A intercéltica organiza os Jogos Náuticos Atlânticos 2009



Baixar 9.43 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho9.43 Kb.
A Intercéltica organiza os Jogos Náuticos Atlânticos 2009

Viana do Castelo transforma-se na capital Europeia da Náutica


Os Jogos Náuticos Atlânticos 2009, com assinatura da Intercéltica, vão ter lugar em Viana do Castelo, entre 1 e 6 de Agosto. Esta XVª edição destes Jogos de referência conta com o apoio das cinco Federações Náuticas Portuguesas e prevê movimentar cerca de 600 participantes, oriundos das Euro-Regiões do Arco Atlântico. Nesta edição vianense haverá competição desportiva ao mais alto nível, muita cultura e muitas iniciativas de carácter social e ambiental. Durante uma semana Viana do Castelo irá transformar-se na capital atlântica da náutica.
Os XV Jogos Náuticos Atlânticos (JNA), a acontecerem, pela primeira vez, em águas vianenses, mantêm como principal objectivo desenvolver um vasto programa de actividades numa perspectiva simultaneamente desportiva (modalidades náuticas), cultural e turística/económica.
Ao nível desportivo, a competição, a cargo das Federações Náuticas Portuguesas, adivinha-se intensa e altamente competitiva nas modalidades de Canoagem, Remo, Subaquáticas, Vela e Surf.
Esta edição vianense também irá ficar na história deste evento de referência internacional da náutica, uma vez que lhe vai conferir o estatuto de evento reconhecido pela Comissão do Arco Atlântico (composto por 27 Euro-Regiões).
Os JNA, reconhecidos pelas Federações Internacionais dos desportos náuticos, são um momento privilegiado das relações que unem as instâncias náuticas das diferentes Regiões do Atlântico.
A dinâmica de crescimento dos JNA aponta para que se torne o evento-bandeira do território atlântico europeu e, futuramente, um dos maiores eventos náuticos à escala mundial.
Os Jogos Náuticos do Atlântico são um evento modelo
Os JNA constituem-se como um evento modelo, uma vez que assentam numa base de sustentabilidade, não só desportiva e cultural, mas também económica, ambiental e social.
Ao nível económico, este evento enquadra-se nas filosofias europeias (projecto NEA – “Náutica no Espaço Atlântico” – INTERREG IV B), nacionais (na Estratégia Nacional para o Mar e no Plano Estratégico Nacional de Turismo) e regionais (Agenda Regional de Turismo e do Mar, no estudo elaborado pela Intercéltica denominado “A Náutica como factor de desenvolvimento da Região Norte” e na estratégia do Município de Viana do Castelo) para o desenvolvimento sustentado da Náutica.
Nesta sua XVª edição, os JNA contam movimentar em Viana do Castelo cerca de 600 participantes, entre atletas, dirigentes desportivos, representantes das Federações Náuticas Nacionais e Internacionais, delegações culturais e jornalistas.
Ao nível ambiental e social está previsto um vasto leque de actividades e iniciativas. Além de campanhas de sensibilização ambiental, os JNA vão proporcionar a classes mais carenciadas, o contacto com diversas actividades náuticas. Também, pela primeira vez na história de 15 anos dos JNA, haverá competição na disciplina de Vela Paraolímpica. A Classe de Vela 2.4 está inserida no calendário oficial da IFDS – International Association for Disable Sailing.
Tanto o Comité Internacional dos Jogos como o Comité organizador desta XVª edição são unânimes em considerar que Viana do Castelo reúne as condições ideais para ser a capital Atlântica da Náutica.
A Intercéltica agradece o apoio prestado pela Área Metropolitana do Porto na candidatura dos JNA - Norte de Portugal ao Comité Internacional.

A organização agradece o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto do Desporto de Portugal, Instituto do Turismo de Portugal, Marinha Portuguesa, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Capitania do Porto de Viana do Castelo, Administração Portuária de Viana do Castelo, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Clube de Vela de Viana do Castelo, A.R.C.O., Náutico Clube de Viana e Surf Clube de Viana.


A INTERCÉLTICA – Associação Cultural, Desportiva e Turística, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Valimar Comurb, a Câmara Municipal de Peniche, a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Remo, a Federação Portuguesa de Surf e a Federação Portuguesa de Vela, são as entidades organizadoras dos Jogos Náuticos Atlânticos 2009.

Mais Informação em www.interceltica.org | www.jniea.eu


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal