A cura Pela Energia Vital



Baixar 18.1 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho18.1 Kb.
Entrevista: Mestre Choa Kok Sui
A Cura Pela Energia Vital

O prana ou força vital existe em todo lugar. Pelo uso de

certas técnicas, podemos canalizar essa energia.

para o paciente.


Imagine um método de cura fácil, seguro e que possa ser praticado pela maioria das pessoas, democratizando um produto hoje raro e oneroso – a saúde. Para um numero cada vez maior de seguidores, esse método já existe e se encontra em pleno desenvolvimento no Brasil. É a técnica de cura prânica, de origem ancestral e que utiliza as mãos para curar.

“Para curar, basta o desejo”, afirma o Mestre Choa Kok Sui, filipino de ascendência chinesa, que durante mais de 20 anos pesquisou e sistematizou essa prática. Suas pesquisas resultaram na autoria do renomado best-seller “Milagres da Cura Prânica”, já traduzido em 28 idiomas, distribuído em 45 países, sendo considerado um marco na desmistificação da cura paranormal. Além deste trabalho escreveu “Cura Prânica Avançada”, “Psicoterapia Prânica”, “Cura Prânica com Cristais”, “Autodefesa Psíquica”, “Meditação para o desenvolvimento da Alma”, “Meditação Universal e Cabalística do Pai Nosso” e seu livro mais recente “A Essência Espiritual do Homem” onde nos propicia uma primorosa fusão dos conceitos espirituais da Cabala, Hinduísmo, Budismo e Cristianismo.

No livro “Milagres da Cura Prânica”, Mestre Choa descreve minuciosamente os 11 chakras principais, que controlam e energizam os órgãos vitais afetando as condições psicológicas e espirituais do indivíduo. Indica o número de pétalas de cada chakra, a cor ou cores do prana que ele contém, bem como os sistemas e órgãos que controlam e as doenças relacionadas ao seu mau funcionamento. Descreve os vários sistemas do corpo humano, do imunológico ao sistema nervoso, mencionando as doenças de cada sistema e suas formas de tratamento.

Segundo seu ponto de vista, a cura preventiva deve considerar fatores como alimentação, respiração e exercícios adequados, higiene etérica correta, emoções e pensamentos positivos, relações humanas, meio de vida e estilo de vida apropriados e o tratamento prânico preventivo. Mestre Choa não vincula nenhum método religioso ao método de cura prânica que sintetizou e modernizou. “Se quiser torná-lo religioso”, observa o mestre, “pode dizer que a força vital vem de Deus, assim como tudo. Mas é só isso”.



A imagem que suas obras nos passam, contudo, é a de uma pessoa de profunda religiosidade. Ele aconselha os praticantes a fazer uma prece antes de iniciarem o tratamento, invocando a proteção divina dos arcanjos, grandes profetas, santos, anjos e guias de cura. Orienta o praticante a receber e transmitir a energia divina de cura, de cor violeta-cintilante.
Quais são os princípios da cura prânica?


  • A cura prânica se baseia em princípios óbvios que, no entanto, não são facilmente reconhecidos. O primeiro é que o corpo tem a habilidade natural de curar-se. É o que ocorre com um corte ou um resfriado. Outro princípio é o da força vital ou prana. Baseia-se na idéia de que a energia vital ou chi é necessária para que exista a vida. E que a cura será acelerada se o nível de chi ou a bioenergia da parte afetada, ou de todo o corpo, for aumentado. Isso é facilmente verificável comparando-se o ritmo de recuperação de uma criança com os de um adulto e de um ancião. As crianças, tendo muito mais energia vital, se curam mais rápido que os velhos, que às vezes não conseguem se recobrar de uma fratura óssea.


O curador então direciona a sua força vital ao paciente?


  • A cura prânica trabalha com a idéia de que há transferência da força vital do curador para o paciente. Nós todos temos um corpo de luz e de energia. Se a pessoa está saudável, esse corpo é brilhante e luminoso; se está doente, há partes acinzentadas. Transferindo luz para o paciente, ele pode curar-se, porque o que afeta o corpo energético afeta o corpo físico. Mas o curador não usa a sua própria energia, a sua própria força vital. Se isso ocorresse, ele se tornaria mais e mais fraco. O prana ou força vital esta em todo lugar. Usando certas técnicas, pode-se canalizar essa energia para o paciente. Era prática comum dos médicos da antiguidade prescreverem aos velhos reis que dormissem com jovens para se sentirem, revigorados. Apenas dormissem, sem relacionar-se sexualmente.



A cura prânica não provoca sentimentos de concorrência nos médicos?


  • Não receio por isso. Temos uma atitude saudável em relação a eles. Os médicos se especializaram no corpo físico e nós nos especializamos no corpo energético. Qualquer fanatismo deve ser evitado. O paciente deve sempre consultar um médico. Os dois tratamentos podem ser combinados.


Que elementos agem na formação da doença?


  • Tanto fatores externos quanto internos. Os fatores externos são basicamente físicos, como os germes e bactérias, dieta inadequada, toxinas. Os internos são emoções e pensamentos negativos, estresse, estilo de vida impróprio. É preciso saber colocar esses dois fatores na balança. O problema é que tanto os médicos quantos os curadores espirituais tendem a ser extremistas. Os médicos vêem as doenças como puramente físicas ou materiais, enquanto os curadores tendem a enxergar apenas os fatores emocionais. Doenças causadas por fatores genéticos podem estar relacionadas ao carma, mas para ser capaz de verificar isso é preciso ser um bom clarividente.


Fale-nos do conceito de prana colorido presente no livro Cura Prânica Avançada?


  • Até aqui, este é o único livro que demonstra exatamente como curar diferentes tipos de doenças com prana colorido. Se o estudante reproduzir os passos indicados, será capaz de curar com um acerto de aproximadamente 80% ou 90%. A cura prânica usa normalmente apenas o prana branco. Mas, assim como a luz branca pode desdobrar-se em seis cores, o prana branco pode ser desdobrado em seis pranas coloridos, cada um com qualidade e aplicações específicas.



Quanto à alimentação, quais são as suas recomendações básicas?


  • É necessário considerar não só a limpeza física, mas também a limpeza energética dos alimentos. Se as pessoas pudessem ver como é suja a energia da carne de porco, elas deixariam de comê-la. Principalmente pessoas com doenças graves não devem comer nenhum tipo de carne. Além dos benefícios advindos de uma dieta vegetariana, torna-se vegetariano é um ato de misericórdia para com o reino animal. Baseada na lei do carma, uma pessoa que demonstra misericórdia também irá receber misericórdia. Evitar a crueldade e ter bondade, esta é a principal chave para a boa saúde, para a felicidade e para se evitar as doenças dolorosas graves.



Como você vê o futuro do planeta e da humanidade?


  • Se muita gente meditar, abençoar a Terra e mandar boa energia para ela, seu corpo de luz poderá se regenerar e a humanidade será curada. O Brasil é muito sensível à espiritualidade e às questões profundas do ser humano. Por isso, recomendo aos brasileiros que orem e meditem em intenção de seu país e do planeta. É claro que, para essa ação ser efetiva, ela deve ser realizada por um grande número de pessoas. Acredito que o Brasil pode realmente ajudar a curar a Terra. Mas, para isso acontecer, é necessário que a humanidade se desenvolva.

E qual é o caminho para esse desenvolvimento?


  • Precisamos ir além do plexo solar, que é o centro das emoções inferiores e na maioria das pessoas se encontra cheio de tensão, ódio, dor e impossibilidade de perdoar. E o perdão normaliza esse chakra e os outros que são afetados. Ele também é um centro com qualidades como coragem e agressividade. Entretanto, há outros centros com qualidades que deveriam ser desenvolvidas: o chakra do coração, ligado à sensibilidade, ao acolhimento, ao calor, o chakra ajna, entre os olhos, que tem a ver com clareza da mente e dos processos de pensamento; ou ainda o chakra da coroa que está ligado à espiritualidade.



Seu trabalho enfatiza a necessidade da meditação, no que consiste a Yoga Arhática?


  • A Yoga Arhática é chamada de Yoga da síntese é o caminho para o desenvolvimento do intelecto, da força de vontade e do poder do coração. É a versão moderna de como utilizar antigas e poderosas técnicas de meditação que sistematicamente ativam os chakras e despertam o fogo sagrado de maneira segura e no mais alto grau, propiciando experiências de iluminação e expansão de consciência. A palavra Arhática é derivada do termo Arhata que caracteriza um ser humano altamente integrado, equipado com uma intuição muito desenvolvida, poderes mentais avançados, emoções refinadas e totalmente engajado em um projeto de contribuição e serviço para com o plano divino.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal