Agrupamento de escolas de mértola plano nacional de leitura semana nacional de leitura



Baixar 13.5 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho13.5 Kb.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA
PLANO NACIONAL DE LEITURA

SEMANA NACIONAL DE LEITURA
Núcleo de Escolas da Mina de São Domingos (participam todos os estabelecimentos de ensino)

(JI/EB1 de Mina de São Domingos; JI/EB1 de Corte do Pinto; JI/EB1 de Moreanes; EB1 de Santana de Cambas; EB1 De Fernandes)

  • Visita às escolas da Biblioteca Municipal para sessões de leitura.

  • Uma história contada de três maneiras diferentes: 1. história lida pelas crianças; 2. apresentação da história em slides; 3. dramatização da história (JI/EB1 de Moreanes e EB1 de Santana de Cambas).

  • Leituras inter-turmas. Histórias contadas por pais e avós. Leituras por alunos com variação de sotaques. (JI/EB1 De Corte do Pinto).

  • Leitura e dramatização duma história aos pais/ encarregados de educação e posterior apresentação aos utentes do Centro de Apoio a Idosos de Montes Altos. Leitura de poemas e histórias tradicionais. (JI/EB1 de Mina de São Domingos).

  • Leitura de histórias elaboradas pelos alunos, por ano de escolaridade. Sessões de leitura – alunos e/ou pais. (EB1 de Fernandes).


Núcleo de Escolas de Vale de Açor (participam todos os estabelecimentos de ensino)

(EB1 de Vale de Açor; JI/EB1 de Algodôr; JI/EB1 de Corte Gafo; JI de Penilhos; EB1 de Penilhos)

  • Visita às escolas da Biblioteca Municipal para sessões de leitura.

  • Construção de uma história entre as escolas do Núcleo, via mail.

  • Decoração do «Cantinho da Leitura» com exposição de trabalhos realizados pelos alunos a partir de diferentes leituras. A Hora do Conto para toda a escola – um convidado para cada dia da semana. Concurso de leitura. Início do projecto «De Monte em Monte se escreve um conto». Serão de contos. (EB1 de Algodôr).

  • Leituras com a participação de pais, amigos e familiares dos alunos. Encontro com um poeta popular. Dramatização de excertos de contos trabalhados. Início da elaboração de uma história para ser continuada por cada aluno, individualmente, em casa, com a ajuda do encarregado de educação, a terminar no Dia Mundial do Livro, com a produção de dois livros, um por cada escola. Elaboração de trabalhos escritos e de expressão sobre a semana da leitura. Iniciar uma apresentação em PowerPoint das ilustrações feitas pelos alunos dos livros contados em casa. (JI e EB1 de Penilhos).

  • Leituras: de aluno para alunos; de alunos (pares) para alunos; de professor para alunos; de pais/ familiares para alunos. Dramatização de histórias trabalhadas com fantoches e sombras chinesas. Construção de marcadores. Elaboração de um painel com trabalhos escritos e de expressão (JI/EB1 de Corte Gafo).

  • Marcadores para livros. Leituras feitas pelos alunos. Histórias contadas pelas crianças do JI aos colegas do 1.ºciclo. Leitura e conto de histórias feita por pais e avós. Dramatizações. Apresentação de histórias em PowerPoint. Decoração das salas de aula, alusiva ao tema. Contar histórias de forma desordenada e com mistura de outras histórias. Trabalho final – compilação dos vários trabalhos realizados. (JI Algodôr; EB1 de Vale de Açor).


Núcleo de Escolas de Mértola

(EB1 de Mértola; EB1 de S. Miguel do Pinheiro; CEPE de Penedos – estabelecimento de ensino que participa)

(JI de Mértola – estabelecimentos de ensino que não aderiram à Semana Nacional da Leitura)

  • Visita às escolas da Biblioteca Municipal para sessões de leitura.

  • Elaboração da “História Saltitona” por todos os alunos do núcleo – trabalho em sala de aula sobre a história; construção de um livro ilustrado com materiais diversos; painéis de pintura sobre a história.

  • “Os pais voltam à escola” - participação de pais e encarregados de educação para ler ou contar histórias, durante os 5 dias. Maratona da leitura - os alunos das diferentes turmas da EB1 de Mértola vão de sala em sala fazer leituras para os colegas. Apresentação duma dramatização dum conto do PNL pelos alunos do CEPE de Penedos aos alunos das escolas EB1 de Mértola e de S. Miguel do Pinheiro. Desenvolvimento de actividades no âmbito do projecto «Um compromisso de todos» pelos alunos de S. Miguel do Pinheiro.


Escola EB 2,3/ES de S. Sebastião de Mértola

  • Leituras na aula e na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos.

  • Participação de convidados em sessões de leitura, em parceria com a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos: pessoal não docente e entidades (Câmara Municipal de Mértola, Santa Casa da Misericórdia, Clube Náutico de Mértola, Associação de Defesa do Património de Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, Parque Natural do Vale do Guadiana, Centro de Saúde de Mértola, Junta de Freguesia de Mértola, Bombeiros Voluntários de Mértola, Alsud – Escola Profissional de Mértola, Associação de Voluntariado de Mértola, Associação de Comerciantes, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Mértola, Paróquia de Mértola, Igreja Evangélica de Mértola e Caixa Geral de Depósitos).

  • “Santos da casa escrevem…” – divulgação na Oficina de Línguas de textos da autoria dos alunos.

  • Projecção e leitura expressiva de uma obra na Oficina das Línguas.

  • Apresentações no âmbito do «Contrato de Leitura».

  • Leituras/ espectáculo de poesia com a inauguração d’ “O Canto do Conto” pelos alunos do 10.ºB.

  • Concurso de Leitura.

  • Marcadores de livros.









Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal