Aniversário da cidade de viamãO



Baixar 9.25 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho9.25 Kb.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE VIAMÃO

Senhor Presidente;

Senhoras Deputadas e Senhores Deputados;
É com grande satisfação que venho a esta tribuna parabenizar a cidade de Viamão, considerada a segunda capital do estado do Rio Grande do Sul, que comemorou no mês de setembro seus 262 anos, quase três séculos de existência, que nos orgulha com sua história de conquistas alcançadas pelos viamonenses. Nos orgulha também, Senhor Presidente, as realizações que o governo daquela cidade construiu nesses quase sete anos de administração. Foi com o objetivo de resgatar e valorizar a importância histórica e cultural do município, bem como a revitalização de seu patrimônio histórico, que a Prefeitura de Viamão, pelo Prefeito Municipal Sr. Eliseu Fagundes Chaves-Ridi, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Esporte e Turismo, criou o Projeto Evento Farroupilha, que tem seu ápice na Encenação Farroupilha "Viamão, a Setembrina dos Farrapos" – a encenação da trajetória farroupilha no município, a batalha contra os imperiais, demonstrando a situação da Vila Setembrina como ponto estratégico e fundamental para a resistência da revolução, enfatizando o herói farroupilha Luiz Rosseti, jornalista e editor do jornal O Povo, morto em batalha no município e lá enterrado com honras militares.

A Revolução Farroupilha é um marco na história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em sua formação republicana, surge com um movimento de rebeldia de estancieiros criadores de gado e produtores de charque contra a ganância exagerada de impostos pelo Império e a livre importação deste produto de outros países do Prata e evolui para um movimento revolucionário que chega a proclamar a formação da República Riograndense. A partir daí, rebeldes revolucionários lutariam durante dez longos anos contra os imperiais.

Em junho de 1836, Bento Gonçalves da Silva e suas tropas montaram acampamento, construíram trincheiras e improvisaram fortificações entre a área central do município de Viamão e a vila de Itapuã, estabelecendo-se assim, o famoso cerco a Porto Alegre, que permaneceu por muito tempo leal aos imperiais. Durante a Revolução, Viamão foi uma das áreas mais disputadas, pois os rebeldes descobriram a importância estratégica de Viamão. Por ser próxima de Porto Alegre, era o local ideal para sitiar a capital, onde ocorreram confrontos violentos.

Além disso, a partir de sua base em Itapuã, os farrapos podiam impedir as comunicações entre a capital e a cidade de Rio Grande pela Lagoa dos Patos. Dessa época, restam parte de fortalezas no atual parque estadual de Itapuã e algumas centenas de metros de trincheiras espalhadas pelo município. Em reconhecimento ao apoio que recebiam na cidade, durante cinco anos, os farrapos elevaram Viamão à condição de vila setembrina (em homenagem à data de início da Revolução 20 de Setembro).

Além dos vários acontecimentos históricos, Senhor Presidente, salienta-se a publicação do jornal “O Povo”, que na época circulava entre a população da república, editado através da gráfica itinerante de Luigi Rosseti, que, junto aos Farroupilhas, trilhava os pagos riograndenses, propagando a todos os ideais farroupilha.

Rosseti, junto com Garibaldi e Zambecari e outros revolucionários ligados ao Movimento Carbonário, que lutavam pela formação de repúblicas na Europa, formaram o grupo de 50 italianos que vieram lutar junto com os gaúchos. Em uma batalha travada nos campos de Viamão, Rosseti é ferido. Vai para as trincheiras e continua a batalha junto aos farrapos, até o Passo do Vigário, onde veio a falecer.

Assim, como a Revolução Farroupilha marcou a ferro e fogo a história republicana riograndense e contribuiu para a formação da república brasileira, Viamão foi um dos principais palcos deste período e está ainda hoje impregnada desta rica história.

Receba portanto, prefeito Ridi, junto com toda comunidade nossos cumprimentos por esta história de lutas e seu governo de conquistas nestes 262 anos de Viamão.

Muito obrigado.

Paulo Pimenta



Deputado Federal - PT / RS
Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal