AssociaçÃo oriente-ocidente



Baixar 24.3 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho24.3 Kb.
ASSOCIAÇÃO ORIENTE-OCIDENTE
INFORMATIVO
AGOSTO 2008
PROJETO RETIRO

O amor é o maior estimulante da vontade... Por meio da fé, da vontade



e da ação dirigida a um objetivo, as idéias podem assumir forma tangível.”

Paramahansa Yogananda

Queridos amigos,
Temos muito boas novas! Na ocasião em que enviamos a todos vocês mais este informativo sobre o Retiro de Itamonte, temos pela primeira vez um retiro de final de semana com a possibilidade de hospedagem nos novos chalés! Depois da compra da propriedade em um “Dia de Babaji” e da abertura da capela em um retiro de Natal, temos a inauguração das acomodações completas na época abençoada do Janmashtami!
Compartilhamos esta alegria com todos vocês, agradecendo, em nome do Retiro, a todos os que ajudaram a transformar em um sucesso a campanha lançada no último informativo - “Adote um Chalé”.


Um passo de cada vez...
Neste primeiro retiro com hospedagem própria, estamos ainda utilizando os serviços de alimentação do Hotel Casa Alpina - também reservado para hospedagem complementar dos devotos. Esperamos em breve concluir a cozinha, possibilitando refeições no próprio ambiente do Retiro para os que estejam ali hospedados. Planejamos contar também com o Hotel Casa Alpina em datas especiais, ou mesmo em outras ocasiões em que a demanda venha a superar nossa capacidade de acomodação.

Próximas etapas... últimos desafios
Tão logo tenhamos concluído os últimos detalhes dos novos chalés [colocação de calhas, cobertura de proteção para os aquecedores de passagem (gás) recém instalados e estoque de roupa de cama & banho], estaremos priorizando o setor de alimentação, visando a independência funcional do Retiro. Já foram adquiridas três mesas para o refeitório, compatíveis com a capacidade total de acomodação. Resta-nos a aquisição de geladeiras, louças, panelas e demais utensílios de cozinha.

Estamos também planejando a instalação de mais uma caixa de água e a troca (com reposicionamento e ajuste de potência) do transformador.

Por último, restará o tratamento paisagístico do platô dos chalés e áreas adjacentes, além de melhorias no acesso aos dois platôs, e no estacionamento - quando então teremos o Retiro finalizado!

Este informativo estende um apelo a todos vocês para que, se possível, continuem a apoiar o Projeto até que estejam concluídas suas etapas finais!



Parceria Visa
Esta nova fase traz muito próxima a realização de mais um dos objetivos do Projeto – o de possibilitar ao maior número possível de membros e simpatizantes da SRF a participação nos retiros. Esperamos em breve definir um valor de donativo mais acessível para os retiros de final de semana. Com o mesmo objetivo, a Associação também firmou parceira com o cartão de crédito Visa – o que esperamos venha a facilitar a participação de alguns devotos em futuros retiros, bem como a aquisição de livros e artigos SRF em Itamonte (especialmente para aqueles que vivem longe dos centros SRF). O cartão passa a ser inclusive uma opção prática para os que desejem oferecer apoio às fases finais do Projeto.

Uma história de Krishna e Arjuna
Esta história foi narrada por Brother Satyananada durante uma Convocação. Nós a transcrevemos aqui, para inspiração de todos nesta época do Janmashtami.

O relato descreve um encontro de Sri Krishna com Arjuna (líder dos Pandavas, representantes das forças da virtude) e Duryodhana (líder dos Kurus, forças da ignorância), às vésperas da batalha de Kurukshetra...
O silêncio foi rompido pelo tropel dos cavalos e ruído do carro de guerra que chegava às portas do palácio real de Sri Krishna. Duryodhana, líder dos Kurus, saltou confiante do carro, e subiu as escadarias, decidido a obter apoio do rei para a iminente batalha no campo de Kurukshetra. Sua atenção, entretanto, desviou-se a um segundo carro que se aproximava. Arjuna, príncipe dos Pandavas, chegava ao palácio, com a mesma intenção.
Dedo em riste, Duryodhana sentenciou, arrogantemente:
- Arjuna, cheguei antes ao palácio. Pela lei do Dharma, devo ser o primeiro a pedir o apoio do rei!
Arjuna aquiesceu, em silêncio.
Os dois príncipes foram conduzidos aos aposentos de Krishna. A brisa da tarde adentrava pelas amplas janelas, fazendo esvoaçar as cortinas, revelando a serena imagem de Bhagavan que dormia em seu leito real. Duryodhana posicionou-se junto à cabeceira, braços cruzados e expressão confiante. Arjuna, tocado pela visão de seu Guru adormecido, ajoelhou-se reverentemente aos pés do Mestre, curvando-se em pronam.
Desperto de seu sono, e ao ouvir que os príncipes oponentes pediam seu apoio, Krishna observou:
- Não me cabe negar apoio a nenhum de tão nobres príncipes. Assim, oferecerei todo meu exército e armas a um de vocês e, ao outro, oferecerei meu apoio pessoal, sob a condição de que não lutarei.
Duryodhana, sobressaltado, argumentou:
- Majestade, cheguei primeiro ao palácio. A escolha cabe, portanto, a mim.
Mas Krishna respondeu:
- Foi a Arjuna que primeiro vi, aos pés da cama, quando despertei. Portanto, Arjuna, a escolha é sua.

Sem pestanejar, Arjuna respondeu:


- Escolho a ti, meu Senhor!
A gargalhada triunfante de Duryodhana ecoou pelo palácio. Certo da vitória, ele abandonou precipitadamente os aposentos, ansioso por transmitir as “boas novas” a seus aliados, os Kurus.
No quarto agora envolvido em sagrado silêncio. Krishna fitou por algum tempo os olhos de Arjuna.. A fim de testá-lo, perguntou, aparentando surpresa:
- Arjuna, você escolhe a mim, sem armas?!
Ainda inebriado de devoção, Arjuna respondeu:
- Tendo a ti, Senhor, não posso ser derrotado!
A cena só pode ser devidamente apreciada considerando-se a enorme pressão a que estava sujeito Arjuna, às vésperas de um terrível combate de resultado imprevisível... Embora o clamor das armas e bramido da batalha tenham sido eternizados no épico do Gita, pouco se diz sobre o silencioso momento decisivo em que Bhagavan Krishna, suprema encarnação divina, recebeu de Arjuna a dádiva irrecusável da devoção incondicional e da implícita fé na promessa que ainda viria a escutar: “Diz a todos, ó Arjuna, que meu devoto não perece jamais!

Jai Guru! Jai Sri Krishna!

Associação Oriente-Ocidente


CNPJ 03.822.884/0001-58

Caixa Postal 82540 Penedo RJ 27530-970 Tel. (24) 3351-1032


e-mail: retiropenedo@terra.com.br

Itaú ag. 0320-2 conta 38220-3 Real ag. 0265-8 conta 8719435-1


Para mais informações e fotos, visite o site:

www.retiroitamonte.com.br


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal