As leis da física e as leis do trânsito



Baixar 8.01 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho8.01 Kb.

AS LEIS DA FÍSICA E AS LEIS DO TRÂNSITO




Entre saber guiar e ter o domínio do veículo há algo mais que a habilidade, a Física ! Em cada movimento efetuado ao volante entram em jogo as suas leis.

A maior parte das normas que constituem o Código Nacional de Trânsito, aquelas do livro da auto-escola, são baseadas nas leis da Física. Tentar desafia-las s e m p r e nos leva para fora da estrada ou para o hospital.

Uma ação simples, como a de ir para escola, envolve todos os 3 Princípios da Mecânica dos Movimentos, conhecidos como as LEIS DE NEWTON. Entende-las ajuda a diminuir os riscos e a dirigir com maior segurança.




LEIS DE NEWTON




1ª Lei de Newton ou Princípio da Inércia

Denomina-se INÉRCIA a propriedade dos corpos de manterem seu estado de repouso ou de movimento. Quando um corpo não sofre a influência de forças externas ele se mantém em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.




2a Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica

F = m . a

A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força aplicada nele e inversamente proporcional à sua massa.




3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação

A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.



NEWTON NA ESTRADA




Para diminuir à velocidade de um móvel necessitamos de mais força do que para mantê-la. Você sabia que para diminuir à velocidade de um veículo de 1 tonelada, de 60 km/h para 25 km/h, em 1 segundo, é necessária uma força de cerca 10.000 Newton (l04 N), seis vezes maior do que a força que um carro médio deve fazer contra o atrito do solo para manter uma velocidade de 100 km/h?




Uma característica dos CORPOS MATERIAIS - a inércia - é extremamente ligada à grandeza física conhecida como MASSA e ao:

1° Princípio da Dinâmica.

Para variar a velocidade de um corpo (o nosso ou do nosso veículo), observando o

2° Princípio da Dinâmica, é necessário aplicar uma força e naturalmente quanto maior for a massa, maior será a força necessária.

Além disso, considerando o

3° Princípio da Dinâmica, as forças atuam sempre em dupla (2 forças iguais e opostas, aplicadas cada uma delas a um dos objetos que interagem) - no caso, o carro e o asfalto.




QUEM FOI NEWTON




Em 1687, Isaac Newton publicou uma das mais importantes obras científicas de todos os tempos - Os princípios matemáticos da Filosofia natural. Nela, sintetizou séculos de estudos para uma compreensão do mundo, através dos princípios que regem o movimento dos corpos.

Embora os conceitos ali apresentados tenham desde então sido alterado, aprimorados e postos à prova, ainda hoje, o procedimento é fundamentalmente o mesmo dado por Newton há trezentos anos.



FONTE: PROGRAMA VOCÊ APITA



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal