Ação Fome Zero premia melhores gestões da merenda escolar



Baixar 15.53 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho15.53 Kb.


Ação Fome Zero premia melhores gestões da merenda escolar

Com recorde de 610 municípios inscritos, 3ª edição do prêmio irá certificar 11

prefeituras, de 8 estados, no próximo dia 22

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, uma iniciativa da ONG Ação Fome Zero, chegou à sua 3ª edição e bateu o recorde no número de prefeituras participantes. Enquanto no primeiro ano participaram 411 municípios e no segundo, 311, o terceiro foi o que mais mobilizou as administrações municipais. Ao todo, foram 610 prefeituras inscritas, 38 finalistas e 11 vencedoras.


“O prêmio é importante, pois destaca nacionalmente as melhores práticas relacionadas à alimentação escolar e incentiva o gerenciamento correto dos recursos públicos”, avalia Fatima Menezes, diretora da Ação Fome Zero. A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 22, no hotel Bay Park, Brasília, às 18h30. O Presidente da República e a primeira-dama, ministros, prefeitos e empresários que apóiam o projeto participam do evento.
Critérios

Oferecer uma merenda escolar de qualidade durante todo o ano de 2005 foi o desafio das prefeituras premiadas. Um dos critérios avaliados foi a utilização de parte do orçamento municipal para complementar o recurso federal destinado à alimentação escolar. Atualmente, o aporte transferido pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é de R$ 0,22 por dia de refeição e por aluno do ensino fundamental, pré-escolas e creches e R$ 0,44 para alunos de escolas indígenas e quilombolas.


Outros quesitos avaliados foram o valor nutricional das refeições, o incentivo ao desenvolvimento econômico local e inovações administrativas, como a valorização de alimentos regionais no cardápio e a implantação de hortas escolares. O processo de escolha das premiadas durou cinco meses e incluiu análise sistemática dos dados apresentados, avaliação qualitativa das experiências, seleção dos melhores índices e, por fim, visita aos municípios finalistas para checagem definitiva das práticas.
Avaliar os participantes, selecionar os finalistas e, finalmente, definir os vencedores foi a missão da comissão julgadora do prêmio, que este ano teve a participação de Daniela Rodrigues Alves, gerente de desenvolvimento de projetos da Tetra Pak; Denise Cantarelli, coordenadora da Fundação Cargill; Lorena Gonçalves Chaves, Marta de Jesus Xavier e Cássia Augusta Amaral, representantes do FNDE-MEC (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação); Sandro Salvatore, consultor da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional; Semíramis Martins Domene, professora do departamento de nutrição da PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Sílvio Kaloustian, oficial de programas do Escritório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância); Gisela Solymos, diretora de projetos do CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional); Francisco Menezes, presidente do CONSEA Nacional (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional); e Andrea Polo Galante, presidente da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição).
Apoio

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar conta com o apoio de diversos setores da sociedade, como órgãos do Governo Federal e sociedade civil. Para Francisco Menezes, presidente do CONSEA Nacional e membro da comissão julgadora do prêmio, a iniciativa é importante para o amadurecimento do exercício das políticas públicas. “Ao valorizar o papel dos municípios, a premiação destaca o quanto é imprescindível que todas as esferas do governo estejam integradas no esforço de realizar o melhor para os 36 milhões de alunos que recebem a merenda escolar”, observa.


A iniciativa é patrocinada por empresas privadas, que acreditam na alimentação escolar como ferramenta eficiente de combate à fome e à exclusão social e que, ao mesmo tempo, reconhecem que ações criativas devem ser difundidas e reproduzidas. Entre elas está a Tetra Pak. De acordo com Elisa Prado, diretora de comunicação da empresa, unir-se à Ação Fome Zero na luta para o aprimoramento do programa de alimentação escolar significa contribuir para o crescimento humano e combater a fome.
Denise Cantarelli, coordenadora da Fundação Cargill, outra empresa apoiadora, considera inteligente o desenho da premiação, que não se resume a uma iniciativa isolada, pois se trata de um trabalho contínuo de capacitação das prefeituras. De acordo com ela, é importante reproduzir as boas práticas e isso só acontece por meio do mapeamento das iniciativas e sua divulgação. “Estamos satisfeitos por fazer parte de uma parceria bem-sucedida entre ONGs e o poder público e privado”, pontua.
A Alcoa América Latina patrocina o prêmio pela segunda vez por entender que o evento, associado a outras iniciativas da Ação Fome Zero, está alinhado à política de sustentabilidade da empresa. “A iniciativa possui todos os ingredientes para ajudar a melhorar a qualidade de vida e aumentar as possibilidades de sucesso das crianças e jovens do Brasil”, declara Edson Schiavotelo, gerente de relações institucionais da Alcoa Alumínio.
A Ação Fome Zero

A Ação Fome Zero é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que apóia ações que visam reduzir a pobreza por meio de projetos com enfoque em segurança alimentar a partir da mobilização empresarial. O prêmio faz parte do projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, que pretende garantir que os recursos públicos previstos no PNAE sejam efetivamente gastos em merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias para o desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino. As estratégias para atingir este objetivo têm como mote principal o estímulo à mobilização civil, a disseminação de boas práticas na gestão dos recursos públicos da alimentação escolar e a capacitação técnica dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs).



Serviço

3º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Iniciativa: Ação Fome Zero

Local: Bay Park Resort Hotel

Endereço: SHTN, Trecho 2, Conjunto 5, Vila Planalto – Brasília / DF



Horário: 18h30
  
Mais Informações | FSB Comunicações

Regina Maia                           
11 - 3061-9596                                         
regina.maia@fsb.com.br      


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal