A república em laguna/SC



Baixar 9.53 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho9.53 Kb.
PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO EDINHO BEZ NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EM .08.2008, RELATIVAMENTE AO BEM SUCEDIDO PROJETO “A REPÚBLICA EM LAGUNA/SC”.
Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,


Registro nesta tribuna o sucesso de público e crítica da peça teatral “A República em Laguna”, que encenou, entre tantas micro-histórias, o romance entre o italiano Giuseppe Garibaldi e a lagunense Anita. Quase 30 mil pessoas, entre moradores de Laguna e turistas provenientes de vários cantos do Brasil, prestigiaram as oito apresentações da edição 2008 da peça.
A idéia se transformou em um dos maiores espetáculos ao ar livre, comparado somente ao evento “A Paixão de Cristo”, que durante a Páscoa atrai milhares de turistas ao Nordeste brasileiro.
Pesquisa realizada ao final de cada espetáculo, apontou algumas surpresas, como a vinda de caravanas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo, além de diversos espectadores dos estados vizinhos. A vinda de turistas de regiões tão distantes é resultado do trabalho de divulgação, que começou já no ano passado. “Apresentamos o projeto em diversas feiras de turismo e em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul e Garibaldi. As agências de turismo conheceram o espetáculo e levaram várias excursões.
A rede hoteleira também comemora o alto índice de ocupação, tendo atingido o auge nos dois sábados, dias 19 e 26, com ocupação em torno de 90%.Inclusive já existem reservas para 2009.
Dirigido pelo Grupo Teatral Terra e produzido pela empresa New Millennium Produções e Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura e Secretaria de Turismo e Lazer, a República em Laguna mobilizou toda a cidade. Diversos empregos diretos e indiretos foram criados, aquecendo a economia local.
O projeto envolveu mais de 500 atores, entre profissionais, amadores e voluntários. Outros 300 profissionais ficaram responsáveis pelas diversas áreas técnicas. Cerca de 75 cavalos, diversas embarcações, canhões, espadas e figurinos de época foram usados para reviver as batalhas que se seguiram contra as forças militares do Império, remetendo o espectador ao ano de 1839, quando os Farrapos conquistaram Laguna e a tornaram uma República.
Apresentado em arena montada às margens da Lagoa de Santo Antonio, cenário onde vários dos fatos históricos efetivamente ocorreram, o espetáculo reuniu encenação teatral, dança, música e produções em vídeo, tudo amparado por efeitos especiais e tecnologia de última geração. A produção do grupo teatral Terra, de Laguna, sob a direção de Jairo Barcelos foi primorosa e ofereceu ao público uma apresentação artística da mais alta qualidade.
A participação dos atores globais Thiago Lacerda e Vanessa Lóes, responsáveis por darem vida aos personagens principais, foi outra grande conquista da edição 2008. E é justamente a magia do amor vivido pelo destemido capitão Giuseppe Garibaldi e Ana Maria de Jesus, que mais tarde seria conhecida como Anita, a heroína de dois mundos, o ponto de partida para contar importantes capítulos da história nacional, que foram parar em livros do mundo inteiro.
Pelo belíssimo evento, em nome dos catarinenses, rendo minhas homenagens aos organizadores, parabenizando a iniciativa.
Era o que tinha a dizer.
Edinho Bez

Deputado Federal


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal