A aplicabilidade das ferramentas financeiras no universo das pequenas empresas



Baixar 143.55 Kb.
Página1/2
Encontro19.07.2016
Tamanho143.55 Kb.
  1   2







B

RÁULIO ALVES DA COSTA

CLÁUDIO DUTRA

CLEBER JOSÉ CARVALHO COELHO

A APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS FINANCEIRAS NO UNIVERSO DAS PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de artigo, para compor parte das exigências no processo avaliativo e conclusão do curso de Especialização em Gestão Financeira sob orientação da Profª Msc. Helena Beatriz de Moura Belle.

U

NIVERSIDADE CATÓLICA DE GOÍAS

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA

GOIÂNIA, GO.

2006

A


APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS FINANCEIRAS NO UNIVERSO DAS PEQUENAS EMPRESAS
Bráulio Alves da Costa Barbosa – Graduado em Administração de Empresas E-mail:fat@unimedgoiania.com.br

Cláudio Dutra – Graduado em Administração de Empresas

E-mail: claudio@protechimplantes.com.br

Cleber José Carvalho Coelho – Graduado em Ciência da Computação

E-mail: cleber@grupomabel.com.br

R


ESUMO

As micro e pequenas empresas de Goiânia estão enfrentando diversos desafios tais como a globalização da economia, os ambientes externos e internos cada vez mais dinâmicos, os clientes cada vez mais exigentes, as rápidas mudanças nos produtos e processos, especialmente em função de avanços tecnológicos. Todas essas mudanças contribuem para aumentar os riscos e as incertezas, tornando o gerenciamento organizacional uma atividade bastante complexa e desafiante. O ambiente competitivo em que estão inseridas as organizações, as mudanças nos sistemas de produção e a introdução da tecnologia da informação conduzem a organização a alternativas diferenciadas, que respondam de forma rápida aos apelos e necessidades do ambiente externo, em busca de aumentos de produtividade e redução de custos na gestão de seus negócios. Este artigo objetiva apresentar as ferramentas financeiras na gestão das atividades utilizando o método de pesquisa do tipo bibliográfica, cujas técnicas serão coleta de dados em livros e artigos, direcionadas a área de gestão econômica e financeira das micro e pequenas empresas.

Com o manuseio de tais ferramentas o gestor terá métodos confiáveis para a tomada de decisão. As decisões assertiva dentro do universo da pequena empresa permitem diferencial competitivo dentro do ramo de negocio como também a geração de resultados bem mais expressivos.

Palavras-chave: processos, mudanças, competitividade, produtividade e redução de custos.


INTRODUÇÃO


O desenvolvimento da economia brasileira, assim como o próprio universo, vive um momento de profunda transformação. Nos últimos vinte anos o Brasil adquiriu uma característica toda especial de mudança, o controle oficial da inflação e a abertura de seu mercado. Fatores como estes, somados a transformações do mundo moderno fizeram grandes modificações na economia nacional.

No contexto econômico as empresas brasileiras foram obrigadas a transformar sua forma de gestão em virtude da concorrência cada dia mais acirrada, assim como pelos resultados obtidos através de ganhos financeiros e que agora, acontece com menor proporção de ganho. Isso levou a uma revisão completa no sistema de gestão das empresas principalmente no setor financeiro.

Um dos fatores mais importantes para o sucesso na gestão da empresa é o adequado planejamento. Portanto, a gestão financeira deve ser cuidadosamente planejada, executada, acompanhada e avaliada.

As micro e pequenas empresas, pela sua estrutura organizacional e também pela forma como são gerenciadas, são muito vulneráveis ás mudanças do ambiente externo. Por isso, precisam desenvolver ferramentas gerenciais que possibilitem agilizar e aperfeiçoar o processo decisório. É imperativo, em tempos competitivos como os atuais, que as empresas estejam cientes de que necessitam de informações, seja para avaliarem a sua posição através da verificação da sua eficiência ou para se manterem competitivas, que é condição primária para a sobrevivência da empresa moderna.

Assim, trabalhar as ferramentas financeiras na gestão das atividades da empresa poderá facilitar as decisões estratégicas, como a seleção de alternativas de investimentos e decisões de financiamentos de longo prazo, além das operações de curto prazo, como gestão do caixa e o gerenciamento do risco.

Este artigo tem como objetivo desenvolver estudo baseado em pesquisas bibliográficas, coletando informações sobre as ferramentas e práticas de gestão que possam auxiliar o bom desempenho das pequenas empresas.


GERENCIAMENTO DOS RECURSOS FINANCEIROS NAS PEQUENAS EMPRESAS

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio as micro e pequenas empresas -SEBRAE (2002), é um consenso dizer que as pequenas empresas não se organizam ou mesmo se estruturam de maneira eficaz e adequada para preservar sua sustentabilidade em meios de tempos turbulentos. O gerenciamento dos recursos financeiros não deve ser tratado de forma improvisada muito menos incipiente, por este motivo deve-se conhecer a aplicar algumas ferramentas de controles financeiros em todos os níveis organizacionais. É necessário inserir gradativamente as ferramentas financeiras iniciando pelo nível operacional para não gerar nenhuma ruptura na gestão dos recursos financeiros alem de decisões equivocadas. O nível operacional gera informações imprescindíveis e que compartilhada com os as informações do nível tático e estratégico credenciam ao administrador financeiro a tomada de decisão assertiva.



NÍVEIS OPERACIONAIS


São atividades de trabalho ou tarefas da organização, onde as mesmas estão ligadas ao controle operacional da empresa visando alcançar os padrões de funcionamento pré-estabelecido. A ferramenta do nível operacional permite a confecção de informações da atividade operacional da empresa, vê-se neste nível informações preciosas que possibilita ao gestor a visualização de seu negócio.

A seguir serão abordados alguns controles que poderão fornecer a gestão financeira o direcionamento para as atividades dos níveis operacionais.



  1   2


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal