Afitesp realiza Assembleia para discutir rumos da categoria



Baixar 8.89 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho8.89 Kb.
Afitesp realiza Assembleia para discutir rumos da categoria

Nos dias 17 e 18 de março aconteceu – no auditório do Hotel San Raphael, localizado no Largo do Arouche, centro de São Paulo – a Assembleia Estadual Ordinária dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo”José Gomes da Silva” – ITESP.

Participaram da reunião aproximadamente 40 pessoas, entre Delegados e Representantes - escolhidos pelos associados da Afitesp, em cada GTC e GT -, além de 9 dos 12 Diretores da Associação, ausentes apenas o Finamore, que está afastado da Fundação ITESP, o Almir, com problemas de saúde na família e o Ibrahim.

O Presidente Otávio Cândido da Silva Júnior abriu a Assembleia, no dia 17 de março às 9 horas e 30 minutos, ressaltando o motivo para dois dias de Assembleia, e não apenas um dia, como era de costume acontecer em assembleias anteriores.

“Nossa pauta era muito extensa, em um dia não conseguiríamos debater todos os assuntos contidos nela” explicou.

A participação de todos foi intensa, com opiniões e ideias para fortalecer a Afitesp.

Por volta de meio dia e meia, foi feita uma pausa de uma hora para os participantes almoçarem.

No período da tarde ocorreu uma discussão sobre no Plebiscito de Greve. Apenas os GTC’s de Eldorado e Sorocaba anularam os votos, por considerarem que o assunto foi pouco discutido nas bases. Os demais 8 GTC’s, (Capão Bonito, Bebedouro, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Teodoro Sampaio, Araraquara e Taubaté) presentes na hora da votação, aprovaram o plebiscito.

Às 14h30min o Contador da Afitesp, Gelson Dias Araújo Santos, apresentou e explicou os balanços financeiros da Associação no ano de 2009. Para ele, a Afitesp está no caminho certo. Liquidou impostos e multas atrasadas de gestões anteriores e agora busca formas para criar fundos para a realização das lutas da classe.

“Em minha opinião a Afitesp está muito bem, não gasta além do que recebe e ainda busca formas de arrecadação de recursos para suas mobilizações, como por exemplo, a Ação entre Amigos realizada no ano de 2009” opinou Gelson.

Após a reunião com o Contador, os presentes na reunião debateram mais a fundo sobre as formas para fortalecer a Associação.

“A Afitesp precisa criar alianças políticas, esse é um dos caminhos para melhorar as condições de trabalho.” Disse José Amarante, Vice-Presidente da Afitesp, que explicou sua frase dizendo que os políticos podem ajudar com relação a defasagem salarial dos colaboradores da Fundação, que hoje está em 43%, e também sobre a falta de mão-de-obra, ou seja, a reposição completa do quadro de funcionários além do aumento do número de trabalhadores da Fundação ITESP.

Também foi unânime a necessidade de um Jornal da Afitesp, que será lançado em Abril de 2010.

Assim, teve fim às 18 horas, o primeiro dia de Assembleia Estadual da Afitesp.

O segundo dia de Assembleia, dia 18 de março, teve inicio às 9h30min, com a apresentação de três advogados, Carlinhos, Ângelo Antonio e Heloisa Bestold, todos concorrentes a vaga de Advogado da Associação.

Os dois explicaram aos presentes como seriam os procedimentos das ações judiciais (Licença-Prêmio, Sexta-Parte e PCCS) caso fossem contratados pela Associação.

Após as apresentações, Representantes, Delegados e Diretores discutiram sobre os pontos fortes e fracos de cada um dos concorrentes a vaga, e por volta de meio dia e meia fizeram uma pausa para almoçar.

Às 14 horas, todos voltaram para a reunião, e foi feita uma votação, para decidir qual dos dois seria o Advogado da Afitesp.

Com 16 votos, o Doutor Ângelo Antonio venceu a Doutora Heloisa, que teve 11 votos, em pleito de segundo turno.

No decorrer da tarde ainda foram discutidas a Criação de um “Fundo de Reserva Permanente para a Mobilização”, que será um recurso para as mobilizações da categoria.



Foi debatido, também, sobre os cartazes e as frases chamando os companheiros e as companheiras para o Plebiscito da Greve na Fundação ITESP que acontecerá no Dia Estadual de Luta em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Fundação ITESP, dia 16 de abril de 2010, véspera do Dia Nacional da Reforma Agrária e para a Campanha Salarial 2010/2011

No final da Assembleia, às 18 horas do dia 18 de março de 2010, o sentimento da maioria era de satisfação. “Fiquei muito feliz com a presença e participação de todos os que aqui compareceram, isso fortalece a luta”, resumiu Maria Solange Oliveira dos Santos, 1ª secretária da Afitesp.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal