Anexo III atribuiçÕes típicas dos cargos cecierj



Baixar 63.12 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho63.12 Kb.
ANEXO III - ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS - (CECIERJ)


NÍVEL

CARGO

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS

SUPERIOR

Técnico Administrativo

Analista de Recursos Humanos

Analisar o perfil dos funcionários. Elaborar planos de cargos e salários. Supervisionar, dar treinamento, suporte técnico e aplicar dinâmica de grupo.

Técnico Administrativo Almoxarifado

Elaborar a previsão de consumo de materiais e fornecer, à divisão de compras, as necessidades para compra e/ou abertura de licitação. Registrar todos os materiais em fichas individuais e de prateleiras. Receber, estocar e conferir todos os materiais adquiridos para efeito de prestação de contas. Elaborar a previsão de consumo de materiais para o ano. Fornecer, à divisão de compras, as necessidades de materiais para compras ou abertura de licitação. Registrar todos os bens em fichas individuais de prateleiras e mantê-las atualizadas. Receber, conferir e estocar todos os materiais adquiridos. Atender às solicitações de material de várias unidades da Fundação. Realizar o inventário geral de almoxarifado para efeito de prestação de contas. Elaborar relatórios gerenciais com toda a movimentação para a DGAF. Zelar pela guarda e conservação de todos os materiais em estoque. Fazer prestação anual de contas do responsável aos órgãos de controle externo.




Técnico Administrativo Patrimônio

Fazer o tombamento de todos os bens a serem incorporados ao patrimônio da Fundação, bem como o inventário físico de todos os bens incorporados, através do Banco de Dados; formalizar a baixa, a incorporação e a doação de bens, para efeito de prestação de contas; fazer o inventário físico de todos os bens incorporados ao patrimônio e recebidos por Auxílio à pesquisa - APQ1. Elaborar relatórios gerenciais de todos os bens da Fundação para atender à DGAF. Atualizar bancos de dados de todos bens na rede de informática. Formalizar todos os processos relativos à baixa, incorporação e doação de bens, acompanhando a movimentação e o saldo dos bens patrimoniais junto à divisão de contabilidade. Zelar pela conservação de todos os bens móveis e imóveis em uso pela Fundação. Atualizar as relações de bens, localizados por sala, e o cadastro do responsável. Manter arquivados todos os processos relativos a bens patrimoniais. Prestar informações à FAPERJ relativas a bens recebidos por APQ1 e acompanhar doações para a Fundação. Elaborar prestação anual de contas do responsável por bens.




Técnico Administrativo

Planejamento/ Orçamento

Elaborar o planejamento anual das Atividades da Fundação em quantitativos físicos e financeiros; elaborar e executar o orçamento anual. Responder, junto à Secretaria de Estado, Orçamento, Controle e Gestão pelo orçamento da Fundação; elaborar o orçamento anual, acompanhar as publicações mensais em DOE/RJ da nossa cota mensal do orçamento, fornecido pelo quadro de detalhamento das Despesas - QDD e pela descentralização orçamentária recebida da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ; controlar todos os saldos de empenho por programa de trabalho e natureza de despesas; preparar planilhas de acompanhamento de execução orçamentária; formalizar pedidos de remanejamento de cota orçamentária (QDD e FAPERJ) e prestar contas da execução orçamentária das nossa cotas (QDD e FAPERJ) junto à Secretaria de Estado, Controle e Gestão; acompanhar todas as liberações orçamentárias junto ao SIAFE.





ANEXO III - ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS - (CECIERJ)


NÍVEL

CARGO

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS

SUPERIOR

Técnico Administrativo Compras

Formalizar processos de compras de bens, materiais e serviços com documentação de solicitação recebida de todas as áreas e unidades da Fundação; pesquisar preços junto aos fornecedores para a aquisição de qualquer tipo de item; atualizar quadros de acompanhamento das despesas realizadas por dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação, conforme Lei 8.666/93; manter atualizado cadastro de fornecedores; acompanhar edital das licitações gerais, realizadas pela Superintendência de Suprimentos da Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação SUPRIM/SARE para atender a todo o Estado; formalizar todos os processos de licitação; contatar a SUPRIM/SARE para a resolução de quaisquer assuntos relativos a materiais e licitação; expedir ofícios aos órgãos e entidades, obrigatórios para a realização de certame licitatório; lançar mensalmente no SIGFIS as informações da Fundação relativas a licitações homologadas, dispensas e inexigibilidades, contatos e obras, e serviços; acompanhar a execução de todos os contratos celebrados pela Fundação; promover a abertura de processos relativos a diárias e à aquisição de passagens aéreas; acompanhar todas as publicações em DOE/RJ de atos relacionados a compras, dispensas, inexigibilidades, contratos e licitações.





Técnico Administrativo Finanças


Responsabilizar-se pela evolução do caixa e de capital do giro.


Técnico Administrativo Contador


Responsabilizar-se por todas as atividades de contabilidade geral da Fundação, atendendo às exigências do SIAFEM e da Lei 8666/93, da Lei Federal 4320 e da Lei Estadual 287.

Técnico Administrativo Acadêmico

Planejar, supervisionar, analisar e reformular os processos administrativos acadêmicos da Fundação CECIERJ. Participar, quando requisitado, de equipes multidisciplinares envolvidas em projetos acadêmicos de interesse da instituição; participar de atividades de treinamento e aperfeiçoamento do pessoal de apoio administrativo/acadêmico; participar da elaboração, análise e implantação de atividades e projetos acadêmicos, realizando levantamento de dados, analisando e propondo soluções para os aspectos questionados; identificar inadequações e deficiências do setor em que atua, a fim de racionalizar a sua organização e funcionamento.




Técnico Administrativo Bibliotecário

Organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas, desenvolvendo um sistema de catalogação, classificação, referência e conservação do acervo bibliográfico, para armazenar e recuperar informações de caráter geral ou específico, e colocá-las à disposição dos usuários, seja em bibliotecas ou em centros de documentação.




ANEXO III - ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS - (CECIERJ)


NÍVEL

CARGO

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS

SUPERIOR


Técnico Administrativo Animador para Web


Confeccionar vinhetas animadoras na Web, para a produção de material didático de educação a distância. Decidir sobre questões de natureza artística, relacionadas à aplicação pedagógica do contexto visual do material para a produção de material didático de educação a distância; promover interação com a equipe de desenvolvimento de conteúdo visando a uma integração maior entre conteúdo e animação para a produção de material didático de educação a distância. Demonstrar capacidade de interpretação e adaptação de material estático e 2D para a sua realização em movimento, para a produção de material didático de educação a distância; ter domínio avançado de software Flash para animação e Action Script para produção de material didático de educação a distância.




Técnico Administrativo Redator / Revisor

Executar a revisão gramatical e tipográfica do material impresso de Educação Superior a Distância; auxiliar na revisão de material institucional bem como na redação do material de divulgação de Educação a Distância; fazer revisão de textos de material didático e sua adaptação às características para apresentação de conteúdo dos cursos a distância; adaptar para redação dialógica a produção de material didático de educação a distância; trocar informações e negociar textos com os autores, utilizando os padrões da linguagem de EAD para ensino superior a distância; perceber a repetição de conteúdos e identificar elementos ausentes no texto, tais como figuras e verbetes na produção de material didático de educação a distância. Utilizar as regras da ABNT; detectar falhas no formato impresso, tais como: linhas viúva, posição de figura em relação ao texto, plurais, concordância, relação texto-espaço, caixa-alta e baixa, sinalização e marcadores de texto, distribuição do conteúdo nas aulas (ordenação)




Técnico Administrativo Webdesigner

Desenvolver websites para educação a distância, incluindo desenho, modelagem, manutenção, tratamento de imagens, instrumentalização para melhoria da comunicação. Domínio da linguagem HTML e noções de Java Script, PHP, SQL, banco de dados. Uso das ferramentas: Photoshop, FireWorks, Corel Draw, Flash, Page Maker. Dar suporte ao uso da plataforma de ensino a distância e desenvolvimento de material de apoio.




Técnico Administrativo Ilustrador para Web

Criar ilustrações utilizando técnicas mistas de desenho e pintura para a produção de material didático de educação a distância. Demonstrar capacidade de interpretação de imagens para posterior criação, direcionada a material didático para Educação a Distância. Ter domínio avançado de software de criação, desenvolvimento e finalização gráfica. Exemplo: Photoshop e Corel Draw.




ANEXO III - ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS - (CECIERJ)


NÍVEL

CARGO

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS

SUPERIOR

Técnico Administrativo


Ilustrador para Mídia Impressa

Fazer ilustração de material educativo de ensino a distância; definir os parâmetros de apresentação e tratamento visual das imagens no material de ensino, a fim de facilitar a compreensão do texto escrito na produção de material didático de educação a distância. Elaborar as ilustrações, tendo como fatores principais: conteúdo da informação que se deseja transmitir, público ao qual a ilustração se destina, tratamento da informação e meio de comunicação a ser utilizado na produção de material didático de educação a distância. Pesquisar referências visuais em fontes variadas para melhor definição visual dos conceitos apresentados no texto didático para a produção de material didático de educação a distância. Dominar técnicas de desenho e pintura para a produção de material didático de educação a distância. Dominar o uso dos seguintes softwares: Corel Draw e Photoshop. Fazer digitalização, tratamento de imagens e finalização, direcionados ao material didático impresso. Possuir conhecimento de diagramação e produção gráfica.




Técnico Administrativo Programador Visual

Elaborar fundamentação do projeto editorial junto a outros membros da equipe multidisciplinar (reunião com conteudistas, revisores e ilustradores) para a produção de material didático de educação a distância; Elaborar o projeto gráfico dos livros. Fazer adaptações e possíveis reformulações do projeto; diagramação e acompanhamento das ilustrações; pré-impressão (finalização, fechamento de arquivos para entrega ao responsável pela produção gráfica). Fazer criação, layout e finalização de material promocional: folders, cartazes, identidade visual, (papelaria inclusive), banners e outras peças gráficas. Ter domínio de softwares: Corel Draw, Illustrator, Pagemaker, Photoshop e InDesign e Word. Elaborar projetos de eventos (ambientação, displays); fazer apresentação em Power Point.




Técnico Administrativo Produtor Gráfico

Solicitar pré-orçamento e orçamento final, especificando as características da peça gráfica, como: tipo de papel, tiragem, formato, cores, acabamento, etc., junto aos fornecedores (prestadores de serviços), a fim de pesquisar o menor preço, mantendo a qualidade do produto, assim como definir o método de impressão e acabamento mais adequado para a confecção do trabalho. Este processo engloba negociação constante com os fornecedores; estabelecer contato constante com o editor, a fim de acompanhar o processo de produção do material didático e/ou material promocional, com o objetivo de adequar e negociar os prazos da produção e execução do material, bem como fazer com que o material seja entregue no prazo estabelecido dentro de um cronograma já definido previamente. Manter a coordenação do material didático constantemente informada a respeito do andamento do trabalho junto à gráfica. Acompanhar toda produção do material dentro das gráficas, o que inclui aprovação de bonecas, fotolitos, provas e verificação da qualidade de impressão do acabamento do material, bem como, cumprimento dos prazos de entrega.






ANEXO III - ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS - (CECIERJ)


NÍVEL

CARGO

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS

SUPERIOR


Técnico Administrativo Programador

Fazer programação de banco de dados em ambiente Linux e Windows 2000, em bancos SQL Server e MYSQL; fazer programação em linguagens de SCRIPT ASP, PHP, JAVA SCRIPT E PERL. Fazer programação em JAVA





Técnico Administrativo Analista de Sistemas e Banco de Dados

Fazer gerenciamento de equipe de programação do ambiente de ensino-aprendizagem em educação a distância; fazer programação de banco de dados em ambiente Linux e Windows 2000; promover o desenvolvimento, fazer análise, projeto e gerência dos sistemas envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos cursos a distância.





Técnico Administrativo

Administrador e Analista de Redes

Administrar uma rede multiplataforma; fazer configuração de servidores e Firewall para educação a distância; fazer monitoramento de tráfego de rede; fazer auditagem de segurança; fazer análise e planejamento de topologia de redes dos pólos regionais de educação a distância; fazer backup periódico de toda a rede da Instituição.




Técnico Administrativo

Editor para Mídia Impressa

Coordenar todo o processo de produção do livro, desde a preparação do original até a impressão na produção de material didático de educação a distância; negociar com os autores a forma e o conteúdo do material impresso que se adapte ao ensino a distância; distribuir as disciplinas de cada curso entre os programadores visuais e os ilustradores do setor do material impresso de educação a distância; gerenciar projetos desenvolvidos pelos programadores visuais e ilustradores na produção de material didático de educação a distância; pesquisar, junto com a equipe do material impresso, referências em fontes variadas para o enriquecimento do texto para ensino a distância; acompanhar as revisões técnica e tipográfica do material impresso de educação a distância; atuar como elemento de ligação entre os departamentos de revisão, de programação visual e de web designers, com o objetivo de criar uma unidade para o material de ensino a distância; dar suporte ao trabalho do programador visual e do ilustrador na produção se material didático de educação a distância; controlar prazos na produção de material didático de educação a distância; contatar a Biblioteca Nacional para obter o registro de ISBN; responsabilizar-se pelo pedido de ficha catalográfica junto ao departamento de Biblioteca; aprovar, juntamente com o programador visual, o ilustrador e o produtor gráfico, o material impresso enviado para a gráfica (boneca); acompanhar e avaliar, junto com o produtor gráfico, todo o material após a impressão, buscando aperfeiçoar a qualidade do produto na produção de material didático de educação a distância; reunir periodicamente, programadores visuais, ilustradores e produtor gráfico para que todos conheçam os projetos em andamento e esclareçam suas dúvidas em relação ao material de educação a distância, discutindo inclusive suas dificuldades; avaliar o projeto gráfico dos livros junto à equipe de programadores visuais, buscando um constante aprimoramento do produto, de forma que esteja enquadrado nas regras do material de ensino a distância;





ANEXO III - ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS - (CECIERJ)


NÍVEL

CARGO

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS

SUPERIOR

Técnico Administrativo

Editor para Mídia Impressa (Cont.)

criar relatórios de produção individual que ajudem a organizar o trabalho dos programadores visuais e dos ilustradores; Criar cronogramas e relatórios periódicos do processo de produção do material impresso de educação a distância; Manter a coordenação do material didático informada sobre metas e programas da Instituição; dar suporte a outros departamentos em relação ao material impresso de educação a distância; conhecer o processo de produção editorial de material impresso, com o objetivo de encontrar caminhos para solucionar eventuais problemas que aconteçam durante o processo.





ANEXO III - ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS - (CECIERJ)


NÍVEL

CARGO

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS

MÉDIO

Técnico Administrativo Serviços Gerais

Prover a infra-estrutura física e operacional para o funcionamento da Fundação, coordenar e controlar a utilização de veículos da Fundação (suprimento de combustível); executar trabalhos de reprografia; acompanhar, através de sistema informatizado, o trâmite de processos administrativos; zelar pela conservação, segurança e guarda das instalações prediais.





Técnico Administrativo Marceneiro

Executar os trabalhos de confecção, reparação e acabamento de móveis e outros artefatos de madeira; revestir com folhas de madeira, laminado plástico, metal ou outro material, as superfícies de móveis de madeira.




Técnico Administrativo Técnico em Eletrônica

Acompanhar e executar tarefas de caráter técnico referentes ao projeto, produção, manutenção e aperfeiçoamento de máquinas, motores, equipamentos e instalações, orientando-se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento dos equipamentos renovados.






Técnico Administrativo Webdesigner

Manter sites no web, para educação a distância em linguagem HTML. Elaborar página para os cursos na web, usando linguagem HTML, com animações e flash, e programação em PHP.





Técnico Administrativo Programador para Web

Fazer programação avançada em HTML, PHP e JAVASCRIPT. Desenvolver ferramentas direcionadas à implementação e otimização de sistemas.










©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal