A cliohnet 2 é uma Rede Temática Sócrates-Erasmus que tem por principal objectivo estabelecer e consolidar novas abordagens e modelos em todos os níveis de ensino e de aprendizagem da História



Baixar 4.87 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho4.87 Kb.
A CLIOHnet 2 é uma Rede Temática Sócrates-Erasmus que tem por principal objectivo estabelecer e consolidar novas abordagens e modelos em todos os níveis de ensino e de aprendizagem da História. Este objectivo está intimamente ligado ao desafios e oportunidades criados pelo alargamento da União Europeia e ao seu cada vez mais relevante papel em todos os eventos mundiais. A CLIOHnet 2 surge ainda como resposta ao contexto resultante da aceleração dos processos de Bolonha e Lisboa nas suas várias articulações. Os seus membros consideram que uma visão critica e supranacional da História — nas suas diferentes formas de conceptualização, investigação estudo e ensino ­­­— constitui uma das mais poderosas armas contra o racismo, a xenofobia e os conflitos sociais. A História constitui uma das áreas-chave onde o entendimento internacional pode ser assegurado — ou negado — e uma cidadania coesa pode ser garantida — ou destruída.

Entre os principais grupos alvo da CLIOHnet 2 contam-se os estudantes, professores do ensino superior bem como os seus empregadores, membros ou candidatos à União Europeia e de uma forma geral todos os cidadãos, especialmente os jovens. O contexto alargado em que a rede opera torna possível, através das redes associadas de membros dos países SEE, envolver outros continentes tais como a Ásia, África e América Latina.



Além de um website, a CLIOHnet 2 realiza reuniões plenárias e outras, nacionais, em todos os países membros, promovendo a constituição de grupos de trabalhos e websites nacionais, bem como o desenvolvimento de Task Forces que incidem sobre os principais temas relacionados com o ensino e aprendizagem da História e designa comissões ad-hoc vocacionadas para responderem a questões emergentes. Desenvolve ainda uma política editorial activa, quer em papel quer em suporte digital constituída por livros e outros materiais, capazes de assegurarem a disseminação dos resultados alcançados. Disponibiliza também inúmeros materiais adequados ao ensino e aprendizagem da História bem como materiais de referência para a construção e desenho de curricula de disciplinas e/ou de programas de cursos superiores. Encoraja a aplicação de abordagens multi-culturais e multi-linguísticas ao nível do ensino, aprendizagem e investigação. Colabora com outras redes temáticas e projectos entre os quais se destacam o Tuning -Estruturas Educacionais na Europa, Tuning América Latina, Arquipélago de Humanidades, Artes e Ciências bem como a rede de excelência CLIOHRES.net.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal