Autora: Maria Elisa Monteiro de Freitas



Baixar 6.91 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho6.91 Kb.
A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO TRATAMENTO DOS PORTADORES DE DIABETES

Autora: Maria Elisa Monteiro de Freitas

E-mail: <<elisamfreitas@yahoo.com.br>>

Coordenadora: Fátima Maria Angelim Mendes Sales, Graduada em Nutricionista, Universidade Federal do Pará / Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza / Departamento de Nutrição.

Área temática: Saúde


A Contribuição do Serviço Social no Tratamento dos Portadores de Diabetes, desenvolvido no HUBFS/UFPA, dentro do PROJETO DE ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE DIABÉTICO tem por objetivo influenciar no tratamento da doença, através de ações específicas como: realizar entrevista social; promover palestras educativas e informativas; visitas domiciliares, que são mediadas essenciais para o sucesso do tratamento.

Dessa forma, trabalhamos na perspectiva de conscientizar usuários e isso reflete como resposta no controle da doença, reduzindo os níveis glicêmicos e conseqüentemente as complicações crônicas/degenerativas e problemas psico-sociais, a qual o portador está sujeito.

Dos 420 pacientes diabéticos cadastrados, 11,43% evoluíram para complicações e 20,24% deixaram de freqüentar o Programa ou por óbito ou por realizar tratamento em outra unidade. Estamos preparando o perfil sócio-econômico dos pacientes atendidos.

Foi percebido que após o mês de julho e épocas festivas, os usuários consultados, apresentam altas taxas de glicose, por abandonarem as orientações nutricionais.



Palavras chaves:Diabético, usuário, complicações, tratamento, acompanhamento
Referência Bibliográfica:
- Livro de Atendimento de Enfermagem do Depto. de Enfermagem.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal