Amigos e servidores da palavra



Baixar 7.78 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho7.78 Kb.
AMIGOS E SERVIDORES DA PALAVRA

Casa di preghiera San Biagio – www.sanbiagio.org info@sanbiagio.org
11 de março de 2013 – segunda-feira da IV semana da Quaresma
DA PALAVRA DO DIA
Eis que eu criarei novos céus e nova terra.

(Is 65,17)
Como viver esta palavra?
Israel fez a amarga experiência do exílio; e agora vê, em prospectiva, a possibilidade de uma retomada, marcada por uma novidade radical, na qual o inteiro cosmo estará envolvido.

Uma virada histórica para um povo, mas atrás dele uma realidade bem mais vasta: não só Israel, mas a humanidade inteira vive no exílio, com a nostalgia da Pátria perdida.

Como para o antigo Israel, é Deus mesmo que reacende a esperança: não com uma obra precária de restauração, mas com “céus novos e terra nova”. O relançamento da criação, com a marca divina da novidade. No horizonte se perfila a obra redentora de Cristo. Com ele, a história conhece, verdadeiramente, uma virada decisiva e determinante, mas sempre marcada pelo envolvimento humano, cuja liberdade Deus respeita sempre.

Aqueles novos céus e terra nova não devem ser projetados num futuro indeterminado, quando a realidade cósmica atual atingirá seu fim natural.

O evento pascal de morte-ressurreição já marcou o início. Um capital entregue às nossas mãos, para que o façamos render, em nível pessoal e social.

Hoje, cabe a mim arregaçar as mangas para que, sobre as ruínas de uma sociedade que apresenta todos os sinais de decadência, a novidade possa abrir estrada, como uma plantinha que arrebenta o asfalto para gritar o triunfo da vida.

Para o cristão não deve existir espaço para a tristeza e o desânimo: a vida venceu a morte, e nós corremos na direção da plenitude dos céus e da terra, surgidos da novidade que Cristo enxertou neles.

A escuridão da hora atual não deve fazer que eu esqueça essa consoladora certeza; antes, deve tornar-me muito mais decidid@ a apressar a manifestação dessa alegre novidade. É o compromisso que assumo no dia de hoje.



Senhor, dá-me a graça de ser operári@ atent@ que colabora contigo e com os irmãos para que a novidade se espalhe no mundo e o renove.
A VOZ DE UM DOUTOR DA IGREJA
O Criador investiu o homem do poder de dominar a terra, ou seja de agir como dono, com o seu trabalho, no campo que lhe foi confiado, de colocar em ação todas as suas capacidades, a fim de que a sua pessoa - e a comunidade inteira - cheguem ao seu pleno desenvolvimento.

(Santo Agostinho)


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal