Batista mariano : mesamariano



Baixar 16.3 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho16.3 Kb.





ACADEMIA EPISTÊMICA DE MESA “CAPITÃO-PROFESSOR JOÃO

BATISTA MARIANO”: MESAMARIANO.
PAUTA DA SEGUNDA REUNIÃO DA ACADEMIA ESPISTÊMICA DE MESA “CAPITÃO-PROFESSOR JOÃO BATISTA MARIANO” – MESAMARIANO, COM POSSE DE ACADÊMICOS HONORÁRIOS, MEDIANTE PROLAÇÃO DE COMPROMISSO, DIPLOMAÇÃO E COLAÇÃO DE INSÍGNIA E RESPECTIVA RÉPLICA.
1. PREÂMBULO:

Senhoras e Senhores, bom-dia!

Reunimo-nos aqui, muito animados, para a segunda reunião desta Academia Epistêmica de Mesa “Capitão-Professor João Batista Mariano” – MESAMARIANO, vinculada à Fundação Guimarães Rosa, sua mantenedora, para estudos sobre a Natureza e a Cultura, prioritariamente sobre o Homem e seus artefatos, sociofatos e mentefatos.

Bem-vindos a este Silogeu de Erudição e Humanidades!


2. CANTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO:
De pé e em atitude respeitosa, cantemos o Símbolo Maior da Pátria Brasileira, com letra poética do Filólogo e Professor de Literatura Joaquim Osório Duque-Estrada e música do Mestre-Capela Francisco Manuel da Silva!

Mantenhamo-nos de pé e em postura academial, para a




3. INOVAÇÃO ACADADÊMICA: pensada e redigida pelo Acadêmico Epistêmico-Fundador João Bosco de Castro, Presidente deste Sodalício de Saberes. Para proferi-la, convido a Acadêmica Jiçara Martins Fernandes dos Santos.

Excelsa Luz dos Saberes e Sabedoria:

nutre de poderes empreendedoristas os propósitos culturais, humanizantes, socioeducativos e deontológicos desta Academia Epistêmica de Mesa “Capitão-Professor João Batista Mariano”, para Ela – vinculada à Fundação Guimarães Rosa – dedicar-se à discussão espontânea e ao estudo metodológico do Conhecimento em favor do domínio teórico e prático da Religião, Filosofia, Ciência, Técnica, Arte – entendida esta como a harmonia entre a Natureza e a Cultura – e outras quaisquer formas ou espécies de Erudição –, do Uso das Mãos ao Cultivo da Inteligência, do Mito à Cibernética e da Tecnologia à Efervescência dos Signos, Códigos e Linguagens – especialmente dos lusófonos e prioritariamente dos luso-tupi-afro-brasileiros, tidos como prodigioso complexo dos modos e meios para elaboração, transmissão e compreensão de textos orais e escritos conformes com os cânones gramaticais, fraseológicos, estilísticos, estéticos e persuasivos do Padrão Erudito da Língua Portuguesa –, com vistas no fortalecimento do preceituário eticomoral, desenvolvimentista, cidadanizante e comunitarista indispensável ao vigor dos direitos humanos e do respeito à dignidade da pessoa, e à Felicidade Universal!
4. LEITURA DA ATA DE SESSÃO DE INSTALAÇÃO DA MESAMARIANO, pela Secretária do Sodalício...
5. ORDEM DO DIA:

a. posse de Acadêmicos Honorários: para se empossarem na categoria de Acadêmicos Honorários desta Casa de Saberes, convido o Professor Antônio Luís de Macedo Costa e o Jurista João Libério da Cunha.

a.1. Compromisso de Acadêmico Honorário (...a Secretária da MESAMARIANO):

Todos os Acadêmicos Epistêmico-Fundadores e Acadêmicos Epistêmicos façam a gentileza de ficar de pé!

Convido os Empossandos para, de pé e em postura academial, com a mão direita espalmada para baixo e estendida para frente, à altura do ombro, repetir comigo o compromisso estatutário:

Comprometo-me a honrar a Academia Epistêmica de Mesa “Capitão-Professor João Batista Mariano”, tudo fazer – com razão e sensibilidade – em prol de sua grandeza institucional e seus propósitos culturais, humanizantes, socioeducativos e deontológicos, preservar sua Imagem indissociável dos respectivos decoro acadêmico e dignidade acadêmica, respeitar convenções eticomorais e sociais, acordos internacionais, e leis e normas vigentes no Brasil, e cumprir – com qualidade e consciência epistêmicas – meus deveres academiais ou gestoriais estabelecidos pela Carta Constitutiva, Resoluções do Conselho Diretor e Decisões da Diretoria Executiva desta insigne MESAMARIANO!
a.2. Convido o Acadêmico Epistêmico-Fundador João Bosco de Castro, Presidente da MESAMARIANO, e o Acadêmico Epistêmico-Fundador Álvaro Antônio Nicolau, Presidente do Conselho Diretor da MESAMARIANO, para diplomar e condecorar o Professor Antônio Luís de Macedo Costa e o Jurista João Libério da Cunha, como Acadêmicos Honorários deste Sodalício...
b. Palestra:

b.1. Convido o Acadêmico Antônio Carlos Cabral Aguiar, da Cadeira Epistêmica número 8, para proferir a Acadêmicos e Visitantes a palestra Conspiração Mineira Pela Educação.
b.2. Convido o Presidente desta Casa de Saberes, Acadêmico João Bosco de Castro, para conferir ao Acadêmico Antônio Carlos Cabral Aguiar o Certificado a Palestrante, como reconhecimento da excelência do assunto por Ele exposto.
c. Efemérides:

Convido o Acadêmico João Bosco de Castro para discorrer sobre as Efemérides de março, abril e maio.


d. Discussão do Dia: “Saci-Pererê é substantivo concreto ou abstrato?!...” Convido o Acadêmico Márcio Antônio Macedo Assunção para estimular aos outros Acadêmicos a discussão acerca desse Problema Epistêmico.
e. Palavra do Acadêmico ou Visitante: ...
6. ENCERRAMENTO:
a. Como louvor à Alma Lírica da Gente de Pindorama, ouçamos a toada PRIMAVERA VAZIA – de Dino Franco, interpretada pelo Gênio de Cascatinha e Inhana, considerada esta a Rainha da Voz Feminina do Brasil!
b. O Acadêmico Epistêmico-Fundador João Bosco de Castro, Presidente da MESAMARIANO, toma a palavra para encerrar esta Sessão Magna.
MESAMARIANO, em Belo Horizonte-MG, 21 de maio de 2010.

Acadêmico Epistêmico-Fundador JOÃO BOSCO DE CASTRO,

Presidente da MESAMARIANO.

Acadêmica Epistêmica JULIANA LEONEL PEIXOTO DUTRA,



Mestra-de-Cerimônias da MESAMARIANO.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal