Apl associação Portuguesa de Linguística Boletim Informativo nº 37 Fevereiro de 2003 Associação Portuguesa de Linguística boletim informativo



Baixar 60.68 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho60.68 Kb.
APL


Associação Portuguesa de Linguística
Boletim Informativo
nº 37

Fevereiro de 2003

Associação Portuguesa de Linguística

BOLETIM INFORMATIVO

Nº 37

Fevereiro de 2003


EDITORIAL


No Encontro Nacional de Outubro passado foi eleita a Direcção da APL para o biénio 2002-2004. Dado que o presente Boletim Informativo é o primeiro do nosso mandato, uma parte importante do seu conteúdo destina-se a dar conhecimento dos novos membros dos órgãos directivos e, através das respectivas actas, das Assembleias Gerais que tiveram lugar nesse Encontro. Além da publicação destes documentos, consideramos pertinente reconhecer que o novo modelo que orientou a organização do último Encontro Nacional teve consequências positivas, pelo que será adoptado e melhorado no Encontro deste ano. Na realidade, o facto de se solicitar a participação dos sócios na proposta de temas para sessões de Comunicações Coordenadas e, ainda, para Mesas Redondas Temáticas em que a colaboração dos associados abrange a indicação dos intervenientes teve a grande vantagem de introduzir ou reforçar áreas cuja discussão tem estado um pouco afastada dos conteúdos das nossas reuniões nacionais. A Direcção manter-se-á como Comissão Organizadora e procurará estimular quer o alargamento das áreas linguísticas a discutir, quer o seu aprofundamento. Esta preocupação insere-se nos objectivos da APL, no que respeita ao estímulo à investigação e ao ensino da Linguística em Portugal, através, sobretudo, da dinamização de contactos entre os que se interessam por esta área das ciências humanas. É nossa convicção que os associados corresponderão, com iniciativa e entusiasmo, à participação que lhes propomos na vida da Associação.


Endereço

Associação Portuguesa de Linguística


Departamento de Linguística Geral e Românica


Faculdade de Letras

Universidade de Lisboa

Cidade Universitária

1600-214 Lisboa


www.apl.org.pt

mail@apl.org.pt




1. 1. Actividades (co-)organizadas pela APL




1. 1. 1. Actividades realizadas em 2002




XII Colloquium on Generative Grammar
Decorreu nos dias 15 a 17 de Abril de 2002, na Universidade Nova de Lisboa, a 12ª edição do Colóquio de Gramática Generativa. O evento contou com a participação de cerca de 50 investigadores nacionais e estrangeiros, tendo sido conferencistas convidados Esther Torrego (Univ. Boston) e Eduardo Paiva Raposo (UCSB).

Este encontro foi co-organizado pela APL, pela Universidade de Lisboa (FLUL) e pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), tendo sido subsidiado pelas seguintes instituições: Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.



Encontro sobre Linguística e Ensino do Português
Decorreu nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2002, na Universidade do Minho, o Encontro sobre Linguística e Ensino do Português, co-organizado pela APL, pela Universidade de Lisboa (DLGR) e pela Universidade do Minho (IEP). O Encontro contou com Richard Hudson (University College of London) e Christopher Stroud (Univ. de Estocolmo/Univ. de Singapura) como conferencistas convidados. Este evento reuniu linguistas e professores de Português como língua materna e como língua não materna. Foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

XVIII Encontro Nacional da APL
Decorreu, de 2 a 4 de Outubro, a 18ª edição do Encontro Nacional da APL, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, co-organizada por esta Faculdade e pela Direcção da APL. Para além das conferências plenárias, proferidas por Richard Hudson (University College of London) e Ivo Castro (Universidade de Lisboa), o Encontro contou com três tipos de sessões: mesas redondas, sessões de comunicações coordenadas e sessões de comunicações livres.

O evento foi financiado pelo Centro de Linguística da Universidade do Porto, pela Reitoria da mesma Universidade e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.




1. 1. 2. Actividades programadas para 2003



XIX Encontro Nacional da APL

O XIX Encontro Nacional da APL terá lugar em Lisboa, nos dias 1, 2 e 3 de Outubro de 2003, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Tendo-se verificado que o modelo de organização do último Encontro Nacional deu bons resultados, a Direcção da APL decidiu mantê-lo como orientação para este novo Encontro.
Assim, prevêm-se as seguintes actividades:

(i) Mesas Redondas Temáticas: as diferentes Mesas Redondas são organizadas por um coordenador que se associará a três/quatro participantes por si convidados, apresentando um Tema específico de uma área específica, um Tema em interface ou um Tema de carácter mais geral, que seja considerado actual para a Linguística. Os temas das Mesas Redondas são propostos pelos sócios e seleccionados pela Comissão Organizadora. O coordenador de cada sessão assumirá o cargo de moderador.

(ii) Comunicações Coordenadas: A partir de um conjunto de temas propostos pelos sócios, e seleccionados pela Comissão Organizadora, os participantes interessados podem inscrever-se livremente em cada um desses temas, independentemente da área de investigação a que estão ligados.

Os temas a propor não deverão incidir sobre uma área geral da Linguística - Sintaxe, Semântica, Fonologia ou outros -, mas sobre tópicos relevantes de investigação. Este modelo permitirá um tratamento transversal dos temas em discussão. Os trabalhos a apresentar serão seleccionados por um painel de especialistas.



(iii) Comunicações Livres: Os trabalhos submetidos que não se enquadrem nos dois modelos de sessões anteriormente apresentados serão seleccionados por especialistas da área em que a comunicação se inscreve.

Calendarização:

30 de Abril - data limite para a recepção de propostas de temas para as Mesas Redondas e as Comunicaçôes Coordenadas

31 de Maio - divulgação junto dos sócios dos temas das Mesas Redondas e das Comunicações Coodenadas seleccionados, bem como dos respectivos coordenadores

30 de Junho - data limite para o envio de resumos quer para as Comunicações Coordenadas, quer para as Comunicações Livres

31 de Julho - informação aos participantes sobre o resultado da selecção dos resumos
Pede-se aos sócios que nos enviem propostas de temas de sessões coordenadas e de mesas-redondas.

Informação mais detalhada sobre o Encontro será enviada no próximo Boletim.


Para mais informações contactar:

www.apl.org.pt

mail@apl.org.pt


PaPI 2003 – Phonetics and Phonology in Iberia

Faculdade de Letras de Lisboa, 11-12 de Junho de 2003
A conferência PaPI – Phonetics and Phonology in Iberia é um evento internacional destinado a reunir investigadores interessados em todas as áreas da Fonética e da Fonologia, com especial incidência na relação entre estas duas áreas da Linguística. Constituirá um novo fórum interdisciplinar na Europa para a discussão da Fonética e/ou Fonologia, e áreas relacionadas – como a Aquisição da Linguagem, a Variação e Mudança Linguística, as Patologias da Fala, e as Tecnologias da Fala –, bem como da interface entre a Fonologia e a Fonética e do trabalho em Fonologia Laboratorial. A conferência decorre durante dois dias, com apresentações de comunicações com a duração de 30m cada (seguidos de 10m de discussão), seleccionadas por um painel constituído por uma comissão científica especializada, e duas palestras proferidas por conferencistas convidados.

A conferência decorrerá de dois em dois anos e será sempre acolhida por uma universidade ibérica. A primeira conferência PaPI realiza-se na Faculdade de Letras de Lisboa, entre 11 e 12 de Junho de 2003 e terá como conferencistas convidados Elisabeth Selkirk e John Kingston (Universidade de Massachusetts). Está já previsto que a edição de 2005 se realizará na Universidade Autónoma de Barcelona e a seguinte na Universidade do Minho.

Fazem parte da comissão permanente do PaPI Gorka Elordieta (Universidade do País Basco), Mª João Freitas (Universidade de Lisboa), Sónia Frota (Universidade de Lisboa), Pilar Prieto (Universidade Autónoma de Barcelona) e Marina Vigário (Universidade do Minho). A comissão científica integra investigadores com trabalho reconhecido internacionalmente numa ou mais áreas científicas da conferência, provenientes de diversos países, entre os quais Brasil, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal.

Trata-se, em suma, de uma oportunidade sem precedentes de valorização das áreas disciplinares da Fonética e da Fonologia no espaço ibérico, por um lado, e do estudo das línguas e dialectos ibéricos, por outro (dado que será dada preferência às comunicações que versem sobre línguas ou dialectos do espaço ibérico).




1.2. PRÉMIO APL




6º Prémio de Investigação APL


Regulamento do Prémio

O regulamento para o concurso ao prémio de investigação APL – 2003 encontra-se na página da APL (www.apl.org.pt).


Os trabalhos concorrentes deverão ser entregues até ao próximo dia 31 de Março.


1.3. Publicações



1.3.1. Publicações da APL




As Línguas da Península Ibérica

No âmbito do Ano Europeu das Línguas, a APL organizou um curso no Convento da Arrábida, de que resultou o volume As Línguas da Península Ibérica, organizado por Maria Helena Mira Mateus e editado pela Colibri. A publicação deste volume foi integralmente apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.




Proceedings of GALA 2001

Com organização de João Costa e Maria João Freitas, foi publicado o volume de Actas do Encontro GALA 2001 (Generative Approaches to Language Acquisition). Este Encontro decorreu em Palmela, em Setembro de 2001, e reuniu investigadores da área da Aquisição da Linguagem.




Actas do XVII Encontro Nacional da APL

Encontra-se disponível o volume que integra os contributos dos participantes no XVII Encontro Nacional da APL, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Outubro de 2001. Esta publicação foi financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.




Boletins Informativos

Foram publicados os números 35 (Janeiro de 2002) e 36 (Junho de 2002) do Boletim Informativo da APL.

Dando continuidade a uma iniciativa do ano anterior, procedeu-se à distribuição do Boletim Informativo por correio electrónico aos sócios que nos forneceram o seu endereço electrónico, mantendo-se a sua distribuição por correio normal aos restantes sócios.


1.3.2. Outras publicações

O segundo número do Journal of Portuguese Linguistics (Volume 1-2, 2002), encontra-se já disponível. Generative Approaches to Portuguese Linguistics - Selected Papers from the XII Colloquium on Generative Grammar é organizado por Inês Duarte e inclui os seguintes artigos: J. Costa (Univ. Nova de Lisboa) & I. Duarte (Univ. Lisboa) Discourse configurationality and its (ir)relevance for subject



positions; S. Cyrino (Univ. Estadual de Londrina, Paraná) & Gabriela Matos (Univ. Lisboa) VP ellipsis in European and Brazilian Portuguese - a comparative analysis; A. Gonçalves (Univ. Lisboa) The causee in the faire-Infinitive construction in European Portuguese; M. Miguel (Univ. Lisboa) Possessives in European Portuguese; M. Vigário (Univ. Minho) & S. Frota (Univ. Lisboa) Prosodic word deletion in coordinate structures. Na linha da divulgação de teses de doutoramento recentes sobre o Português, iniciada no Volume 1-1, o presente número inclui ainda um resumo da dissertação de doutoramento de Clara Correia (Universidade Nova de Lisboa). Para mais informações sobre o Journal of Portuguese Linguistics, consulte http://www.fl.ul.pt/revistas/JPL/JPLweb.htm ou contacte a AEJPL, Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 1600-214 Lisboa, Portugal. O Journal of Portuguese Linguistics é patrocinado pelo DLGR, FLUL, Universidade de Lisboa, pelo DL, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, e pela FCT - Fundo de Apoio à Comunidade Científica.
XAVIER, M. F., G. VICENTE e M. L. CRISPIM (2002), Dicionário de Verbos do Português Medieval, séculos 12 e 13/14, Lisboa, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.

1.3.3. Lançamentos:

No dia 6 de Março às 16:30, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, será lançada a nova edição da Gramática da Língua Portuguesa, revista, actualizada e muito aumentada. O livro será apresentado pela Profª Doutora Violeta Demonte. As autoras são: Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte, Isabel Hub Faria, Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário e Alina Villalva.




1.3.4. Publicações recebidas - alguns destaques:
Livros:
MAINGUENEAU, Dominique. (2002). Análise de textos de comunicação. São Paulo.

Teses:
MARTINS, Ana Cristina. (1998). O Tempo e o Sujeito em a ordem natural das coisas de António Lobo Antunes. Dissertação de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Revistas:
Revista da Faculdade de Letras. Línguas e Literaturas. II Série, vol. XIX, 2002, Porto,Universidade do Porto.
Trabalhos em Linguística Aplicada. Nº 39, 2002, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
Trabalhos em Linguística Aplicada. Nº 40, 2002, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
Balanço de competências, discursos e práticas. Nº 29, 2001, Lisboa, CIME.
Terminologia de formação profissional. Alguns conceitos de base - III. Nº 30, 2001, Lisboa, CIME.

2. TESES DEFENDIDAS ENTRE JULHO DE 2002 E FEVEREIRO DE 2003

2.1. Doutoramento
AMARAL, Maria Augusta Gomes Conde

Título da Tese: Língua Gestual e Leitura em Crianças Surdas. Estudo Experimental de Aplicações de um Modelo Bilingue.

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

18 de Julho de 2002


PAIVA, Maria Helena Pinto Novais

Título da Tese: Os gramáticos portugueses quinhentistas e a fixação do padrão linguístico : contribuição da informática para o estudo das relações entre funcionamento, variação e mudança

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

2002
GARCIA, Maria de Lurdes Abrantes V.

Título da Tese: O Semantismo Referencial nos Processos Terminogénicos da Terminologia da Senologia

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

13 de Fevereiro de 2003
SOUSA, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de

Título da Tese: Educação para a Televisão e Aprendizagem do Português, um Estudo Prospectivo

Universidade Aberta

2002
2.2. Mestrado

ANTÓNIO, Ana Isabel Marcos

Título da Tese: A Ortografia e Linguagem em Fernando Pessoa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

28 de Maio de 2002


AMARO, Raquel Fonseca

Título da Tese: Posição do Adjectivo e Ligação Selectiva: especificações para a computação do significado

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

4 de Dezembro de 2002


ANTUNES, Sandra Cristina dos Santos

Título da Tese: Computação da Polissemia Regular em Português

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

6 de Dezembro de 2002


ATANÁSIO, Nicolau

Título da Tese: Ausência do Artigo no português de Moçambique : análise de um corpus constituído por textos de alunos do Ensino Básico em Nampula

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

2002
BARRETO, Florbela Gois

Título da Tese: Troponímia em Português, Especificações para uma base de dados relacional

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

19 de Dezembro de 2002

CARIBO, Fernando

Título da Tese: Nomenclatura das doenças no português de Moçambique : eufemismos e estereótipos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

2002

CHAVES, Rui Pedro da Costa



Título da Tese: Fundamentos para uma gramática computacional do Português – Uma Abordagem Lexicalista

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2 de Dezembro de 2002

www.errepe.no.sapo.pt/tese/tese.zip


COTTE, Maria João Pereira de Almeida Ferro Berkeley

Título da Tese: Especificações para a Computação dos Predicados Causativos

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

21 de Junho de 2002


DUARTE, Sandra Marina Claudino

Título da Tese: Os nomes em –aria. Construção e Funcionamento Morfossemântico

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

9 de Julho de 2002

FULGEANU, Simona Angelica

Título da Tese: Aspectos da Determinação Nominal nas Línguas Românicas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

21 de Novembro de 2002


LINDONDE, Lourenço Mateus

Título da Tese: As relativas e outras construções aparentadas, introduzidas pelos morfemas "onde" e "em que" no Português de Moçambique

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

2002
SANTOS, Maria de Fátima Nascimento dos

Título da Tese: Os Pronomes Pessoais Átonos do Português Europeu. Descrição de Problemas que Ocorrem no 3º ciclo e Proposta de Actividades Didácticas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

16 de Setembro de 2002

SILVA, Raúl Alves Calane da

Título da Tese: A pedagogia do léxico : as escolhas lexicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana de José Craveirinha

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

2002
SOALHEIRO, Elisabete da Loura

Título da Tese: Flexão Verbal em Português Europeu: Estudo de Padrões Flexionais no Português Falado no Norte de Portugal com Elementos de Comparação com o Galego

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

21 de Novembro de 2002


VIEGAS, Rui David Gamito

Título da Tese: Livro dos três caminhos e dos sete sinais do amor embebedado.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Fevereiro de 2003


3. Colóquios, congressos, conferências


6 a 28 de Março de 2003

2nd Person Pronouns and Forms of Address in European Languages

(Paris, França)

2p@biparis.lon.ac.uk

7 e 8 de Março de 2003



Colloque International – Pronoms de 2e personne et formes d`adresse dans les langues d`Europe

(Institut Cervantes – Paris)

colloque2p@biparis.lon.ac.uk
13 a 15 de Março de 2003

III Congresso Internacional da ABRALIN


(Faculdade de Letras/UFRJ e Hotel Glória)

abralin@acd.ufrj.br

www.letras.ufrj.br/abralin
13 a 16 de Março de 2003

1st International Conference on Missionary Linguistics

(University of Oslo, Noruega)

even.hovdhaugen@ilf.uio.no
14 a 16 de Março de 2003

2nd Conference on Semantics of Under-Represented Languages in the Americas

(University of British Columbia, Vancouver, British Columbia, Canadá)

leora@pop.interchange.ubc.ca
27 a 29 de Março de 2003

Prosodic Interfaces / Interfaces Prosodiques


(Nantes, França)

ip2003@humana.univ-nantes.fr


7 a 9 de Abril de 2003

Promouvoir l’apprentissage des langues européennes moins enseignées : politiques et méthodologies

(ENESAD – Tour Erasme – Campus Universitaire Montmuzard, Dijon, França)

com.iufm@u-bourgogne.fr
11 e 12 de Abril de 2003

Boundaries in Intonational Phonology

(Lund, Suécia)

Marc.Van.Oostendorp@Meertens.knaw.nl
24 e 25 de Abril

The use of linguistic evidence for forensic purposes: concepts, methods and aplications

(Barcelona)

iulaforensic@grup.upf.es

http://www.iula.upf.es/forensic.htm


26 e 27 de Abril de 2003

XXVI Symposium on Portuguese Traditions

(Sunset Recreation Center, UCLA)

chulet@ucla.edu
15 e 16 de Maio de 2003

3rd International Colloquium on the History of Ibero-Romance Specialized Languages

(Barcelona, Espanha)

Tercer.coloquio@grup.upf.es
11 e 12 de Junho de 2003

PaPI 2003 – Phonetics and Phonology in Iberia

(Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

http://www.fl.ul.pt/eventos/PaPI

PAPI2003@mail.telepac.pt

12 a 14 de Junho de 2003

ICLaVE 2 – Second International Conference on Language Variation in Europe

(Uppsala University, Suécia)

www.nordiska.uu.se/ICLaVE2
23 e 24 de Junho de 2003

3ª Conferência Internacional de Terminologia Marítima: comunicação e globalização

(Lisboa, Portugal)

http://www.iltec.pt
26 e 27 de Junho de 2003

3rd Annual Meeting of the Association of Portuguese – and Spanish – based Creoles

(A Coruña, Espanha)

acblpe@mail2.udc.es
26 e 27 de Junho de 2003

PROPOR`2003 – VI Encontro para o Processamento Computacional da Língua Portuguesa Escrita e Falada

(Universidade do Algarve - FCHS, Faro, Portugal)

http://www.ualg.pt/propor
28 de Junho de 2003

AVALON` 2003 – Encontro para Avaliação Conjunta de Sistemas de Processamento Computacional do Português

(Universidade do Algarve - FCHS, Faro, Portugal)

http://www.linguateca.pt/avalon2003
13 a 18 de Julho de 2003

International Pragmatics Conference (Linguistic pluralisms)

(Toronto, Canadá)

http://ipra-www.uia.ac.be/ipra/
16 a 18 de Julho de 2003

Linguagem, Cultura e Cognição – Congresso Internacional de Linguística Cognitiva

(Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia de Braga, Centro de Estudos Humanísticos)

http://www.facfil.ucp.pt/LingCog/assilva@facfil.ucp.pt
7 a 9 de Agosto de 2003

2nd Encuentro de Gramática Generativa

(Buenos Aires, Argentina)

encuentrogg@yahoo.com.ar
4 a 7 de Setembro de 2003

36e Colloque International de la Société Européenne de Linguistique (Societas Linguistica Europaea)

(École Normale Supérieure Lettres & Sciences Humaines, Lyon – França)

http://www.ens-lsh.fr/sle2003
10 a 12 de Setembro de 2003

XIX Congreso De La Sociedad Española Para El Procesamiento Del Lenguaje Natural (SEPLN)

(Universidad de Alcalá de Henares, Espanha)

http://oesi.cervantes.es/sepln
1, 2 e 3 de Outubro de 2003

XIX Encontro Nacional da APL

(Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

www.apl.org.pt
16 a 18 de Outubro de 2003

6th Conference on the Acquisition of Spanish and Portuguese as First and Second Languages

(Albuquerque, New Mexico, USA)

davee@unm.edu
16 a 18 de Outubro de 2003

7th Hispanic Linguistics Symposium

(Albuquerque, New Mexico, USA)

davee@unm.edu

4. Novos Sócios
604 - Bernd Sieberg (FLUL)

605 - Natália de Jesus Albino Pires (ESE de Coimbra)

606 - Maria de Lurdes Abrantes V. Garcia (CLUNL)

607 - Patrícia Monteiro Marques da Silva (Universitat Trier – Alemanha)

608 - Sílvia Lima Gonçalves Araújo (Universidade do Minho)

609 - António Pereira (Universidade do Minho)

610 - José Cipriano

611 - João Veloso (FLUP – Universidade do Porto)

612 - Ana Cristina Sousa Martins (FLUP – Universidade do Porto)

613 - Thaïs Cristófaro-Silva (Universidade Federal de Minas Gerais)

614 - Sandro Paulo Martinho Dias (FCSH)

615 - Antonina Eufêmea Simão Pereira

616 - Maria da Conceição Pereira Soares (Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto)

617 - Manuel Moreira da Silva (ISCAP)

618 - Oana-Raluca Ureche Csiszer (Universidade Nova de Lisboa)

619 - Etelvino Cabral Andrade Garcia



5. Acta da Assembleia Geral (ver anexo)
6. Relatório de contas 2001 - 2002 (ver Anexo)
7. Acta da Assembleia Eleitoral (ver Anexo)














Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal