Apêndice 4d (Descrição detalhada dos casos de uso de Administrar Sistema)



Baixar 11.06 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho11.06 Kb.

Apêndice 1.4d

(Descrição detalhada dos casos de uso de Administrar Sistema)

Login/Logout de um administrador


Login permite a um administrador autenticar-se no sistema o que lhe irá permitir gerir todas as entidades existentes no DiTeD. Logout permite a um administrador terminar a sessão e perder assim a sua autenticação.

Inserção de entidades a partir de ficheiros de texto


As entidades possíveis de serem inseridas de forma automática a partir de ficheiros de texto são Termos de Indexação e Instituições. Ficaram no entanto todas as portas abertas para a possibilidade de implementação da inserção de outras entidades, nomeadamente Pessoas, Géneros, etc.

Consultar historial


É visualizada toda a informação referente a qualquer operação que qualquer pessoa (utilizador ou administrador) tenha realizado no sistema em qualquer altura. O administrador pode consultar o historial podendo discriminar a informação a visualizar em tipos de acções e datas de início e fim. Pode também pesquisar no historial por palavras.

Consultar Estatísticas de Administração


O administrador pode consultar estatísticas sobre os dados a gerir. Por exemplo número dos vários tipos de entidades existentes na base de dados, entidades por validar, entidades inseridas num último intervalo de tempo, etc.

Inserção/Edição (incluindo validação) de um documentos


O administrador pode editar qualquer dado referente a um documento existente na base de dados. A edição que se prevê mais usual será a correcção de alguma informação errada e posterior validação de um documento inserindo por um utilizador. O administrador pode ainda inserir um documento na base de dados tal e qual como um utilizador o pode fazer, assim como torná-lo logo validado.

Criar entidade


Criação de uma entidade introduzindo os seus dados. Na criação pode ser logo definido pelo administrador que essa entidade fique no estado de validada.

Inclui o caso de uso Seleccionar Entidade.



Seleccionar entidade


No caso da entidade Pessoa esta pode ser um pseudónimo ou não e é seleccionada a partir de uma lista que foi indexada. As entidades Instituição e Termo de Indexação são seleccionadas a partir de uma lista organizada hierarquicamente em que cada entidade pode ser expandida. As entidades Género e Papel de Contribuição são seleccionados a partir de uma lista de todas as entidades deste tipo existentes na base de dados.

Editar entidade


Pode-se editar qualquer informação referente a uma entidade inclusive o seu estado (se está validada ou não). Em cada entidade é apresentada toda a sua informação correspondente assim como as correspondentes relações com outras entidades. Estas relações também podem ser editadas. É de referir que se a entidade for um pseudónimo de uma pessoa então este caso de uso tem uma extensão em que apenas o apelido e restantes nomes podem ser alterados pois a restante informação pertence à pessoa.

Inclui o caso de uso Seleccionar Entidade.



Eliminar entidade


Algumas entidades só podem ser eliminadas sob certas condições. A eliminação das entidades Termo de Indexação e Instituição implica que todas as correspondentes entidades hierarquicamente inferiores serão também eliminadas. As suas relações serão também eliminadas. A eliminação de uma entidade Papel de Contribuição implica qualquer relação ternária deste papel com uma Pessoa e Documento será eliminada também. No caso da eliminação da entidade Género então o caso é mais cuidado pois se houverem documentos que se incluam neste género então estes documentos serão eliminados também (pois um documento tem de obrigatoriamente pertencer a um género). De qualquer forma a eliminação mais complexa é a da entidade Pessoa. Se a pessoa for autor de documentos juntamente com outras pessoas então não pode ser apagada. Se for autor único de documentos então esses documentos também serão apagados (senão ficariam sem autor). Se for contribuidor (sob qualquer papel de contribuição) de documentos então essas relações deixam de existir mas os documentos mantém-se na base de dados. Se estiver associado a instituições então estas relações também deixam de existir mas as instituições mantém-se na base de dados. Se a pessoa não for um pseudónimo então os pseudónimos também serão apagados estando cada um também sujeito às condições anteriores.

Note-se que qualquer eliminação das anteriores será sempre sujeita a confirmação por parte do administrador.

Inclui o caso de uso Seleccionar Entidade.

Substituir entidade


Os processos de controlo de autoridade poderão originar a criação de entidades redundantes no sistema. A não eliminação de tais entidades pode em certos casos contribuir para o aumento do problema. Considere-se o caso em que um utilizador submete um documento em que o autor pretendido já existe, mas ao invés de relacionar o existente com o documento, o utilizador cria uma nova pessoa que corresponde ao autor pretendido. Ficam assim na base de dados duas pessoas que na realidade correspondem à mesma (não confundir este problema com o conceito pseudónimo!). Considere-se agora que nenhum administrador detecta este caso e que a pessoa duplicada permanece na base de dados. Um outro utilizador, ao submeter um outro documento (do mesmo autor), pesquisa pelo autor pretendido e não consegue distinguir os dois registos da mesma pessoa. Será de prever que esse utilizador, confuso e sem desejar associar o autor errado, opte por criar mais uma pessoa que corresponda assim ao autor que ele quer relacionar com o novo documento.

Assim sendo, uma pessoa pode ser substituída por outra na autoria dos documentos dos quais é autor. Desta forma as relações da pessoa duplicada foram acrescentadas às relações da pessoa correcta e a duplicada pode assim ser eliminada sem se perder informação no sistema. Uma pessoa pode também ser substituída por outra nas suas contribuições dos documentos. Note-se que neste caso a pessoa é substituída por outra mas os papéis desempenhados em cada documento permanecem inalterados.

Uma entidade instituição pode ser substituída por outra na associação aos documentos ou às pessoas a que está associada.

Uma entidade termo de indexação, género ou papel de contribuição pode ser substituída por outra semelhante na associação aos documentos a que está associada.



Qualquer substituição inclui o caso de uso Seleccionar Entidade em dois casos: a entidade a substituir e a entidade pela qual se substitui.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal