Antonio Fernando Melo Martins da Costa



Baixar 37 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho37 Kb.
Conselho de Administração

Antonio Fernando Melo Martins da Costa

Nascido em 13 de dezembro de 1954. Licenciado em Engenheiro Civil, com MBA, ambos pela Universidade do Porto e com formação executiva complementar no INSEAD (Fontainebleau), AESE (Universidade Navarra) e Wharton School (Filadélfia, EUA). Iniciou sua carreira profissional em 1976 como docente universitário, tendo ingressado na Energias de Portugal em 1981. Em 1989 mudou para o setor financeiro, onde foi Diretor Geral do Banco Comercial Português (Millenium BCP) e Administrador Executivo de empresas de Seguros, Pensões, Gestão de Fundos e Patrimônios do Grupo Millenium BCP. A partir de 1990 passou também a Diretor da Holding financeira Eureko BV (Holanda), detentora de participações de controle em diversas seguradoras e sociedades gestoras de ativos na Europa. Foi também Presidente Executivo da Eureko Polska eVice-Presidente Executivo da PZU, Polônia (a maior seguradora e gestora de ativos e fundos de pensões da Europa Central). Em 2003, regressou à Energias de Portugal para assumir a posição de CEO das operações no Brasil. É Vice-Presidente do nosso Conselho de Administração e nosso Diretor-Presidente. Ocupa ainda o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Bandeirante, Escelsa, Enersul, Ampla, Enerpeixe e Energest. É Diretor Presidente da Enertrade.



Antônio José Sellare
Nascido em 19 de julho de 1953. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC em 1980. Anteriormente ao ingresso no Grupo EDP, acumulou experiência em instituições financeiras com responsabilidade durante a carreira pelas áreas administrativas e contábeis, administração de fundos de investimento, operações em bolsas de valores e com derivativos, gestão de risco, gestão de tesouraria e modelagem de produtos financeiros. É responsável no Grupo EDP pela coordenação das gestões financeiras das Unidades de Negócios no Brasil, pelas negociações para financiamento de projetos, pelo acompanhamento e avaliação dos resultados das empresas participadas, pela avaliação local de novos projetos e oportunidades de negócios, pelas operações de reorganização societária e pela Coordenação dos Planos de Negócio das empresas nas quais o Grupo EDP detém participação no Brasil. É Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores da EDP Energias do Brasil S.A . É também membro efetivo do Conselho de Administração das empresas Bandeirante, Escelsa, Enersul, Enerpeixe e Energest; e membro suplente das empresas Ampla, Coelce e Investco; além de Diretor Financeiro da Enertrade.

João José Gomes de Aguiar

Presidente indicado na septuagésima quinta Reunião do Conselho de Administração, da Bandeirante Energia S.A., realizada em 25 de fevereiro de 2005, cuja posse ocorrerá após a retirada do Visto de Permanência no País, junto ao Consulado do Brasil em Portugal, expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Engenheiro eletrotécnico, licenciado em 1976 pelo Instituto Superior Técnico, Mestrado em Política Ecônomica e Planejamento de Energia, pela Universidade Técnica de Lisboa em 1989. Entre 1988 e 1998 atuou como Professor Auxiliar convidado do Instituto Superior Técnico, lecionando Física de Energia e Tecnologia Energética no curso de Engenharia Física Tecnológica. Admitido para a EDP em 1979, desenvolveu sucessivamente atividades como engenheiro no Laboratório Central e na Rede de Transporte da EDP, ligado à realização de ensaios e a estudos de fiabilidade, e no Departamento de Informação de Gestão e Planejamento da Direção de Equipamento Térmico, tendo nessa qualidade acompanhado os projectos das centrais térmicas a carvão de Sines e Pego (1983 a 1991). Em 1992 assumiu funções de Subdirector da Direcção de Produção Térmica da CPPE, responsável pelo Departamento de Gestão da Produção, tendo participado no Grupo de Trabalho que desenhou os Contratos de Aquisição de Energia então instituídos (1992 a 1996). A partir de 1996 assume cargos de Direção e Direção Executiva em diversas empresas do Grupo EDP ou desta participadas, nomeadamente: Director de Recursos Humanos da CPPE (1996 a 1997); Director Executivo da CPPE – Empresa de Produção que opera o parque de centrais hídricas e térmicas do Grupo EDP, entre Maio de1997 e Maio de 1998; Director da EDA – Electricidade dos Açores, entre 4 de Outubro de 2000 e Junho de 2003; Vice-Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição – Energia, S.A. entre Fevereiro de 2000 e Junho de 2003, empresa que tem a responsabilidade de distribuição de energia eléctrica em Portugal Continental, resultante da fusão das quatro distribuidoras regionais, de que era Administrador desde 11 de Maio de 1998; Director Executivo da LBC – Tanquipor, empresa de movimentação portuária, combustíveis líquidos e produtos químicos, entre Outubro de 1997 e Fevereiro de 2005; Director Executivo da Labelec – Estudos, Desenvolvimento e Actividades Laboratoriais, S.A., empresa de serviços energéticos do Grupo EDP, vocacionada para o desenvolvimento de projectos de inovação tecnológica no sector eléctrico entre junho de 2003 e fevereiro de 2005. Assumiu também funções de representação do Grupo EDP em entidades ou instituições relevantes em Portugal e no Estrangeiro, de que se destaca: Membro do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico, entre 1999 e 2002; Representante português na EURELECTRIC – Union of Electricity Industry, para a Área de Negócios das redes de Transporte e Distribuição de energia eléctrica; Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Energia, entre de Maio de 1999 e Fevereiro de 2005. É também membro do Conselho Administrativo da Enersul.

Raul Toscano de Brito Neto

Membro do Conselho de Administração. Foi Gerente de Construção e Reparos de Plataformas e Diques Flutuantes de Estaleiro Mauá e Gerente do Departamento Norte da ENERSUL. Graduado Engenheiro Mecânico pela Universidade de Santa Úrsula do Rio de Janeiro



António Eduardo da Silva Oliva
Nascido em 4 de fevereiro de 1946. Engenheiro Eletrotécnico, formado pela Universidade de Lourenço Marques em Moçambique. Foi professor na Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque em Moçambique, sócio e engenheiro eletrotécnico na Urboprojecto Lda – Gabinete de Estudos e Projetos de Engenharia, Chefe da Divisão de Centrais e Subestações e Chefe dos Serviços Elétricos e Direção de Exploração da respectiva Rede Elétrica na SHER-Sociedade Hidroelétrica do Revué, S.A. Em 1974, ingressou na Energias de Portugal como engenheiro de Projetos, tendo sido nomeado, em julho de 1989, Chefe do Centro de Distribuição Coimbra, assegurando a gestão dos diversos serviços (Recursos Humanos, Administrativo, Comercial e Técnico), a elaboração dos planos de atividades e orçamento, sua coordenação e responsabilidade pela sua execução. Foi nomeado, em 1991, Diretor Executivo da Direção Operacional de Distribuição Centro de Portugal. Em 1994, passou a Vogal Executivo do Conselho de Administração da Cenel – Eletricidade do Centro S.A. (empresa de distribuição de energia elétrica do Grupo EDP). Em 1997, foi Vogal Executivo do Conselho de Administração da EN – Eletricidade do Norte S.A. (empresa de distribuição de energia elétrica – Grupo EDP). Foi Presidente Executivo do Conselho de Administração da HDN – Energia do Norte S.A. (empresa de produção hidroelétrica do Grupo EDP), de janeiro de 1997 a maio de 1998, e Presidente Executivo da Hidrocenel – Energia do Centro S.A. (empresa de produção hidroelétrica do Grupo EDP), de maio de 1998 a junho de 2001, após exercer a função de Vogal Executivo do Conselho de Administração da empresa. Em fevereiro de 2000, foi nomeado Vogal Executivo do Conselho de Administração da EDP Distribuição – Energia S.A (distribuidora de energia elétrica de Portugal), com atribuição da responsabilidade da Área de Negócio Serviços de Rede. Um ano antes, havia sido nomeado Vogal Executivo dos Conselhos de Administração da LTE – Eletricidade de Lisboa e Vale do Tejo S.A. e da SLE – Eletricidade do Sul S.A. (empresas de distribuição de energia elétrica do Grupo EDP). Atualmente, é membro de diretoria, da EDP Energias do Brasil S.A . ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente de Distribuição e Serviços Técnicos. É também membro do Conselho de Administração da Bandeirante, Escelsa e Enersul, sendo Diretor-Presidente das duas últimas companhias.

DIRETORIA EXECUTIVA




António Eduardo da Silva Oliva
Diretor Presidente da ENERSUL.

Ver experiência profissional e formação acadêmica como membro do Conselho de Administração.



Thomas Daniel Brull

Nascido em 17 de maio de 1954. Formado em Administrador de Empresas, formado em 1976 pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Mestrado pela USP - Universidade de São Paulo e MBA pela Indiana University Bloomington, EUA. Carreira desenvolvida nas áreas de Finanças, Controladoria, Planejamento e Administração, iniciou no Citibank em 1978 e foi Diretor do Grupo Sharp (1981 - 1991), Diretor e Conselheiro da Tec Toy S.A. (1990 - 1998) e Vice Presidente da Rádio e Televisão Bandeirantes (1998 - 2001). Desde 01/10/2001 responde pelas Diretorias Financeira e de Relações com Investidores e Administrativa da Bandeirante Energia. Recebeu em 2004, do IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo, o Troféu “O Equilibrista” que premia o Executivo de Finanças do Ano. Foi Fulbright Scholar entre 1986 e 1988. É co-autor do livro Laboratório de Finanças (Editora Nobel) e Professor de Contabilidade e Finanças do MBA Executivo da Business School São Paulo. Atualmente é Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores da ESCELSA, Bandeirante Energia S/A e da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S.A . – ENERSUL



Manuel Fernando das Neves Bento
Nascido em 23 de janeiro de 1951. Formado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Foi Membro do Conselho de Administração da COELCE – Companhia Energética do Ceará, da EDP Brasil S/A, membro suplente do Conselho de Administração da CERJ – Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, Diretor Vice-Presidente Técnico da CERJ e Diretor de Distribuição da CENEL, do Grupo EDP. Atualmente é Diretor Técnico da ESCELSA, Bandeirante Energia S/A e da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S.A . – ENERSUL.

Jorge Manuel Moreira Martins
Diretor Executivo da ENERSUL, foi anteriormente Diretor Comercial da ENERSUL e Diretor da Direção de Normalização e Tecnologia da EDP Distribuição-Energia S.A..É graduado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, no curso de Engenharia Eletrotécnica com especialidade em Correntes Fortes.

Welington Cezar Xavier

Nascido em 07 de julho de 1951. Economista pela Faculdade Padre Anchieta, Estudos Sociais pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras N.Sra. do Patrocínio. Fez MBA – Mestrado em Gestão de Empresas – Fundação Dom Cabral e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC/ BH . Participou em diversos cursos e seminários: Curso Perfil Gerencial , Seminário Finanças no Setor Elétrico Brasileiro-1992, Curso Qualidade de Vida na Organização-1993, Seminário sobre Licitações-1993, Seminário Internacional de Marketing do Setor Elétrico-CODI-1993, Encontro de Distribuição de Energia Elétrica no Mercosul-1993, Seminário Oficina de Custeio-1994, Curso Qualidade é Preciso Gerenciar-1994, Curso Programa de Desenvolvimento de Executivos para Alta Administração do Setor Elétrico-USP-1994/1995, Seminário Introdução à Gestão pela Qualidade Total-1996, Curso O Ambiente da Qualidade-1996, Curso Transformando Organizações-1996. Atuou como Superintendente de Gestão da Distribuição, na Diretoria de Distribuição, em 1991 e Assistente Executivo da Diretoria de Distribuição em 1997 na Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo S/A . Na Bandeirante Energia S/A desde 1998, atuou nos cargos de Superintendente de Desenvolvimento de Negócios, Gerente Executivo de Gestão de Grandes Clientes, Assistente Executivo da Diretoria Comercial e Assistente da Presidência. Atualmente é Diretor Comercial da ESCELSA, Bandeirante Energia S/A e da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S.A . – ENERSUL .



CONSELHO FISCAL



Carlos Roberto Veroneze

Auxiliar de escritório da JAPERSIL Comércio e Indústria Ltda. Muriaé – MG, atuou no Banco Central do Brasil como Técnico do Banco Central – 1973 a 1979 – Na área de inspeção bancária, Assistente 1979 a 1980 – no Departamento de Administração de Recursos Humanos, Coordenador 1980 a 1985 – no Departamento de Administração de Recursos Humanos, Assessor 1986 a 1988 – no Departamento de Administração de Recursos Humanos, Consultor Especial 1988 a 1989 – na Diretoria de Administração, Chefe Adjunto de Departamento 1989 a 1990 – no Departamento de Organização Administrativa, Chefe Adjunto de Departamento 1991/1992 – no Departamento de Pessoa, Chefe de Departamento 1992 a 1993 – no Departamento de Planejamento, no MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA foi Coordenador Geral de Modernização e Informática – em 1990, no MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, foi Diretor de Operações – 1985/86 e 1990/91e Diretor Geral Substituto – 1985/86, atuou no Programa Especial de Bolsa de Estudo como Conselheiro 1985/86 e na ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades de Previdência Privada, foi - Membro do Conselho Deliberativo 2002/2004, no CENTRUS - Fundação Banco Central de Previdência Privada foi Diretor de Benefícios – 1993 a 2004 e na ESCELSA – Espírito Santo Centrais Elétricas S.A.Conselheiro Fiscal 1995/2006, formado em Técnico em Contabilidade pelo Colégio Técnico Comercial Pe. Arnaldo Geerts - Muriaé – MG, Administrador formado pela Fundação Mineira de Educação e Cultura

Belo Horizonte MG, com Especialização em Organização Sistemas e Métodos

CEPEDERH – Centro de Pesquisas Educacionais e de Desenvolvimento de Rec. Humanos da UMA

Brasília - DF , Fundamental of Private Retirement Systems (Fundamentos do Sistema de Previdência Privada), pela Warton School – Philadelphia – Pensilvânia, Corporate Governance (Governança Corporativa), The University of Chicago, e em Perícia Judicial pelo Conselho Regional de Administração/DF.


Eduardo Soares

Eduardo é sócio de Mattos Filho com cerca de 15 anos de experiência nas áreas de direito comercial (societário, contratos e mercado de capitais) e direito administrativo. Foi advogado gerente de divisão do Banco do Estado de São Paulo S.A. entre 1987 e 1998, diretor de departamento da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (1991 a 1998) e assessor do Secretário da Fazenda no período de 1995 a 1998, além de liquidante do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – BADESP e representante da Fazenda do Estado de São Paulo em conselhos de administração e fiscal de sociedade, controladas pelo Estado.

Eduardo é especialista em assuntos relacionados à captação de recursos, à renegociação de dívidas, securitização e de alienação de ativos, tendo assessorado o Secretário da Fazenda especialmente no processo de renegociação da dívida do Estado, na alienação da CEAGESP, da FEPASA e do BANESPA para a União e no processo de desestatização da ELETROPAULO, CESP, CPFL e COMGÁS desde a contratação dos consultores responsáveis pela avaliação até a formalização da transferência do controle acionário dessas empresas para o setor privado. Em Mattos Filho, vem atuando nas áreas de operações estruturadas, de oferta e distribuição de valores mobiliários, como também na societária.

Em Mattos Filho, tem atuado nas áreas de mercado de capitais e administrativa, com enfoque em operações financeiras estruturadas e processos de alienação de ativos públicos e de licitações em geral.



Pedro Wagner Pereira Coelho
Atuou na área de auditoria externa na Empresa Price Waterhouse Auditores Independentes, de outubro de 1978 a abril de 1981, eleito no Conselho Fiscal da Telemar Participações S/A, em abril de 2005, ocupa o cargo desde abril de 1999, eleito no Conselho Fiscal da Tele Norte Leste Participações S/A, em abril de 2005, ocupa o cargo desde abril de 1999, eleito no Conselho Fiscal da Telemar Norte Leste S/A, em abril de 2005, ocupa o cargo desde abril de 2000, eleito no Conselho Fiscal das Lojas Americanas S/A, em abril de 2005, ocupa o cargo desde abril de 2000, eleito no Conselho Fiscal da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul – ENERSUL em abril de 2005, ocupa o cargo desde abril de 2003, sócio de empresas no ramo de atividade de Consultoria Fiscal, Contábil, Planejamento, Assessoria Empresarial, Empreendimentos e Participações, formado em Administração de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM, em 10 de outubro de 1978, formado em Ciências Contábeis pela Faculdade – SOMLEI, em 18 de dezembro de 1980.
Francisco Carlos Coutinho Pitella
Membro do Conselho de Administração da ENERSUL e ESCELSA, é Diretor de Relações com os Investidores da GTD Participações S.A. Foi anteriormente Diretor da Vale do Rio Doce Alumínio S.A. e membro do Conselho de Administração da Valesul e da Mineração Rio do Norte. É graduado em engenharia civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jeovah Trindade Lucas

A partir de 1987 passou a atuar como consultor empresarial fundando JLCONSULTOR EMPRESARIAL LTDA – titular,1984/1985 - Diretor da Cia Zaluski de Negócio, holding controladora da Zaluski Corretora de Val.Mobiliários S. A e concessionária Fiat no RS,1976/1984 – Diretor de Leasing Sul Arredamento Mercantil S.A., Atividade Complementar 1982/1992 - Pontifícia Universidade Católica do RS –PUC, Professor dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas nas cadeiras de Contabilidade Gerencial e Contabilidade Fiscal, com ênfase nos conteúdos de Legislação Societária – Lei 6404/776 e de Legislação Fiscal (I.R. Decreto 1598). Formado em Ciências Contábeis pela



Faculdade de Economia da Universidade Federal do RGS.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal