A letra mata



Baixar 70.36 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho70.36 Kb.
JESUS – A PALAVRA DE DEUS

A Palavra como o próprio evento

INTRODUÇÃO – “A LETRA MATA”

O problema da letra não está na letra, está no mau uso da letra, de quem se apropria de um texto ou versículo isolado, sem levar em conta a revelação que emerge de um conjunto ou de todo projeto de Deus, circunstanciado no plano profético que envolve o Criador e a criatura – O texto bíblico isolado alimenta apenas a mente da razão religiosa.

O perigo de dissociar a Palavra (letra), do contexto profético levou Israel à apostasia, longe da revelação que se esconde na história bíblica.
A causa segunda depois do Pai.

O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.” Pv. 8:22.


SEU NOME

E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13


A PALAVRA – ESCLARECIMENTOS

  1. Não se tratam de palavras apenas lidas na Bíblia ou vocábulos articulados e “fatos, ou acontecimentos e atos históricos, milagres, sinais, sacramentos, manifestações do reino, coisas que embora tácitas, são eloqüentes ou “elecutivas, sabendo que todo o conjunto da história da salvação narrada pelas escrituras é palavra que Deus dirige ao mundo.

    1. Que é o modo essencial da intervenção de Deus no mundo.

    2. E pelo seu Verbo se revela aos homens. Entre a ordem e o fenômeno não existe tempo (eternidade).

c) A PALAVRA É UM ELEMENTO ETERNAMENTE DINÂMICO que através da revelação bíblica, se torna um elemento temporal, único transcendente.

A PALAVRA ENTRA NA HISTÓRIA COMO UMA CARGA EXPLOSIVA, POIS É POTENCIAL DE ENERGIA E FORÇA DE VIDA, FORÇA CRIADORA NO MUNDO.

A palavra cria entre Deus e o homem uma relação de verdade (energia) que acompanha toda a revelação bíblica, esta palavra que vem expressa em imagens (dons). Que vês, Jeremias? Através da revelação que cria vozes e locuções, suscita formas, sinais, eventos, cria mesmo a História iluminada e circunstanciada mediante o verbo oral e tal palavra que não passará porque emana de uma sabedoria eterna.

E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” Gn 1:3




  1. NOÇÃO BÍBLICA DA PALAVRA

    1. Não se deve intelectualizar a noção bíblica da “Palavra”.

    2. Nem limitá-la a uma mera expressão oral ou uma expressão racional de uma verdade eterna (filosofia – razão).

    3. A palavra é algo que se ergue e emerge do caos que através de uma ação continua do verbo rasga o tempo para ativar a essência do mistério que é Jesus, revelado pela ação exclusiva do Espírito Santo, transmitindo vida a alma do homem.




  1. LOGOS

O logos, como manifestação visível no caráter HIPOSTÁTICO do autor, onde a própria SABEDORIA DE DEUS deixa de ser apenas uma herança de atributos do filho, para se tornar matéria e substância de coisas criadas, tanto as que são visíveis quanto as invisíveis que entram na criação como uma carga explosiva de um elemento eternamente dinâmico, pois é potencial de energia e força criadora no mundo que não resiste à sua Palavra de ordem.

Não é apenas uma razão filosófica, é também uma interpelação direta e pessoal de Deus ao homem, biblicamente um fenômeno histórico único com vistas à eternidade longe de ser apenas um instrumento de comunicação racional ou uma referência, mas é uma realidade, sendo a própria realidade, o próprio evento.

O Fato não é uma razão, é mais um fato e não se esgota pela expressão vocal, que não é da alçada exclusiva do discurso, mas é parte essencial do seu autor pelo mistério que nele se revela.


  1. JESUS É A PALAVRA

Funde-se o verbo no ato de falar, de agir e existir. O verbo tem força dinâmica integral, é o ato, com toda a sua virtude elecutiva e expressiva.

No Gênesis se encontra a chave viva do mistério da criação do mundo mediante a Palavra de Deus.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” I Cl 1:16

Proclamar não é viver, nem pensamento a respeito de Deus é salvação.

A Palavra é um testemunho da Obra Criadora¹, Conservadora² e Redentora³ que se ergue e emerge do caos. É uma história e não palavras, porque nessa história estão incluídos os eventos inseparavelmente inseridos para uma relação entre criador e criatura.


  1. JESUS – A PALAVRA – O VERBO PRÉ-EXISTENTE – LOGOS – A SABEDORIA (Sentido figurado).

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” Jo 1:1-3


  1. EXECUTOR – FIADOR – SEMELHANTE AO PAI

Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.” Sl 32:9

Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.” Sl 107:20

Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.” Sl 119:89

Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.” Sl 147:18

Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;” Gn 19:24

A Palavra estava presente – falou e foi feitoordenou e foi criado, porque a Palavra é o próprio evento.
SEMELHANTE AO PAI

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” Hb 1:2,3.


ASSENTADO NAS ALTURAS

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturasHb 1:3 (o grifo é nosso).




  1. HERDEIRO DE TUDO – SUSTENTA TUDO COM A PALAVRA DO SEU PODER

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2
POR QUEM FEZ TAMBÉM O MUNDO, HEBREUS 1:2

“A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”

Cujo resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, cuja iniciativa pessoal propicia a purificação dos nossos pecados e se expressa assentado à destra da Majestade nas alturas, como se depreende em Hebreus 1:3.

Tal caráter hipostático criador e capaz além de se revelar ao homem, fazê-lo entender seu propósito numa seqüência profética que se expressa nos seus atos proféticos, a exemplo de Moisés.

A beleza de tudo é saber como Moisés pode narrar, 2.000 anos antes de Cristo, toda a criação na seqüência exata, dita e comprovada pela ciência.

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” Dn 7:13-14




  1. ANTES DA CRIAÇÃO - JESUS

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.Cl 1:17,18
- Resplendor da sua glória;

- Expressa imagem da sua pessoa.


  1. SUA LINHAGEM, QUEM PODERÁ NARRAR

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mt 11:27.
9.1. PRÍNCIPE DOS EXÉRCITOS

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Dn 9:24-27

E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?” Js 5:14

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:” I Co 1:2


9.2. SEU REINADO – REINADO DO VERBO – O DOMÍNIO DO VERBO

Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros. Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito, e entregue para ser queimado pelo fogo; E, quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes prolongada a vida até certo espaço de tempo. Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” Dn 7:9-14

Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.” Ex 25:40

Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.” Hb 8:7


9.3. SUMO SACERDOTE

Também o sacerdote, que de entre seus filhos for ungido em seu lugar, fará o mesmo; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao Senhor.” Lv 6:22


9.4. ANUNCIADO PELOS PROFETAS

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.” Is 61:1

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lc 4:18-19

Mas tu nos salvaste dos nossos inimigos, e confundiste os que nos odiavam. Em Deus nos gloriamos todo o dia, e louvamos o teu nome eternamente. (Selá.)” Sl 44:7-8

Ó Deus do meu louvor, não te cales, Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa. Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.” Sl 109:1 – 3 e 4

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” Gn 14:18-20

E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.” Gn 15:6


  1. ME POSSUIU

O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.” Pv. 8:22

  1. O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Pv. 8:22;

  2. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Pv. 8:23;

  3. Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Pv 8:24;

  1. Antes que os montes se houvessem firmado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Pv 8:25;

  2. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Pv 8:26;

  3. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando compassava ao redor da face do abismo. Pv 8:27;

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gn 1:2.

  1. Quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo. (Centro da Terra) Pv 8:28;

  2. Quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Pv 8:29.

Verbo – Vivente no Pai

Primeiro e único que Deus formou antes de toda a criação, de todos os seres visíveis e invisíveis.

A causa segunda depois do Pai – O fazedor de todas as coisas junto ao Pai.

“O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.” Pv. 8:22

- Herdeiro de tudo;

- “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2;

  1. Então, eu estava com ele e era seu aluno, e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo. Pv 8:30;

Eu falo do que vi junto de meu Pai...” Jo 8:38;

  1. Folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. Pv 8:31;

Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.” I Co 1:19;

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” I Co 1:21;



A sabedoria – serve de intermediária entre o saber e o agir.

Na carne citada por Paulo – Filósofos.

Na sabedoria do Egito – Moisés.

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Pv 1:7.



A sabedoria de Deus é misteriosa (Fé). Não se reveste da evidência racional, não consiste em alguma verdade universalmente viável, imediatamente inteligível mais um desígnio benévolo para com a história dos homens.

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm 11:33.

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” Mt 11:25.

Graças: Só o filho pode revelar o Pai.

Se nos tornou:



- Sabedoria;

- Justiça;

- Santificação e redenção.

Sabedoria Hipostática – Pré-existente.

Se identifica com o Espírito de Deus que herdou os atributos dele.

Único sábio – Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Rm 16:27.

Habite em vós, filhos da revelação – E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.” Cl 2:10.

Como Palavra executa – “Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.” Sl 107-20.

Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.” Sl 119:89.

A sabedoria é parte do ingrediente da revelação que inclui: Tempo e vida.

Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.” Sl 147:89.

Relação com o universo:

- Fonte;

- Sustento;

- Fim.

O agente da criação:

Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” I Co 8:6.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Cl 1:16-17.

“A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2.

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gn 1:3-6.

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.” Gn 1:9-11.

“Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hb 11:3.

“Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.” Sl 90:4.

“Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com águas do dilúvio.” II Pe 3:6.
O AMOR DO FILHO PELO PAI

A agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” Jo 17:5.
CONDIÇÃO

“Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.” Cl 1:23.

Jesus é, portanto, em sua origem, logos ou verbo, sabedoria de Deus, palavras geradas pelo Pai, seu fiador, falou e foi feito.

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mt 11:27.


Jesus, o executor de suas ordens, herdeiro.

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” Hb 1:2



Jesus, a imagem do Deus invisível e vivo.

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Cl 1:15


Jesus, o primogênito, mistério só alcançado através da revelação, oculto, antes dos séculos.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Cl 1:16 e 17


Jesus, o cabeça, onde toda plenitude do conhecimento faz morada nele (habita nele).

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Cl 1:18


Jesus, o amado filho de Deus.

Em sua relação com o universo Jesus é a FONTE – SUSTENTO E FIM.
RECAPITULANDO

Jesus: a sabedoria de Deus.
SABEDORIA

- Divina;

- Dos que se deixam instruir nos caminhos da sabedoria.

O homem tenta em Jó. Ou ouviste o secreto conselho de Deus e a ti só limitaste a sabedoria? Que sabes tu, que nós não saibamos? Que entendes, que não haja em nós?” Jó 15:8-9

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” PV 1:7

Na linguagem moderna a sabedoria serve de intermediária entre o saber e o agir, entre o conhecimento e a vida.

No Novo Testamento a sabedoria significa um conhecimento e radica na ordem do conhecimento vindo a ser o desabrochar do saber inerente à Fé.

Por isso aparece tantas vezes acompanhado pelo termo ciência

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.” I co 12:8

Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Cl 2:3

Ciência é: conhecimento ou revelação.

Inteligência é discernimento – sentido.

Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.” Ap 17:9


Paulo denuncia a sabedoria segundo a carne. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. I Co 1:26, rebuscada pelos gregos e geralmente pelos filósofos.

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” I Co 1:21



Moisés acumulou no Egito a ciência do povo egípcio.

Nela os homens se gloriam quando não incham, não deve ser menosprezada ou se tornar alvo de qualquer crítica.

Deus não deixará de “destruir a sabedoria dos sábios” (I Co 1:19) que pode se tornar Inadequada na sua pretensão de conhecer Deus (I Co 1:21)
Tornam-se por vezes loucura.

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam.” I Co 2:6



A sabedoria divina é misteriosa e oculta que será exposta a quem Deus quiser revelar.

Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.” I Co 2:7



Não se reveste da evidência racional, não consiste nalguma verdade universalmente viável, imediatamente inteligível, mas num desígnio benévolo para com a história dos homens.

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm 11:33.



Tal segredo foi revelado aos pequeninos, graças a Deus!

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” Mt 11:25

Só o filho pode revelar o Pai, para isso: “graças te dou, ó Pai”.

Se nos tornou:



- Sabedoria;

- Justiça;

- Santificação e redenção“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” I Co 1:30.

A sabedoria (Jesus) se identificou com o Espírito Santo de Deus, que herdou os atributos dela. Agora unida a Deus pelos laços da filialidade em que Deus será chamado o único sábio.

Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Rm 16:27



A Sabedoria da Palavra. A sabedoria da palavra é substância misteriosa que se esconde na revelação de sua dinâmica para vestir o homem de uma nova vida que excede a toda razão ou entendimento humano.

A sabedoria é substância que veste o homem “do novo”. Habite em vós a palavra de Deus, em toda sua riqueza (Cl 3:10) desvendada na história da salvação, como filho da luz (filhos da revelação) conhecedores da sabedoria misteriosa escondida em Deus.

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Cl 3:10


Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Is 55:10-11
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13
Que transforma e engloba toda revelação em sabedoria e discernimento que é Jesus.
RESUMO: JESUS – A PALAVRA DE DEUS
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13


  1. Jesus é o próprio evento da palavra viva:

    • É o momento essencial da interpelação de Deus no mundo.

    • Jesus está entre a ordem e o fenômeno. Isto é: ordena a existência como vida eterna, a única verdade soberana.

    • Como palavra, entra no mundo com força criadora e na história da criação como carga explosiva, pois é potencial de energia e força de vida e de dinâmica integral.

Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hb 11:3.

  • Tal palavra é testemunho da obra criadora, redentora e conservadora que se liga e emerge do caos, rasgando o tempo, para ativar a essência do próprio mistério através do Espírito de Jesus que Jesus é a chave viva do mistério da criação dos mundos. É mais um fato que não se esgota pela expressão vocal do seu autor, que dispensa articulação de vocábulos, e na criação é fonte, sustento e fim.

  • É todo ingrediente e sabedoria que se revela na vida e no tempo e se transforma em substância como elemento do universo e de toda a criação, o Deus salvador e restaurador de todas as coisas, que age pela ação do seu próprio Espírito Santo como único capaz de revelar todos os segredos de sua palavra ao homem capaz de garantir e proporcionar a imortalidade e a vida eterna a quem ele quiser se revelar.

  • Ao Deus da glória, a Jesus Cristo seu Filho e ao Espírito Santo, toda honra, toda glória, todo poder, agora e pelos séculos dos séculos, aleluia, amém.






Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal