A respeito do surgimento da vida na Terra, segundo a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, de Alexander I. Oparin, assinale o que for correto



Baixar 73.72 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho73.72 Kb.
01 - (UEPG PR)

A respeito do surgimento da vida na Terra, segundo a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, de Alexander I. Oparin, assinale o que for correto.


01. Os primeiros seres vivos se formaram espontaneamente nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou.

02. Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas tenham se formado na atmosfera graças à ação das descargas elétricas próprias de freqüentes tempestades, que desencadearam reações entre alguns dos componentes da atmosfera primitiva. Essas moléculas, extremamente simples, foram levadas pelas chuvas aos mares.

04. O aumento progressivo de moléculas orgânicas nos mares primitivos formou uma verdadeira "sopa nutritiva", rica principalmente em aminoácidos e proteínas.

08. Nos mares primitivos desenvolveram-se sistemas coloidais, ou seja, em determinadas condições, as moléculas de proteínas envoltas por moléculas de água aproximaram-se umas das outras, formando numerosos aglomerados, que Oparin denominou coacervados.

16. Alguns cientistas demonstraram que as condições iniciais postuladas por Oparin podem ter sido favoráveis ao surgimento das moléculas precursoras da vida na Terra.
02 - (UECE)

Embrulhar as goiabas para protegê-las contra o aparecimento de bichos é uma ação que lembra um experimento famoso, que foi idealizado para refutar a teoria da abiogênese, o qual demonstrou que larvas não surgem espontaneamente em carne. Esse experimento famoso foi realizado no século XVII e seu idealizador foi

a) Spallanzani.

b) Needham.

c) Pasteur.

d) Redi.
03 - (UEPG PR)

O assunto da origem da vida se baseia grandemente em hipóteses, mas existem questões sobre as quais podemos ter alguma certeza. A respeito deste tema, assinale o que for correto.

01. Para formular hipóteses sobre a origem da vida e sua evolução, a ciência utiliza o registro fóssil em restos de organismos, preservados em rochas, âmbar ou gelo, que podem ser datados com razoável segurança, por meio de métodos sofisticados como o do carbono 14.

02. Existem três proposicões sobre a origem da vida: a criação divina, a origem extraterrestre e a origem por evolução química.

04. Houve uma época em que se acreditava que determinadas substâncias eram exclusivas dos seres vivos e que elas só podiam ser fabricadas dentro deles. Em 1828, o químico Wohler conseguiu produzir em laboratório, a partir de substâncias inorgânicas simples, uréia, que é uma substância orgânica encontrada na urina.

08. Um dos primeiros cientistas a organizar as idéias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, que, em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido, baseado no que seria a composição da atmosfera primitiva. Naquela época ainda não se sabia que os ácidos nucléicos carregam as informações genéticas de todos os seres vivos.

16. Na década de 1950, Miller, um cientista bioquímico norte-americano, fez circular num aparelho fechado uma mistura de vapor de água, metano, amônia e hidrogênio, que submeteu a descargas elétricas contínuas durante toda uma semana, na tentativa de simular a Terra primitiva. No fim do experimento, ele constatou que a mistura, além de outras moléculas orgânicas, continha alguns aminoácidos, as matérias-primas das proteínas.


04 - (UEMS)

Com base para a origem da vida, de acordo com a teoria de Oparim (1936), quais os compostos abaixo faziam parte da atmosfera primitiva da Terra?

a) Glicina (NH2CH2 COOH), oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e enxofre (S2)

b) Amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O)

c) Glicina (NH2CH2 COOH), oxigênio (O2), amônia (NH3) e metano (CH4)

d) Hidrogênio (H2), oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e vapor de água (H2O)

e) Glicina (NH2CH2 COOH), oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e vapor de água (H2O)
05 - (UDESC SC)

Sobre as teorias da origem da vida e seus estudiosos, assinale a alternativa CORRETA.

a) Segundo a abiogênese, a vida apenas se origina de outro ser vivo preexistente.

b) Todos os seres vivos se desenvolvem a partir da matéria inorgânica em contato com um princípio vital, ou "princípio ativo", segundo a epigênese.

c) A primeira teoria criteriosa sobre a origem da vida surgiu na Grécia Antiga, com Aristóteles, que formulou a hipótese de geração espontânea.

d) Francesco Redi testou e confirmou, experimentalmente, a hipótese da geração espontânea.

e) Louis Pasteur realizou uma série de experiências, demonstrando que existe no ar ou nos alimentos o "princípio ativo" capaz de gerar vida espontaneamente.
06 - (UECE)

A história da Biologia está repleta de experimentos que foram relevantes para a explicação da Biogênese e da Origem da Vida. Associe corretamente os cientistas da Coluna A aos experimentos que constam na Coluna B.

COLUNA A

1. REDI


2. SPALAZANI

3. PASTEUR

4. OPARIN

5. MILLER


COLUNA B

( ) Usou frascos com gargalo em forma de pescoço de cisne.

( ) Observação dos coacervados.

( ) Explicação biogênica para o surgimento de larvas na carne em putrefação.

( ) Produção de aminoácidos.

( ) Esterilização de caldos nutritivos, experimento muito criticado por Needham.


Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo,

a) 2, 5, 1, 4, 3

b) 3, 4, 1, 5, 2

c) 3, 4, 2, 5, 1

d) 2, 1, 5, 3, 4
07 - (UEMG)

Em 2009, comemorou-se o 150º aniversário da publicação do livro “Origem das espécies”, de Charles Robert Darwin. Este livro trouxe uma teoria que revolucionou o modo de pensar dos seres humanos, a respeito das espécies biológicas.


Considerando o pensamento de Darwin sobre esse assunto, só está CORRETO afirmar que
a) as mutações gênicas são casuais e o meio ambiente seleciona as mais favoráveis.

b) os seres vivos têm características diferenciais que respondem às forças do ambiente.

c) os seres vivos mudam com o tempo, por pressões indutoras do meio ambiente.

d) as competições por recursos promovem o desenvolvimento de novas características.


08 - (UPE)

Em 2009, comemoramos o bicentenário do nascimento de Darwin e os 150 anos do seu famoso livro “A origem das Espécies”, que engloba, pelo menos, cinco teorias independentes: evolução propriamente dita, ancestralidade comum, gradualismo, variação das espécies e seleção natural. Em relação a Darwin e suas teorias, analise as afirmativas e conclua.


00. Durante a viagem do Beagle, Darwin encontrou diferentes espécies de pássaros que variavam de ilha para ilha, no arquipélago de Galápagos, e diferiam significantemente daquelas encontradas no continente sul-americano, o que causou forte impressão e desencadeou reflexões que resultaram em suas ideias sobre a evolução da vida.

01. O livro Ensaio sobre o princípio da população, de Thomas Malthus foi crucial para o desenvolvimento da teoria da seleção natural, pois, segundo a tese do crescimento exponencial de Malthus: “As populações crescem menos rapidamente do que os recursos dos quais dependem”.

02. Com a descoberta da similaridade entre o código genético para procariotos e eucariotos, atualmente se passou a ter um consenso de que todos os organismos existentes no planeta Terra possuem características adquiridas pelo uso ou desuso.

03. Darwin percebeu dois aspectos importantes para a evolução: a anagênese – processo gradual de transformação das espécies e a cladogênese – processo de diversificação de novas espécies a partir de uma espécie ancestral.

04. Dentre as cinco teorias, a da seleção natural foi a mais difícil de ser aceita, principalmente pela ausência de um mecanismo convincente de herança, o que foi solucionado pelas leis da hereditariedade descobertas por Mendel.
09 - (UFSC)

Em 2009 comemora-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, obra que coroou um extenso trabalho de Darwin e foi um marco no estudo da Biologia.


Sobre evolução, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O francês Jean Baptiste Lamarck contribuiu de maneira significativa com o trabalho de Darwin, pois ele já defendia a ideia de que a modificação das espécies era devido à seleção natural.

02. Uma das bases da teoria de Darwin foi a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, que, embora com mais de 200 anos, se mantém atual até os dias de hoje.

04. Segundo a hipótese da seleção natural, grandes modificações nos indivíduos são transmitidas de pai para filho.

08. No livro A Origem das Espécies, Darwin formulou a hipótese de que o ambiente selecionava os mais aptos (seleção natural), que tinham mais chances de sobreviver e deixar descendentes.

16. Segundo Darwin, o aparecimento de novas mutações é influenciado pelo meio ambiente.

32. Os fósseis, a semelhança embriológica entre as espécies e a existência de estruturas vestigiais desprovidas de função nos animais são evidências da evolução.


10 - (UEM PR)

Identifique o que for correto sobre a evolução biológica das espécies.


01. As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente, elas podem ocorrer por acaso e serem mantidas ou eliminadas.

02. No mimetismo, uma ou mais características corporais se assemelham ao ambiente, dificultando a localização do organismo pelas demais espécies com as quais convive.

04. Estruturas análogas são aquelas que derivam de estruturas presentes em um mesmo grupo ancestral comum, refletindo, portanto, parentesco evolutivo.

08. A ação da seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma população.

16. A lei do uso e do desuso está presente nas teorias de evolução propostas por Darwin e por Lamark.
11 - (UFPR)

Apesar de bastante criticadas na época em que foram postuladas, as idéias propostas por Charles Darwin sobre o processo evolutivo dos seres vivos são hoje amplamente aceitas, uma vez que outras evidências colhidas empiricamente corroboram a Teoria da Evolução. Assinale a alternativa que NÃO expressa uma evidência dessa teoria.


a) O estudo dos fósseis ao longo dos tempos geológicos mostra um aumento da complexidade das formas de seres vivos.

b) As características apresentadas por sucessivas gerações, dentro de uma espécie, são herdadas das gerações antecessoras.

c) Algumas estruturas corporais desenvolvem-se quando muito utilizadas ou atrofiam-se quando não utilizadas, como por exemplo a musculatura dos animais.

d) Quando se estudam os genomas, observa-se uma grande semelhança entre espécies muito próximas, como o homem e o chimpanzé.

e) O funcionamento bioquímico das células de todos os organismos é semelhante, sugerindo que todos tiveram um ancestral comum.
12 - (UNIOESTE PR)

Evolução refere-se às mudanças nas linhagens de populações entre as gerações. Sobre a história da teoria evolucionista, assinale a alternativa INCORRETA.


a) Charles Darwin e Alfred Russel Wallace conceberam independentemente a teoria da Seleção Natural.

b) Jean-Baptiste Lamarck argumentava que as espécies mudavam ao longo do tempo.

c) Georges Cuvier adotou a idéia de fixidez das espécies.

d) Os estudos de Gregor Mendel sobre a hereditariedade e a segregação exerceram forte influência sobre Darwin para sua elaboração da teoria da Seleção Natural.

e) A Igreja e o Criacionismo foram fortes barreiras para o desenvolvimento do pensamento evolucionista.
13 - (UFC CE)

Em um estudo realizado nas ilhas Galápagos, um casal de pesquisadores observou que indivíduos de uma espécie de tentilhão (espécie A) comumente se alimentavam de sementes de vários tamanhos. A ilha onde a espécie A ocorria foi colonizada por outra espécie de tentilhão (espécie B). Indivíduos de B se alimentavam de sementes grandes e eram mais eficientes que A na aquisição deste recurso. Com o passar dos anos, os dois pesquisadores observaram que o tamanho médio do bico dos indivíduos de A estava reduzindo gradualmente. Considerando que pássaros com bicos maiores conseguem se alimentar de sementes maiores, o processo de redução de bico observado em A é um exemplo de seleção:


a) direcional: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos pequenos.

b) disruptiva: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos muito pequenos ou muito grandes.

c) estabilizadora: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos de tamanho intermediário.

d) sexual: o estabelecimento de indivíduos da espécie B aumentou a competição entre machos da espécie A por acesso às fêmeas.

e) direcional: o estabelecimento de indivíduos da espécie B induziu mutações em indivíduos da espécie A.
14 - (UEM PR)

Considere os aspectos evolutivos dos seres vivos e assinale o que for correto.


01. Diversas variedades de plantas são produzidas por seleção artificial, como acontece com repolho, couveflor, couve-de-bruxelas e brócolis, todas derivadas de uma espécie selvagem, a Brassica oleracea.

02. Um dos princípios básicos da evolução por seleção natural é que os indivíduos de uma mesma população não apresentam variações em seus caracteres, sendo, portanto, idênticos.

04. Um dos vários processos de fossilização ocorre em rochas sedimentares, sendo que suas camadas podem reservar fósseis de diferentes idades geológicas.

08. O registro fóssil sugere que os ancestrais da maioria dos filos animais atuais surgiram durante a fase de transição entre a era Pré-cambriana e a era Paleozoica.

16. Estruturas análogas refletem parentesco evolutivo e são decorrentes de modificações de uma forma primitiva, por um processo denominado de irradiação adaptativa.
15 - (UEPG PR)

Há um número muito grande de fatos que comprovam que a evolução realmente ocorreu e continua ocorrendo. Sobre tal assunto, assinale o que for correto.


01. Semelhança quase sempre sugere parentesco. Foi observando essa constante que o estudo intensivo da anatomia comparada acabou por reforçar a idéia da evolução.

02. Órgãos que possuem a mesma origem evolutiva, embora suas funções sejam diferentes, são denominados homólogos. É o caso do esqueleto dos membros anteriores dos vertebrados.

04. A embriologia comparada evidencia a evolução quando se estudam embriões e percebe-se que quanto mais precoce a fase embrionária observada, mais parecidos são os embriões de grupos diferentes dentro de uma mesma classificação.

08. Nas últimas décadas foram desenvolvidas algumas técnicas bioquímicas que permitem o estudo da evolução. Todos os métodos baseiam-se na idéia de que espécies muito próximas evolutivamente, que descendem de um ancestral comum, têm maior semelhança na sua composição química do que espécies mais distantes.

16. Quanto maior a semelhança entre DNAs de espécies cujo parentesco evolutivo se quer determinar, mais relacionadas estarão as espécies. Um dos métodos mais simples de fazer essa comparação consiste em “hibridizar”, em tubos de ensaio, as fitas isoladas de seus DNAs. Determina-se em que medida houve pareamento entre os DNAs diferentes. Quanto maior a taxa de pareamento, maior a semelhança entre as sequências do DNA e mais próximas portanto estarão as espécies em termos evolutivos.
16 - (UFES)

As estruturas corporais de diferentes animais podem indicar que essas espécies descendem de um ancestral comum, dependendo da organização anatômica e da origem embrionária dessas estruturas e independentemente de suas funções. As figuras acima representam a asa de um inseto, a asa de uma ave e a nadadeira anterior de um golfinho.


(CHAPMAN, R. F. The insects: structure and function. 3.ed. Cambridge: Harvard University Press. 1982. p. 919.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das populações. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.)
Com base no exposto, faça o que se pede.
a) Compare a asa do inseto com a da ave, em relação a suas origens evolutivas e suas funções. Explique o evento evolutivo envolvido no surgimento de estruturas com essas condições.

b) Compare a asa da ave com a nadadeira do golfinho, em relação a suas origens evolutivas e suas funções. Explique o evento evolutivo envolvido no surgimento de estruturas com essas condições.

c) Para Lamarck, o surgimento de uma nadadeira do tipo da do golfinho seria em decorrência do desenvolvimento de um outro tipo de apêndice, que, progressivamente, em cada indivíduo, ao longo de gerações, iria se modificando em decorrência do seu uso para o nado. As modificações adquiridas em cada indivíduo seriam transmitidas para seus descendentes, até que, ao longo de gerações, o apêndice se transformasse em uma nadadeira. Diga se essa hipótese é correta ou não e justifique a sua resposta.
17 - (UDESC SC)

Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente, são chamados, respectivamente, de:
a) órgãos análogos e órgãos homólogos.

b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos.

c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais.

d) órgãos análogos e órgãos vestigiais.

e) órgãos homólogos e órgãos análogos.
18 - (UEPG PR)

Sobre o surgimento de novas espécies, ou seja, o fenômeno da especiação, assinale o que for correto.


01. A raciação ocorre quando seres semelhantes acabam sendo separados por longo tempo por um barreira geográfica intransponível e acabam se adaptando geneticamente a condições de vida diferenciadas, fazendo surgir dessa forma subgêneros diferentes.

02. Se o meio ambiente mudar e a seleção natural ajustar a nova população às novas situações, escolhendo os genótipos mais adaptados, é bem possível que algumas espécies venham a se adaptar ao longo do tempo e a originar uma nova espécie.

04. Para que a especiação ocorra se faz necessário, obrigatoriamente, que ao longo da evolução de uma espécie apareça algum mecanismo que impeça, de forma definitiva, um livre fluxo de genes entre duas populações.

08. O cruzamento entre duas espécies diferentes pode originar uma nova espécie, como no caso da mula, originária do cruzamento entre o jumento e a égua.


19 - (UFV MG)

Ao realizar estudos de Evolução, calouros de uma turma elaboraram as seguintes afirmativas sobre os conceitos de especiação:


I. Processo que separa populações geneticamente homogêneas em duas ou mais, as quais podem se tornar isoladas reprodutivamente entre si.

II. No processo de especiação, as modificações da frequência alélica não são importantes uma vez que a seleção natural atua no fenótipo.

III. Na especiação alopátrica, o ambiente geográfico é um facilitador para que o fluxo gênico aumente a variabilidade dentro da população.
Com base nos princípios evolutivos e nos de especiação, são INCORRETAS as afirmativas:
a) I, II e III.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.


20 - (UEPG PR)

A respeito do fenômeno da especiação, que se caracteriza pela formação de duas ou mais novas espécies a partir de uma única espécie, assinale o que for correto.


01. A especiação se inicia quando uma espécie pré-existente é separada em dois grupos, ou populações, por algum tipo de barreira geográfica impossível de ser atravessada, como uma montanha, uma ilha ou um deserto que não existiam antes.

02. Com a separação da espécie, cada população passa a viver em condições ambientais diferentes, que, com o tempo, selecionam determinados alelos. Depois, as mutações e a oscilação gênica tendem a transformar o pool gênico dessas populações, acentuando as diferenças entre elas.

04. Ocorre isolamento reprodutivo quando populações resultantes de especiação desenvolvem características que impedem o cruzamento delas. Neste caso, as populações são consideradas espécies distintas.

08. Se depois de muito tempo as populações de uma mesma espécie que passou pelo processo de especiação vierem a se encontrar, e os seus integrantes, ao se cruzarem entre si, gerarem descendentes férteis e misturando diferentes alelos, estará comprovado que não ocorreu isolamento reprodutivo, e as populações são diferenciadas entre si como raças geográficas ou subgêneros.

16. As espécies tornam-se mais bem adaptadas ao ambiente quando, com o tempo, tornam-se comuns os genes que determinam caracteres favoráveis para a sobrevivência.
21 - (UFTM MG)

A Teoria Sintética da Evolução complementa a


a) Lei do Uso e Desuso, uma vez que explica o desenvolvimento de órgãos atrofiados e hipertrofiados presentes nos seres vivos.

b) Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos, uma vez que explica como ocorre a transmissão das características dos seres vivos.

c) Teoria de Darwin, uma vez que explica a origem da variabilidade genética que ocorre nas células germinativas dos seres vivos.

d) primeira Lei de Mendel, uma vez que explica a separação dos fatores, durante a formação dos gametas.

e) segunda Lei de Mendel, uma vez que explica a segregação independente dos diversos alelos, que ocorre durante a meiose.
22 - (UEPG PR)

A respeito das diferentes teorias sobre a evolução, assinale o que for correto.

01. Lamarck afirmava que as características adquiridas pelos seres vivos através do "uso" são transmitidas às novas gerações.

02. Lamarck e Darwin desenvolveram seus estudos sobre a evolução admitindo a existência de uma seleção natural.

04. Darwin sustentava que apenas os indivíduos mais fortes ou mais bem dotados para a vida sobrevivem; os menos favorecidos ou inadaptados morrem ou migram.

08. Segundo Thomas Malthus, as populações crescem em progressão aritmética, enquanto as reservas alimentares crescem em progressão geométrica.

16. As teorias da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos e da seleção natural foram propostas, respectivamente, por Darwin e Lamarck.
23 - (UFMA)

Associe e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida assinale a opção que contém a seqüência correta da segunda coluna

Primeira coluna

(1) Carbonífero

(2) Permiano

(3) Triássico

(4) Cretáceo

(5) Quaternário


Segunda coluna

( ) Ocorreu grande diversificação dos répteis e a diversidade dos anfíbios diminuiu. No final deste período, houve uma grande extinção.

( ) Surgiram as primeiras plantas que produzem sementes e os répteis, predominando a fauna de anfíbios, por isso ficou conhecida como a “idade dos anfíbios”.

( ) Surgiram os dinossauros, os répteis voadores (pterossauros), os répteis marinhos, os crocodilos e alguns outros grupos de répteis.

( ) O clima mudou drasticamente. As regiões polares e subpolares, que tinham climas mais amenos, passaram a sofrer forte resfriamento, formando as calotas polares.

( ) Surgiram as primeiras plantas que produzem flores e frutos (angiospermas), predominando flora terrestre. Houve extinção em massa de espécies.


a) 3, 1, 4, 5, 2

b) 3, 1, 2, 5, 4

c) 2, 1, 3, 5, 4

d) 2, 5, 1, 4, 3

e) 4, 1, 3, 5, 2
24 - (UEPB)

A origem dos seres vivos na terra está associada aos vários eventos geológicos que ocorreram durante a evolução biológica. Neste sentido, associe o período geológico em que provavelmente determinados táxons animais surgiram.


I- Siluriano A - Tetrápodes

II- Triássico B - Dinossauros

III- Devoniano C - Invertebrados aquáticos

IV- Pré-cambriano D - Plantas terrestres


Assinale a alternativa correta:

a) I - C; II - B; III - A; IV - D.

b) I - A; II - B; III - D; IV - C.

c) I - C; II - D; III - B; IV - A.

d) I - D; II - B; III - A; IV - C.

e) I - B; II - A; III - C; IV - D.


25 - (FUVEST SP)

Pesquisadores descobriram na Etiópia fósseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade. Como a idade desses fósseis foi estimada entre 5,2 e 5,8 milhões de anos, pode-se dizer que esses nossos ancestrais viveram:

a) em época anterior ao aparecimento dos anfíbios e dos dinossauros.

b) na mesma época que os dinossauros e antes do aparecimento dos anfíbios.

c) na mesma época que os dinossauros e após o aparecimento dos anfíbios.

d) em época posterior ao desaparecimento dos dinossauros, mas antes do surgimento dos anfíbios.

e) em época posterior ao surgimento dos anfíbios e ao desaparecimento dos dinossauros.
TEXTO: 1 - Comum às questões: 26, 27

Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dúvida o acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha carreira. As maravilhas das vegetações dos trópicos erguem-se hoje em minha lembrança de maneira mais vívida do que qualquer outra coisa.

(Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil.
In Jornal da Ciência, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul. 2008.)
26 - (UEL PR)

Darwin, em sua teoria de seleção natural, forneceu uma explicação para as origens da adaptação. A adaptação aumenta a capacidade de um organismo de utilizar recursos ambientais para sobreviver e se reproduzir.


Com base na série de observações e conclusões de Darwin e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas:
I. O tamanho das populações naturais mantém-se constante ao longo do tempo, sendo limitado por fatores ambientais, como a disponibilidade de alimento, locais de procriação e presença de inimigos naturais.

II. Uma luta contínua pela existência ocorre entre indivíduos de uma população e a cada geração muitos morrem sem deixar descendentes; os que sobrevivem apresentam determinadas características relacionadas à adaptação.

III. Os indivíduos de uma população possuem as mesmas características, o que influencia sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.

IV. Os indivíduos mais adaptados se reproduzem e transmitem aos descendentes as características relacionadas a essa adaptação, favorecendo a permanência e o aprimoramento dessas características ao longo de gerações sucessivas.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
27 - (UEL PR)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:


I. A ideia de evolução não era nova, contudo, foi Darwin que estabeleceu cientificamente o princípio da seleção natural como fator responsável pela evolução dos organismos.

II. As conclusões expostas no livro A origem das espécies levaram ao aprimoramento dos estudos de Lamark que embasavam a teoria da geração espontânea dos organismos.

III. Em sua viagem, Darwin observou a ocorrência de processos biológicos semelhantes em áreas geográficas e com seres vivos diferentes, o que colaborou para a elaboração da Teoria da Evolução pela seleção natural.

IV. A Teoria da Evolução pela seleção natural, conhecida por darwinismo, também foi desenvolvida por Alfred Wallace que, na mesma época, estudava o fenômeno evolutivo.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
GABARITO:
1) Gab: 31
2) Gab: D
3) Gab: 31
4) Gab: B
5) Gab: C
6) Gab: B
7) Gab: B
8) Gab: VFFVV
9) Gab: 40
10) Gab: 01
11) Gab: C
12) Gab: D
13) Gab: A
14) Gab: 13
15) Gab: 31
16) Gab:

a) Asa inseto/ asa ave: mesma função, diferentes origens (surgiram de ancestrais e de estruturas diferentes) = convergência evolutiva;

b) Asa ave/ nadadeira golfinho: diferentes funções, mesma origem (modificação do par de apêndices anteriores dos tetrápodes) = divergência evolutiva;

c) È incorreta.Para essa hipótese ser aceita (correta), haveria necessidade de que caracteres adquiridos por um indivíduo, em decorrência de seu maior uso (fenotípicos), fossem transmitidos para seus descendentes, o que nesse caso não ocorre.


17) Gab: D
18) Gab: 06
19) Gab: C
20) Gab: 23
21) Gab: C
22) Gab: 05
23) Gab: C
24) Gab: D
25) Gab: E
26) Gab: D
27) Gab: E


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal