Amac faz homenagem a edison Ribeiro Lemos



Baixar 9.47 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho9.47 Kb.
Informe

AMAC faz homenagem A Edison Ribeiro Lemos


A Associação Macaense de Apoio aos Cegos __ AMAC organizou um evento na sua sede em Macaé __ RJ, no dia 22 de março, para a inauguração do busto em homenagem ao Professor Edison Ribeiro Lemos, a quem o convite se refere como "Patrimônio Cultural da Coletividade Brasileira de Pessoas Cegas". Estiveram presentes à cerimônia familiares, amigos, admiradores e representantes de entidades convidadas.

Fundação Dorina Nowill para Cegos lança a obra "Cartas de Louis Braille"

Celebrando seus 59 anos de atividade e comemorando os 180 anos de divulgação do Sistema Braille, a Fundação Dorina Nowill para Cegos __ SP lançou no dia 11 de março a obra "Cartas de Louis Braille", nas versões: tinta, Braille e áudio.


O livro consta de cartas de Braille ao Dr. Pignier, diretor de 1821 a 1840 do Instituto Nacional de Jovens Cegos, de Paris. As cartas foram escritas por Louis Braille, a lápis, com o uso de uma régua, entre 1831 e 1835 e traduzidas do espanhol por Regina Fátima Caldeira de Oliveira e Jonir Bechara Cerqueira, membros da Comissão Brasileira do Braille.
A apresentação do livro é feita pela presidente da Fundação, Dorina de Gouvêa Nowill, que diz " ... As Cartas de Louis Braille são uma relíquia para ser guardada com respeito e carinho por todos aqueles que se utilizam do seu Sistema"... .
O livro, de distribuição gratuita, está disponível nos sites da Fundação, www.fundacaodorina.org.br e do Instituto Benjamin Constant, www.ibc.gov.br.


turma da Mônica ganha novos amigos

O criador da turma da Mônica, Maurício de Souza, vem apresentando novos personagens e a novidade é que esses amigos são crianças com deficiência. Primeiro foi a Dorinha, uma menina cega que tem um cão-guia chamado Radar; depois foi a vez de um garoto, Da Roda, que tem esse apelido por se locomover usando cadeira de rodas.


Ao introduzir novos componentes na turma o autor esclarece aos pequenos leitores, de forma simples e lúdica, algumas peculiaridades a respeito das deficiências sem, no entanto, deixar de lado as características comuns a qualquer criança, dentre elas: gostar de ter e fazer amigos, de brincar, de criar e aprender coisas novas.

Lançamento de Livro no Instituto Benjamin Constant



O lançamento simultâneo de uma edição em tinta e em Braille de livro é um fato inédito. No dia 18 de abril, no Teatro do Instituto Benjamin Constant, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, houve o lançamento de “Paloma”, livro destinado às crianças, mas cuja história agrada a todas as idades. Isto foi possível, graças a uma parceria entre a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) e a autora, Gláucia Lewicki. A distribuição da tiragem em Braille será gratuita para instituições.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal