A juventude Deve Transformar o Mundo



Baixar 25.39 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho25.39 Kb.
A Juventude Deve Transformar o Mundo

Manifestações do Amor Divino!

Bondade significa bom comportamento, boa conduta, boa disciplina e bom caráter. Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência são, verdadeiramente, os cinco princípios vitais do homem. A vida humana é uma jornada do "eu" para o "nós". Esta jornada é sutil e a meta está muito próxima, mas o homem leva muitos nascimentos para alcançar o destino. Por que ele deveria levar tanto tempo passando por sofrimentos, para atingir a meta que está tão próxima?

A Vida Artificial da Juventude Moderna

A juventude moderna está fazendo todo o esforço para saber tudo que está acontecendo no mundo, mas não está fazendo nenhum esforço para entender a verdade fundamental da vida humana. Nenhum benefício provém de adquirir tal informação que não os conduz à meta da vida. Atualmente, há milhares de intelectuais, eruditos e educadores eminentes no mundo. Mas todo o conhecimento e habilidades do mundo serão um mero desperdício se a pessoa não conhece a si mesma. O dever primário do homem é entender quem ele realmente é.

Neste mundo, se o dinheiro é perdido, não é preciso se preocupar sobre isto, pois pode-se ganhá-lo novamente. Se um amigo é perdido, pode-se ter outro. Se a esposa é perdida, pode-se casar novamente. Se um pedaço de terra é perdido, pode-se comprar outro. Todos estes podem ser adquiridos novamente. Mas o corpo, uma vez perdido, está perdido para sempre (Verso em Sânscrito).

O homem alcançou tudo na vida, mas perdeu os valores humanos, o que equivale a perder seus cinco princípios vitais. Como resultado, ele se tornou um morto vivo. A fé em Deus é absolutamente essencial para o homem. Vocês podem questionar quem é Deus e onde Ele está. A Verdade é Deus. A Verdade é uma e a mesma para todos, independente de casta, credo, religião, idioma, nacionalidade e ideologia. "Não há Dharma superior a aderir a Verdade" (Verso em Sânscrito). Esta Verdade fundamental é Deus. Igualmente, o amor é Deus. Assim, vivam em amor. O verdadeiro amor está relacionado ao coração, não ao corpo. "De Coração para Coração, não de corpo para corpo". O corpo é como uma bolha d'água. A mente é como um macaco louco. Não sigam o corpo. Não sigam a mente. Sigam a consciência. Só então vocês poderão ter a experiência a Verdade.

Rapazes e Moças!

Sua vida é uma longa jornada e seus desejos são a bagagem. "Menos bagagem, mais conforto, torna a viagem agradável". Assim, reduzam seus desejos. O nascimento humano é concedido para servir aos outros, não apenas para comer, beber, dormir e divertir-se. A melhor maneira de amar a Deus é amar a todos e servir a todos. O dever mais importante do homem é servir aos seus semelhantes e fazê-los felizes. Suas vidas só serão redimidas quando se envolverem no serviço à sociedade. A prática espiritual mais elevada é transformar amor em serviço. O serviço os levará à devoção. O menino de Kerala, que falou anteriormente, mencionou várias doenças que afetam o corpo. Há muitos exemplos na história em que até mesmo os reis poderosos tiveram que deixar o invólucro mortal apesar de terem acesso às melhores instalações médicas e aos melhores doutores. Os médicos não podem, por eles mesmos, curar doenças. A graça Divina é essencial. Não há por que salvaguardar seu corpo se vocês não sustentam a moralidade. Por isto, deve-se levar uma vida de verdade e amor. A juventude moderna tem amor, mas seu amor é artificial. Está limitado a dizer "Olá, olá!", e isto é, de fato, vazio. Então, a vida deles se tornou artificial como uma novela.

Primeiro Erradiquem Suas Más Qualidades

O homem só pode subir ao nível do Divino pelo caminho do serviço. Quando o homem não é capaz de entender a natureza humana, como poderá entender a Divindade? Primeiro, conheça a si mesmo. A vida humana é nobre, pois é essencialmente divina. De fato, o homem e Deus não são duas entidades diferentes, eles são um e o mesmo. A verdade é uma, mas os eruditos se referem a ela por muitos nomes (Verso em Sânscrito). Suas vidas serão redimidas uma vez que entendam esta verdade.

O poder divino latente no homem não é encontrado em qualquer outro ser. Devido ao homem não ser capaz de entender sua própria natureza divina, ele está empreendendo várias práticas espirituais como penitência, meditação e Ioga. Todas as práticas espirituais sem amor são um mero desperdício de tempo. O amor é o mais importante na vida. O que quer que vocês possam dizer com amor, será verdade. Qualquer trabalho que vocês realizem com amor é Dharma. Assim, em primeiro lugar, desenvolvam amor. Luxúria, cobiça, ódio, inveja, raiva e orgulho são qualidades animais. Estas qualidades são o resultado das impurezas da comida que o homem ingere. Elas são produzidas pelo próprio homem. O homem está esquecendo sua natureza divina devido ao efeito destas más qualidades.

O homem deveria fazer uso adequado do seu intelecto, destino, posição e riqueza. A riqueza, aqui, não significa tesouros materiais. Refere-se ao poder dos sentidos. Este poder deveria ser utilizado para o serviço à sociedade. Nem através de penitências, nem por empreender peregrinações, nem por estudar totalmente os textos sagrados, nem pela repetição do nome de Deus, pode-se cruzar o oceano de Samsara. Só através do serviço o homem pode se redimir (Verso em Sânscrito). As palavras Seva (serviço) e Prema (amor) podem ser muito pequenas consistindo somente de duas sílabas, mas possuem um poder infinito.



Sejam Mestres

Manifestações do Amor Divino!

Investiguem e entendam quem vocês realmente são. Conheçam-se e terão conhecido tudo. Por muitos de vocês serem recém-chegados, vocês têm que começar a entender as coisas mais simples. Quando vocês dizem: "Este é meu lenço", significa que o lenço é diferente de vocês. Semelhantemente, quando dizem: "Este é meu corpo, minha mente e meu intelecto", significa que vocês são diferentes de todos eles. Então, surge naturalmente a pergunta: "Quem sou eu?" Investiguem isto. Corpo, mente e intelecto são meros instrumentos. Identificar a si mesmo com estes instrumentos é absurdo. Vocês são o mestre. Dominem a mente e se tornem mestres[1]. Vocês nunca deveriam ser escravos do seu corpo, mente e sentidos. De fato, eles deveriam estar sob seu controle. Vocês não deveriam ser controlados por eles.

Uma das palestrantes citou Swami: "Minha vida é Minha mensagem". Ela também se referiu à declaração: "Sua vida é Minha mensagem". Vocês deveriam entender o significado destas declarações claramente. Proclamar que sua vidas são a mensagem de Swami e entregar-se a atividades más e ações incorretas, é desleal. Isso constitui a sua mensagem, não a Minha Mensagem. Vocês só podem declarar que suas vidas são a mensagem de Swami quando tomarem o caminho da verdade e da retidão, instalarem a paz e amor em seus corações e promoverem a não-violência.

Tudo o que vocês vêem do lado de fora é um reflexo do ser interno. O bem e o mal não existem fora. Eles são meros reflexos do que está dentro de vocês. Ninguém tem o direito de julgar os outros. Abandonem tudo que é mal em vocês e encontrarão bondade ao seu redor. Assim como é a cor dos óculos que vocês usam, assim será a cor do mundo. O defeito reside na visão, não na criação.

O coração é o lar de Deus. Então, somente sentimentos nobres deveriam emergir dele. Se há qualquer qualidade má nele, como luxúria, ganância e raiva, ele deixa de ser um coração humano. Verdadeiramente, é o coração de um animal. Se falta humanidade em suas condutas, vocês não são, então, seres humanos. Ajam de uma maneira condizente com seu nascimento humano. Quando vocês ficam nervosos, lembrem-se: "Eu não sou um cachorro, eu sou um homem". Quando suas mentes vacilam, digam para si mesmos repetidamente: "Eu não sou um macaco, eu sou um homem". Pensem pacientemente sobre sua verdadeira natureza. Nunca ajam com pressa. A pressa causa desperdício[2]. Desperdício causa preocupação. Assim, não tenham pressa. Levem tempo e pensem com calma. Todas estas qualidades más podem ser eliminadas desenvolvendo pensamentos e sentimentos bons. O remédio para todas as doenças está dentro de vocês.



Realizem Serviço com Amor

Somente os jovens são capazes de erradicar os males que prevalecem na sociedade. Se temos uma juventude virtuosa, todos os males da sociedade podem ser eliminados. Atualmente, o mundo todo está envolvido em pensamentos doentios, más companhias e atos cruéis. Os desejos excessivos são a causa principal para o sofrimento do homem. Controlem seus desejos. Como um estudante, cumpram seus deveres diligentemente. Estudem bem e obtenham boas notas. Respeitem seus pais e os sirvam. Mantenham em mente o bem-estar da sociedade e da nação em geral. Angariem um bom nome na sociedade. Não se sintam orgulhosos de sua educação. Sua educação é um mero desperdício se não for utilizada para o bem-estar da sociedade. A educação que vocês receberam da sociedade deve ser dedicada a ela, através do serviço. A essência da educação não reside em somente adquirir graus, conseguir bons empregos e acumular riquezas. A moralidade é o mais essencial para a vida humana. O serviço é a marca do homem educado. Sem dúvida, o dinheiro é essencial, mas ele deve estar sob certos limites. Dinheiro excessivo faz muitos males. Dinheiro vem e vai, moralidade vem e cresce.

Estudantes, Rapazes e Moças!

Primeiramente, esforcem-se para entender sua verdadeira natureza. A diferença entre Deus e o homem é muito sutil. Enquanto não entendem a Verdade, vocês permanecem como um ser humano. Uma vez que a reconheçam, vocês são Deus. O serviço é o melhor modo para entender sua divindade inata. O serviço deveria ser para satisfação pessoal, não para nome e fama. Experimentem a bem-aventurança que vocês obtêm do serviço abnegado. Compartilhem-na com os outros. Antes de servir aos outros, sirvam a vocês mesmos tornando suas mentes abertas e puras. Liberte-se do sentimento limitado de "eu" e "meu" e estendam seu amor a todos. O amor é a força de ligação que reúne o mundo inteiro como uma família. Eu desejo que vocês desenvolvam amor e vivam como irmãos e irmãs. Meu corpo está comprometido com o serviço desde o nascimento. Vocês também deveriam usar suas vidas para servir aos outros. Esta é a Minha mensagem. Eu pratico tudo que prego. Eu amo a todos e sirvo a todos, e os exorto a fazerem o mesmo. Vocês não são capazes de entender Meu amor, pois seus sentimentos são limitados. Isto é um erro de vocês, não Meu. Hoje, os conflitos estão em alta, pois não há compreensão adequada e acordo entre as pessoas. O acordo só será possível quando houver entendimento adequado.

Manifestações do Amor Divino!

Só o amor está constantemente com vocês desde o nascimento. É o amor que permanece com vocês todo o tempo, não seus parentes ou amigos. Este amor é Deus. Desfrutem a bem-aventurança do amor e compartilhem com os outros. A ausência de amor é a causa básica para toda a inquietação no mundo. Desenvolvam amor e promovam a verdade. Verdade não significa descrever o que você viu, ouviu ou fez. Verdade é aquilo que é imutável em todos os três períodos de tempo. Os Vedas denominam esta verdade permanente como Rutham.

Da mesma forma que mudam de roupa, vocês têm que mudar de corpo mais cedo ou mais tarde. É por isto que se diz: "A morte é a vestimenta da vida". Conseqüentemente, vocês não deveriam temer a morte. A vida não é eterna. Ela é como uma nuvem passageira. Enquanto houver vida no corpo, usem-na para o serviço aos outros. Ocupem-se vocês mesmos do serviço até sua última respiração. Serviço ao homem é serviço a Deus. Tenham controle sobre seus sentidos, porque a perda do controle dos sentidos produz qualidades demoníacas no homem. O serviço sem controle dos sentidos é um exercício de futilidade.

Cultivem Pensamentos Nobres

Todos vocês se reuniram aqui sem que tenha sido feito qualquer convite. Seu amor por Bhagavan e o amor de Bhagavan por vocês os trouxe aqui. Se há amor em seus corações, vocês nunca estarão em dificuldade de forma alguma. O amor de vocês deve ser estendido a cada um e a todos; ele não deve ser limitado só a sua família e amigos. Atualmente, não se têm pais exemplares. Também não há professores exemplares. Não temos amigos nem parentes exemplares. Como podemos, então, criticar os jovens? Antes de tudo, os pais devem ser bons. Os professores também devem cumprir sua função de ensinar com zelo. A boa companhia é muito importante. Diga-me com quem andas, e te direi quem és. Como é sua companhia, assim você se torna. Como a pessoa pode ser boa se sempre está na companhia de pessoas ruins?

Manifestações do Amor Divino!

Todos vocês são virtuosos e nobres. Façam todo esforço para aumentar esta bondade. Façam o melhor uso de sua permanência aqui. Afastem-se das más companhias e dos maus sentimentos. Cultivem pensamentos e qualidades nobres. Desenvolvam o relacionamento Átmico com todos, pois eles são seus irmãos e irmãs. O Senhor Krishna disse na Bhagavad Gita: "O Atma eterno em todos os seres é uma parte do Meu Ser". O sol é um, mas ele tem muitos reflexos. Tudo aquilo que vocês encontram neste mundo é reflexo, reação e ressonância. Não sejam desencaminhados por eles. Aspirem alcançar a realidade. Para experimentar a realidade, abandonem o apego ao corpo e tentem entender a divindade interna.

Manifestações do Atma Divino!

A divindade está oculta em todos, mas vocês não estão fazendo nenhum esforço para perceber isto, pois estão profundamente envolvidos pelos assuntos mundanos. Vocês são a personificação do puro, imaculado, verdadeiro e eterno Atma. Experimentem esta realidade. Cumpram seus deveres mantendo esta verdade em mente. Sempre ajudem, jamais maltratem. Esta é a essência de todos os Vedas e textos sagrados como a Bíblia, a Bhagavad Gita e o Alcorão. Todos estes textos santos falam da mesma verdade fundamental. É um engano nutrir diferenças baseadas na religião. Só há uma religião, a religião do amor. Só há uma casta, a casta da humanidade. Só há uma linguagem, a linguagem do coração. Viajem do "eu" para o "Nós" pelo caminho do serviço. Eu lhes ensinarei como continuar a fazer isto no devido tempo.

Há milhões de pessoas neste mundo, mas só vocês, uns poucos afortunados, têm a oportunidade de ouro de vir aqui. Façam o melhor uso desta oportunidade e compartilhem esta alegria com todos. Sirvam o mundo inteiro. Entendam a verdade que vocês nasceram para servir a sociedade. Este não é um serviço do governo. Não levem uma vida egoísta acumulando riquezas. Não fiquem satisfeitos em encher sua própria barriga. Entendam que há milhões no mundo que têm fome e estão sofrendo. Suas vidas só serão santificadas quando vocês ajudarem o pobre, o doente e o oprimido. Isso é espiritualidade verdadeira. Espiritualidade é um modo de viver. Não é algo separado da vida. Ela deve ser o seu modo de viver. Para adquirir um título mundano, vocês precisam estudar vários assuntos. Mas em espiritualidade só há um assunto: o amor. Realizem atividades de serviço com um espírito de amor. Sendo jovens, vocês podem ter algumas dúvidas. Eu esclarecerei todas. Não dêem espaço para ódio, inveja e ostentação. Sejam devotos humildes e realizem serviço humilde. Essa é a verdadeira qualidade humana.

Bhagavan concluiu Seu Discurso com o Bhajan "Prema Mudhitha Manase Kaho..."



Sathya Sai Baba


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal