norma que limita os casais que vivem na zona urbana a terem apenas um filho e os da zona rural a terem dois – se o primeiro bebê for uma menina.



As atividades econômicas realizadas no continente asiático são bastante diversificadas. Mas, cidades como Japão, parte da Índia entre outras e China destacam-se nas atividades industriais ligadas à tecnologia de informação.

As imagens abaixo representam atividades industriais. Analise-as e marque a opção mais adequada.

I)



II)

III)

IV)

V)

a) Apenas representam atividades econômicas desenvolvidas dos países da Ásia o representado nas imagens I e V.

b) Sabemos que a indústria destaque no continente é a de eletroeletrônicos, portanto, nenhuma imagem a representa.

c) Todas as imagens representam atividades desenvolvidas no continente.

d) Excluímos das atividades predominantes na indústria asiática o representado nas imagens I e IV.



A heterogeneidade do continente asiático fica bastante evidente quando falamos de religião. Acerca deste tema, julgue os itens.

I) Embora o número de denominações religiosas seja expressivo, não existem enfrentamentos religiosos em nenhuma parte do continente.

II) Convivem, harmoniosamente, espalhados pelo continente uma maioria de fieis que seguem o Judaísmo, Islâmicos, Budistas e Hinduísmo.

III) A religião predominante é a Católica Apostólica Romana.

IV) Com grande número de adeptos por todo o continente, o budismo, embora não seja uma religião, é uma filosofia de vida bastante difundida no mundo e em especial no continente asiático.

V) Algumas regiões, com destaque para Israel, Faixa de Gaza, Palestina, são considerados verdadeiros barris de pólvora. Nesses países é empreendido o que chamamos de Guerra Santa.

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) Nenhuma das alternativas está correta.

c) Estão corretas as alternativas I, II, III.

d)Estão incorretas as alternativas I, II, III.


HISTÓRIA




Sobre a Ditadura Militar no Brasil, marque a alternativa incorreta;



  1. O Regime Militar iniciou-se com o golpe militar que tirou João Goulart da presidência em 1964 e acabou em 1985 com a eleição do Presidente Tancredo Neves.

  2. Dentre os motivos que desencadearam o golpe militar podemos citar a promessa de João Goulart de fazer a Reforma de Base (mudanças radicais na agricultura, economia e educação).

  3. A face mais dura do regime militar consistiu na instalação de inquéritos contra os opositores. Na investigação desses inquéritos, prisões e torturas tornaram-se práticas comuns. Os principais alvos da repressão efetuada pelos militares eram os estudantes, os líderes das Ligas Camponesas e os dirigentes dos sindicatos. Mas apesar dessa repressão aos movimentos populares contrários ao regime, existia total liberdade de expressão, e por isso, a imprensa podia noticiar todos os acontecimentos do período.

d) Os militares governavam por meio de Atos Institucionais, que conferiam ao presidente poderes excepcionais, suspendendo os direitos e garantias individuais estabelecidos na Constituição de 1946.

Relacione os fatos políticos aos governos da Ditadura Militar:



  1. Castelo Branco

  2. Costa e Silva

  3. Médici

  4. Geisel

  5. Figueiredo

( ) Sua principal tarefa no governo foi reformar e desenvolver o capitalismo brasileiro com o propósito de conter a “ameaça comunista”.

( ) O objetivo principal desse governo foi endurecer ainda mais a repressão aos opositores do regime militar. Esse período da história é conhecido como “anos de chumbo”.

( ) Instituiu uma visão positiva sobre o governo militar com uma campanha publicitária oficial representada pela seguinte frase: “ Brasil, ame-o ou deixe-o”.

( ) Aboliu o sistema bipartidário e realizou a anistia política dos militares e perseguidos políticos.

( ) Realizou a “abertura política” que promoveu certa amenização do rigor vigente na Ditadura Militar.


  1. 1; 2; 3; 4; 5

  2. 1; 2; 3; 5; 4

  3. 1; 2; 4; 3; 5

  4. 2; 1; 5; 4; 3

Marque V para verdadeiro e F para falso, depois, marque apenas a alternativa correta:

( ) Durante o governo de Castelo Branco foi editado o AI-2. Por esse Ato Institucional as eleições para presidente tornaram-se indiretas e todos os partidos políticos foram suprimidos, sendo permitidos apenas dois partidos: ARENA (Aliança Renovadora Nacional) partido de oposição consentida e MDB (Movimento Democrático Brasileiro) partido do governo militar.

( ) Em 1968, durante o governo de Costa e Silva, foi editado o AI-5, que dava plenos poderes ao Presidente para fechar o Congresso Nacional, dava fim a todos os direitos civis e institucionalizava a repressão.

( ) Durante o governo de Médici ocorreu o “milagre econômico”, marcado pela realização de grandes obras da iniciativa pública e que possibilitou à classe média obter seus “sonhos de consumo”. No entanto, esse momento de crescimento econômico durou pouco, e a dívida externa do Brasil voltou a crescer consideravelmente.

( ) O presidente Geisel recebeu muitas críticas dos militares “linha dura”, pois ele adotou uma política mais branda: extinguiu o AI-5, preparou o terreno para o retorno dos exilados e reconheceu regimes socialistas no mundo.

( ) No governo Figueiredo ocorreu um movimento popular conhecido como Diretas Já. Tal movimento reivindicava eleições presidenciais por voto direto no Brasil.


  1. V; V; V; V; V

  2. F; F; F; V; F

  3. F; V; V; V; V

  4. V; V; F; V; F

Todos os textos abaixo são expressões de uma arte engajada no tempo da ditadura militar, comprometida com as causas sociais e políticas: a denúncia da miséria, a luta contra a ditadura e pela restauração das liberdades democráticas. Analise os textos, depois julgue as questões e marque apenas a alternativa correta:

(Fonte 1)

Uma estética da fome

“[...] Onde houver um cineasta disposto a filmar a verdade e a enfrentar os padrões hipócritas e policialescos da censura intelectual, aí haverá um germe vivo do Cinema Novo. [...] Onde houver um cineasta de qualquer idade ou de qualquer procedência, pronto a pôr seu cinema e sua profissão a serviço das causas importantes de seu tempo, aí haverá um germe do Cinema Novo.”

Glauber Rocha, Manifesto “Uma estética da fome”, 1965. Citado por HOLANDA, Heloísa Buarque de. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1987. P. 31. (Col. Tudo é História.)

(Fonte 2)

Apesar de você

“Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão

A minha gente hoje manda

Falando de lado

E olhando pro chão, viu

Você que inventou o pecado

Esqueceu-se de inventar

O perdão [...]

Apesar de você

Amanhã há de ser

Outro dia [...]

Inda pago pra ver

O jardim florescer

Qual você não queria

Você vai se amargar

Vendo o dia raiar

Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir

Que esse dia há de vir

Antes do que você pensa [...]



Chico Buarque de Holanda, 1970

(Fonte 3)

Quero que vá tudo pro inferno

“[...] De que vale a minha boa vida de playboy

Se entro no meu carro e a solidão me dói

Onde quer que ande, tudo é tão triste

Não me interessa o que de mais existe

Quero que você me aqueça neste inverno e que tudo o mais vá para o inferno[...]”



Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1975.

(Fonte 4)

O bêbado e a equilibrista

“Caía a tarde feito um viaduto

E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos

A lua, tal qual a dona de um bordel

Pedia a cada estrela fria

Um brilho de aluguel

E nuvens, lá no mata-borrão do céu

Chupavam manchas torturadas, que sufoco

Louco, o bêbado com chapéu-coco

Fazia irreverências mil pra noite do Brasil

Meu Brasil

Que sonha com a volta do irmão do Henfil

Com tanta gente que partiu num rabo de foguete

Chora a nossa pátria, mãe gentil

Chora Marias e Clarices no solo do Brasil [...]

João Bosco e Adir Blanc, 1979.


  1. ( ) O texto da fonte 1 refere-se ao Cinema Novo, um movimento que surgiu no final da década de 1950 e se estendeu até a década de 1970. Os filmes do Cinema Novo buscavam retratar os problemas brasileiros com uma linguagem própria, sem reproduzir os modelos dos filmes estrangeiros.

  2. ( ) A Fonte 2 representa as músicas de protesto contra a opressão e a ditadura. As músicas de protesto retratava as crenças por uma sociedade mais igualitária, abordando problemas sociais, econômicos e políticos. Os compositores dessas músicas eram duramente perseguidos pela censura, e muitas de suas canções eram censuradas.

  3. ( ) O texto da Fonte 3 é uma música da Jovem Guarda. Esse estilo musical era voltado para jovens e estava sob forte influência de algumas bandas estrangeiras, como os Beatles e os Rolling Stones. Os setores de esquerda acusavam os cantores da Jovem Guarda de serem alienados, por não se posicionarem contra a ditadura militar, pois as canções tinham rimas leves que falavam de amor.

  4. ( ) A Fonte 4 trás um trecho de uma música escrita em 1979. Nesse ano, o clima no Brasil já era menos pesado do que em anos anteriores, e por isso, a sociedade brasileira pressionava o governo militar pela anistia dos presos políticos e a consequente volta dos exilados ao país. Na voz de Elis Regina, essa música pregava claramente a anistia e o fim da ditadura, tornando-se um hino pela liberdade e pela democracia.



  1. Apenas as alternativas I e II estão corretas

  2. Todas as alternativas estão incorretas



  1. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas

  2. Todas as alternativas estão corretas

A partir de meados da década de 1960, ocorreram festivais de música popular que mudaram o cenário musical do país e onde as canções de protesto fizeram grande sucesso. A mobilização política efervescia no meio artístico. Desses festivais nasceu outro movimento que marcou a música nacional. As músicas desse movimento uniam aspectos da cultura popular brasileira com elementos urbanos e industriais. Liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, o movimento ficou conhecido por:



  1. Tropicalismo

  2. Grupo Oficina

  3. Jovem Guarda

  4. Festival de protesto sul – americano

O Golpe de 1964 teve suporte político de um governo que lutava contra os regimes socialistas em diversos países do mundo. A ditadura militar submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente a qual país?



  1. Inglaterra

  2. Estados Unidos

  3. Alemanha

  4. Itália


PORTUGUÊS

Leia esta canção para responder as questões de 13 a 15


Se um dia fores embora
Te amarei bem mais do que esta hora (...)
Quando choramos abraçados
E caminhamos lado a lado (...)
Mesmo que tenhamos planejado
Um caminho diferente
Tenho mais do que eu preciso
Estar contigo é o bastante (...)
E quando eu for embora
Não, não chore por mim.
Legião Urbana. Música Ambiente. A Tempestade ou o Livro dos Dias. São Paulo: EMI – Odeon, 1996.

O texto conta uma história de amor. Qual alternativa não apresenta uma característica do amor representado pela letra da música?




  1. Trata-se de um amor bem resolvido sem queixas nem dramas.

  2. Os dois amantes sentem-se satisfeitos com o que têm no momento, apesar de não viverem tudo o que desejam.

  3. Os amantes parecem preparados para uma eventual separação.

  4. Embora conscientes, falta equilíbrio ao amor.


Classifique as orações subordinadas adverbiais destacadas no período:


“Se um dia fores embora

Te amarei bem mais do que esta hora (...)





  1. Concessiva | casual

  2. Condicional | comparativa

  3. Concessiva | consecutiva

  4. Condicional | consecutiva

Observe os períodos para a correta classificação das orações subordinadas adverbiais.


I - “Quando choramos abraçados
E caminhamos lado a lado”
II – “Mesmo que tenhamos planejado
Um caminho diferente (...)”
a) temporal | concessiva

b) final | consecutiva

c) proporcional | conformativa

d) causal | comparativa




Identifique a oração em que a conjunção como é subordinativa conformativa.




  1. Vivia solitária em casa como um pássaro cativo.

  2. Não sei como você passou na alfândega com essa mala.

  3. Os jurados fizeram tudo como o juiz determinou.

  4. Como o trânsito estava congestionado, chegamos atrasados ao aeroporto.


Assinale a alternativa em que se classificou incorretamente a oração destacada.




  1. Embora fosse competente, não tinha organização. ( subordinada adverbial concessiva)

  2. O sono aumentava à medida que as horas avançavam. (subordinada adverbial proporcional)

  3. A comemoração foi adiada visto que a obra não foi concluída. (subordinada adverbial causal)

  4. Uma vez que não há pressa, irei mais tarde à sua casa. (subordinada adverbial consecutiva)





_________________________________________________________________________________________________ 8ª Série (E) – Ensino Fundamental –26/11/2012 – Turno Matutino





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal