Boletim capitular



Baixar 8.1 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho8.1 Kb.

Boletim capitular

4


setembro 2001

3

FMS Instituto dos Irmãos Maristas — ROMA — URL: www.champagnat.org




Inauguração do Capítulo, “tempo de sonhar e entusiasmar-se”

O dia da inauguração do Capítulo englobou em esquema unitário todas as atividades do dia 4 de setembro. Pela manhã, sessão plenária, seguida de reunião por grupos interculturais e interlingüísticos. Pela tarde, após um tempo pessoal, celebrou-se no contexto da Eucaristia a inauguração oficial. Um jantar informal no terraço encerrou o dia. Todos os irmãos de serviços auxiliares e do Colégio Internacional – estes transferidos temporariamente para o “Seráfico” – puderam participar dos atos inaugurais. A serenidade, o espírito fraterno e a profundidade espiritual marcaram o começo do itinerário capitular.


Um total de 117 capitulares representam a comunidades de 76 países

O Ir. Seán Sammon, presidente da Comissão preparatória, dirigiu as orientações preliminares na sala capitular. A primeira oração centrou-se sobre o tema: comunidade ao estilo de nossas origens eclesiais e maristas. O Ir. Benito, Superior geral, dirigiu palavras de boas-vindas aos 117 capitulares, que representam as comunidades maristas de 76 países (Cuba, o mais recente) e provenientes de 41 nacionalidades diferentes. Expressou também o seu agradecimento a todos os que colaboraram nos processos prévios do Capítulo. Assinalou a coincidência história da celebração capitular das quatro Congregações do tronco comum marista. Posteriormente, os membros da Comissão preparatória apresentaram alguns aspectos do funcionamento do Capítulo, abrindo espaços para esclarecimentos. Um início que supôs um reconhecimento do terreno, onde se celebrarão as assembléias plenárias.


Encruzilhadas históricas e sentimentos pessoais

Destinou-se hora e meia, antes do almoço, para reunião de 15 pequenos grupos, constituídos interculturalmente, para um melhor conhecimento dos integrantes do Capítulo. Duas perguntas orientaram o diálogo e a escuta. O método proposto foi o seguinte: a) Apresentação ao grupo, por exemplo, nome, país de origem e Província. Como conheceu os Irmãos e entrou no processo de formação? Sua experiência no apostolado e na comunidade, e como se sente sendo capitular? etc.; e b) Quais são suas experiência, expectativas e receios sobre o Capítulo?


Realismo, coragem e esperança” (Ir. Benito)

Quatro grupos correspondentes às quatro línguas oficiais do Instituto (inglês, espanhol, francês e português) iniciaram às 17h30min o momento penitencial da Eucaristia. Dirigiram-se processionalmente à sala capitular levando símbolos: água, terra, sementes e fertilizante. Depois da escuta da Palavra de Deus, o Ir. Benito dirigiu ao Capítulo sua alocução de abertura, durante 50 minutos. Nos próximos dias, poderão consultar o documento na web capitular (www.champagnat.org). Uma mensagem profunda, acolhida no silêncio da escuta durante sua proclamação, encerrada com prolongado aplauso no final. Na mesma ocasião declarou o XX Capítulo geral regularmente constituído e oficialmente aberto. Todos os participantes dirigiram-se em procissão da sala capitular à capela maior. Cada um levando um vela acesa, que foi depositada diante do altar sobre um mapa-múndi, que unia todos os continentes. O Ir. Charles Howard, antigo Superior geral, em nome dos capitulares consagrou o XX Capítulo geral a Maria, nossa Boa Mãe.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal