Batayporã – ms 2010 escola estadual braz sinigáglia leandra regina benedito vançan projeto



Baixar 34.23 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho34.23 Kb.
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA

LEANDRA REGINA BENEDITO VANÇAN


PROJETO

História através de Histórias no HagáQuê



BATAYPORÃ – MS

2010

ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA

LEANDRA REGINA BENEDITO VANÇAN

PROJETO

História através de Histórias no HagáQuê


Projeto trabalhado pela professora de História Leandra R. B. Vançan com alunos do 7º ano A e B do ensino fundamental da Escola Braz Sinigáglia cujo objetivo é compreender a Expansão Marítima e Início da Colonização do Brasil produzindo histórias utilizando os aplicativos do software HagáQuê.

BATAYPORÃ – MS

2010

1-Identificação:

Cursista: Leandra Regina Benedito Vançan

Escola Estadual Braz Sinigáglia , Batayporã , Mato Grosso do Sul

Série: 7º ano A e B Turno: Matutino Números de alunos: 79

Professores envolvidos: Leandra Regina Benedito Vançan

Professora STE Matutino: Glaucia Patricia Bravin de Sá



2. Problemática a ser estudada/ Definição do Tema

Levando-se em conta que Expansão Marítima e Inicio da colonização do Brasil fazem parte do currículo do 7º ano e diante das dificuldades de despertar no aluno o interesse pela história surge à seguinte questão? Que praticas pedagógicas podem ajudar a atrair o interesse dos alunos? Como os recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola podem contribuir para auxiliar na aprendizagem de história? Pensando nisso, propõe-se trabalhar com alguns dos recursos acessíveis como vídeo da TV escola para introduzir o conteúdo, e o Software HagáQuê para que os alunos construam histórias em quadrinhos sobre o tema.



3-Justificativa:

Atrair a atenção dos alunos para os conteúdos de História hoje tem sido algo um tanto desafiador, pois geralmente ela é associada a conhecimentos decorativos ligados ao passado, assim o professor tem que estar constantemente buscando novas metodologias para tornar as aulas mais atrativas e significativas aos seus alunos. Um dos caminhos encontrados são as histórias em quadrinhos desde que usada pedagogicamente, por tratar de recurso literário que desperta o interesse dos alunos, ao mesmo tempo em que estimula a imaginação, permitindo assim, que a criança registre suas idéias sobre determinado fato. Os recursos visuais como vídeos também se apresentam como ótimas ferramentas desde que bem direcionadas.

Sendo assim propomos para trabalhar os conteúdos: Expansão Marítima e Início da colonização do Brasil que são de grande importância para compreendermos o Brasil no passado e no presente utilizaremos um vídeo da TVescola intitulado: Brasil 500 anos: Um novo mundo na TV, nº 09 e a partir daí a construção de histórias em quadrinhos utilizando os aplicativos do HagáQuê, fazendo do aluno o co-autor de sua aprendizagem.
4. Objetivos:


  • Fazer com que os alunos reflitam sobre o processo da Expansão marítima e colonização do Brasil, utilizando o vídeo TVescola.

  • Utilizar os recursos do HagáQuê para produzir histórias em quadrinhos sobre o tema.

  • Desenvolver o gosto pelo saber Histórico.

5-Conteúdos:

Expansão Marítima

Inicio da Colonização do Brasil,

6-Disciplina: História

7-Metodologia/Procedimentos/ Cronograma

Vendo o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem e o aluno como sujeito ativo na construção do saber, propõem-se trabalhar de forma que permita aos alunos refletirem sobre o tema abordado e a partir dessa reflexão possa registrar através dos recursos do HagaQuê suas conclusões. Para isso no nosso trabalho será organizado da seguinte forma:

Primeiramente o professor regente introduzirá o tema a ser abordado com os alunos em sala de aula, explicará o conteúdo e o trabalho que realizarão na STE.

Em seguida na STE, será reforçada as explicações em sala com o um vídeo da TVescola que trabalha de forma magnífica a expansão marítima dos europeus e os primeiros anos de colonização do Brasil, bem como ocorreu o encontro entre os portugueses e os ameríndios na América portuguesa.

O vídeo é dividido em vários documentários curtos e bem dinâmicos, cujos personagens principais são bonecos. Cada documentário trata um tema relacionado sobre o processo de colonização do Brasil.

Após assistirem todos os documentários, será aberto um debate em sala de aula sobre as relevâncias do vídeo no conteúdo, os alunos serão instruídos pelo regente a expor suas idéias, bem como relacionar o vídeo com o conteúdo trabalhado anteriormente.

Serão levantadas as seguintes questões: O vídeo contribuiu para sua aprendizagem? Como?Por quê? O que mais gostou? O que mais lhe chamou atenção?

Feito esse apanhado, novamente na STE os alunos voltarão para produzirem utilizando os recursos do HagáQuê histórias em quadrinhos sobre o tema trabalhado.

Os alunos serão divididos em duplas e para cada dupla será distribuído um tema do conteúdo para que produzam as histórias.

Todas as histórias serão copiadas para o paint e depois organizadas em slides no Power Point para apresentação, essa tarefa será realizada pela professora da turma.

Concluído as produções os alunos irão apresentar aos demais colegas suas produções utilizando o datashow.

Conteúdos abordados no DVD Tv escola

Dois Mundos desconhecidos.

Caminhos da riqueza.

Encontro além-mar.

Terra cheia de graça.

A cor do pau-brasil.

Dores de colônia.

Observação:

O software HagáQuê permite ao aluno criar, editar histórias em quadrinhos, com personagens, cenários e sons que podem ser do próprio programa ou gravados pelo usuário, além disso é distribuído gratuitamente. È só baixar e usar a criatividade.



Atividades

Data

Carga Horária

Elaboração do projeto

18/05/10

4 h/a

Explicação do conteúdo em sala de aula pelo regente

25/05/10 à 28/05/10

3 h/a

Vídeo Tv escola

08/06/10 - 10/06/10

2 h/a

Debate em sala de aula após o vídeo.

11/06/10

1 h/a

Produção de histórias no HagáQuê

15/06/10-17/06/10

2 h/a

Apresentação das Histórias.

22/06/10

1 h/a

. Montagem do vídeo no movie maker com o projeto e postagem na wikispaces da escola

28/05/10

2 h/a

8-. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Quadro negro

Giz

Computador



Máquina fotográfica

DVD TVescola

Software HagáQuê

TV e DVD


Data Show

Livro didático



9-Registro do processo: Serão fotografadas todas as etapas do projeto para montagem de um vídeo no movie maker. Também será feito um relatório do processo.

10-Avaliação e Resultados esperados:

Esperamos que com esse trabalho os alunos aprendam a interpretar os acontecimentos históricos e expressar suas conclusões, não somente por através da oralidade como também da escrita, além de criar o gosto pelo saber histórico.

A avaliação será feita de acordo com o envolvimento de cada aluno nas tarefas bem como a assimilação e coesão dos conteúdos trabalhados.

11-Divulgação:

O projeto será divulgado na página da Escola www.brazsinigaglia.wikispaces.com



12-Referências Bibliográficas:

http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

BRASIL 500: UM NOVO MUNDO NA TV- nº 09 DVD TVescola, Ministério da Educação. WWW.mec.gov.br



http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1029-2.pdf?PHPSESSID=2009050608420196

BRAICK, Patricia Ramos: História: das cavernas ao terceiro milênio: 2ª ed, SP: Moderna, 2006.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal