Aldeia de Eduardo Mondlane poderá ser património cultural



Baixar 6.4 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho6.4 Kb.
 


Aires Ali (esq) e Eduardo Mondlane Júnior

Aldeia de Eduardo Mondlane poderá ser património cultural


A ALDEIA Nwadjahane, distrito de Manjacaze, província de Gaza, que viu nascer o primeiro presidente da FRELIMO, Eduardo Chivambo Mondlane, poderá, a breve trecho ser transformada em património histórico e cultural, de acordo com o compromisso, ontem assinado em Maputo, entre o Governo, representado pelo Ministério da Educação e Cultura e a Comunidade de Nwadjahane, representada pela Fundação Eduardo Chivambo Mondlane. Aires Ali, titular do MEC, e Eduardo Mondlane Júnior, por parte da Fundação Eduardo Mondlane, foram os responsáveis em rubricar o acordo.

Maputo, Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006:: Notícias



 

A assinatura deste memorando de entendimento tem em vista o estabelecimento de relações de trabalho, com vista à preservação dos valores históricos, culturais e patrimoniais daquela aldeia, sem expropriar da Fundação Eduardo Mondlane os preservados pela família em memória daquele que é tido como o arquitecto da unidade nacional. Igualmente, o acordo tem como objectivo a necessidade da manutenção dos planos de desenvolvimento do Governo em harmonia com a tradição local em que Eduardo Mondlane cresceu e esteve submetida, bem como levar a cabo projectos económicos e sociais. Dentre os vários pontos acordados destaque vai para a inscrição no Orçamento do Estado a Fundação Eduardo Chivambo Mondlane, criação de uma equipa técnica para num prazo não superior a 30 dias após a assinatura deste memorando apresentar às partes, um plano estratégico de desenvolvimento da aldeia Nwadjahane, bem como apresentar o orçamento de funcionamento e de desenvolvimento dos projectos. Consta ainda a elaboração de um contrato de concessão de gestão de projectos do Governo pela Fundação Eduardo Mondlane. A monitoria dos demais projectos será da responsabilidade da Fundação e executados pelo Governo, cabendo, no entanto, ao Ministério da Educação e Cultura a designação de uma entidade responsável pela sua implementação, de um memorando válido até a assinatura do contrato de gestão de projectos entre o Governo e a fundação. Falando na ocasião, Aires Ali, Ministro da Educação e Cultura, destacou a importância que os locais históricos têm para a vida de uma nação. Disse esperar que este local, que viu nascer Eduardo Mondlane, possa vir, por exemplo, a ser usado num futuro próximo por estudantes da UEM na defesa das suas teses, como forma de valorizar ainda mais aquele património. "É preciso usar o lugar para fins mais inovadores e interessantes, como levar a cabo uma série de investigações, estudos e até mesmo graduações" - disse. Por seu turno, Eduardo Mondlane Júnior agradeceu esta abertura encontrada junto do Governo, na causa defendida pela fundação que promete levar a cabo um trabalho digno de realce. Recorde-se que a Fundação Eduardo Chivambo Mondlane, surge como uma forma de homenagear o primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), assassinado a 3 de Fevereiro de 1969, na capital da Tanzania.
Catálogo: moambique para todos -> files
files -> Samora e desenvolvimento
files -> Romper o Cerco Palestra de Prakash Ratilal por ocasião dos 20 anos da Tragédia de Mbuzini Sobre o Presidente Samora Machel
files -> Mais uma “ruína” abandonada pelo governo
files -> Parque nacional de gorongosa : Reintrodução de búfalos reactiva actividade turística
files -> Pergunta (P)- que avaliação faz desta sua visita a Moçambique?
files -> Links e contactos para tudo o que é cultura em moçambique institutional Ministério da Cultura
files -> Manhiça, 29 de Maio de 2008
files -> Dialogando por João Craveirinha Televisão Análise sobre programa da rtp2 (Rádio Televisão Portuguesa); Documentários «china rises»
files -> Eu acredito que Gorongosa pode ser o melhor parque
files -> Na Fundação Universitária liderada por Luís Cezerilo Relatório de Auditoria Interna sugere gestão desastrosa


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal