A tradiçÃo hermética e mágica de giordano bruno. Profa. Dra. Eliane Moura Silva Dep. De História/ifch/unicamp



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A TRADIÇÃO HERMÉTICA E MÁGICA DE GIORDANO BRUNO.

Profa. Dra. Eliane Moura Silva

Dep. De História/IFCH/UNICAMP.
Em 1460, Cósimo de Médicis mands Marsílio Ficino interromper a tradução dos manuscritos de Platão e Plotino para iniciar com urgência, a tradução do Corpus Hermeticum, coletânea de textos formado pelo Asclépios ( onde descreve-se a antiga religião egípcia e e os ritos e processos através dos quais estes atraiam as forças do Cosmo para as estátuas de seus deuses) e outros quinze diálogos herméticos tratando de temas como a ascensão da alma elas esfaras espirituais até o reino divino e a regeneração durante a qual a alma rompe os grilhões da matéria e torna-se plena de poderes e virtudes divinas, incluindo o Pimandro que é um relato da Criação do mundo.

Esta tradução, juntamente com as obras de Platão e Plotino, tiveram um papel fundamental na História Cultural e religiosa do Renascimento, sendo responsáveis pelo triunfo do neoplatonismo e de um interesse apaixonado pelo hermetismo em quase toda a Europa. A apoteose do homem, característica do Humanismo, passou a ter, em diferentes pensadores do período, uma profunda inspiração na tradição hermética redescoberta assim como no neoplatonismo para cristão.

Todos os movimentos de vanguarda da Renascença tiraram seu vigor e impulso de um determinado olhar que lançaram sobre o passado. Ainda vigorava uma noção de tempo cíclica onde o passado era sempre melhor que o presente pois lá estava a Idade do Ouro, da Pureza e Bondade. Esta tendência aponta uma profunda insatisfação com a escolástica e uma aspiração em encontrar as bases para uma religião universalista, trans-histórica e primordial/original. O Humanismo Clássico recuperava a Antiguidade Clássica procurando o ouro puro de uma civilização melhor e mais elevada. Os reformadores religiosos procuravam a pureza evangélica nos estudos das Escrituras e os escritos dos pais primitivos da Igreja.

A crença numa prisca theologia e nos velhos velhos teólogos - Moisés, Zoroastro, Orfeu, Pitágoras, Platão e Hermes Trismegisto - conheceu uma voga excepcional, assim como a leitura do Antigo Testamento, dos Evangelhos e a pp. Tradição Clássica. Pensava-se numa aliança possível entre estas antigas e puras teologias, entre as quais destacava-se o hermetismo (afinal sendo Hermes o mais antigo dos sábios e diretamente inspirado por Deus pois suas profecias cumpriram-se com o nascimento de Jesus), para chegar-se a um universalismo espiritual capaz de restaurar a paz e o entendimento pale compreensão da “divindade” nos Homens.

Sob esta ótica assistimos a uma intensa recuperação de diversas formas de gnose, da alquimia e do esoterismo cristão em seus temas fundamentais: enobrecimento e transmutação dos metais, regeneração do homem e da natureza a quem serão devolvidas a diginidade e a pureza perdidas com a Queda, a vitória sobre as doenças, a imoratlidade e felicidade no seio de Deus, as relações simpáticas entre os seres e as coisas, o acesso a textos ocultos e revelados a poucos iniciados, astrologia, magia naturallis, etc.

Estamos falando das bases sobre as quais certos pensadores que marcaram a época construiram suas obras. Estamos falando de Johanes Augustinus Pantheus, sacerdote veneziano autor de Ars transmutationes metallicaee, ou ainda do provençal Michel de Nostredame (ou Nostradamus), médico e alquimista, prottegido de Catarina de Médicis e autor das proféticas Centurias; de Jerónimo Cardano, médico e matemático perseguido pela Inquisição e protegido pelo Papa; Juan Tritemio, sacerdote do convento de Spanheim mas profeta, necromante e mago da corte do Imperador Maximiliano; até chegarmos ao pansofo Paracelso (Teofrasto Bombast von Hohenheim) discípulo de Tritemio e buscador da realização sobrenatural. Temos também Enrique Cornelius Agrippa de Netesheim que publicou em 1510, De Occulta Philosophia, estudioso da Cabala, magia naturallis, alquimia, angelologia, os segredos ocultos da natureza e da vida, bem como os esoteristas cristãos Marsílio Ficino e Pico de la Mirandola ( e a renovação do cabalismo no Renascimento.

Era possível, para estes pensadores, elaborar uma harmonia entre gnose, hermetismo, cabala, magia natural e cristianismo. Magia naturallis era compreendida como a aproximação da Natureza com a religião: estudar a natureza ( inclusive oculta) das coisas era um caminho para compreender e chegar a Deus.

E assim chegamos a Giordano Bruno (1548-1600). Natural de Nola, foi sacerdote dominicano até 1576, quando fugiu do convento, abandonando o hábito, após ser acusado de heresia. Percorreu a Europa continental (Suiça, Alemanha, França) e também a Inglaterra ( sob ele pesaram suspeitas de espionagem). Retornou a Itália, onde foi preso pela Inquisição em 1592, julgado e executado no Campi dei Fiori em fevereiro de 1600.

Sua obra, ao contrário do foi interpretado pelos ilustrados do XVIII e positivistas do XIX, não refletem o conhecimento de um mártir da Ciência Moderna ou um revolucionário das idéias sociais. Ao contrário, são um tributo ao pensamento mágico e visionário, ao hermetismo na sua feição egípcia, ao neoplatonismo paracristão, ao cabalismo e esoterismo típicos da Renascença.

Em Bruno, o pensamento filosófico foi uma empresa mágica: especular filosóficamente era, para Bruno, trabalhar em busca da compreensão das correspondências entre signos mágicos e astrais, alcançar a verdadeira simpatia universal entre as coisas.

Magia era trabalhar com os poderes que ligavam o Espírito com os três mundos da percepção: 1) O físico ou elemental; 2) O matemático ou celestial; 3) O divino ou supercelestial e metafísico. Na concepção bruniana a divisão do Cosmo em 3 mundos de percepção não era estanque: mediante o conhecimento da harmonia e das simpatias astrais os tres mundos estavam em comunicação (o mundo matemático ou celestial era o intermediário entre o físico e o divino, deles fazendo parte).

A ligação intra-mundos de percepção, o elemento que os unia o os fazia vibrar em consonância, era de natureza ritmica, melódica: todo o Universo, o Cosmo em suas relações movia-se em pulsações ritmicas, ordenadas, de forma compassada e musical. Estes ritmos estabeleciam os vínculos (ou afinidades) entre seres e coisas. Estavam no tato, olfato, nos sons, no olhar, nas imagens, nas palavras, nos metais, pedras, astros, etc, em um processo contínuo de atração-repulsão, afinidade-divergência, amor-ódio, harmonia-luta.

Sob estes princípios, Bruno encontrava a arte dos talismãs: neste momento o conhecedor da magia naturallis conduzia e introduzia o “espírito” na “matéria”, valendo-se de figuras astrais pois nelas, em seus números, caracteres e temperamentos, toda a melodia do Cosmo estava inscrita.

Bruno, espiritualizou e intelectualizou a Matéria Universal. Para ele a Matéria Universal que mago manipulava é substância, sujeito, potência ativa e passiva, ato universal transformador; é o vazio infinito que não coincide com nenhuma manifestação: se dela tudo pode ser feito é necessário que ela nada seja, porém é um nada que assim o é por tudo conter. Este é o Grande Talismã e dele só pode-se representar um símbolo. As formas são efêmeros acidentes da substância universal: anima e antura são aspectos da matéria universal infinita.

Em Bruno as teorias sobre o Universo - heliocentrismo, universo infinito sem centro ou circunferência mas pleno de vida e entendimento, a Matéria Universal - não eram meras investigações científicas e sim indagações metafísicas: o Universo é um símbolo da Unidade Infinita (uma metáfora da Divindade) e é esta Unidade que interessa a Bruno e não o Universo material. Se Bruno acolhe com entusiamo as descobertas de Copérnico é porque via nelas uma profunda significação mágica e religiosa. Sentia-se superios a Copérnico porque interpretava seu sistema cosmológico como hieróglifos dos mistérios da Divindade, da Unidade.

A reforma cosmológico-metafísica bruniana é consequência de uma transformação na mente e na compreensão (assim podemos entender sua Arte da Memória sob influência do Lullismo). Este ponto de suas teorias aparece com clareza em Spaccio de la Bestia Trionfante escrito baseado em suas interpretações de um tratado hermético Koré Kosmos ou a Virgem do Mundo. Citando também o Asclépio, Bruno expõe tanto a religião dos antigos egípcios como aponta seus próprios planos sobre a renovação possível usando as tres classes de Magia - a divina, a matemática e a natural - e também com a cabala e a religião da mente e do Mundo.

A obra de Giordano Bruno reflete uma época, um indivíduo e um momento. Acompanhá-lo em suas andanças, principalmente como um aventureiro da arte de pensar e filosofar, nos leva a perceber que a sua nova filosofia era repleta de sentido mistico e religioso: era uma mensagem divina. Os diagramas, hieróglifos, símbolos, figuras geométricas que seus livros incluiam, são os selos da Divindade, da Unidade que ele buscava através da Mens. Nas imagens Bruno via, não apenas o espetáculo das coisas em si mas figura do Universo, da Substância Universal com todas as suas cores: através da sua compreensão unificaria-se todomo conteúdo e sentido do Universo: objetivo hermético perseguido por esse mago intensamente religioso durante toda a sua vida.

Obras de Giordano Bruno:

1576 - Desegi degli Tempoio e Arca de Noé (perdidas)

1579/81 - Clavis Magna (perdida)

1581/2 - De Umbris Idearum, Cantus Circeus e De Architetura eet commento artis Lulli, Il Candelaio (comédia).

1583 - Il Selli

1584 - Cena de la Ceneri, De la Causa, princípio e Uno; De l’Infinit Universo e mondi; Cabala del cavallo Pegaseo.

1585 - De Gli Eroici Furori e Arbor Philosophorum (perdida)

1586 - Figuratio Aristotelici Physici Auditus; Idiota Triunphans; Lampas Triginta Statecaram.

1588 - Oratio Valedictora

1589 - De Magia; De vinculis in genere;

De triplici minimus; De monade numero et figura; De immenso et innumerabilis (poesias)

De rerum principius; Medicina Lulliana; Summa Terminorum metaphisicorum



1591 - De imaginum, signurum et idearum compositione; De sigillis Hermetis et Ptolomei.


A TRADIÇÃO HERMÉTICA E MÁGICA DE GIORDANO BRUNO.
Profa. Dra. Eliane Moura Silva - Dep. De História/IFCH/UNICAMP.
Resumo: Em 1460, Cósimo Médici confiou a Marsílio Ficino a tradução de um manuscrito do Corpus Hermeticum. Esta tradução, junto com as obras de Platão e Plotino, tiveram um papel fundamental na história do pensamento e da cultura religiosa do Renascimento, sendo responsáveis pela difusão do neoplatonismo e de um interesse apaixonado pelo Hermetismo em quase toda a Europa. Sem sombra de dúvidas, temos em Giordano Bruno (1548-1600) e na sua proposta filosófico-religiosa, um momento particular deste período, marcado pelo interesse na magia naturalis como uma forma de aproximar Natureza e Religião, numa nova e imaginativa cosmologia à partir do impulso hermético. Estudar o pensamento de Bruno é palmilhar regiões fronteiriças entre magia, religião e ciência, em evanescentes domínios habitadas pelo pensamento da Renascença: Bruno é um mago renascentista que definiu o movimento da Terra com uma argumentação hermética ligada a vida mágica da natureza, que buscava realizar a gnose hermética e refletir o mundo na Mens por meios mágico, num naturalismo puro, vendo na religião natural o caminho divino da natureza e do Universo Infinito.
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