Abertura da Exposição Fotográfica «entre laçOS» terça-feira 16 / 08 / 2011 às 19h, no Memorial Darcy Ribeiro (UnB)



Baixar 11.37 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho11.37 Kb.

Abertura da Exposição Fotográfica

« ENTRE LAÇOS »

terça-feira 16 / 08 / 2011 às 19h, no Memorial Darcy Ribeiro (UnB).


A exposição "ENTRE LAÇOS" apresentará fotos do evento multicultural o "Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros", cuja XI edição aconteceu do dia 22 à dia 30 de julho de 2011, em São Jorge (Chapada dos Veadeiros – Goiás). Pela sua qualidade, riqueza, e encantamento, esta exposição será um sucesso garantido.
O olhar da fotógrafa e autora brasiliense Tina Coêlho* transmitirá o que se vê e o que se vive no Encontro de Culturas Tradicionais, da Chapada dos Veadeiros, retratando as diferentes comunidades e povos que passaram pelo Encontro (índios, quilombolas, africanos, dentre outros) e ilustrando a riqueza da cultura popular e do patrimônio material e imaterial brasileiro e mundial.
*Tina Coêlho, repórter fotográfica há 23 anos, já trabalhou com o Ministério da Agricultura, o IPHAN, o Banco de Brasília, e em jornais como o Correio Braziliense, o Jornal de Brasília e A Notícia. Atualmente trabalha na agência Terra Imagem, e como free-lancer para as principais revistas da Editora Abril, como: Veja, Cláudia, Exame, Contigo, Super Interessante e Nova Escola.
“É um privilégio poder retratar a cultura de nosso país. É como dar vida aos personagens fotografados, eternizar momentos, fragmentos de segundos capturados, a mostra. Cantos, sons, expressões, cores, luzes, comunhão entre povos. Gente astral, branco, negro, índio, mameluco, cafuzo, mulato, tudo ao mesmo tempo, se expressando na sua forma mais bonita: a arte. Dias de festa, alegria, confraternização entre semelhantes e estranhos, todos bem vindos neste caldeirão cultural. Encontro de entes, almas que comungam, festejando.” (Tina Coêlho)
A Fundação Darcy Ribeiro (Fundar) é uma instituição cultural de pesquisa e desenvolvimento científico, que se destina a preservar as obras, ideias e filosofias de seu fundador, o antropólogo Darcy Ribeiro, dando continuidade aos seus projetos. Outro intuito, é o de fomentar novos projetos de cunho cultural e educacional. O Memorial Darcy Ribeiro da Fundar disponibiliza o acervo profissional e pessoal do D. Ribeiro, além de salas de aulas e espaços para eventos, propor cursos e palestras, dentre outras ações. Essa exposição a recente parceria firmada neste ano entre a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e a Fundar, ambas envolvidas na preservação das culturas tradicionais e no melhoramento da realidade destas populações. Esta parceria foi firmada para reforçar a visibilidade e a divulgação do trabalho e da luta do antropólogo Darcy Ribeiro, figura homenageada durante o XII Encontro de Culturas Tradicionais, que acontecerá em julho de 2012.







Assessoria de imprensa:

Alice: (61) 8180-5581

Tâmara: (61) 8165-7388

imprensa@encontrodeculturas.com.br

Coordenador Geral do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros:

Juliano Basso: (61) 8458-7670 / cavaleirodejorge@gmail.com



Coordenador Geral do Memorial Darcy Ribeiro, em Brasília e no Rio de Janeiro:

Walter Brizola Junior: (31) 9693-3799 / brizola@fundar.org.br



Informações:

www.encontrodeculturas.com.br

http://www.fundar.org.br/




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal