Atividade 1 Princípio Multiplicativo



Baixar 6.92 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho6.92 Kb.
Curso EAD - Análise Combinatória e Probabilidade

Turma 221 – 2ª série do E.M. – 3º trimestre/2009

Professora: Leonor W. Pedroso


Atividade 1

Princípio Multiplicativo


1. Numa confeitaria há 5 sabores de picolés e 3 sabores de salgados. Suponha que Maria só tenha permissão para tomar um picolé e comer um salgado.Quantos são os possíveis pedidos que Maria pode fazer?

2. Uma pessoa está na sala A e precisa chegar até a sala E. Sabendo-se que existem duas passagens da sala A para a B, três da sala B para a C, duas da C para a D, quatro da sala D para a E e que, uma vez feita a passagem de uma sala para a outra, não se pode retornar, de quantas maneiras diferentes essa pessoa pode escolher seu caminho?


3. Um amigo mostrou-me 5 livros diferentes de Matemática, 7 livros diferentes de Física e 10 livros diferentes de Química e pediu-me para escolher 2 livros com a condição de que eles não fossem da mesma matéria. De quantas maneiras eu posso escolhê-los?
4. Há 12 moças e 10 rapazes, onde 5 deles (3 moças e 2 rapazes) são filhos da mesma mãe e os restantes não possuem parentesco. Quantos são os casamentos possíveis?
5. Uma escola está promovendo uma gincana. Uma das tarefas consiste em cada equipe confeccionar sua própria bandeira. A equipe A recebeu as seguintes instruções: “a bandeira deverá ter cinco faixas verticais; poderão ser usadas até quatro cores para pintá-las (azul, amarelo, vermelho e verde), porém, duas faixas consecutivas não podem ser pintadas com a mesma cor”. Quantas possibilidades diferentes a equipe terá para escolher a sua bandeira?


6. De quantas maneiras podemos distribuir 6 brinquedos diferentes entre 2 crianças?
Permutação Simples
7. Considerando os dígitos 1, 3, 4 ,6 e 7, quantos números de 5 algarismos distintos podemos formar?
8. Quantas são as maneiras de 6 carros serem estacionados em 6 vagas?
9. De quantas maneiras 12 moças e 12 rapazes podem formar pares para uma dança?
10.

a) Quantos são os anagramas que podemos formar com as letras do nome CARLOS? [Anagramas: são todos os agrupamentos ordenados que podemos formar com a troca de posição das letras de uma palavra].


b) Para acessar sua conta bancária via internet, Carlos precisa criar uma senha composta por 6 letras seguidas de 4 números. Ele optou por utilizar as letras de seu nome e os algarismos do ano de seu nascimento (1987). Quantas senhas diferentes Carlos pode criar?

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal