A palavra de deus ilumina a vida da juventude



Baixar 24.55 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho24.55 Kb.
O Jovem e a Bíblia

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA A VIDA DA JUVENTUDE
Jovem,Eu Lhe Ordeno, Levante-Se...”(Lc 7, 14)
Ambiente: Preparar um ambiente, tendo no centro a Bíblia. Providenciar tarjetas e lembrar para que todos tragam a Bíblia para o encontro
Saudação: Oi amigos! É bom demais estarmos juntos como jovens amigos. Nosso encontro, hoje, será especial.
Oração: (Coordenação prepara)
CONHECENDO A BIBLIA
Animador: Com o coração aberto veremos a temática, O Jovem e a Bíblia. Iremos discutir algo importante e simples, uma espécie de um ABC simplificado da Bíblia. Para isso é necessário aproximar nossa vida de jovem com a Palavra de Deus.

Antes poderíamos realizar uma partilha breve a respeito do que sabemos sobre a Bíblia? (Escrever as respostas em tarjetas para colocar no ambiente).




  1. O SIGNIFICA A PALAVRA “BÍBLIA” ?

Leitor 1: “Bíblia é uma palavra que vem da língua grega, que quer dizer: coleção de livros. Ou como disse o caboclo em uma das escolas bíblicas de nossa Diocese, “um montão de livros”. No fundo ela é uma espécie de biblioteca com 73 livros.

Animador: Vamos então fazer um exercício? Abra vossa Bíblia, e no índice, olhe os nomes de cada livro. Vamos ler em voz alta os livros bíblicos. Vamos lá!



  1. COMO SURGIU A BÏBLIA?

Leitor 2: Muito Bem! Ela surgiu na história do Povo de Deus. Nasceu da terra e do esforço de homens e mulheres por inspiração divina. Não veio de longe. Cresceu a partir da experiência de um povo organizado em busca de libertação. A Bíblia relata, assim, a história de vida e de experiência de Deus desta gente.

Todos: A Bíblia mostra a mão solidária de Deus presente na história da gente.

Animador: Gente boa! A presença de Deus na vida do povo não deve ser escondida, não é verdade? Por isso antes desta experiência ter sido escrita, também fora contada de pai para filho. Uma história que foi passando de boca em boca. Era compromisso dos pais passarem aos filhos os mandamentos de Deus.

Leitor 3: É mesmo jovens! Hoje já não temos esta tradição arraigada às nossas famílias. Estando rezando isso, como grupo de jovens, já nos ajuda perceber a importância da Bíblia para humanidade, para as gerações futuras. Vamos ver um trecho do livro de Deuteronômio.

Texto bíblico: Dt 6, 20- 25. (Refletir um pouco)


  1. QUEM ESCREVEU A BÏBLIA

Animador: Na Bíblia Deus e os autores falam misturados. Quem escreve são diversos autores. Porém, o autor principal é Deus. Ele é o inspirador.

Leitor 1: Podemos dizer que Deus se serviu de muitas pessoas, como agricultores, doutores, profetas, sacerdotes, pastores, para escrever a Bíblia.

Leitor 2: A Bíblia é um livro feito em mutirão. Fala das alegrias e tristezas de uma povo. Também dos jovens. (Em anexo passagens que citam o jovem).


  1. QUANDO FOI ESCRITA

Animador: De fato é uma longa história, a da Bíblia. Dividida em Primeiro Testamente, com 46 livros, e em Segundo Testamento, com 27 livros, notamos experiência desde Abraão (1850), passando por Jesus (ano Zero), até o ano 100 depois de Jesus, já das primeiras comunidades cristas.

Todos: Nela está contido o projeto de vida e salvação que Deus revelou ao seu Povo.
A BIBLIA ILUMINA A VIDA DO JOVEM:
Animador: Pois é! Como então esta nossa relação com a palavra de Deus? Nós somos uma geração iluminada por ela, ou não?

- se ninguém não nos ensina como podemos entendê-la? Mesmo tendo “pouca” formação bíblica, podemos tê-la como nossa guia? (Deixar falar).



Organizar três grupos, cada um ler uma leitura e ver o que a Bíblia diz sobre o jovem.

  • (Êxodo 10,8-9)“Iremos, respondeu Moisés, com nossos jovens e nossos velhos, nossos filhos e nossas filhas. Iremos com nossas ovelhas e nossos bois, porque temos de celebrar uma festa em honra do Senhor.”

  • Êxodo 24,3-5) Enviou jovens dentre os israelitas, os quais ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor e imolaram touros em sacrifícios pacíficos.

  • Jeremias 1, 4-10 Javé, envia Jeremias para arrancar, destruir e arrasar, para construir e plantar.


A PALAVRA DE DEUS NOS FAZ AGIR

Leitor: Conta-se que certa vez um jovem simples foi pedir ao padre a bênção em sua casa. O padre se organizou, marcou em sua agenda, e em uma manhã de domingo dirigiu-se até a casa. Chegando lá ficou impressionado com a velhice da casa. Em redor da casa havia muito mato, que dava impressão de abandono. O jovem, vendo a padre chegando, saiu ao seu encontro e convidou para entrar. Já dentro da pequena casa, o padre intrigado com a falta de ambiente para realizar a oração da bênção, disse: “o povo de minha paróquia costuma preparar uma mesa com toalha branca, vela e Bíblia. Vejo que o senhor não fez isso. Vejo ainda a Palavra de Deus abandonada no canto da sala, falou apontando com o dedo”. Enquanto isso, na sua pequenez o jovem somente escutava. E o padre continuou perguntando: “Mas por acaso você lê a Bíblia”? “Não, pois sou analfabeto, respondeu ele”. “Mas então por que ela esta tão suja e feia”, novamente questionou o padre. Aí com muita calma, aquele jovem, disse: “Eu não leio por ser analfabeto. Nunca tive oportunidade de ter formação, mas nem por isso eu deixo de pegar em mãos a Bíblia. Todo dia, logo cedo, eu vou folhando, folhando, folhando e Deus vai falando pra mim. Talvez, padre, seja por isso que ela esteja tão envelhecida”.
Para pensar:

  1. Você conhece alguma história parecida com esta?

  2. Nossa Bíblia está guardada ou está sendo utilizada?

  3. Que atitude o jovem da história nos ajuda a tomar?

REZANDO A PALAVRA SOMOS ENVIADOS A MISSÃO
Como oração final ler 2 Tm 3, 14- 17.


Elaboração: Pe. Igor Damo

Anexo

Algumas passagens que temos a palavra Jovem na Bíblia

(Gênesis 19,4)
Mas, antes que se tivessem deitado, eis que os homens da cidade, os homens de Sodoma, se agruparam em torno da casa, desde os jovens até os velhos, toda a população.

(Gênesis 19,11)
E feriram de cegueira os homens que estavam fora, jovens e velhos, que se esforçavam em vão por reencontrar a porta.

(Gênesis 21,28)
Abraão pôs à parte sete jovens ovelhas do rebanho.

(Êxodo 10,9)
“Iremos, respondeu Moisés, com nossos jovens e nossos velhos, nossos filhos e nossas filhas. Iremos com nossas ovelhas e nossos bois, porque temos de celebrar uma festa em honra do Senhor.”

(Êxodo 24,5)
Enviou jovens dentre os israelitas, os quais ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor e imolaram touros em sacrifícios pacíficos.

(Números 31,18)
mas deixai vivas todas as jovens que não o fizeram.

(Números 31,35)
Havia também trinta e duas mil jovens que não tinham coabitado com homem algum.

(Juízes 11,40)
Daqui veio este costume, em Israel, que todos os anos as jovens israelitas reúnem-se para chorar durante quatro dias a filha de Jefté, o galaadita.

(Juízes 12,9)
o qual teve trinta filhos; casou suas trinta filhas fora de sua família, e mandou vir de fora trinta jovens para os seus filhos. Julgou Israel durante sete anos.

(Juízes 14,10)
Seu pai desceu à casa da mulher, onde Sansão deu um banquete, segundo o costume dos jovens.

(Rute 3,10)
Ele disse: Deus te abençoe, minha filha. Esta tua última bondade vale mais que a primeira, porque não buscaste jovens, pobres ou ricos.

(II Samuel 2,14)
Abner disse a Joab: Aproximem-se os jovens para lutar em nossa presença. Vamos!, respondeu Joab.

(II Samuel 13,32)
Mas Jonadab, filho de Semaa, irmão de Davi, tomou a palavra: Não pense o rei, meu senhor, que foram assassinados todos os jovens. Só Amnon morreu, porque Absalão decidira matá-lo desde o dia em que ele violou sua irmã Tamar.

(II Samuel 17,21)
Depois que partiram, saíram os jovens da cisterna e foram levar a notícia ao rei Davi, dizendo: Ide! Passai depressa as águas, porque Aquitofel deu o seguinte conselho contra vós.

(II Samuel 18,15)
dez jovens escudeiros de Joab cercaram-no e deram-lhe os últimos golpes.

(I Reis 12,8)
O rei, porém, deixando de lado o conselho dos anciãos, foi consultar os jovens que tinham crescido com ele e eram seus familiares.

(I Reis 12,10)
Os jovens que tinham crescido com ele, responderam-lhe: Assim dirás a esse povo que te falou, dizendo: Teu pai tornou o nosso jugo pesado; tu, porém, alivia-nos - assim lhe dirás: Meu dedo mínimo é mais grosso que os rins de meu pai.

(I Reis 12,14)
respondeu ao povo como lhe aconselharam os jovens: Meu pai impôs-vos um jugo pesado? Pois eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai vos castigou com açoites? Pois eu vos castigarei com escorpiões.

(II Reis 5,22)
Sim, respondeu Giezi; meu senhor manda-me dizer-te: Acabam de chegar à minha casa, da montanha de Efraim, dois jovens, filhos de profetas. Rogo-te que me dês para eles um talento de prata e dois hábitos de festa. 23 Naamã respondeu: É melhor que leves dois talentos. Naamã insistiu e, atando dois talentos e dois hábitos de festa em dois sacos, entregou-os a dois de seus escravos para que os levassem a Giezi.

(II Reis 8,12)
Por que chora o meu senhor?, perguntou Hazael. Ele respondeu: Porque sei os males que farás aos israelitas: incendiarás as suas cidades fortes, passarás ao fio da espada os seus jovens, esmagarás as suas crianças e rasgarás pelo meio o ventre de suas mulheres grávidas.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal