Autor: Clarissa Machado Haase Painel nº



Baixar 308.86 Kb.
Página1/7
Encontro24.07.2016
Tamanho308.86 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7

2º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFSC – 2012
Departamento de Projetos de Pesquisa/PROPESQ


RESUMOS OBRIGATÓRIOS - 34 BOLSISTAS PIBIC-EM





Autor:  Clarissa Machado Haase

Painel nº: 

E-mail:  clarissa_mh@hotmail.com


Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Ciências da Saúde

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação – CED/ UFSC

 

Orientador:  Prof. Dr. Edson Souza de Azevedo

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  Doenças do coração: hábitos saudáveis e fatores de risco


 

Resumo: 
Inúmeras pesquisas têm demonstrado que, se, por um lado, a expectativa de vida do brasileiro cresceu nos últimos dez anos, há, por outro, um índice muito maior de doenças cardiovasculares. Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar hábitos saudáveis e fatores de risco relacionados às principais doenças do coração. Realizando análise de comportamento dos professores do Colégio de Aplicação, através de questionário impresso. Assim, identificaremos os hábitos e fatores de risco que podem contribuir para a prevenção ou não das doenças cardíacas. O público alvo neste estudo serão os professores do Colégio de Aplicação, a pesquisa será desenvolvida no ano letivo de 2012, nas dependências do CA, durante os períodos de aulas do primeiro, segundo e terceiro trimestres. A análise adotada no estudo será a Análise de Conteúdo nas questões abertas e a Estatística (SPSS) nas questões objetivas, o instrumento utilizado para recolha de dados será o questionário para preenchimento pela via impressa. De 100 questionários entregues, foram devolvidos 15 até o dia 10 de agosto de 2012. Analisando-os podemos perceber que: dois dos 15 possuem o hábito de fumar diariamente, oito de 15 tem em seu histórico familiar algum caso de cardiopatia, oito citaram o sedentarismo como um fator de risco que possuem e dois apresentam pressão alta. Em relação à alimentação, dos 12 alimentos listados que fazem bem ao coração, oito consomem todos os listados e os outros sete consomem em média cinco destes alimentos. Percebemos que os cuidados devem ser maiores em relação aos hábitos e riscos relacionados às doenças do coração. O fator hereditário é muito forte e geralmente bem perigoso ainda mais acompanhado de hábitos prejudiciais (os fatores de risco) como o sedentarismo, o tabagismo e a pressão alta.

 

Palavras-chave: Doenças cardíacas, fatores de risco, hábitos saudáveis, cardiopatias


Autor:  Muriel van Tol Astolfi

Painel nº: 

E-mail: muricatrica@hotmail.com

Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Ciências Humanas

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação – CED/ UFSC

 

Orientador:  Profa. Dra. Marivone Piana

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  Religiosidade na contemporaneidade: características e influências

 

Resumo: 
O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as características e influências do fenômeno religioso na atualidade, tendo como foco empírico os primeiros anos do Ensino Médio do CA/UFSC. Para a coleta de dados será realizada uma pesquisa bibliográfica, na área da Sociologia da Religião, procurando embasar, a partir de escritos já existentes, os conceitos de religião, religiosidade e fenômeno religioso. Serão realizadas, também, entrevistas com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, do ano de 2012, com o intuito de identificar quais as características da religiosidade na atualidade; em que medida a família interfere na opção religiosa dos adolescentes e jovens na atualidade; por que os adolescentes e jovens buscam a religião e/ou religiosas na atualidade.

 

Palavras-chave: Religiosidade, Fenômeno Religioso, Juventude.


Autor:  Cibele Martins

Painel nº: 

E-mail:  cibelemartins@hotmail.com

Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Lingüística, Letras e Artes

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação – CED/ UFSC

 

Orientador:  Profª Drª Nara Caetano Rodrigues

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  A leitura fora da sala de aula: Ler ou não ler, eis a questão!

 

Resumo: 
A leitura é uma forma de entender o mundo e, muitas vezes, imaginar um mundo onde gostaríamos de viver. Buscar informações sobre o que os adolescentes leem é fundamental para que se possa entender o perfil dos estudantes da nossa época. Também se faz necessário entender como a leitura está presente na vida dos adolescentes de hoje, saber se o hábito da leitura faz parte da vida desses estudantes, não só por ser uma obrigação, mas sim um gosto, se têm o prazer de se deixar levar por uma boa leitura e de que forma essa leitura aprimora o seu aprendizado na escola. Essas são questões importantes para um professor que trabalha com leitura hoje, pois este poderá pensar ou repensar o seu modo de ensinar através das respostas para estes questionamentos. O presente trabalho é, então, caracterizado como uma pesquisa exploratória, pois nesta serão levantados dados tanto bibliográficos em livros, artigos, jornais e outros, bem como serão realizadas entrevistas e questionários. Farão parte da investigação alunos de quatro turmas de 1º Ano do ensino médio de escolas públicas das redes estadual, federal e de uma escola da rede privada e quatro professoras destas diferentes escolas. A pesquisa que será feita envolve verdades e interesses universais, pois todos nós precisamos saber o quanto a leitura ainda é praticada pelos jovens de hoje em dia e que influência possui em suas vidas. A pesquisa é tanto quantitativa como qualitativa, pois serão usadas bases e porcentagens, por exemplo, para o levantamento de quantos alunos ainda leem por vontade própria e por gostar disso, mas também serão analisadas as práticas sociais que levam os adolescentes a lerem e se eles consideram que essa leitura vai ajudar em sua vida pessoal e profissional futura. Na análise dos dados, serão consideradas reflexões sobre leitura produzidas por pesquisadores como Kleiman, Goulemot, Freire, Solé, Rocco e Rodrigues.

 

Palavras-chave: Leitura, Família, Adolescência.



Autor:  Camila do Couto Maia

Painel nº: 

E-mail:  milacmaia@hotmail.com

Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Lingüística, Letras e Artes

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação CED/UFSC

 

Orientador:  Profª Drª Nara Caetano Rodrigues

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  A importância das leituras realizadas na escola


 

Resumo: 
Para que os jovens de hoje em dia sejam futuramente adultos que tenham uma boa formação e que possam almejar ser bem sucedidos na sua vida pessoal e profissional, um aspecto importante é saber como são desenvolvidas as práticas de leitura dentro e fora da escola. A literatura ajuda em todas as disciplinas e, em quase tudo, acaba sendo necessária. A alfabetização é apenas o início de uma grande trajetória de leituras. Saber ler é um “bem” que nem todas as pessoas têm condições de ter e, por isso, deve ser aproveitado por aqueles que o possuem. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é mostrar à comunidade escolar - e a sociedade de modo geral - as práticas de leitura oferecidas aos alunos nas diversas redes de ensino, investigando quatro escolas, sendo uma da rede particular, outra da rede estadual e duas de rede federal de Florianópolis. Desta forma, também será possível ter conhecimento de como os professores de todas as disciplinas escolares, principalmente os de Língua Portuguesa, trabalham a leitura na escola. Para tanto, será feita a aplicação de um questionário com cerca de cem alunos do Ensino Médio e a realização de uma entrevista com quatro professores, sendo um pertencente a cada uma das escolas. O resultado, obtido a partir do levantamento dos questionários e das entrevistas, necessariamente, busca atender aos objetivos, dando assim uma melhor visão sobre a leitura nas escolas, levando em conta fatores como: se são realizadas atividades de leitura, como são desenvolvidas as práticas de leitura, se é feito o uso de novas tecnologias como recurso didático e a opinião dos alunos e professores quanto à leitura na escola. A análise dos dados será fundamentada em reflexões sobre a temática produzidas por pesquisadores como Kleiman, Goulemot, Freire, Solé, Rocco e Rodrigues.

 

Palavras-chave: Escola, infância/adolescência, leitura.

 





Autor:  Beatriz Garcia Nunes

Painel nº: 

E-mail:  biiagarcia_@hotmail.com

Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Ciências Humanas

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação – CED/ UFSC

 

Orientador:  Prof. Ms. Fernando Leocino da Silva

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  Violência doméstica contra o homem: Algumas das ações registradas na sociedade florianopolitana dos inícios do XXI.

 

Resumo: 
O presente trabalho diz respeito ao estudo da violência doméstica contra o homem na Munícipio de Florianópolis/SC. Com o propósito de levantar informações e analisar dados sobre as violências domésticas contra o homem presentes no cotidiano da sociedade florianopolitana. Tem-se como objetivo proporcionar a visibilidade da violência registrada através de Boletins de Ocorrências – BO, na Delegacia da Mulher para se analisar os tipos de violências sofridos; para traçar o perfil dos agressores tanto quanto dos violentados – idade, escolarização, tempo de relacionamento e etc.; e também problematizar as relações de gênero no que diz respeito à construção social da masculinidade. A proposta final deste projeto é a produção de um audiovisual que possa contribuir para que as pessoas problematizem e reflitam sobre as desigualdades de gênero ainda existentes na sociedade do século XXI.

 

Palavras-chave: Violência Doméstica, Masculinidade, Gênero.




Autor:  Lucas Zacchi Félix

Painel nº: 

E-mail:  lucaas_felix@hotmail.com

Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Ciências Exatas

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação – CED/ UFSC

 

Orientador:  Profa. Ms. Márcia Maria Bernal

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  A Administração Financeira Familiar

 

Resumo: 
Neste trabalho, investigamos como é possível poupar e fazer investimentos com os recursos de uma família. Para isto, procuramos compreender como é feito um orçamento doméstico, estudamos planilhas disponibilizadas pelo Instituto de Defesa do Consumidor, pesquisamos os tipos de impostos pagos por pessoas físicas e entrevistamos profissionais que atuam na área de economia doméstica e na área de pequenos investimentos. Estudamos sobre investimentos para valores que sobrem mensalmente ou anualmente dos rendimentos familiares, como caderneta de poupança. Um orçamento equilibrado é de extrema importância para qualquer família que tendo conhecimento de quanto pode gastar por mês ou ano, tem poucas chances de fazer dívidas desnecessárias. Todos nós estamos pagando impostos diariamente, uma grande maioria já administra suas despesas e tem pretensões de investir seu dinheiro. Assim, acreditamos que todos deveriam ter o conhecimento básico sobre impostos e orçamentos, porque planejar e administrar bem nossos recursos nos dá a chance de mudar nossa situação e alcançar nossos objetivos.


 

Palavras-chave: : economia doméstica, impostos, investimentos.


Autor:  Jaqueline Cabral

Painel nº: 

E-mail:  jaquecabral1994@hotmail.com

Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Ciências Biolágicas

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação – CED/ UFSC

 

Orientador:  Profa. Dra. Juliana Cardoso Coelho

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  O descarte de medicamentos na compreensão de pessoas escolarizadas

 

Resumo: 
Este trabalho está relacionado ao lançamento inapropriado de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente, como é o caso dos medicamentos. Meio ambiente é um tema discutido entre a população em geral há muito tempo, porém sem que esta observe mudanças e resultados positivos. O pressuposto da pesquisa desenvolvida por uma aluna da última série do Curso de Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC

(CA/UFSC), vinculada ao PIBIC-EM/CNPQ 2012, é que as pessoas, embora escolarizadas, não possuem um suporte apropriado de conhecimento em relação ao descarte de medicamentos. Um dos objetivos da pesquisa em curso é, então, contribuir com o debate acerca da importância de se levar o assunto meio ambiente para os processos de ensino e aprendizagem (educação básica e superior). O objetivo é também a formação



dos alunos para que atuem como agentes que esclarecem a população (a começar por seus familiares) sobre o descarte de medicamentos. Um questionário será aplicado para dois grupos, sendo o primeiro constituído por quinze (15) pessoas escolhidas aleatoriamente pela UFSC tendo em vista a conclusão do Ensino Médio. Já o segundo grupo, será formado por cinco (5) calouros do curso de Farmácia da UFSC (semestre 2012.2), cinco (5) graduandos do mesmo curso e cinco (5) profissionais da área (formados) que atuam em Florianópolis, Santa Catarina. A justificativa da separação dos sujeitos em dois grupos tem como motivação principal a intenção de conhecer se no primeiro grupo existe alguma preocupação acerca do assunto advinda de abordagem pedagógica, portanto no processo de escolarização. Ou, antes é necessário ingressar num curso superior para alcançar esse conhecimento. A expectativa é também compreender se os acadêmicos do curso de Farmácia da UFSC e farmacêuticos (segundo grupo), os quais, a princípio, deveriam sinalizar uma maior sensibilidade em relação ao tema, estão afinados com essa discussão e consideram a sua relevância. A pesquisa trará contribuições com a discussão referente ao descarte de medicamentos na medida em que, embora existam iniciativas recentes associadas a ANVISA – órgão governamental – e a outras instituições que atuam na área, ainda são raros os trabalhos que tratam do assunto do ponto de vista acadêmico. Espera-se também contribuir com a formação de pessoas mais esclarecidas, críticas e atuantes em relações aos problemas ambientais que assolam o nosso planeta.

 

Palavras-chave: Meio ambiente, Descarte de medicamentos, Aprendizagem em química.



Autor:  Rafael Resende Paese

Painel nº: 

E-mail:  rafael.paese@gmail.com

Tipo de Bolsa:  PIBIC_EM/CNPq/UFSC

Área do Conhecimento:  Lingüística, Letras e Artes

Nome da Escola:  Colégio de Aplicação – CED/ UFSC

 

Orientador:  Profa. Ms. Luiziane da Silva Rosa

 

Titulo do Projeto de Pesquisa:  A autonomia na aprendizagem de espanhol mediada pelo computador e internet. 

 

Resumo: 
Com a popularização de recursos comunicacionais como a internet e o computador nas escolas, é importante repensar como o conteúdo educacional aparece nesses recursos e também repensar como acontece a autonomia na aprendizagem de línguas dentro de contextos que envolvem novas tecnologias e educação. Por esta razão, o objetivo de nosso projeto é estudar a autonomia na aprendizagem de língua espanhola, entendendo-a como a interrelação entre o sujeito aprendente com os outros e com sua própria aprendizagem e a capacidade de se responsabilizar, implementar, gerenciar e monitor as atividades de aprendizagem ao fazer suas escolhas lingüísticas principalmente quando estas envolvem contextos tecnológicos. Para isso, estamos fazendo um levantamento de dados, através de um questionário e de entrevista a professoras e alunos do ensino médio, que nos permita identificar e caracterizar como os estudantes do Colégio de Aplicação entendem a aprendizagem de espanhol mediada pela internet e pelo computador. Com essa pesquisa de levantamento, sugeriremos alternativas - sejam elas de atividades audiovisuais, de jogos, de sites educacionais e de outros canais de comunicação existentes como as redes sociais- que aprimorem o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de língua espanhola. O resultado parcial nos mostrou o perfil do grupo a ser investigado e os novos direcionamentos da pesquisa. Com o resultado final desse levantamento, pretende-se construir uma página online, em formato de Blog, com as sugestões trabalhadas ao longo da pesquisa e expô-la na página do Colégio de Aplicação.

 

Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira, Autonomia, Internet.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal