A auxiliar administrativa, Patrícia Ramos Guerreiro, de 36 anos, que é freqüentadora da biblioteca, acredita que eventos como o lançamento de um livro enriquece o acervo e desperta na população o prazer pela leitura



Baixar 11.02 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho11.02 Kb.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



imprensa@itanhaem.sp.gov.brwww.itanhaem.sp.gov.br

06.06.07
LANÇAMENTO – a obra, com mais de 200 páginas, desperta no leitor o gosto pela leitura, fazendo-o viajar pelo tempo
Município tem história e cultura retratada no livro ‘Itanhaém – Um Mar de História’
Os autores Ana Maria Ferreira, José Rosendo e Tereza Faria homenagearam
a cidade através de diversas histórias, poesias, mapas, letras de
músicas, curiosidades e muitas fotografias

Foi realizado na última quinta-feira (5), nas dependências da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, o lançamento do livro ‘Itanhaém – Um Mar de História’, escrito pelos autores Ana Maria Ferreira, José Rosendo e Tereza Faria. A obra descreve a história da cidade, através de relatos dos próprios munícipes, já que seu objetivo maior é contribuir para a valorização da cultura caiçara, resgatando valores culturais, religiosos, turísticos, geográficos, culinários, arquitetônicos e poéticos.
Para concluir o livro foram necessários quatro anos de muitas pesquisas, que aprofundam a história e a cultura itanhaense, através de mais de 200 páginas de muita informação, divididas em 11 capítulos que despertam no leitor o gosto pela leitura, fazendo viajar pelo tempo. Além disso, o livro traz em homenagem a Itanhaém, diversas poesias, mapas, letras de músicas, curiosidades, e muitas fotografias cedidas pelos fotógrafos Luciano Netto e Josy Inácio.

De acordo com uma das autoras da obra, Ana Maria Ferreira, o livro expressa a história de Itanhaém, seus encantos e toda a sua magia, buscando valorizar e multiplicar saberes, tanto das belezas naturais quanto da cultura local. “O livro foi contado pelos próprios cidadãos. Eu sou apenas uma aprendiz, ouvi a história do povo e repassei ao papel, portanto todos fazem parte direta ou indiretamente desse registro literário”.


A auxiliar administrativa, Patrícia Ramos Guerreiro, de 36 anos, que é freqüentadora da biblioteca, acredita que eventos como o lançamento de um livro enriquece o acervo e desperta na população o prazer pela leitura. “O livro em si já é uma realização maravilhosa, pois dará aos leitores a oportunidade de conhecer ainda mais sobre Itanhaém, mas o fato de seu lançamento ser realizado na biblioteca valoriza o ambiente, atraindo cada vez mais apreciadores da literatura ao local”.
“Através do livro é possível resgatar o passado glorioso de Itanhaém. Quando idealizamos a obra, nossa idéia era despertar nas crianças o desejo de conhecer essa história e agora temos o prazer de transmitir as curiosidades relatadas no livro a toda população”, comentou o também autor José Rosendo.
O prefeito João Carlos Forssell falou durante a cerimônia sobre o processo de elaboração do livro. “A idéia de criar esse exemplar surgiu a partir de apostilas sobre Itanhaém elaboradas exclusivamente para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Resolvemos unir todas as informações em um único exemplar e disponibilizá-lo aos leitores, para que todos pudessem ter acesso a cultura e a tradição da cidade. É de extrema importância que recursos sejam investidos na área educacional, já que nossas crianças serão os futuros escritores, poetas, artistas do município”.
Já para a advogada, Maria Tereza Leal Diz, de 59 anos, o resgate da história da Cidade é fundamental para o seu crescimento. “Acredito que todas as ações voltadas para o resgate da história de Itanhaém, por menores que sejam, se transformarão em peças fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”.
Durante a cerimônia, houve apresentações musicais do Grupo Vocal da Casa da Música, do Quarteto SambaJazz Itanhaém e o Coral Municipal Isabel Poitena Alves.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

Avenida Washington Luiz, 75 – Centro

Telefax.: (13) 3421.1616 / 3421.1603


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal