Atividade de história



Baixar 22.19 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho22.19 Kb.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA




Nome: ________________________Nº___ 9º Ano____







Data: ___/___/___ Prof: _______ Bimestre/ Ficha nº ____

TAREFA PRÉ-PROVA


Essa tarefa visa lhe preparar melhor para a prova mensal, por isso é importante ler atentamente às orientações e praticá-las já na sua tarefa pré-prova, para que sua prova mensal seja tão tranqüila quanto essa simples lição de casa.


  • preencha integralmente o cabeçalho, com caneta sempre azul ou preta, outras cores são utilizadas pelos professores para a correção.

  • entregue a prova com as respostas a tinta, nunca a lápis, pois a prova é um documento que comprova sua nota e não pode ser alterado.

  • leia atentamente cada questão, pois a interpretação dos enunciados faz parte da prova, destaque, em cada questão, qual o comando daquela questão.

  • dê sempre respostas completas, as respostas completas ajudam a organizar seu raciocínio par a elaboração das respostas.

  • fique atento(a) à ortografia, pois esses aspectos também serão avaliados. Erros ortográficos serão descontados da nota final (cada dois erros ortográficos é descontado 0,1).

  • não rasure ou use corretor. (branquinho). Palavras rasuradas serão descontados da nota final (cada duas rasuras é descontado 0,1).

  • Nos testes, como em todas as questões, é necessário muita calma, cuidado na leitura e escolha das alternativas. Só há UMA alternativa CORRETA, por isso comece eliminando as alternativas que você sabe que estão ERRADAS. Marque a alternativa correta no gabarito.

Leia atentamente o documento abaixo e responda à questão 1


Discurso de posse de Deodoro da Fonseca*
Concidadãos – O povo, o exército e a armada nacional, em perfeita comunhão de sentimentos com os nossos concidadãos residentes nas províncias, acabam de decretar a deposição da dinastia imperial e conseqüentemente a extinção do sistema monárquico representativo.

Como resultado imediato desta revolução nacional, de caráter essencialmente patriótico, acaba de ser instituído um governo provisório, cuja principal missão é garantir, com a ordem pública, a liberdade e os direitos dos cidadãos.

Para comporem esse governo, enquanto a nação soberana, pelos seus órgãos competentes, não proceder à escolha do governo definitivo, foram nomeados pelo chefe do poder executivo da nação os cidadãos abaixo assinados.

Concidadãos – O governo provisório, simples agente temporário da soberania nacional, é o governo da paz, da liberdade, da fraternidade e da ordem.
Disponível em https://docs.google.com/document/d/1sKu_pv8bZDD67qDJnsgWt_DculXnlt1dlb3bGDCH0ro/edit?hl=en&pli=1#. Acesso em 12 jan de 2011


  1. Compare o documento com seus estudos sobre os primeiros anos da república no Brasil e, utilizando trechos do documento explique se o otimismo do discurso do marechal Deodoro da Fonseca se manteve durante seu governo.


O otimismo do discurso do marechal Deodoro da Fonseca, que pode ser verificado nos parágrafos 2 e 4 do documento acima, NÃO se manteve durante seu governo, pois durante os primeiros anos da república o país passou por uma grande crise, de caráter econômico (Encilhamento) e político-social (disputa entre partidos, revoltas, etc)


  1. Elabore uma frase explicando a República Oligárquica no Brasil utilizando as palavras abaixo:

federalismo coronelismo política do café-com-leite

política dos governadores autonomia dos Estados constituição de 1891


Devido à crise dos primeiros anos da república no Brasil, criou-se a constituição de 1891 visando organizar o país. Uma das características mais importantes dessa constituição era que o Brasil, a partir de então passava a ser uma república federalista, o federalismo dava autonomia aos Estados. Com isso as oligarquias dos Estados se fortaleceram e suas se destacaram, São Paulo e Minas Gerais, que fizeram uma aliança conhecida como política do café com leite. Essa aliança contava com o apoio dos Estados na política dos governadores e dos municípios com a política do coronelismo.


  1. Poucos meses após a Proclamação da República em novembro de 1889, o inconfidente José Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi homenageado pelo novo governo, que declarou o dia 21 de abril feriado nacional, data do enforcamento de Tiradentes. Explique qual a relação entre a morte de Tiradentes e a Proclamação da República no Brasil.


A relação entre a morte de Tiradentes e a Proclamação da República no Brasil é que Tiradentes foi um dos primeiros revolucionários no Brasil que defendia a república no país, por isso, para os republicanos era um herói.



  1. Utilizando elementos das charges abaixo produzidas durante a República das Oligarquias explique o sistema eleitoral do período.




Fonte: DOMINGUES, Joelza Ester. História em documento 9º ano. São Paulo: FTD, 2009 p. 17


Fonte: BOULOS JR, Alfredo. História, sociedade & Cidadania 8ª série. São Paulo: FTD, 2004 p. 59
O sistema eleitoral dos primeiros anos de república no Brasil era baseado na fraude, na qual as elites de São Paulo e Minas Gerais se revezavam no poder como mostra a primeira charge, em que dois homens representando São Paulo e Minas Gerais ao lado de um trono, que representa o poder, enquanto outros homens representando os outros Estados tentam alcançá-los. Além disso, os eleitores eram “obrigados” pelos coronéis a votar nos candidatos determinados pelas oligarquias São Paulo e Minas Gerais através do chamado “voto de cabresto”, representando na segunda charge com um homem montado em um eleitor tentando votar sendo guiando com um cabresto.



  1. Acerca da República Oligárquica no Brasil marque a alternativa CORRETA (justifique porque as outras estão incorretas).




    1. Segundo a constituição de 1892, o voto era universal, masculino, aberto, para maiores de 21 anos, alfabetizados.

A constituição foi feita em 1891 e não em 1892.


    1. Graças à Proclamação da República as mulheres conquistaram diversos direitos como o direito ao voto.

As mulheres só conquistaram o direito à voto em 1930, durante a República Velha só homens poderiam votar.


    1. A prática do voto de cabresto e do clientelismo eram comuns durante as eleições.

ALTERNATIVA CORRETA


    1. As oligarquias (elites dos estados) não foram beneficiadas pela Constituição de 1891.

As oligarquias estaduais foram as principais beneficiadas pela Constituição de 1891 devido ao federalismo que garantia autonomia aos Estados.


    1. Na esfera federal, o poder era dominado pelos políticos de São Paulo e Minas Gerais, na esfera estadual pelos coronéis e na esfera municipal pelas oligarquias.

Na esfera estadual o poder era dominado pelas oligarquias e na esfera municipal pelos coronéis.


GABARITO

05)

C


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal