Animais do Mundo- pré-escolar- 40 alunos- e



Baixar 21.14 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho21.14 Kb.

Animais do Mundo- Pré-escolar- 40 alunos- Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Vamos através da história deste Mosteiro, conhecer os animais que no séc. XVI chegavam a Lisboa vindos de outros continentes. No fim, as crianças vão aplicar os conhecimentos adquiridos durante a visita fazendo um jogo de destreza e memória visual.

Brincando no Mosteiro- Pré-escolar e 1º ano do Ensino Básico- 40 alunos- Era uma vez um rei, uma rainha … vamos conhecer a história deste Mosteiro e no fim brincar através de um puzzle, com as figuras históricas mais importantes que por ele passaram. 

Os animais do Rei - Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico- 40 alunos - Após uma visita orientada ao monumento, as crianças vão conhecer através de uma história interactiva os animais exóticos que chegaram a Lisboa no tempo do rei D. Manuel I.

Jogando com o Tempo – 1º ciclo do Ensino Básico – 30 alunos - Com este jogo pretende-se que as crianças aprendam a história do Mosteiro e como era a vida no séc. XVI. O grupo será dividido em equipas que terão de completar os pormenores da pintura de S.Jerónimo e o leão, resolvendo desafios que o relógio das horas canónicas definirá.

Ateliê das Iluminuras – 2º/3º e 4º ano do Ensino Básico – 30 alunos - Após uma visita exploratória na qual é abordada o quotidiano no Mosteiro no séc. XVI, com especial incidência sobre o trabalho dos monges copistas, as crianças executam uma iluminura com a inicial do seu nome.

Jogo do Mosteiro- 1º ciclo do Ensino Básico- 40 alunos- Baseado no famoso Jogo da Glória, tem este jogo por tema o quotidiano no Mosteiro no séc. XVI e as lendas com ele relacionadas. As crianças lançarão um dado em cima de um tapete de jogo, sendo elas próprias os peões.

Jogo dos Descobrimentos- 4º e 5º anos do Ensino Básico- 40 alunos- Este jogo, de pontuação, foca os principais aspectos dos Descobrimentos portugueses, permitindo dar às crianças informações acerca dos locais descobertos e das trocas comerciais que eram feitas ao longo dessas viagens.

Jogo “A viagem de Vasco da Gama”– 5º e 6º ano do Ensino Básico– 40 alunos- Baseado no texto dito de Álvaro Velho e em “Os Lusíadas” de Luís de Camões, este jogo segue o percurso feito por Vasco da Gama na sua viagem para a Índia.

Ateliê “Vem conhecer o Mosteiro”– 5º e 6º ano do Ensino Básico– 40 alunos – Após uma visita orientada ao Mosteiro, os alunos completam um puzzle solucionando pequenos jogos relacionados com os diferentes espaços visitados.

Equipa de Animação Pedagógica



Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Visitas guiadas com Oficinas Pedagógicas para alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Programação 2012/2013


Mosteiro dos Jerónimos

Torre de Belém


Ateliê “Há Piratas na Torre!” – Pré-escolar – 40 alunos - Quem eram os piratas? Que tesouros procuravam? Após uma visita á Torre de Belém vamos explorar, através de uma história interactiva, a vida desses famosos bandidos dos mares - os piratas.

Ateliê “A viagem de NunoTristão”- Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico- 40 alunos- A partir da leitura da história “A viagem de Nuno Tristão”, as crianças tomam conhecimento da vida a bordo nas naus do séc. XVI, e a seguir criam o seu próprio Diário de Bordo imaginando uma viagem numa dessas naus tal como o herói da história!

As armas e os brasões - 1º ciclo do Ensino Básico – 25 alunos – Esta actividade consiste numa visita guiada à Torre de Belém, na qual os alunos aprendem sobre as armas e os métodos de defesa no séc. XVI. No final há um ateliê de pintura em que cada um constroi o seu próprio brasão.

Vem conhecer a Torre - 5º ano e 6º ano do Ensino Básico – 30 alunos Após uma visita orientada à Torre de Belém, os alunos completam um puzzle de grandes dimensões do monumento, solucionando pequenos jogos relacionados com a história do monumento e os diferentes espaços visitados.

À Descoberta de Novos Mundos- 4º ano/5º ano e 6º ano do Ensino Básico- 40 alunos- Elefantes, milho, pérolas… são alguns dos produtos comercializados pelos portugueses na época dos Descobrimentos. Neste atelier vamos fazer uma viagem imaginária a bordo de uma nau e conhecer alguns dos produtos que contribuíram para a transformação da Europa e do Mundo nesta época.

Informações:




  • As marcações deverão ser feitas à Segunda - feira das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 17.00h.



  • As oficinas pedagógicas decorrem de terça a sexta-feira às 10.00h, 11.30h, 14.00h e 15.30h. tendo a duração de cerca de 1 hora.





  • Todas elas funcionam tendo como número mínimo de participantes de 10 alunos.







  • Se no mesmo dia forem marcadas duas ou mais actividades para o mesmo grupo, é feita uma redução para 2€ por criança/por actividade.

.

C
E-mail : animacao.pedagogica@igespar.pt
Site: www.animacaopedagogica.blogspot.com


ontactos


Equipa de Animação Pedagógica

Mosteiro dos Jerónimos



Telefone: 965503841 / 213620034 (ext. 106)

Fax: 21 363 91 45


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal